Qual é o nome desse tipo de ponteiro?

  • 25 Respostas
  • 5816 Visualizações
Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Online: 28 Agosto 2010 às 14:09:02 »

Amigos,

Gostaria de uma ajuda! Todos aqui certamente conhecem o JLC polaris, tem uma versão dele  que possui um tipo de ponteiro que chama a minha atenção, é o mesmo tipo de ponteiro utilizado nos JLC da linha amvox. O autor do texto chama esse tipo de ponteiro de "calypso hands". Segue uma foto:


Fonte: Link

Será que algum amigo saberia aonde encontrar esse tipo de ponteiro ou algo do genero para um movimento eta 2824-2 ?
Acho de pelo os meus últimos posts o pessoal deve ter notado que estou em uma fase de modificações. Na verdade, estou pensando em comprar alguns movimentos, mostradores e ponteiros e fazer uns testes. Pretendo me organizar para começar em um mês aproximadamente e depois eu conto os experimentos.  ;)

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #1 Online: 28 Agosto 2010 às 15:19:24 »
Senão vejamos ...
Sem querer desanimar o amigo, mas terás que verificar, primeiro, se os ponteiros "servem" nos mecanismos que serão alvo de seus experimentos... uma coisa chata de ser feita é ajustar ponteiros!!!
Assim, veja antes a equivalência entre os calibres e as peças que irá usar (mostradores, ponteiros etc).  ;)  ;)  ;)
Abraço
Paulo Sergio 
Abraço
Paulo Sergio

Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #2 Online: 28 Agosto 2010 às 15:36:09 »

Paulo,

Pensei bastante nisso. Na verdade, decidi quase tudo, só estou procurando ponteiros para o 2824-2 e pulseiras. Já tenho anotado os itens que irei comprar, mas só irei comprar tudo de uma vez e como eu gosto desse tipo de ponteiro, pensei que talvez alguém pudesse ajudar a achar um modelo parecido. ;D

Tenho um amigo de um fórum gringo que trocamos algumas ideias sobre isso, principalmente ponteiros que acho que é a parte mais difícel, pois como você mesmo disse ajustar os ponteiros dever ser bem complicado, isto se for possível em qualquer modelo. Aproveitando, deixo mais uma pergunta: tem algum procedimento padrão para ajustar ponteiros?

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #3 Online: 28 Agosto 2010 às 18:10:50 »
Sim, mas, basicamente, somente é eficaz para "alargar" os furos... dentro de limites!
Isso é feito com alargadores de aço que, introduzidos no orifício do ponteiro, quando girados, "retiram" metal do mesmo, alargando o furo... além disso, deve ser mencionado que existe um alicate específico para segurar os ponteiros, bem como os alargadores são, via de regra, utilizados sendo segurados por um mandril.
Para fechar furos, o procedimento "seria" utilizar um punção para o ajuste... mas esse procedimento, em geral, "marca" os ponteiros, deixando-os com um aspecto muito ruim. É mais utilizado em ponteiros grandes, como nos de relógios de parede ou despertadores, que, na maioria das vezes, possuem um pequeno disco de metal no centro dos furos, permitindo tais ajustes de forma mais fácil, e com melhor aspecto!
Espero ter sido claro!  ;)  :D  ;)  :D  ;)  :D
Abraço
Paulo Sergio 
Abraço
Paulo Sergio

*

Alberto Ferreira

Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #4 Online: 28 Agosto 2010 às 18:34:28 »
Salve!

Daniel,
Encontrar um ponteiro adequado com aquele aspecto, infelizmente, não será muito fácil.

E...
Os ponteiros são encaixados em seus respectivos eixos por "pressão", ou seja, o seu "tubo" entra justo no eixo ou no "canon" da respectiva roda.

O velho e "renitente" problema dos ponteiros dos cronos, que "não zeram" ou voltam para pontos aleatórios, muitas vezes pode estar ligado a uma folga no tal tubo.

Relojoeiros "magarefes" tentam restabelecer a pressão com um "aperto" (deformação) no tubo. Uma solução precária e inadequada.  :P
Outros colocam lá uma trava química...

Mas por que eu estou comentando tudo isso?
Porque, caso valha a pena, a roda ou o próprio ponteiro podem ser levados a um profissional (cravador) que faça e ajuste a peça adequada.
Eu tenho um crono em que se está fazendo exatamente isso, ele foi enviado pelo relojoeiro para o tal "ajuste", pois está na garantia de uma revisão que foi feita recentemente.

Mas, eu não sei dizer como ficaria a questão dos valores envolvidos.

Um abraço!
Alberto

Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #5 Online: 28 Agosto 2010 às 20:26:37 »
Boa escrita Amigo Alberto!!!  ;)  ;)  ;)
Esqueci de dizer que, ao fazer a abertura do furo, há que ser usado um calibrador, que é uma peça cônica com uma escala ao fundo, que indica o diâmetro atingido a cada passada do alargador!  ;)  ;)  ;)
Portanto, como vemos nas palavras do amigo Alberto, e pelo que "tentei" dizer, é um serviço que tem lá suas "manhas", devendo ser feito por quem sabe o que está fazendo!  :D  :D  :D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #6 Online: 28 Agosto 2010 às 21:48:32 »

Alberto e Paulo,

Muito obrigado pela aula! Vou continuar procurando por ponteiros com esse aspecto. Imaginei que não seria fácil mesmo, mas não custa mentalizar...::)

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Jefferson

Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #7 Online: 28 Agosto 2010 às 22:06:16 »
Caro Daniel,


O Noah, criador do modelo Tsunami, mantém uma página especializada em mostradores e ponteiros para personalizações.

