Menu principal

diferenca entre um calendario instantâneo e semi-instantâneo?

Iniciado por awatchmaker, 11 Janeiro 2011 às 13:47:41

tópico anterior - próximo tópico

awatchmaker

pergunta um pouco tecnica, mas tambem para o conhecimento geral, alguns relogios tem um sistema de calendario instantaneo outros nao, alguem podeira me explicar quais as diferencas  e quais as vantagens e desvantagens? se possivel de exemplos...aberto a todos os foristas , um forte abraco a todos e boa sorte.

Cigano

Citação de: awatchmaker online 11 Janeiro 2011 às 13:47:41
pergunta um pouco tecnica, mas tambem para o conhecimento geral, alguns relogios tem um sistema de calendario instantaneo outros nao, alguem podeira me explicar quais as diferencas  e quais as vantagens e desvantagens? se possivel de exemplos...aberto a todos os foristas , um forte abraco a todos e boa sorte.

Seria o mesmo que câmbio rapido ou câmbio lento ??  Tenho essa curiosidade também!!
Abraços,
Cigano!

awatchmaker

mecanismo semi instantâneo é aquele que tem um sistema de mola. neste caso ha uma demora de cerca de 45 minutos ou mais para que depois que as rodas do calendário se  engrenam para fazer a troca da data. exemplo maquinas ETA no geral...
instantâneo : é um mecanismo que tem um dispositivo que permite a data muda instantaneamente, à meia-noite, envolvendo dos vários elementos do mecanismo leva várias horas e, assim, a energia armazenada é liberada abruptamente à meia-noite, exemplo : Rolex .
vantagem do mecanismo semi instantâneo, o mesmo nao gera um grande impacto na maquina na troca da data,
desvantagem : como as rodas ficam engrenadas muito tempo ate finalmente troca da data, entre 9 pm e meia noite , nao se pode fazer a troca da data no primeiro estagio da coroa, muitas das vezes pessoas desenformadas facilmente quebram a roda do calendário desta forma.

Desvantagem do mecanismo instantâneo : acumulando muita energia no sistema de calendario para fazer a troca da data , pode acontecer algum desajuste no mecanismo, podendo quebrar alguma parte que por ventura possa estar nao totalmente apertada ou ajustada.

vantagem do mecanismo instantâneo : se pode fazer o acerto da data sem ter o problema de quebrar nenhuma engrenagem e troca da data exactamente ha meia noite.

mmmcosta

Citação de: awatchmaker online 01 Março 2011 às 02:15:19
mecanismo semi instantâneo é aquele que tem um sistema de mola. neste caso ha uma demora de cerca de 45 minutos ou mais para que depois que as rodas do calendário se  engrenam para fazer a troca da data. exemplo maquinas ETA no geral...
instantâneo : é um mecanismo que tem um dispositivo que permite a data muda instantaneamente, à meia-noite, envolvendo dos vários elementos do mecanismo leva várias horas e, assim, a energia armazenada é liberada abruptamente à meia-noite, exemplo : Rolex .

Tenho um ETA de "câmbio lento" :P, e este ETA, de "câmbio rápido":

Marcelo

Adriano

O que eu sei é diferente: além de eu não ver nenhuma desvantagem no sistema de salto instantâneo, nem problemas associados à ele, que eu saiba ele não elimina a necessidade do cuidado de não se efetuar o câmbio rápido entre 21h e 3h da manhã. Apesar do salto ocorrer somente à meia-noite, o sistema já está engrenado bem antes disso e permanece engrenado por um tempo após o salto. O mecanismo mais simples de se observar isso é justamente o ETA 2824.

Abraços!

Adriano

awatchmaker

Ola senhores coloquei este tema e depois respondi de acordo com a aula que tive na Awci Horology institute , eh claro que nao sou dono da verdade e minha intencao nao foi criar uma discussao aqui sem fundamento e sim passar uma informacao importante inclusive pergunta de prova para quem esta tirando diploma de relojoeiro.... neste caso a pergunta e a resposta foi tirada do livro "the theory of horology" a "biblia" do relojoeiros na pagina 194 quem tiver alguma duvida pode ir consultar e tirar suas propias conclusoes. um forte abraco a todos e um otimo dia.

awatchmaker

Citação de: mmmcosta online 01 Março 2011 às 08:45:51

[/quot
provavelmente se tratando de ETA semi automatico caro amigo.

mmmcosta

Citação de: awatchmaker online 01 Março 2011 às 10:23:10
Citação de: mmmcosta online 01 Março 2011 às 08:45:51

[/quot
provavelmente se tratando de ETA semi automatico caro amigo.

