Relógios modificados

  • 9 Respostas
  • 2687 Visualizações
Relógios modificados
« Online: 26 Agosto 2010 às 22:02:17 »

Amigos,

Sei que já debatemos sobre réplicas de maneira exaustiva e falamos até bastante sobre homenagens. Mas agora eu queria falar um pouco de modificações. Falamos muito de usar nomes e direitos de propriedade, mas se usássemos peças do mesmo fabricante ou aftermarket?  Vamos começar:

Primeiro temos por exemplo o tsunami, já postado aqui pelo nosso amigo Chris. http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php/topic,3245.0.html
Acredito que nessa categoria podemos incluir um seiko 7002 com dial amarelo que eu acredito que não seja original. http://koleksijammaximus.blogspot.com/2010/02/seiko-diver-7002-7000-yellow-dial.html

Vamos falar agora dos frankenseikos. Tem alguns com apelidos, como por exemplo:

Poor Man Marine Master, que é um skx007 com ponteiros do sumo ou do samurai e algum bezel aftermarket. http://portalsatova.com/viewtopic.php?f=15&t=737

O PMMM é bastante conhecido nos fóruns gringos, e nas minhas ultimas pesquisas eu achei o Ultimate Poor Man Marine Master. Que seria um skx007 com o dial e ponteiro do MM. http://mollewatch.webgain.se/information/photoalbum.xhtm;jsessionid=6B15FE88F460315A13D43C475C9DEC37?webgainGroupId=30130
E na watchussek tem uma discussão sobre isso e mostra uma alternativa ao dial original do MM que seria o mesmo desenho com o nome de scubadiver. http://forums.watchuseek.com/f21/there-good-300m-marinemaster-sbdx001-mod-308559.html

A questão seria: o que os amigos acham? Seriam todos considerados modificações e pronto ou não? Vamos considerar o seguinte cenário: se você notasse no pulso de alguém um seiko modificado, apenas com os ponteiros, vocês criticariam? E se fosse com o dial e ponteiros de outro modelo? E se fosse o dial do MM que é um seiko top em um skx? Teriam pensamentos diferentes se dependendo do modelo copiado (ou seja, pelo preço)?

Eu particularmente não tenho nada contra. Se eu gostasse, eu faria e ponto. Comprei recentemente no e-bay um 7002 com ponteiros e dial aftermarket, que não pertencem a nenhum modelo conhecido. Mas se eu achasse legal, eu colocaria os ponteiros do sumo no monster, coisa que eu já vi bastante e achei que ficou até legal.

Então? O que os amigos acham?

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Relógios modificados
« Resposta #1 Online: 26 Agosto 2010 às 22:30:02 »
Fala Daniel,

bem legal o tópico... mais legal ainda é que já tivemos a oportunidade de conversar sobre o tema pessoalmente.

Os puristas que me perdoem mas, eu, particularmente, não consideraria uma réplica... não. Consideraria uma modificação e usaria na boa, mas realmente acho que isso é bem pessoal, variando de pessoa para pessoa. Mesmo não considerando réplica e, reitero, usando na boa eu preferiria um dial sem a menção ao MM. Sei lá o motivo disso, só acho que ficaria mais legal... mais "congruente" com a modificação.

A foto com esse tipo de dial...

Fonte: Watchuseek

Abração!

Fab´s
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Relógios modificados
« Resposta #2 Online: 26 Agosto 2010 às 22:33:18 »
Acho válido fazer a modificação que quiser no relógio.. O que não vale é tentar vender gato por lebre, aí não concordo.. Se for pra uso pessoal, faça um dial da Hello Kitty se quiser!

Inclusive tem vários mods que acho bem bacanas:





Fonte das fotos: Vários lugares, tá tudo salvo no meu HD e não lembro de onde tirei, provavelmente foram do forum watchuseek.com e do thewatchsite.com

Tenho muita vontade em fazer algo parecido com o 6309-704x da 2ª foto, mas manteria o mostrador original, apenas faria o que ele fez com os ponteiros e o 'chapter ring', que foi simplesmente polir até deixar só o latão, com acabamento escovado ( na foto o chapter ring ainda nao foi polido, ele fez isso posteriormente, ficou bem legal! )  :P

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Relógios modificados
« Resposta #3 Online: 26 Agosto 2010 às 22:37:17 »
Acho válido fazer a modificação que quiser no relógio.. O que não vale é tentar vender gato por lebre, aí não concordo.. Se for pra uso pessoal, faça um dial da Hello Kitty se quiser!

