Essa eu não entendi

  • 6 Respostas
  • 2312 Visualizações
Essa eu não entendi
« Online: 15 Setembro 2010 às 11:41:08 »
Estava dando uma olhada neste site "http://www.relogios-de-portugal.com/Curiosodades.htm" e achei esta "curiosidade":

"Sabia que um simples relógio de pulso com ponteiros pode ser também uma "bússola"?
Basta que aponte o número 12 do mostrador do relógio para o Sol e então, na direção da bissetriz do ângulo formado entre o 12 e o ponteiro das horas, estará o Norte. E o mais espetacular é que se trata do Norte Verdadeiro!"


Só que não entendi "a mecânica" da coisa ??? ??? ??? E outra, como será no hemisfério sul ? ???



*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Essa eu não entendi
« Resposta #1 Online: 15 Setembro 2010 às 12:54:02 »
Lourival, vamos ver se eu consigo explicar...


O sol nasce à leste e se põe à oeste. Portanto você já sabe para que "lado" fica o norte.

Vamos supor que você esteja fazendo o teste no exato momento do nascer do sol e imaginando que sejam 6:00. Você aponta a marca de 12 horas do relógio para o sol nascente. O ponteiro das horas estará, é claro, na posição de seis horas. O norte verdadeiro estará sendo apontado pela marcação das 9 horas.

Vamos imaginar agora que sejam 10:00. O sol estará bem alto agora. Apontando a marca de 12 horas para a posição relativa do sol e tirando a bissetriz desta posição com a posição do ponteiro das horas temos a marcação de 11 horas, que estará apontando para o norte.

E assim por diante.

O processo funciona da mesma forma, independendo se estamos no hemisfério norte ou sul, sendo que aqui no sul a visualização pode até ser facilitada uma vez que o sol estará um pouco deslocado para o norte, tornando mais simples determinar a sua posição relativa.

Detalhe que isto só funciona em locais onde a variação de duração dos dias e noites não é muito grande durante o decorrer do ano. Entre os trópicos funciona com boa precisão e no equador temos a posição ideal. No auge das estações da primavera e outono esta medida será correta não importando o local do globo onde estejamos. Já no verão e no inverno a discrepância será máxima.






Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Alberto Ferreira

Re: Essa eu não entendi
« Resposta #2 Online: 15 Setembro 2010 às 13:16:16 »
Salve!

Pois é...
Legal, não é?

E dando um "pitaco" naquilo que nos disse o Paulo.
Nem que seja para "confundir" um pouco...  :D

O que pode parecer uma certa "mágica", para uma análise mais superficial, na verdade não é... Claro.

Os ponteiros vão, ao longo do dia, sempre mantendo uma posição relativa na qual a bissetriz do ângulo por eles formado, sempre indica (aproximadamente) o norte.
Essa é a mecânica da coisa, que tem a ver com os graus do mostrador e da bússola e com o movimento relativo entre os ponteiros.  ::)
 :D

Abraços,
Alberto

Re: Essa eu não entendi
« Resposta #3 Online: 15 Setembro 2010 às 13:52:25 »
E dando um "pitaco" naquilo que nos disse o Paulo.
Nem que seja para "confundir" um pouco...  :D
Pois é Alberto, me lembrei do bordão do bom e velho Chacrinha "Eu vim pra confundir e não para explicar"  ;D ;D ;D
Mas este não foi o caso! ;)
Grato Paulo, entendido 8) O lance do Alberto, da posição relativa dos ponteiros, ajudou a entender a encrenca!
Bacana mesmo!
Abraço a todos.

*

Offline amadeu

  • ****
  • 429
    • Ver perfil
Re: Essa eu não entendi
« Resposta #4 Online: 15 Setembro 2010 às 21:55:26 »
putz. eh obvio. e ao mesmo tempo de se pensar.  :P :P :P :P :P

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Essa eu não entendi
« Resposta #5 Online: 15 Setembro 2010 às 21:59:21 »
putz. eh obvio. e ao mesmo tempo de se pensar.  :P :P :P :P :P

Isso não serve para Pirassununga ;D

*

Pandolfi

Re: Essa eu não entendi
« Resposta #6 Online: 16 Setembro 2010 às 23:03:47 »
putz. eh obvio. e ao mesmo tempo de se pensar.  :P :P :P :P :P
Isso não serve para Pirassununga ;D
Principalmente se você nadar naqueles tanques da beira da pista.
Abração.
Pandolfi