Editor de Partituras Livre no Portal do Software Público

  • 0 Respostas
  • 2508 Visualizações
*

Offline helio

  • *****
  • 903
    • Ver perfil
Editor de Partituras Livre no Portal do Software Público
« Online: 22 Novembro 2010 às 10:16:43 »
Eu não sou musico mas tenho que aplaudir este software governamental gratuito :D

Escrito em Java e com Instalador e fontes disponiveis.

Principais características do EDITOM são apresentadas a seguir:

    Possui tutores de flauta, violão e teclado, mostrando as posições de cada nota ou acorde, na sequência da partitura escolhida. Os tutores têm o objetivo de facilitar a execução de músicas a partir da partitura, orientando os primeiros passos do aluno.
    Ouvido Digital - Para os iniciantes, reconhecerem as notas a partir da emissão de algum som, é algo muito difícil. Para facilitar a criação da relação entre os sons produzidos e a música, o software transforma seu assobio em notas colocadas na partitura, interpretando as notas, durações e oitavas.
    Além da forma tradicional da partitura, o software possui mais 5 formas diferentes de apresentar a partitura. Iniciando por ovais coloridos sem o pentagrama, as simbologias de escrita vão sendo acrescentadas em cada forma, até se completar na sexta forma que é a partitura tradicional.
    São duas formas de edição de partitura convencional: ícone de nota e de letras.
    Permite tocar uma partitura, como se fosse um software de Karaokê possibilitando repetir o exercício ou acompanhar a partitura, utilizando o teclado do computador como se fosse um instrumento musical.
    O software possui várias funções facilitadoras que permitem mudanças de tom, de escala, de ritmo, com apenas um clique do mouse (botão da direita).
    Permite a criação de acordes a partir da digitação de Cifras musicais. Para ativar o criador de acordes, selecione o modo próprio de edição (ícone de letras) e dê um duplo clique na partitura.

Link http://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/detail-community








[]s
Fonte - Dicas-L (Unicamp)