Relógios Reguladora: Quem tem um ?

  • 20 Respostas
  • 9830 Visualizações
*

Offline Fa

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
    • Relogios e Supérfluos
Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Online: 26 Setembro 2010 às 06:04:36 »
Amigos,
Uma nova página do meu site, que há mais de ano não sofria uma atualização sequer .
A proxima inserção será de um artigo de autoria do Igor, cuja autorização, para orgulho meu, já foi antecipada pelo próprio autor.
Fico ao dispor dos amigos, e espero que gostem dessa minha breve história dos relógios carrilhões portugueses que tanto me encantam.
Abraços,

http://ffamora.sites.uol.com.br/atualidades11.html
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
“Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta” (Wanke)

Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #1 Online: 26 Setembro 2010 às 09:49:41 »
Parabéns amigo, excelente escrita!!!  ;)  ;)  ;)
Não há muitos artigos sobre a marca na rede mundial...  :-\  :-\  :-\
Não tenho um relógio desses, mas confesso ser um sonho meu!!!
Aproveito para perguntar aos amigos sobre a qualidade dos relógios Reguladora... são bons?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Robson

  • ****
  • 416
    • Ver perfil
Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #2 Online: 26 Setembro 2010 às 10:49:19 »
Excelente artigo, parabéns!

Já vi alguns relógios Reguladora em feirinhas e lojas de antiguidades, mas os que estavam em bom estado, o preço era meio salgado.

Um abra...
"Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem queixar-se e seja moderado em suas necessidades."

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #3 Online: 27 Setembro 2010 às 10:42:53 »
Já faz muito tempo que quero mandar restaurar um que tem aqui em casa. Mas não sei quem faz este serviço....

Este tem mais de 60 anos na família. E mais de 30 sem funcionar  ;D

Abraços,
Jose A.

« Última modificação: 27 Setembro 2010 às 10:54:14 por zE_ »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #4 Online: 27 Setembro 2010 às 11:09:19 »
Os movimentos eram feitos por eles? Esse que mostra no início é show! Poste uma foto maior, per favore!


Flávio

*

Offline Fa

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
    • Relogios e Supérfluos
Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #5 Online: 27 Setembro 2010 às 12:10:42 »
Obrigado pelos comentários.
Sim, Flávio, movimentos feitos pela própria Reguladora, aliás muito parecidos com os Ansonias similares, mas alguns detalhes bem diferentes.
Não sei se é possível dizer que que a "inspiração" ;D desses movimentos veio daí.
Entretanto, vi algumas referências que um dos imãos fundadores da empresa, Lino Gomes Costa Carvalho era um grande relojoeiro. Vai ver que de repente foi esse cara de desenvolveu tais movimentos, mais isso, creio, somente em Portugal seria fácil constatar.
Quanto às fotos, mais duas num tamanho melhor.
Abs,





Os movimentos eram feitos por eles? Esse que mostra no início é show! Poste uma foto maior, per favore!


Flávio
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
“Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta” (Wanke)

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #6 Online: 27 Setembro 2010 às 19:31:08 »
É porque o pêndulo parece de precisão, um gridiron (grelha). Os escapamentos são Graham?

Flávio

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #7 Online: 27 Setembro 2010 às 20:32:17 »
Só o artigo hoje; excelente por sinal!

Obrigado por compartilhar mais esta história conosco, amigo FA, aprendi mais um pouco sobre relojoaria hoje. Conhecia a marca apenas por nome.

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #8 Online: 27 Setembro 2010 às 20:38:43 »
Salve!

Sim!!!
Mais um excelente tópico, com matérias do seu site, que o nosso amigo Fa nos oferece, para deleite e enriquecimento da nossa cultura horológica.

Muito grato por compartilhar isso tudo conosco!
 8)

Abraços!
Alberto

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #9 Online: 27 Setembro 2010 às 20:45:27 »
Obrigado pelos comentários.
Sim, Flávio, movimentos feitos pela própria Reguladora, aliás muito parecidos com os Ansonias similares,
Abs,


Os movimentos eram feitos por eles? Esse que mostra no início é show! Poste uma foto maior, per favore!


Flávio
[/quote


Beleza Fernando!!!
Parabéns!!

Os movimentos da lusitana Reguladora, estão mais para os alemães, do que para os norte americanos........
.basta observar o pr´óprio sistema de corda..............aqueles com tambor, estes sem..........

Um abraçãop

Gravina

*

Offline Fa

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
    • Relogios e Supérfluos
Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #10 Online: 27 Setembro 2010 às 21:33:21 »
Oi, Gravina, perdão mas nisso eu não concordo muito com o amigo.
Como subsídio do que digo, mostro abaixo uma foto  de dois movimentos, um Reguladora e um Ansonia, lado a lado para comparação, veja:



A origem da foto ?

