Enquete

Os preços praticados hoje nos relógios seriam uma nova bolha especulativa?

SIM - subiram MUITO mais do que deveriam
25 (80.6%)
NÃO - a escalada de preços é natrural e lógica
6 (19.4%)

Votos Totais: 28

enquete encerrada: 05 Março 2011 às 06:09:11

Os relógios seriam uma Bolha?

  • 16 Respostas
  • 4482 Visualizações
*

Offline helio

  • *****
  • 903
    • Ver perfil
Os relógios seriam uma Bolha?
« Online: 03 Fevereiro 2011 às 07:09:11 »
Há anos estou vendo os preços de nosso hobby subir. Sobem sem razão lógica (talvez por encontrar malucos como nós dispostos a pagar ::)). Hoje curiosamente encontrei um artigo que pergunta se isto não seria uma bolha especulativa ???, originario a partir de um post no Timezone - http://forums.timezone.com/index.php?t=tree&goto=5463094&rid=3711
Vair o link - Are Watches A Bubble? - http://www.fratellowatches.com/archives/2011/02/02/are-watches-a-bubble/
Já votei ;D

Re: Os relógios seriam uma Bolha?
« Resposta #1 Online: 03 Fevereiro 2011 às 07:53:00 »
Oi Helio,

Acho que relógios não são uma bolha "per si", mas estão inseridos em uma bolha maior que é devida ao crescimento da economia mundial. Seria interessante comparar o aumento de preço de tabela da Rolex (por exemplo) ao longo dos dez últimos anos com outras "commodities", tais como Ferraris, apartamentos em Paris ou Londres, vinhos Mouton Rothschild, etc.

Um abraço,
Davi

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Os relógios seriam uma Bolha?
« Resposta #2 Online: 03 Fevereiro 2011 às 09:43:42 »
Concordo com o Davi. Além do que ele citou, notem a quantidade de novas marcas, ou marcas jovens, que já se inserem no mercado com preços absurdamente altos, acima das tradicionais e seculares marcas.

Creio que é uma espécie de "bolha" do luxo em geral. Vejo algo mais ou menos parecido, ainda que numa escala bem pequena e discreta, acontecendo com charutos. Há produtos de diferentes origens, novos, sendo inseridos no mercado com preços iguais ou superiores às tradicionais cubanas. Alguns sabemos que vêm de tabacaleiras famosas, cujo produto é de qualidade confiável. Outros, não se sabe. Podem ser bons, mas tem coisa meia boca por aí com preço alto.

Um dos grandes indicadores dessa bolha é o fato de que um mesmo consumidor que podia comprar o relógio "X" há uns 8 anos atrás, mas não comprou, hoje não pode, ou tem muito mais dificuldade em comprar o mesmo relógio "X", mesmo tendo mantido sua situação financeira. O cara que era rico para o mercado de luxo, está ficando cada vez mais pobre e aos poucos saindo do roll de consumidores desse mercado, mesmo tendo mantido ou até melhorado um pouco sua situação financeira. A bolha do luxo cresceu bem mais rápido.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 03 Fevereiro 2011 às 09:52:46 por Adriano »

Re: Os relógios seriam uma Bolha?
« Resposta #3 Online: 03 Fevereiro 2011 às 10:25:12 »
Prezados amigos...

No fim das contas, tudo se resume na mais velha relação de mercado "Oferta X Procura".

Embora todas as razões apresentadas pelos companheiros façam total sentido, o fato crucial, inegável, é que o preço se mantem ou sobe, porque existe um numero de pessoas dispostas a pagar por ele.

E este número é suficiente para sustentar a produção.

O mundo vive uma onda de consumismo, um frenesí em busca de aceitação e alpinismo social, que tem patrocinado este tipo de evento econômico, basta analisar o mercado de veículos importados de luxo, os numeros são crescentes ano após ano. Tanto é que a GM, em uma decisão inédita no país, agora vende o Camaro de forma oficial no Brasil, um carro de R$ 180.000,00.

Pelo menos para mim, a Daslu foi um grande ensino, porque uma loja que pratica os preços tão ofensivos (R$ 7.000,00 por uma gravata?), normalmente deveria se manter restrita a um mundinho de milionários, mas não foi o que ocorreu, confesso que fiquei boquiaberto quando ví as esposas de amigos saindo de nossa cidade exclusivamente para fazer compras lá, um fato social notável e controverso!

Por isso, cá com meus botões, não vejo como uma bolha, porque não há previsão de estouro, pelo contrário, a previsão é de que cada vez mais pessoas queiram se inserir no contexto "high society", ávidos a consumir estes produtos, afinal, que razões existiriam para explicar a epidemia de "falsificações (ou réplicas)" que assolou o país??