O foco são os movimentos Seiko, mas há anúncios destas peças para movimento ETA.

Dê uma olhada na página: http://www.10watches.com/apps/webstore/products/category/12257

Vi que existe um modelo de ponteiro bem parecido com este que você procura (especialmente o dos minutos), o qual ele chama de "Snake Head".

Só não estou certo se o mesmo é destinado ao movimento ETA ou Seiko.

Boa sorte na busca.

Abraço,

Jefferson

PS: Lembrei da Otto Frei: http://www.ofrei.com/page945.html

« Última modificação: 28 Agosto 2010 às 22:21:28 por Jefferson »

*

Offline ivison

  • ****
  • 386
    • Ver perfil
Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #8 Online: 29 Agosto 2010 às 09:28:36 »
Salve a todos,

Ando postando muito pouco... para não falar nada... mas este Noah realiza combinações que muito criatividade e bom gosto... coisa que falta em muita "marca"... adorei o modelo abaixo:


Abraços,

Ivison de Mattos
« Última modificação: 29 Agosto 2010 às 09:30:42 por ivison »

*

Alberto Ferreira

Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #9 Online: 29 Agosto 2010 às 11:42:23 »
...
Ando postando muito pouco... para não falar nada...
...



Salve!

Prazer em revê-lo postando por aqui, amigo Ivison!

Entre um mergulho e outro...  ;)
Participe sempre que puder, amigo!

Um abração!
Alberto

Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #10 Online: 29 Agosto 2010 às 13:57:13 »

Jefferson,

Muito obrigado!!! ;D
Vou te contar uma coisa, eu já tinha passado pelo site do noah e não tinha visto! :'(
Acho que estava com tanta vontade que estava debaixo do meu nariz... Vou mandar um e-mail para o Noah hoje mesmo!

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Jefferson

Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #11 Online: 29 Agosto 2010 às 14:02:37 »
Olá Daniel,

Fico feliz que tenha sido útil.  :D

Mantenha-nos informados do seu projeto.  ;)

Abraço,

Jefferson

Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #12 Online: 29 Agosto 2010 às 14:07:01 »

Jefferson, pode deixar!  ;)

Queria aproveitar e fazer mais uma pergunta: se eu utilizar ponteiros diferentes, sendo um ponteiro de horas de um conjunto, de minutos de outro e segundeiro de um terceiro, corro o risco de causar algum desbalanceamento? Eu acredito que não, se for levado em conta que esses ponteiros sejam para o mesmo movimento. Estou correto?

Abs

Daniel

Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #13 Online: 29 Agosto 2010 às 14:10:41 »
Um pequeno Off no assunto principal...

esse JLC é um relógio perfeito... não?



Fonte da imagem e para quem quiser ver/saber mais: PuristSPro

Daniel,

boa sorte no projeto!  ;)

[ ]'s

Fab's
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

*

Offline shun

  • *****
  • 2.411
    • Ver perfil
Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #14 Online: 29 Agosto 2010 às 14:13:42 »
Esse lume "patinado" de fábrica que deixa ele com essa aura que ele tem, é um relógio maravilhoso! E o toque final é esse lume com ar de vintage..!

Abraços!

Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #15 Online: 29 Agosto 2010 às 14:50:07 »
De fato, este relógio e o Longines que vez por outra é postado aqui para nos deixar loucos são dos relógios de deixar qualquer um  :o :o :o

Abraços do Mário
Amplexos do Mário

Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #16 Online: 29 Agosto 2010 às 19:11:48 »

Fabiano,

Meu grande amigo! Sim, esse JLC é o relógio, com um desses eu cogitava parar, mas o que eu mostrei com os ponteiros "calypso" eu particularmente acho mais bonito. E aproveitando esse seu link, viu a reclamação? Estão falando que na verdade os lumes dos ponteiros e do mostrados não são iguais!!! :o
Acho isso uma falha grave da JLC. >:(

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

*

Offline fabs77

  • *****
  • 986
    • Ver perfil
Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #17 Online: 29 Agosto 2010 às 20:48:57 »
Daniel,

vi o post, sim...
Veja a foto abaixo que é do relógio mesmo e não foto promo:


Fonte: PuristSPro

O que parece que aconteceu é que o lume está no contorno das marcações do dial que imitam a pátina... não parece isso?

Agora, meu amigo... eu fico com esse relógio com lume, sem lume... com lume diferente, de qualquer jeito!  ;D

[ ]'s

Fab's
“Time is more valuable than money. You can get more money, but you cannot get more time.”
 Jim Rohn

Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #18 Online: 30 Agosto 2010 às 12:38:47 »

Eu também!!! ;D
Principalmente se me dessem uns 80% de desconto!!!  ;D ;D ;D
Só uma curiosidade, eu já em um fórum, que no momento não me lembro qual, um usuário que pintou com caneta tiinteiro os lumes para que eles ficassem iguais ao do mostrador...  ::)
Esse é um dos relógios mais bonitos que eu já vi. É uma pena que esse tipo de complicação atualmente não está em alta, eu acho útil.

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

Re: Qual é o nome desse tipo de ponteiro?
« Resposta #19 Online: 30 Agosto 2010 às 15:13:07 »
Daniel, por que você não faz o ponteiro em Photoetched? (fotogravado)
Assim, a peça não precisaria sofrer "ajustes", você faria extamente do jeito que quer e, se preciso, colocaria o material luminoso nela.