Aqui, nesta postagem da NAWCC ...

http://mb.nawcc.org/showthread.php?t=19409&highlight=reguladora

... que aliás motivou a esse desconhecedor de mecânica de relógios que ora vos escreve a ousar postar a resposta à indagação do Flávio. ::)

Outras postagens da NAWCC (vide abaixo) também observam esta similaridade.  ;)

Aproveitando a oportunidade, agradeço a você e aos demais amigos as referências à nova página do meu site.
Abraços,

Os outros links:

http://mb.nawcc.org/showthread.php?t=42032&highlight=reguladora

http://mb.nawcc.org/attachment.php?attachmentid=2824&d=1179959477

http://mb.nawcc.org/showthread.php?t=33312&highlight=reguladora










Os movimentos da lusitana Reguladora, estão mais para os alemães, do que para os norte americanos........
.basta observar o pr´óprio sistema de corda..............aqueles com tambor, estes sem..........

Gravina
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
“Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta” (Wanke)

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #11 Online: 27 Setembro 2010 às 23:16:01 »
Esses movimentos que postou fotos, até mesmo por serem de corda, não são feitos para precisão. Basta ver que a construção é tosca. Gostaria de ver o movimento que equipa o de chão que mostrou a foto, que tem pêndulo gridiron. Fotos, fotos!  ;D


Flávio

*

Offline Fa

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
    • Relogios e Supérfluos
Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #12 Online: 27 Setembro 2010 às 23:27:18 »
Vou ver se amanhã mato tua curiosidade, Flávio.
Abraços,


Esses movimentos que postou fotos, até mesmo por serem de corda, não são feitos para precisão. Basta ver que a construção é tosca. Gostaria de ver o movimento que equipa o de chão que mostrou a foto, que tem pêndulo gridiron. Fotos, fotos!  ;D


Flávio
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
“Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta” (Wanke)

*

Offline Fa

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
    • Relogios e Supérfluos
Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #13 Online: 28 Setembro 2010 às 18:41:42 »
Bingo, Flávio. Acertou na mosca. ;)  Escapamento Graham, confirmado pelo relojoeiro, que aliás me mostrou num livro que possuia o tipo de balanço do relógio.
Tentei tirar uma foto da máquina, mas consegui apenas fotografar os bordões:  ;D



Foto de outro ângulo, em detalhe:



E do Pêndulo, que pra falar a verdade não sei realmente se trata-se de um "gridiron". Será que pela foto abaixo da pra você ver ?

Nesses pêndulos só devem ter 5 hastes ?

Se sim, acho que nesse relógio estão sobrando algumas, não ? ;D



Abraços,





É porque o pêndulo parece de precisão, um gridiron (grelha). Os escapamentos são Graham?

Flávio
« Última modificação: 28 Setembro 2010 às 18:45:19 por Fa »
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
“Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta” (Wanke)

*

Alberto Ferreira

Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #14 Online: 28 Setembro 2010 às 18:55:56 »
Salve!

Fa,
Eu creio que você está certo, sim. Pelo que eu já li a respeito, são cinco barras mesmo.

A idéia original do Harrison era "cancelar" os efeitos da dilatação térmica, razão pela qual as barras são da materiais diferentes.


Fonte da imagem: http://gerald-massey.org.uk/smiles/c_industry_2.htm

Abraços!
Alberto
« Última modificação: 28 Setembro 2010 às 19:03:20 por Alberto Ferreira »

*

Offline Fa

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
    • Relogios e Supérfluos
Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #15 Online: 29 Setembro 2010 às 08:42:38 »
Pois é, Alberto.
Creio que a "grelha" do pêndulo desse relógio tá mais mesmo é pra grelha de assar churrasco. ;D
Vamos ver o que o Flávio dzi.
Abraços,
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
“Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta” (Wanke)

*

Alberto Ferreira

Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #16 Online: 29 Setembro 2010 às 08:44:42 »
 ;D

Eu creio ser "estética"...
Como o tal "denorex"...  ;)

Abraços,
Alberto

*

Offline Fa

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
    • Relogios e Supérfluos
Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #17 Online: 29 Setembro 2010 às 09:46:31 »
Também acho, Alberto. :)
Abraços,

;D

Eu creio ser "estética"...
Como o tal "denorex"...  ;)

Abraços,
Alberto
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
“Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta” (Wanke)

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #18 Online: 29 Setembro 2010 às 11:29:22 »
Nem sempre cinco. Os franceses, por exemplo, usavam com várias barras e as hastes eram enormes!

Porém, para saber se realmente é funcional, só analisando de perto. Os pêndulos desse tipo tem ajustes centrais via parafuso para mudar a compensação. E, claro, como a temperatura é algo que afeta todos os relógios, mas você só percebe nos bons, o movimento teria que ser bom, não sei se entenderam. O escapamento Graham é algo de precisão. Porém, rodas mal cortadas não. Aliás, não é normal - mas também não quer dizer que não foram feitos - relógios de precisão com repetição, carrilhão, etc.

