solução para limpar relogios

  • 33 Respostas
  • 33068 Visualizações
Re: solução para limpar relogios
« Resposta #20 Online: 04 Maio 2012 às 14:18:32 »
não pode ser a "acetona" que vende em lojas de beleza.
os produtos ácio oleico, acetona e amoníaco podem ser encontrados em lojas de produtos químicos, como o B Herzog, no RJ.
atenção, pois a utilização de produtos errados pode acabar com o relógio...principalmente com as platinas e rodas.
abraços.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: solução para limpar relogios
« Resposta #21 Online: 04 Maio 2012 às 14:56:19 »
... ou acabar consigo mesmo! Tomem cuidado ao manipular essas químicas em casa, façam-no em local arejado, usem luvas, e tomem cuidado especialmente pelo contato do amoníaco com produtos clorados!

Abraços!

Adriano

Re: solução para limpar relogios
« Resposta #22 Online: 04 Maio 2012 às 14:59:09 »
não pode ser a "acetona" que vende em lojas de beleza.
os produtos ácio oleico, acetona e amoníaco podem ser encontrados em lojas de produtos químicos, como o B Herzog, no RJ.
atenção, pois a utilização de produtos errados pode acabar com o relógio...principalmente com as platinas e rodas.
abraços.
Grato amigo Paulistano.
Esta tal solução Araujo que é vendida em fornituras é algo deste tipo? Dá pra usar pra limpeza "na mão" ... sem usar estas máquina de lavar?

*

Offline Jmm

  • ***
  • 222
  • A vida é curta mas é larga.
    • Ver perfil
Re: solução para limpar relogios
« Resposta #23 Online: 05 Agosto 2012 às 18:33:43 »
Após a leitura de informações disperssas em vários tópicos do fórum, inclusive em discuções nas páginas amarelas, sobre o processo para limpeza manual de movimentos escrevi este resumo que apresento aos colegas.

O processo aqui sugerido é o que consegui captar em minhas leituras e todas as informações são baseadas em discuções no fórum. Dessa forma, nada de novo é apresentado, apenas foram organizadas as informações. Embora tenha conversado com um dos mestres sobre o método apresentado não posso, definitivamente, dizer que é o melhor ou mais correto. É apenas uma sugestão.

Digo ainda que nunca desmontei um relógio, portanto nunca limpei um movimento. Mas na preparação para começar a desmontar elaborei esse pequeno guia (Para mim.).

Eis o processo sugerido para limpeza manual de movimentos de relógios:

Para limpeza do mecanismo será necessário: álcool isopropílico, benzina e solução para limpeza.
A solução  utilizada para limpeza pode ser encontrada em fornituras. Também podem ser feitas soluções caseiras, por exemplo:
1 - água desmineralizada, 1l + ácido oleico, 15 ml + acetona 30, ml + amônia, 40 ml; (Não é acetona utilizada em salão de beleza.)
2 - água desmineralizada, 1l + detergente, 35ml + amoníaco, 70ml
Pode-se adicionar outros aditivos como acetona e ácido oleico (35ml) a essa solução para melhorar seu desempenho. O detergente deve ser neutro, sem cheiro e sem corante. A solução não pode ser guardada por tempo prolongado pois, principalmente a amônia, perde o efeito. Por isso, caso o volume utilizado seja pequeno, é preferível comprar a solução pronta.

Antes de colocar as peças na solução de limpeza pode ser feita uma pré-lavagem com benzina. Não precisa ser nova, pode ser aquela que já foi utilizada na limpeza de outros  mecanismos. Ela ajuda a começar a soltar sujeira e facilita a ação da solução. Depois disso segue-se:

1 - Banho na solução: Tem o objetivo de remover qualquer sujeira, resíduos graxos e oxidações nas peças. A exposição prolongada pode degradar o revestimento cobreado ou dourado do mecanisno. Máximo 30 minutos.

2 - Banho em álcool isopropílico: O álcool dispersa a água contida na solução de limpeza evitando oxidação das peças e a contaminação da benzina pela água. Máximo dois minutos para não atacar a goma que segura, principalmente, as levés.

3 - Banho em benzina: A benzina não agride o mecanismo. Deixa uma película oleosa que protege contra oxidação.  Uma imersão de aproximadamente 30 minutos é suficiente.

4 - Secagem: A secagem das peças pode ser feita de forma natural (esperar secar em temperatura ambiente), com bomba de ar manual ou  em estufa.