O Shun abordou um ponto interessante... a história muda completamente se a intenção for essa "gato por lebre", mas para uso pessoal, reitero, que usaria na boa!

Abraços!

Fab´s
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Relógios modificados
« Resposta #4 Online: 26 Agosto 2010 às 23:44:08 »
Eu simpatizo mais com as modificações sutis. Por exemplo, um SKX171 com o bezel do SKX007. Ou colocar os ponteiros do samurai em titânio na versão em aço. Colocar safira.
Se quer mais um exemplo é o nosso RM2, outros ponteiros o fariam muito mais interessante!  Outra tonalidade do material luminoso ficaria excelente tambem!
 
Já ficar fazendo combinações de bezel, mostrador, ponteiros....putz aqueles mostradores seiko com cores que nunca existiram..... :-X
Alguns até que ficam "legais", mas pra mim só isso.

Abraços,
Jose A.


« Última modificação: 26 Agosto 2010 às 23:49:07 por zE_ »

*

Offline franco

  • ****
  • 279
    • Ver perfil
Re: Relógios modificados
« Resposta #5 Online: 27 Agosto 2010 às 01:55:23 »
AI DANI BEM Q VC ME FALOU MAIS CEDO PELO CEL , FICA IRADO E BEM MAIS BARATO !!!!!!!! AI FABS TA SUMIDÃO !!!!!!!!!!!ABRAÇO
AF  :o :o :o
ANDRÉ "doxa 750 t gmt"FRANCO

*

Alberto Ferreira

Re: Relógios modificados
« Resposta #6 Online: 27 Agosto 2010 às 08:32:31 »
Salve!

Na minha opinião... A depender do caso...
Cada caso é um caso.  8)
 ;D


Mas eu não estou em nenhum muro, não.
O que eu apenas dizendo que "aceito" com restrições, que me são próprias, pessoais e intransferíveis.

Gostos,... Não se discute.
Eu apenas não faria, e não gosto muito nem de ver, é "violentar" (alterando sem muito critério ou razão) um modelo que seja um clássico.

Mas,... Digam lá...
O que é "clássico"?

Pois é...  ;)
Logo, eu volto ao que disse antes.

Cada caso é um caso...
Alguns são sérios. Nos dois sentidos.
 8)

Abraços,
Alberto

Re: Relógios modificados
« Resposta #7 Online: 27 Agosto 2010 às 09:00:09 »
Faço um comparativo com restauração de automóvel antigo.

Você tem um carro, por exemplo, um Volkswagen 1953 "Zwitter".
Esse carro, devido aos maus tratos dos donos anteriores, não está completo ou tem algumas características diferentes das originais de fábrica.
Por exemplo, ele está pintado com a cor original L41 Black, mas em péssimo estado.
O dono, ao restaurá-lo, pinta de L31 Dove Blue, outra cor original.
No mundo do antigomobilismo, o tal Zwitter é original.
O mesmo com peças. Algumas peças de outros carros ou até mesmo de outros anos (que não 1952-1953), mas que servem no carro sem problemas, são colocadas e consideradas originais por manter o padrão original.
Então há algumas distinções de classificação do carro:
- original de fábrica (tal qual saiu da montadora);
- padrão original (que mantém as características originais, com peças repostas, restauração feita, etc);
- modificado / personalizado (alterado em suas características originais).

Acho que é possível fazer a mesma relação no que diz respeito a relógios.

Re: Relógios modificados
« Resposta #8 Online: 27 Agosto 2010 às 11:59:12 »

Shun, você tocou em um dos pontos chave: não vender gato por lebre. Eu concordo com você, acho essa atitude lastimável.

Fabiano, foi realmente muito legal termos conversado ao vivo sobre o assunto. Essa questão do dial como eu te disse é questão de gosto. Acho as duas legais, por que não ter os dois?!  ;)

André, foi isso mesmo que eu te falei no tel mais cedo. Acho que fica muito legal e com um preço bem mais acessível!  ;D

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Relógios modificados
« Resposta #9 Online: 27 Agosto 2010 às 13:03:30 »
Daniel,

agora só falta o Zé (e aí Zé? ;D) conseguir os dials... hehe! Brincadeira... mas, que eu toparia converter um SKX meu em PMMM eu toparia.

Abraços!

Fab´s
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn