Seu Odílio, um Senhor relojoeiro, com S maiúsculo!

  • 34 Respostas
  • 9789 Visualizações
*

Offline Arrais

  • *****
  • 568
    • Ver perfil
Re: Seu Odílio, um Senhor relojoeiro, com S maiúsculo!
« Resposta #20 Online: 04 Janeiro 2011 às 20:01:11 »

Grande post...é por postagens como esta que passo aqui todo dia. Merece virar classico...

Obrigado Igor.

Um abraço

Arrais
Easily satisfied with the Best

Re: Seu Odílio, um Senhor relojoeiro, com S maiúsculo!
« Resposta #21 Online: 04 Janeiro 2011 às 20:22:44 »
Estou impressionado com a técnica para o folheamento a ouro.

Fico feliz se o Sr. Odilio está satisfeito com sua trajetoria. As vezes a simplicidade dessas pessoas nos é apresentada como um testemunho de virtudes que
desconhecemos ou não valorizamos. Sua simplicidade é o que tornou, talvez, nenhum desafio por demais complicado...

Sua história merece ser registrada como um exemplo também de como é um grande homem.

Ótima reportagem, de grande sensibilidade para expor em tão poucas imagens e linhas a alma do grande artista!

Sinceros Parabéns!


*

Offline Wilson

  • ****
  • 475
    • Ver perfil
Re: Seu Odílio, um Senhor relojoeiro, com S maiúsculo!
« Resposta #22 Online: 04 Janeiro 2011 às 21:20:49 »
Igor !

Puxa, belíssima história ! digna de ser publicada na pulso...

Obrigado por compartilhar !

são pessoas como o Sr. Odilio que nos dá força para continuar, não é ?

abraços,

wilson

Re: Seu Odílio, um Senhor relojoeiro, com S maiúsculo!
« Resposta #23 Online: 04 Janeiro 2011 às 22:34:12 »
Não tenho o que dizer, pois tudo já foi dito anteriormente !!

obrigado pelo post !

abs

Glauco

*

Offline FSV

  • ****
  • 459
    • Ver perfil
Re: Seu Odílio, um Senhor relojoeiro, com S maiúsculo!
« Resposta #24 Online: 05 Janeiro 2011 às 00:10:32 »
Igor: Obrigado!!!  ;)

Seu Odílio: Obrigado!!!  ;)

Aos cultores e apreciadores da técnica, do desprendimento, do amor à arte (e não somente à "profissão" e seus de$dobramento$), enfim, a nós  :D :D: Obrigado !!!  ;)

Abraços

Flávio.
"Os piores demônios são os demônios da cabeça!" (José Mojica Marins)

Re: Seu Odílio, um Senhor relojoeiro, com S maiúsculo!
« Resposta #25 Online: 05 Janeiro 2011 às 00:31:58 »
Caro Igor,
muito obrigado pelo texto, excelente você ter compartilhado isso.
Por isso que eu sempre penso: tem certas coisas que só se vê no FRM.
Obrigado mesmo, e belas fotos!

Abraços,
Serafim

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Seu Odílio, um Senhor relojoeiro, com S maiúsculo!
« Resposta #26 Online: 05 Janeiro 2011 às 00:50:18 »
Muito bom.

E o seu Odílio  é da terra.....das Minas Gerais.... :D :D :D
Wadley

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Seu Odílio, um Senhor relojoeiro, com S maiúsculo!
« Resposta #27 Online: 05 Janeiro 2011 às 08:50:26 »
Obrigado, novamente, amigos, pelas manifestações. Fico muito feliz que tenha agradado.

Sobre o comentário do Alberto, estou com ele.
Acredito sim que existam muitos exemplos de relojoeiros engenhosos e criativos como o Seu Odílio aqui na nossa terrinha, e assim eles vão se desdobrando com o que têm e pondo pra frente nossos queridos reloginhos, especialmente aqueles mais baratos, onde já não compensa mais gastar uma fábula para revisar e/ou encontrar peças. :D

Se hoje em dia há uma notória ausência de profissionais qualificados para confeccionarem uma peça no torno, a culpa mais está na própria indústria relojoeira suíça, que tolhe essa atitude e prefere "trocadores de peças" (por razões qualitativas que agora não tenho tempo de discutir), do que em nosso "pobre" mercado.

Faço uma analogia com os próprios veículos automotores: quem nunca ouviu falar naquele mecânico das antigas, profissional maravilhoso, muitas vezes isolado numa cidadezinha do interior, que se virava nas suas gambiarras e colocava o Fuscão e a Brasólia pra trabalhar?
Hoje, se jogar um Vectra cheio de parafernálias eletrônicas, sensores, injeção, etc., o pobre "doutor" pouco poderá fazer... Carros como este não aceitam mais gambiarras, certo? :-\

Um abraço a todos,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: Seu Odílio, um Senhor relojoeiro, com S maiúsculo!
« Resposta #28 Online: 05 Janeiro 2011 às 09:32:31 »
Igor!!!!!

Que maravilha de reportagem!!!!

O texto e as fotografias estão fantásticos!!!

Essa matéria poderia ser publicada em qualquer revista meu amigo!!!

Muito obrigado por compartilhar essa maravilha e por nos fazer conhecer o "Seu" Odílio, uma pessoa que com certeza ainda tem muito que ensinar às novas gerações!!!

Saúde e mais 100 anos ao "Seu" Odílio!!!

Abração!!!