A diferença básica é que os britânicos faziam os relógios exclusivamente para precisão (a não ser em meados da era Vitoriana). Ou seja, não havia firula. Só quem já viu ao vivo um regulador de observatório sabe o que estou falando. Eram carros de corrida, não tinham nada desnecessário.

Os franceses, por outro lado, também faziam seus reguladores, mas estes eram usados não apenas em observatórios, mas em casas de ricaços, observatórios particulares e, portanto, costumam tem firulas estéticas. E o pêndulo gridiron deles era bem diferente do tradicional criado por Harrison, muito embora seguisse o mesmo princípio.

Fato é, porém, que já no século 19 inteiro as hastes em grelha saíram de moda (não porque não fossem eficientes), dando lugar a pêndulos até bimetálicos, mas de haste única, depois em ligas compostas, mas uma coisa era certa: com o peso (o pêndulo em si) com jarra de mercúrio.

Mas eu achei belíssimo esse relógio aí da Reguladora. Minha avó, por exemplo, tem um Urgos gigante, que estava zero até mês passado (quebrou a suspensão, depois de 20 anos). Mas quando o movimento foi desmontado, vi que não se tratava de algo de precisão, apesar de muito bem feito: escapamento de âncora normal, nada com rubis e rodas "pesadas" estampadas.

Para terem uma noção como o simples escapamento muda tudo, meu relógio de mesa Hermle nem possui pêndulo de segundos, mas de meio segundo, o usual para relógios de mesa; ademais, é todo em latão e de corda (para 16 dias). Mesmo assim ele tem se mantido consistente em adiantar 5 minutos por semana há dois anos, o que é fantástico para algo tão simples. Mas o escapamento é Graham. Sem rubis. Palhetas em aço, roda de escape em latão.


Flávio

*

Offline Fa

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
    • Relogios e Supérfluos
Re: Relógios Reguladora: Quem tem um ?
« Resposta #19 Online: 29 Setembro 2010 às 11:42:44 »
Fabuloso explicação, Flávio.
Merece seja destacada essa sua postagem para posterior consulta de todos os interessados em relógios dito grandes, ou mesmo de precisão. ;)
Abraços,



Nem sempre cinco. Os franceses, por exemplo, usavam com várias barras e as hastes eram enormes!

Porém, para saber se realmente é funcional, só analisando de perto. Os pêndulos desse tipo tem ajustes centrais via parafuso para mudar a compensação. E, claro, como a temperatura é algo que afeta todos os relógios, mas você só percebe nos bons, o movimento teria que ser bom, não sei se entenderam. O escapamento Graham é algo de precisão. Porém, rodas mal cortadas não. Aliás, não é normal - mas também não quer dizer que não foram feitos - relógios de precisão com repetição, carrilhão, etc.

A diferença básica é que os britânicos faziam os relógios exclusivamente para precisão (a não ser em meados da era Vitoriana). Ou seja, não havia firula. Só quem já viu ao vivo um regulador de observatório sabe o que estou falando. Eram carros de corrida, não tinham nada desnecessário.

Os franceses, por outro lado, também faziam seus reguladores, mas estes eram usados não apenas em observatórios, mas em casas de ricaços, observatórios particulares e, portanto, costumam tem firulas estéticas. E o pêndulo gridiron deles era bem diferente do tradicional criado por Harrison, muito embora seguisse o mesmo princípio.

Fato é, porém, que já no século 19 inteiro as hastes em grelha saíram de moda (não porque não fossem eficientes), dando lugar a pêndulos até bimetálicos, mas de haste única, depois em ligas compostas, mas uma coisa era certa: com o peso (o pêndulo em si) com jarra de mercúrio.

Mas eu achei belíssimo esse relógio aí da Reguladora. Minha avó, por exemplo, tem um Urgos gigante, que estava zero até mês passado (quebrou a suspensão, depois de 20 anos). Mas quando o movimento foi desmontado, vi que não se tratava de algo de precisão, apesar de muito bem feito: escapamento de âncora normal, nada com rubis e rodas "pesadas" estampadas.

Para terem uma noção como o simples escapamento muda tudo, meu relógio de mesa Hermle nem possui pêndulo de segundos, mas de meio segundo, o usual para relógios de mesa; ademais, é todo em latão e de corda (para 16 dias). Mesmo assim ele tem se mantido consistente em adiantar 5 minutos por semana há dois anos, o que é fantástico para algo tão simples. Mas o escapamento é Graham. Sem rubis. Palhetas em aço, roda de escape em latão.


Flávio
Meu site: http://ffamora.sites.uol.com.br
“Um relógio que atrasa, evidentemente, não adianta. Mas pior é ainda um relógio que adianta, pois, também ele, não adianta. Um relógio que adianta é um atraso – e o que atrasa também. O que adianta mesmo, é um relógio que não atrasa nem adianta” (Wanke)