Não entendi o "semi-automático". É o mesmo que semi-instantâneo? Se for, não é o caso, pois de fato ele muda a data à meia-note num "salto", de forma instantânea, diferente deste aqui:

Marcelo

Adriano

Citação de: awatchmaker online 01 Março 2011 às 10:16:21
Ola senhores coloquei este tema e depois respondi de acordo com a aula que tive na Awci Horology institute , eh claro que nao sou dono da verdade e minha intencao nao foi criar uma discussao aqui sem fundamento e sim passar uma informacao importante inclusive pergunta de prova para quem esta tirando diploma de relojoeiro.... neste caso a pergunta e a resposta foi tirada do livro "the theory of horology" a "biblia" do relojoeiros na pagina 194 quem tiver alguma duvida pode ir consultar e tirar suas propias conclusoes. um forte abraco a todos e um otimo dia.

Justamente. A minha explicação do calendário instantâneo está exatamente na página seguinte, 195, do Theory of Horology. Ali confirma que, como eu afirmei anteriormente, apesar do salto se dar à meia-noite, o engajamento começa horas antes. Segundo o livro, aliás, por volta das 17 horas. A mola de retorno vai sendo pressionada lentamente até próximo da meia-noite, quando sua força é vencida e ela dispara contra o disco do calendário, fazendo o salto. O dente permanece em contato, contudo, por mais um tempo. Isso é facilmente visível em um ETA 2824. Logo após o salto instantâneo, se tentar saltar o calendário usando o câmbio rápido, verá que o salto não se dá perfeitamente e pode não saltar. Se saltar o calendário manualmente antes da meia-noite, o salto à meia-noite também não ocorrerá. Nos Omega 3303, de base Frederic Piguet, esse efeito é pior ainda. Mesmo depois do salto, o calendário continua engajado por pelo menos mais uma hora e meia.

Logo, apesar do salto ser instantâneo, o engajamento da roda do calendário começa bem antes disso e perdura após o salto. Por isso, é recomendável que se evite o manuseio manual do calendário horas antes e depois da meia-noite, mesmo com o sistema instantâneo.

Abraços!

Adriano

awatchmaker

Pois eh Adriano a gente sabe que na pratica a vida eh bem diferente que na teoria , eu percebo que com rolex submariner 3035 por exemplo instantâneo eu posso cambiar o calendario a qualquer hora que nao vai nada para impedir ou quebrar e a troca do calendário e efectuada  a meia noite exactamente, contudo eu também já pequei o mesmo com o rubi do sistema calendário todo esfacelado creio que a mola propulsora estava com muita tenção e outro dia abri um Aldermars Piguet com sistema instantâneo com o disco calendário com os dentes gastos uns menores,  imagina a mola começa a tencionar por volta das 17hrs quando chega a meia noite solta toda a energia sem empurrar o disco calendario....., em relação o semi instantâneo no caso 2824 realmente a gente nota que o calendário  nao muda de uma vez instantaneamente  ele começa a ser empurrado, a gente ve o calendario sair do lugar, vai mudando lentamente, pela roda do calendário uns 45 minutos antes ateh que conclua enfim o cambio da data,quando esta assim como 11:50 o calendario esta nem pra lah nem pra cah, a desvantagem eh exactamente esta, deve tomar muito cuidado na hora de usar o cambio rápido entre 9pm a meia noite nao eh recomendado podendo ateh quebrar a roda ou a mola, eu sempre aconselho meus clientes quando tiver que fazer troca de data para acertar o relógio entre 3 as 6 que as horas mais seguras para fazer o cambio, fico feliz pela sua participação a intenção eh justamente esta mesma , se informar, trocar ideias, gostei muito do vocabulário que usou, as vezes tenho dificuldade em traduzir para o português, mas gosto de falar sobre relógios estuda-los e concerta-los kkkk, um forte abraco.

fernando r

Boa Noite,
Não sei se entendi tudo errado, rs, mas ficou uma dúvida.
Tenho máquina ETA 2824 e a data vai mudando devagar até saltar. Já a ETA 2836 do Visodate, pula de uma vez, data e dia da semana, por volta de 23:55h.
São sistemas diferentes?
Grato.
Abraço.