Que sentimento é este, que faz com que o indivíduo adquira um produto não recomendável em vários aspectos, principalmente pela qualidade, apenas para passar uma imagem de um "sucesso" que não ocorreu??

De outra forma, acredito que o único fator que possa influenciar nesta relação de preços, é uma grave crise econômica, mas que não pode ser associado a questão da "bolha", porque afetaria todos os mercados de uma vez, não só o de relógios!
« Última modificação: 03 Fevereiro 2011 às 10:27:52 por TioWatch »
"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

Re: Os relógios seriam uma Bolha?
« Resposta #4 Online: 03 Fevereiro 2011 às 13:20:00 »
No fim das contas, tudo se resume na mais velha relação de mercado "Oferta X Procura".

Embora todas as razões apresentadas pelos companheiros façam total sentido, o fato crucial, inegável, é que o preço se mantem ou sobe, porque existe um numero de pessoas dispostas a pagar por ele.


Bom, a poucos anos os imóveis só subiam de preço nos Estados Unidos e nem por isso não existia uma bolha.

Citar
De outra forma, acredito que o único fator que possa influenciar nesta relação de preços, é uma grave crise econômica, mas que não pode ser associado a questão da "bolha", porque afetaria todos os mercados de uma vez, não só o de relógios!

Os últimos anos foram uma gravíssima crise econômica principalmente nos mercados desenvolvidos, que são os maiores consumidores de relógios, e mesmo assim os preços continuaram altos. Então, seria o caso de que só o temido "double-dip" poderia trazer o preço dos relógios de volta ao que eram???

Prever bolhas é algo dificílimo (até porque se fosse fácil elas não existiriam), mas quando tem mercadoria de reputação duvidosa sendo comercializada a preço de marcas de altíssima qualidade e tradição é um indício de que existe algo errado. É uma bolha? Não sei, pode ser que amanhã as pessoas se deem conta de que tais produtos não possuem o mesmo nível de qualidade e os preços se ajustem, mas os de reputação duvidosa e não os de qualidade comprovada. E isso não caracterizaria a alta dos preços do período anterior como uma bolha, mas sim um breve momento de desequilíbrio entre oferta X demanda.

Agora, que eu torço para que seja uma bolha, ah isso eu torço!!!! Porque uma hora ela vai estourar, ficando muito mais fácil ($$) adquirir novas peças. Mas vai saber quando será esse dia...

Saudações,
Rodrigo

Re: Os relógios seriam uma Bolha?
« Resposta #5 Online: 03 Fevereiro 2011 às 13:51:08 »
No fim das contas, tudo se resume na mais velha relação de mercado "Oferta X Procura".

Embora todas as razões apresentadas pelos companheiros façam total sentido, o fato crucial, inegável, é que o preço se mantem ou sobe, porque existe um numero de pessoas dispostas a pagar por ele.


Bom, a poucos anos os imóveis só subiam de preço nos Estados Unidos e nem por isso não existia uma bolha.



Bom, acho que um fórum de relógios não é o lugar ideal para tal discussão, mas segue uma "palhinha".

Não existiu "bolha" na questão dos imóveis nos EUA, isso foi "papo de noticiário"!

O que ocorreu foi a alteração da legislação por parte de um grupo de banqueiros inescrupulosos que criaram o segmento denominado "subprime", onde, além de abrir crédito excessivo para quem não tinha condições, as pessoas de baixa renda que tinham imóveis quitados, foram convencidas a hipotecá-los para investir o dinheiro no meracdo de capitais e gerar uma renda melhor, ou seja, o sonho americano em sua essência!

O que eles não sabiam, é que as parcelas eram CRESCENTES, começavam, por exemplo, em US$ 1.000,00 e logo atingiam US$ 3.000,00, tornando-se impossíveis de serem pagas.

Como a legislação lá é completamente diferente da nossa, os bancos "tomam" os imóveis com uma imensa rapidez e facilidade, para que os amigos tenham uma idéia do que isto representou, no auge da crise, uma casa era tomada a cada 7 segundos e meio, no território americano!

Quando bairros inteiros se tornaram desertos, com MILHARES DE CASAS indo a leilão simultaneamente, é claro que o mercado foi para o chão, oferta x procura!

Imagine que você tenha uma casa para vender, e derrepente apareçam 10 casas bme mais baratas na sua rua. Ou você "dá" a sua casa, se estiver realmente precisando vender, ou já era o seu negócio!