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Seu Odílio, um Senhor relojoeiro, com S maiúsculo!
« Resposta #29 Online: 05 Janeiro 2011 às 13:41:08 »
Acredito sim que existam muitos exemplos de relojoeiros engenhosos e criativos como o Seu Odílio aqui na nossa terrinha, Um abraço a todos,


Sim também acredito, e ainda bem....graças quiçá,  ao watchmaker maior ::). ;D
Este tipo de personagem não pode estar limitado às fronteiras geográficas, eles vão para além delas, eles invadem, adentram nas nossas mais profundas reflexões.
Permita-me, amigo Igor, poluir :'( este seu maravilhoso post, com fotos que estão aquém destas suas aqui postadas, mas é por uma boa causa, mostrar um destes profissionais que aprendem sem os livros, mas que são verdadeiros mestres também.
Este é o octogenário Corato, paulista de fato :-\, um homem  do tipo que não pode ser limitado pelas meras, e artificiais divisões geográficas.
Há uma passagem, apenas para citar uma,  onde um turista suíço ao visitar a estância de Serra Negra-SP, se deparou com o velho Corato, e perguntou a ele se era possível consertar um relógio de sua propriedade, de alto valor estimativo, um relógio de família.
O simpático músico Corato, não estou viajando, ele também é músico, disse que sim, mas teria que avaliá-lo pessoalmente, e coisa e tal....
De posse de um cartão de visitas, o breve suíço foi embora..............seis meses depois, chega uma encomenda  (from SwissPost), e para espanto do  simpático corato era um Cuco alemão Floresta Negra, mais velho que a fome...
Mãos na obra, ou melhor, mãos à obra, o cuco ficou pronto, cantando e trabalhando como um adolescente, e após aproximadamente um ano depois daquela helvética visita, o suíço aparece novamente na bela Serra Negra, face rosada, sorridente, e muito agradecido leva seu velho Floresta embora.........
Meses depois, o Corato recebe uma carta, num português medíocre, mas certamente carregada de grande esforço por parte do emissor, cheia de emoções, e agradecimentos pelo feito, pelo tal conserto.........o relógio estava parado há mais de 30 anos, e o suíço veio encontrar aqui na terra de Santa Cruz um profissional que lhe respaldou de segurança para executar aquele serviço!.......quase como se fosse uma cirurgia num ente querido! (exageros meus...)
O Corato também já fez muitas peças de relógios em seu velho torno, inclusive uma (fez várias delas), e que é  o calcanhar de Aquiles do movimento Rolex A296, que ele denomina de cruzeta.
O rostinho lindo do Brad Pitt está com uma bolinha ;D vermelha, pois não é necessário  mostrá-lo aqui.............está na rede mundial para quem quiser ver .





Corato uma figura, um relojoeiro, um músico, uma simpatia, uma simplicidade, um amigo, um mestre, de fato! :-* :-* :-*



Abraços

Gravina

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Seu Odílio, um Senhor relojoeiro, com S maiúsculo!
« Resposta #30 Online: 05 Janeiro 2011 às 13:59:53 »
Permita-me, amigo Igor, poluir :'( este seu maravilhoso post, (...)

Poluir? De maneira alguma!
Publicar aqui esta bela história do Sr. Corato em muito engrandece o tópico e o Fórum como um todo. Quisera eu todos tenhamos histórias como essas pra contar, sejam ilustradas com foto ou não.
O tópico está livre para quem quiser compartilhar "causos" de mestres como o Sr. Corato e o Seu Odílio. Eles mais do que merecem!

Obrigado por compartilhar, Mestre! ;)

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Seu Odílio, um Senhor relojoeiro, com S maiúsculo!
« Resposta #31 Online: 05 Janeiro 2011 às 14:06:27 »
Bravo!!!!!

É isso aí, meus amigos.
Isso, vocês podem ter a mais pura e certa certeza, não tem preço!
Deve ser tido como uma das "missões" do nosso FRM, reconhecer e louvar estes profissionais, insubstituíveis por um lado, mas inspiradores por outro.


Douglas,
Grato por compartilhar mais essa!

Vida longa ao Mestre Corato!!!!!
 8) 8) 8)

Abraços a todos!
Alberto

*

Jefferson

Re: Seu Odílio, um Senhor relojoeiro, com S maiúsculo!
« Resposta #32 Online: 06 Janeiro 2011 às 10:41:44 »
Caro Igor,

Gostaria de lhe parabenizar pelo belo trabalho de registro dessa linda história de vida.

Minha humilde sugestão: aprofunde, e continue pesquisando a respeito de pessoas como os senhores Odílio e Corato.

Seria uma importante contribuição tanto para a horologia, quanto para as ciências humanas de maneira geral.

Grande abraço,

Jefferson

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Seu Odílio, um Senhor relojoeiro, com S maiúsculo!
« Resposta #33 Online: 06 Janeiro 2011 às 11:35:19 »
George Daniels foi questionado se algum dia usaria máquinas CNC, métodos não "antigos" para produção etc. Resposta rápida: não, pois sempre quis superar o que os antigos mestres faziam (nada modesto...Sua inspiração é Breguet), e eles não usavam nada disso, por que eu usaria?


Flávio

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Seu Odílio, um Senhor relojoeiro, com S maiúsculo!
« Resposta #34 Online: 06 Janeiro 2011 às 13:10:38 »
Tudo o que podia ser dito em termos de elogios ao "Seo" Odílio neste belo tópico já o foi, nada mais merecido!

Uma pena que poucas pessoas saibam valorizar este tipo de trabalho nos dias atuais, mas histórias de vida como as do Seu Odílio e Corato em verdade enobrecem todos os profissionais que persistem em se formar e se aprimorar no nobre ofício de relojoeiro.

Amigos Igor e Gravina, muito grato por compartilhar! :)

[[]]'s

Marcelo.