Citação de: Adriano online 02 Março 2011 às 21:40:22

Justamente. A minha explicação do calendário instantâneo está exatamente na página seguinte, 195, do Theory of Horology. Ali confirma que, como eu afirmei anteriormente, apesar do salto se dar à meia-noite, o engajamento começa horas antes. Segundo o livro, aliás, por volta das 17 horas. A mola de retorno vai sendo pressionada lentamente até próximo da meia-noite, quando sua força é vencida e ela dispara contra o disco do calendário, fazendo o salto. O dente permanece em contato, contudo, por mais um tempo. Isso é facilmente visível em um ETA 2824. Logo após o salto instantâneo, se tentar saltar o calendário usando o câmbio rápido, verá que o salto não se dá perfeitamente e pode não saltar. Se saltar o calendário manualmente antes da meia-noite, o salto à meia-noite também não ocorrerá. Nos Omega 3303, de base Frederic Piguet, esse efeito é pior ainda. Mesmo depois do salto, o calendário continua engajado por pelo menos mais uma hora e meia.

Logo, apesar do salto ser instantâneo, o engajamento da roda do calendário começa bem antes disso e perdura após o salto. Por isso, é recomendável que se evite o manuseio manual do calendário horas antes e depois da meia-noite, mesmo com o sistema instantâneo.

Abraços!

Adriano

awatchmaker

Citação de: fernando r online 03 Março 2011 às 20:31:09
Boa Noite,
Não sei se entendi tudo errado, rs, mas ficou uma dúvida.
Tenho máquina ETA 2824 e a data vai mudando devagar até saltar. Já a ETA 2836 do Visodate, pula de uma vez, data e dia da semana, por volta de 23:55h.
São sistemas diferentes?
Grato.
Abraço.
Caro Fernando maquinas ETA no geral nao tem sistema de calendário instantâneo, no caso destes dois calibres sao exactamente o mesmo sistema de calendário a única diferença eh que o 2836 eh calendário duplo.  mesmo que vc tenha a impressão que ele de cabia instantaneamente mas se vc fizer o teste de trocar o calendário bem devagar vc pode perceber que apartir de uma certa hora , creio 23:30 o calendário começa a puxar o disco calendário, ateh o cambio a meia noite por isso SEMI - instantâneo, no caso do Rolex por exemplo isso nao acontece porque o sistema eh diferente e o sistema de calendário nao encosta no disco ateh a hora da troca de data instantaneamente, que eh meia noite.por isso vc também PODE usar o cambio rápido a qualquer hora sem problemas de estragar nenhuma parte das engrenagens, nas maquinas ETA nao se deve fazer uso do cambio rápido do calendário das 9 pm ateh 1 am, pois entre estes horários corre-se o risco de danificar alguma engrenagem do sistema, espero ter ajudado a esclarecer sua duvida eh para isso que usamos o fórum , para trocar informações, aprender um com os outros, mesmo que "discutimos" com mais eloquência e paixao isso mostra que queremos aprender e gostamos do que fazemos e nao para criar inimizade com nossos colegas,muitas das vezes estamos todos aprendendo uns com os outros. obrigado por participar e um forte abraco.

Abraços!

Adriano

fernando r

Boa Noite,
Existe tradução em Português para esse livro que vcs mencionam?
Grato.

Abraços!

Adriano

awatchmaker

Citação de: fernando r online 04 Março 2011 às 22:23:51
Boa Noite,
Existe tradução em Português para esse livro que vcs mencionam?
Grato.
Boa noite Fernando fiz uma pesquisa achei alemão,inglês,francês mas nao achei nenhum em português nem espanhol, talvez o google vc consegue fazer tradução, tem umas fotos esta bem ilustrado o livro eh bem interessante.

Abraços!

Adriano

flávio

Não, só em inglês, mas como comentei na época em que o comprei, é um livro bem caro pelo que oferece. Na verdade, a diagramação dele é tão estúpida que poderiam ter feito o livro com a metade de páginas! Confesso que é um bom livro, mas nada demais, raramente o consulto.

Flávio

awatchmaker

WOW Flavio estou realmente curioso, respeito sua opinião de nao gostar do livro, mas um livro por escolas como WOSTEP na suissa, AWCI em USA,  ST Paul Horologe school , Alince of Horologe no Canada usam como base , gostaria muito de saber quais os livros ou escola que vc me recomendaria? ou somente a experiência fala mais alto? eu ateh concordo que ele nao eh completo para ser um master creio que precisamos muito mais alem deste livro , contudo acho este livro muito importante na base de um profissional da area, no mínimo conhecer este livro por inteiro um abraço.

flávio

O grande problema do livro, como comentei aqui, é que ele possui muitos cálculos para compreensão do trem de rodagens e só. Há, também, uma discussão bacana sobre posição da mola e variação de amplitudes e ganhos. No mais, o livro é fraquíssimo!