Algumas observações:

O tempo de exposição a cada componente da lavagem  deve ser menor se o movimento for mais antigo. Exceto a benzina, visto que esta não agride o mecanismo.
A solução de limpeza pode ser aquecida caso o movimento esteja muito sujo. Isso contribui para melhorar o desempenho da solução. A sugestão é apenas deixar a solução morna, não fervete.
Para limpeza da espiral, o banho no álcool e na benzina deve ser rápido: máximo 1 minuto.
Depois de passar pela solução de limpeza pode ser necessária  uma raspagem de algumas peças mais sujas e também dos furos das platinas e pedras. Para isso podem ser utilizados palitos de madeira e pincel macio.
Para limpeza externa das pedras pode-se envolvê-las em papel de seda e esfregá-las entre os dedos.
A lavagem pode ser feita com o movimento montado porém, com o desmonte tem-se contato com todas as peças e pode ser verificada qualquer avaria, desgaste (a condição geral do mecanismo), que possa causar maior problema futuro.

Esse é o processo que pretendo adotar quando for limpar um mecanismo visto que sou hobbista e não pretendo (nem tenho condições para) comprar uma máquina adequada.

Destaco que é apenas uma sugestão. Cada um, quando for limpar um movimento, se for aplicar esse método, o faça por própria conta e risco.

Peço ainda que deem sugestões e/ou façam as correções necessárias.

Abraço!

Re: solução para limpar relogios
« Resposta #24 Online: 05 Agosto 2012 às 22:18:20 »
MARAVILHOSO O RESUMO.
A ÚNICA COISA QUE EU ACRESCENTARIA É O BENEFÍCIO DE SECAR AS PEÇAS COM UM SECADOR DE CABELO, USANDO AR QUENTE BEM FRACO, E COM POUCO VENTO.
a secagem dessa forma garante um brilho maravilhoso as peças, especialmente as platina. há de ser ter muito cuidado ao secar, para que nenhuma peça vôe com o vento do secador.
grande abraço e obrigado pelo super trabalho.
sugiro que condense mais esta recomendação ao seu resumo.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: solução para limpar relogios
« Resposta #25 Online: 06 Agosto 2012 às 00:14:06 »
MARAVILHOSO O RESUMO.
A ÚNICA COISA QUE EU ACRESCENTARIA É O BENEFÍCIO DE SECAR AS PEÇAS COM UM SECADOR DE CABELO, USANDO AR QUENTE BEM FRACO, E COM POUCO VENTO.
a secagem dessa forma garante um brilho maravilhoso as peças, especialmente as platina. há de ser ter muito cuidado ao secar, para que nenhuma peça vôe com o vento do secador.
grande abraço e obrigado pelo super trabalho.
sugiro que condense mais esta recomendação ao seu resumo.

Esse negócio do secador é verdade, mais porém não posso mais usa-lo, fui impedido pela minha mãe, ela descobriu que eu tinha pego o dela!! ;D ;D ;D

Até eu ser pego, eu usei em um Orient 1942, realmente não fica nenhuma mancha, parece que foi feito um leve polimento, e o melhor sem deixar resíduos !! :D

Tenham uma ótima semana pessoal!! ;)
Abraços,
Cigano!

Re: solução para limpar relogios
« Resposta #26 Online: 06 Agosto 2012 às 19:22:43 »
Bacana demais o resumo do Jmm ... só fiquei com uma dúvida ...
Só me esclareçam uma dúvida ... quando você diz " Banho na solução: Tem o objetivo de remover qualquer sujeira, resíduos graxos ..." a solução a que você se refere é a tal Solução Araujo que são vendidas em fornituras?  ??? ??? ??? ???

Re: solução para limpar relogios
« Resposta #27 Online: 06 Agosto 2012 às 21:44:23 »
a solução araújo é uma solução pronta, que precisa, tão somente, ser diluída em 2 litros de água.

as soluções propostas pelo amigo, em seu belíssimo resumo, fazem a mesma coisa...

abraços.

Re: solução para limpar relogios
« Resposta #28 Online: 07 Agosto 2012 às 11:50:15 »
Oi Paulistano, grato pela resposta, mas me esclareça só mais uma dúvida sobre a tal Solução Araujo ...
Posso diluir na proporção de meio frasco para um litro de água, e o que não utilizar pode ser armazenado? Mesmo diluída?
Como mexo com relógios por hobby, não terei muito uso, portanto "fazer" 2 L desta solução certamente será muito. Pensei em diluir metade do conteúdo do frasco em 1L de água e, o que não for utilizar, armazenar para usar posteriormente ... é possível? Ou esse troço tem algum "prazo de validade"
Abraços,
Lourival

