Após a leitura de informações disperssas em vários tópicos do fórum, inclusive em discuções nas páginas amarelas, sobre o processo para limpeza manual de movimentos escrevi este resumo que apresento aos colegas.
O processo aqui sugerido é o que consegui captar em minhas leituras e todas as informações são baseadas em discuções no fórum. Dessa forma, nada de novo é apresentado, apenas foram organizadas as informações. Embora tenha conversado com um dos mestres sobre o método apresentado não posso, definitivamente, dizer que é o melhor ou mais correto. É apenas uma sugestão.
Digo ainda que nunca desmontei um relógio, portanto nunca limpei um movimento. Mas na preparação para começar a desmontar elaborei esse pequeno guia (Para mim.).
Eis o processo sugerido para limpeza manual de movimentos de relógios:
Para limpeza do mecanismo será necessário: álcool isopropílico, benzina e solução para limpeza.
A solução utilizada para limpeza pode ser encontrada em fornituras. Também podem ser feitas soluções caseiras, por exemplo:
1 - água desmineralizada, 1l + ácido oleico, 15 ml + acetona 30, ml + amônia, 40 ml; (Não é acetona utilizada em salão de beleza.)
2 - água desmineralizada, 1l + detergente, 35ml + amoníaco, 70ml
Pode-se adicionar outros aditivos como acetona e ácido oleico (35ml) a essa solução para melhorar seu desempenho. O detergente deve ser neutro, sem cheiro e sem corante. A solução não pode ser guardada por tempo prolongado pois, principalmente a amônia, perde o efeito. Por isso, caso o volume utilizado seja pequeno, é preferível comprar a solução pronta.
Antes de colocar as peças na solução de limpeza pode ser feita uma pré-lavagem com benzina. Não precisa ser nova, pode ser aquela que já foi utilizada na limpeza de outros mecanismos. Ela ajuda a começar a soltar sujeira e facilita a ação da solução. Depois disso segue-se:
1 - Banho na solução: Tem o objetivo de remover qualquer sujeira, resíduos graxos e oxidações nas peças. A exposição prolongada pode degradar o revestimento cobreado ou dourado do mecanisno. Máximo 30 minutos.
2 - Banho em álcool isopropílico: O álcool dispersa a água contida na solução de limpeza evitando oxidação das peças e a contaminação da benzina pela água. Máximo dois minutos para não atacar a goma que segura, principalmente, as levés.
3 - Banho em benzina: A benzina não agride o mecanismo. Deixa uma película oleosa que protege contra oxidação. Uma imersão de aproximadamente 30 minutos é suficiente.
4 - Secagem: A secagem das peças pode ser feita de forma natural (esperar secar em temperatura ambiente), com bomba de ar manual ou em estufa.
Algumas observações:
O tempo de exposição a cada componente da lavagem deve ser menor se o movimento for mais antigo. Exceto a benzina, visto que esta não agride o mecanismo.
A solução de limpeza pode ser aquecida caso o movimento esteja muito sujo. Isso contribui para melhorar o desempenho da solução. A sugestão é apenas deixar a solução morna, não fervete.
Para limpeza da espiral, o banho no álcool e na benzina deve ser rápido: máximo 1 minuto.
Depois de passar pela solução de limpeza pode ser necessária uma raspagem de algumas peças mais sujas e também dos furos das platinas e pedras. Para isso podem ser utilizados palitos de madeira e pincel macio.
Para limpeza externa das pedras pode-se envolvê-las em papel de seda e esfregá-las entre os dedos.
A lavagem pode ser feita com o movimento montado porém, com o desmonte tem-se contato com todas as peças e pode ser verificada qualquer avaria, desgaste (a condição geral do mecanismo), que possa causar maior problema futuro.
Esse é o processo que pretendo adotar quando for limpar um mecanismo visto que sou hobbista e não pretendo (nem tenho condições para) comprar uma máquina adequada.
Destaco que é apenas uma sugestão. Cada um, quando for limpar um movimento, se for aplicar esse método, o faça por própria conta e risco.
Peço ainda que deem sugestões e/ou façam as correções necessárias.
Abraço!