O capítulo do Practical Watch Repairing do De Carle sobre erros posicionais é mil vezes melhor. Aliás, o livro em si é dez vezes melhor, muito embora para o hobbista que não coloca a mão na massa, ele seja completamente inútil.

A obra seminal sobre construção de relógios, o Watchmaking do Daniels, também é mil vezes melhor, porém de leitura árdua, complexa, muito embora voltada para o leigo. Eu, por exemplo, só li e usei para meus conhecimentos o que me interessava, entenda-se: o capítulo sobre escapamentos e balanços.

No final, das contas, como disse, acho que na época paguei 250 francos suíços no livro (em inglês, a versão em francês na Simonin é muito mais barata, acho que a metade do preço), mas ele não vale isso. Sua diagramação é pobre, só usando colunas do centro, dava para fazer o livro com metade das páginas. Foi um livro que li, entendi (tirando a tal parte que citei que até discutimos aqui) em 10 dias. Há livros como o do Daniels, que possuem tanta informação, que só um capítulo você demora uma semana para digerir!

A título de exemplo, para aqueles que não possuem o livro, escaneei uma página aleatória:

Ora, isso dava para ter sido colocado em um terço de página!

Eu tenho livros demais, em vários encontro soluções para questões, etc, mas ainda acho que o Practical Watch Repairing do de Carle, junto com seu irmão, o Complicated Watches and Their Repair, mesmo voltados para a prática, não teoria, são mais profundos e podem levar qualquer um com saco, se tiverem paciência de entender o que está por trás, a descobrirem os fundamentos do funcionamento de um relógio.

Eu achei o Theory of Horology meio descartável, na real.

Flávio

awatchmaker

Ora esqueci de mencionar as escolas da Swatch group ,tabem se baseiam no theory of Horology como base, e tambem compreendo que ele nao eh tao complexo e dificil de entender como outros livros , mas posso afirmar que ele eh nao eh um livro antigo e ultrapassado que a teoria deles metade nao se aproveita porque nao se aplica na relojoaria moderna, outra coisa mesmo com um livro simples e "com pouca diagramacao" , leva 2 anos para concluir os estudos nele, esta pagina q vc escaniou podemos fazer 3 paginas de calculos encima dela como por exemplo uma pergunta simples entre diferença entre calendário que postei a mais de um mês atras , nenhum forista postou uma resposta adequada somente depois que postei a resposta retirada do THeory of Horology completa com exemplos incluídos o ai entao sim nossa como eh fácil criticar ! infelizmente totalmente desanimador .

flávio

Bom livro então sobre as diferenças e, inclusive, com indicações detalhadas de como reparar ambos os mecanismos: Mechanical and Quartz Watch Repair, do Mick Waters. As explicações detalhadas com fotos de ambos os sistemas encontram-se nas folhas 62 a 65 do livro. Quinta feira escaneio (não tenho scanner em casa, só no trabalho) e posto para os interessados. Como já disse alhures e meus longos textos no site mãe comprovam, a parte técnica da coisa passou a meu segundo plano há muito tempo. Tenho uma longa biblioteca, mas a história hoje para mim é mais interessante. Quando tenho alguma dúvida, consulto os livros. Já a história...

Mas ei, como disse, todo livro não está imune a críticas. Esse do Mick Waters por exemplo, que tem uma explicação que reputo mais interessante do que o do Theory of Horology sobre mecanismos, é pobre para o que foi feito, ensinar reparos. Ele simplesmente não tem fotos passo à passo, o que torna difícil a compreensão dos temas.

Efim, para isso serve uma biblioteca: você nunca encontrará todas as respostas em apenas um livro.

Em relojoaria, já falei aqui e volto a repetir: o livro que mais se aproxima da perfeição, mas sua veia é histórica, é o Revolução no Tempo do Landes. O resto tenta fazer o que ele fez e não conseguem.

Flávio

Adriano

Acontece que o Theory of Horology não é um livro completo, mas uma apostila para acompanhamento dos cursos, como do Wostep. Por isso é um livro que aborda os assuntos um pouco mais superficialmente; o resto é ensinado no curso. Ele não é um livro para consulta isolada. Gosto bastante dele, mas concordo mesmo que é um pouco caro. Paguei CHF 180,00 na loja da Bergeon, em Le Locle.

Abraços!

Adriano