O que eu torço é para que apareçam, de uma vez, uns 50 Speedmasters MOON para vender na lojinha do RM!
 ;D ;D ;D
"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Os relógios seriam uma Bolha?
« Resposta #6 Online: 03 Fevereiro 2011 às 13:54:40 »
Penso:
1-Bolha não é, não existe bolha em produtos de consumo, livro texto.
2-Não existe desequilíbrio na oferta-procura, os relógios que sobem de preço estão amplamente disponíveis. (desconsiderando definições de "economia for dummies")
3-Relógios de 1ª linha não são cotados em dolares, e sim em francos, e nesta moeda os relógios subiram uma fração do que na moeda americana.
4-Os custos de produção, sociais e de trabalho sobem a cada ano.
5-Inflação

Mas, Sub a us$7.5k ou mais não vale...

Vale a leitura:
Extraordinary Popular Delusions and the Madness of Crowds - Charles Mackay
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

Re: Os relógios seriam uma Bolha?
« Resposta #7 Online: 03 Fevereiro 2011 às 17:16:32 »
Tio, tenho uma visão diferente da sua, mas faço minha uma frase utilizada por você: "acho que um fórum de relógios não é o lugar ideal para tal discussão". Então vou parar por aqui.

Agora, quanto aos 50 Moon estou de acordo!!!!!!!!!!  ;D ;D ;D

Broker, concordo com você e peço desculpas por usar o termo erroneamente.

Só para ilustrar o item 3:



Abs,
Rodrigo

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Os relógios seriam uma Bolha?
« Resposta #8 Online: 03 Fevereiro 2011 às 20:02:10 »
Ok, estamos falando em hipóteses e um dado concreto (o aumento do preço dos relógios. Isso é fato). Porém, alguém possui aí o volume de vendas de fábricas há 10 anos e hoje e os lucros?

Digo isso porque li não sei onde que o mercado de relógios tinha tomado uma pancada de uns 30% na crise, mas mesmo assim, na época, alguns relógios tiveram seus preços majorados.

E sim, ao mesmo tempo que vi marcas surgindo, também vi outras, sobretudo no que diz respeito a materiais (movimentos, etc) sumirem.


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Os relógios seriam uma Bolha?
« Resposta #9 Online: 03 Fevereiro 2011 às 20:17:07 »
Bem, não sei se estamos usando o termo bolha erroneamente, mas o que eu quis dizer é que, por mais que o preço de marcas tradicionais subam, não vai ser um cuspe pro alto.

Porém para marcas jovens e caríssimas, creio que dentro de alguns anos as máscaras cairão.

Ou não, se realmente os públicos para uma coisa e outra forem tão diferentes quando reza o livro Time to Change.

Outra coisa é que, por mais que os custos de produção subam a cada ano, a proporção não é a mesma. Os fabricantes alegam aumentar os preços não pelos custos, mas por reposicionamento de mercado, o que é pior, pois é um argumento bem menos tangível. Falam sobre isso com a maior naturalidade. É o mesmo que: "o produto é o mesmo, e não melhoramos ele, mas ficou mais caro porque decidimos assim". É meio louco.

Não consigo responder à enquete porque não acho que os preços subiram mais do que deviam. Subiram mesmo, c'est la vie. Se eu não posso comprar um Audemars Piguet, a culpa é minha, não deles. Acho que a subida é natural, mas também não é lógica. Então a segunda opção também não se enquadra do que entendo.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 03 Fevereiro 2011 às 20:28:37 por Adriano »

*

Offline melao

  • *****
  • 613
    • Ver perfil
Re: Os relógios seriam uma Bolha?
« Resposta #10 Online: 03 Fevereiro 2011 às 20:41:26 »
No caso dos relogios mais populares parece nao ter havido agio ou supervalorizaçao.Orient,Seiko,Citizen e os suiços Tissot,Victorinox,Mido,Longines e alguns outros continuam acessiveis e em patamares bastante razoaveis.As vezes eles sao considerados caros aqui no Brasil por causa dos impostos mas lá fora seus preços continuam estaveis.
Ja nas marcas mais caras houve sim uma elevaçao substancial nos preços(as vezes absurda).O grande culpado é o publico que paga esses absurdos.Tem marca que vende relogio com Eta 7750 por 75.000 obamas dizendo que é esclusivo,limitado e etc.E tem doido que compra.
Most3lm.com

*

Offline Aero

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
Re: Os relógios seriam uma Bolha?
« Resposta #11 Online: 03 Fevereiro 2011 às 21:05:20 »
 Mas muita gente que compra essas máquinas bem caras nem tá ligando pro movimento do relógio, suas qualidades e características. E relógios mais caros geralmente tem muito ouro nas suas caixas e pulseiras, então o metal acaba influenciando.