Re: solução para limpar relogios
« Resposta #29 Online: 07 Agosto 2012 às 12:52:58 »
amigo Lourival
é fato, e já foi até comentado pelo Mestre Adriano, que as soluções vão perdendo a eficácia com o prolongado armazenamento.
contudo, por experiência, sempre faço os dois litros...e deixo-os armazenados numa garafa pet. com isso, a evaporação dos componentes é mínima, e não causa grande impacto no resultado da lavagem.
o pior seria manter a solução armazenada na máquina de lavagem, pois a vedação dessa nunca é perfeita. mantenha sempre na garrafa PET.
tem uma outra solução que eu gosto muito (não me recordo o nome), que vende na fornitura Luis de Lucia, que é mais barata, tem menos cheiro, e faz o mesmo efeito...vale a pena experimentar as duas.
sobre a solução de ácido oleico+amoníaco+acetona, esta é muito boa...mas a sua utilização deve ser cuidadosa, pois já tive caso de manchas na platina, como se fossem queimadas....é difícil retirar essas manchas (somente acontece nas platinas prateadas...nas de cobre - tipo omega - isso não acontece.
uma última observação: em relógios muito antigos, com platinas revestidas por um produto tipo ouro (douradas) a solução deve ser usada não mais que 15 min, pois seu uso prolongado retira o revestimento, deixando o cobre à mostra.
assim, use a solução, qualquer que seja, não mais que 20 min....
espero ter ajudado.
qualquer dúvida é só falar.
abraços.

Re: solução para limpar relogios
« Resposta #30 Online: 05 Junho 2013 às 10:47:57 »
Olá Jmm,

obrigado pelas informações. Estarei tentando fazer esta solução para limpar o mecanismo de um relógio de parede.

Re: solução para limpar relogios
« Resposta #31 Online: 05 Junho 2013 às 12:19:09 »
Muito bom seu comentário. Bastante esclarecedor. Obrigado pelas dicas.

A proporção pode variar de acordo com a fórmula, pois pode-se usar outros aditivos como ácido oleico e acetona. Mas se for ficar no básico, eu diria que para cada litro de água, use uns 70ml de amoníaco concentrado e uns 30 a 40ml de detergente. Pode ser detergente de louça, mas é preferível usar o mais neutro possível, com pouco cheiro e sem corante.

Sempre enxague bem essa solução com água.

Se quiser melhor efeito, pode-se adicionar o ácido oleico e a acetona na mesma proporção que o detergente, ou seja, 30 a 40ml de cada.

Pode-se ainda fazer a mesma mistura concentrada, com meio litro de água ao invés de 1 litro. E aí, na hora de usar, misture o concentrado 1/2 a 1/2 com água.

O certo mesmo é usar água destilada. Caso não tenha acesso, use água de torneira mas antes ferva ela bastante para evaporar o cloro.

Minha opinião é que, a não ser que você vá usar quantidades muito grandes e com rapidez, simplesmente o trabalho de ir atrás dos ingredientes e o custo não vale a pena. Pois não adianta guardar o líquido por meses pois mesmo em uma vasilha fechada, a solução vai perdendo efeito, principalmente a amônia. Não adianta nada. Tem que fazer e usar em questão de semanas, e para usar um litro de solução, haja revisões!

Vale mais a pena comprar logo um vidrinho de solução Araújo concentrada.

Observação: não use solução com amônia em relógios antigos demais, tipo anteriores a 1850, por causa do tipo do latão usado nessa época. A amônia pode causar defeitos estruturais nas peças.

Abraços!

Adriano

Re:solução para limpar relogios
« Resposta #32 Online: 19 Fevereiro 2022 às 23:19:11 »
Boa noite, amigos. Sou novo no fórum e coleciono relógios mecânicos (clocks, não watches), além de um curioso. Tendo morado nos EUA há alguns anos aprendi uma coisa importante: absolutamente todos os mestres relojoeiros orientaram a JAMAIS usar WD-40 para a limpeza/lubrificação de mecanismos. Alguns disseram inclusive que conram uma taxa a mais dos clientes que aplicaram o produto nos relógios. Motivo? O WD-40 é um desengipante e não um lubrificante. Com o tempo, ele se une aos resíduos que amoleceu e volta a endurecer, causando ainda mais atrito entre as peças, além de atrai micropartículas de poeira. Para piorar, ele contamina quimicamente a solução de limpeza, alterando-a quimicamente.
Sei que o tópico é antigo, mas achei por bem colaborar com esta informação.

Re:solução para limpar relogios
« Resposta #33 Online: 13 Julho 2023 às 14:52:49 »
Bom sou novo por aqui e imagino como repetições de perguntas acontecem, ainda mais que não entendi bem ainda como tudo funciona.
Mas lubrificantes eu vi que tem muitos tipos de uso específico em locais na mesma máquina. Mas como todo hobbista e curioso que não vai atender, o custo é bem alto sem um retorno financeiro. Então comprei um genérico que o fabricante coloca num preço melhor, Moebius 8000. Dá para usar em todas partes para apenas hobby? Sobre solução de limpeza, tem algum lugar que vende ácido óleico em frascos pequenos (menor 500 ml)?
Att