 O relógio mais caro que eu vi em mãos foi um UrWerk. Tava mais caro que um Richard Mille. E respeitosamente, pra pagar sei lá, sei que eram mais de 80.000 euros naquele relógio, a compra tem obrigatoriamente ser por não ter mais o que comprar com a grana que tem.

 Eu vi o novo Breitling, o Transocean. 7.000 doletas. Acho que apesar do calibre, não vale o que se pede. Mas essas compras sempre tem seu lado emocional. Preferi economizar pro Daytona- que muitos dirão não valer o preço que se paga. Mas fazer o quê, né?

 Maldito lado emocional mandando na razão...

Re: Os relógios seriam uma Bolha?
« Resposta #12 Online: 03 Fevereiro 2011 às 21:46:07 »
Resumindo o que os amigos ponderaram, podemos chegar a seguinte conclusão...

Se houvesse um movimento de "boicote" por parte dos compradores, certamente ocorreria um "reposicionamento" para baixo!

O problema é que, aqueles que porventura estejam em um momento ascendente em suas carreiras profissionais, ou são herdeiros, estão "se lixando" se o preço subiu, se está fora de propósito...

Eles simplesmente compram e acabou, como disse com muita propriedade, nosso amigo Melão.

quando eu enfatizei "oferta X procura" não foi em questões absolutas matemáticas, mas querendo dizer exatamente isto, que sempre tem muita gente na "curva de cima" disposta a pagar quanto quer que seja para satisfazer o desejo de ter o produto!
"De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?"
Pv 17:16

Re: Os relógios seriam uma Bolha?
« Resposta #13 Online: 03 Fevereiro 2011 às 21:55:33 »
Pessoas,

É a boa e velha oferta x procura mesmo... em qualquer ramo.

Muito simples, se eu fosse empresário no ramo de relógios buscaria sempre o melhor/maior preço para meu ítem, se o mercado aceita e paga, continuo escalonando valores e valorizando cada vez mais minha produção.

Se a demanda cai, faria o caminho inverso.

A dita "bolha" começa a ser criada pelo aumento de consumo, isto é, por nós....simples....

[ ] ´s....

"O homem saiu do campo e criou a cidade grande para, nela poder trabalhar, ganhar dinheiro e voltar para desfrutar o campo. Parábola estúpida! O que se pode esperar de um cérebro acanhado em um sábado à noite?" Setembro 2.005

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Os relógios seriam uma Bolha?
« Resposta #14 Online: 03 Fevereiro 2011 às 22:24:56 »
Por falar nisso Adriano, o que achou (ou está achando) do livro? Não o comprei ainda.


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: Os relógios seriam uma Bolha?
« Resposta #15 Online: 03 Fevereiro 2011 às 23:26:46 »
Flávio, estou gostando bastante do livro. Não terminei de lê-lo, por falta de tempo, estou lendo a passo de tartaruga. O que achei legal foi a perspectiva que ele dá, que poucos conhecem. Algumas coisas, para quem está todo dia "no ramo", não são novidades. Mas gostei da abordagem que o livro dá ao assunto. É muito mais sobre mercado e marketing do que sobre relógio. Deve-se ter isso em mente antes de comprar o livro. Se estivr a fim de ler sobre isso, é perfeito.

Estou gostando bastante. A leitura não é das mais fáceis, dá para ver que os autores tem um pouco de dificuldade com o inglês, e têm medo de usar vírgula. Mas nada que seja cansativo de ler.

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Os relógios seriam uma Bolha?
« Resposta #16 Online: 04 Fevereiro 2011 às 10:20:29 »
Flávio, estou gostando bastante do livro. Não terminei de lê-lo, por falta de tempo, estou lendo a passo de tartaruga. O que achei legal foi a perspectiva que ele dá, que poucos conhecem. Algumas coisas, para quem está todo dia "no ramo", não são novidades. Mas gostei da abordagem que o livro dá ao assunto. É muito mais sobre mercado e marketing do que sobre relógio. Deve-se ter isso em mente antes de comprar o livro. Se estivr a fim de ler sobre isso, é perfeito.

Estou gostando bastante. A leitura não é das mais fáceis, dá para ver que os autores tem um pouco de dificuldade com o inglês, e têm medo de usar vírgula. Mas nada que seja cansativo de ler.

Abraços!

Adriano



Vou comprar hoje. Dois aliás. O site da FHH é muito bom! Já notei isso com caras que não tem o inglês como língua natal. Eles acabam escrevendo tão formalmente e com uma gramática tão corretinha, não usada nos dias de hoje, que parecem aqueles textos em inglês de 1800 e bolacha!


Flávio