diferenca entre um calendario instantâneo e semi-instantâneo?

  • 25 Respostas
  • 5983 Visualizações
*

awatchmaker

Re: diferenca entre um calendario instantâneo e semi-instantâneo?
« Resposta #20 Online: 05 Março 2011 às 21:12:28 »
Ola senhores Flavio e Adriano e a todos foristas eh claro, Pelo o que eu entendi presumo que sabem bastante sobre teoria da relojoaria, jah eu sou um jovem Relojoeiro ha somente 17 anos no ramo,cinco deles numa empresa Swiss ,tenho estudado ha dois na AWCI e claro apaixonado !!!! nos poderíamos estar sempre compartilhando de uma pagina talvez por mes, o que acham ? manteríamos nossos conhecimentos UP! e assim todos foristas ateh os mais leigos assim como eu poderiam usufruir de, derrepente informações valiosas para o dia a dia,  mas nao deveríamos mudar de tema como este caso e nem deveríamos fazer uma critica sem fazer uma finalização no mínimo construtiva soh para manter um bom convívio no Fórum, valeu? senhores sinceramente gostaria muito de ter mais tempo para a Teoria  para compreensão do que acontece na encima da bancada porque faz a gente pensar e compreender tudo melhor,parece que existe uma intercessão entre teoria e pratica gerando nossas reflexões e pontos de vista diferentes, mas na relojoaria soh existe um jeito de concertar relógios e nao eh de qualquer forma,certo? a gente lança as perguntas se ninguém souber como esta pergunta por exemplo ficou mais de mês ninguém respondeu quando veio outra pergunta simples que fiz aqui outro dia no forum foi: se um relogio automático para de noite o que poderia ser? por exemplo para os mais experientes seria otima oportunidade  para deixar a mente fluir e abrir os livros e esbanjar conhecimento....come on Guys?? divide este os conhecimentos com a gente , please...!!  bom a todos um bom carnaval, divirtam-se com moderação!! e ateh breve com mais Theory of Horology.... Abraco.


 

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: diferenca entre um calendario instantâneo e semi-instantâneo?
« Resposta #21 Online: 06 Março 2011 às 04:58:35 »
Acontece que o Theory of Horology não é um livro completo, mas uma apostila para acompanhamento dos cursos, como do Wostep. Por isso é um livro que aborda os assuntos um pouco mais superficialmente; o resto é ensinado no curso. Ele não é um livro para consulta isolada. Gosto bastante dele, mas concordo mesmo que é um pouco caro. Paguei CHF 180,00 na loja da Bergeon, em Le Locle.

Abraços!

Adriano



Esse é o grande problema Adriano! Eu o tenho. Mas tenho porque possuo livros demais, como sabe. Não recomendo como livro para quem está começando. Não discuto que seja um bom livro, mas analiso sempre o custo benefício: simplesmente não vale a fortuna que custa. Eu paguei uns 200 francos ou mais, ora, isso é um absurdo, o Watchmaking do Daniels custa 60 dólares! Em síntese, como discutimos há anos: se você já tem vários livros, o compre. Se não tem, há outros melhores a comprar antes dele, e olhando sua veia. Eu, por exemplo, abandonei há muito a veia técnica e parti para a histórica. Então, hoje não tenho muito saco com livros eminentemente técnicos como o Theory of Horology. Prefiro o The Art of breguet, por exemplo, que, graças ao bom pai, consegui comprar em Le Sentier por um preço não abusivo (foi 80 dólares, se não me engano). Então, como tudo na vida, há a relação custo benefício. O livro é bom? É. Vale o que custa? Sei lá...Eu comprei porque já tinha uma centena deles. Mas se estivesse começando uma biblioteca, o colocaria no fim. Já coloquei aqui o que seria a biblioteca inicial do entusiasta, e cada um tem um lance a seguir. Há pessoas que gostam do lance histórico (eu, por exemplo), outros, do técnico pela técnica. Tenho opiniões sobre cada um deles, como já postei aqui, basta ver a bibliografia dos meus longos textos. Para quem quer ficar maluco, como sempre indico o Revolution in Time, que quando foi lançado em português, acho que "obriguei" todos a ler. Conhecimento bom é assim: difundido. Não sou relojoeiro, nunca fui, apenas desmontei durante uns 6 meses relógios para ver como funcionavam, depois enchi o saco. Aí passei para a veia histórica (o curioso é que minhas ferramentas são até top, como pinças Precista, chaves AF, como sabe, mas nem uso), que é o que me move. Mas sim, leio sobre a técnica, mas me basta saber o básico. O Theory of Horology é bom? Sim, muito bom. Mas poderia custar 50 dólares, não 200! Continuo com a opinião: é interessado pela técnica? Leia o Watchmaking do Daniels. Leitura tortuosa, mas com mais conteúdo do que o Tof Horology. Quer ter uma biblioteca completa? Aí é gasto...Eu, por exemplo, como já disse, tenho livros demais e, para dizer a verdade, achei que valeram cada centavo os livros sobre reguladores da série Precision Pendullun Clocks. Fodásticos esses livros! O Lourival que o diga, comprou o primeiro por indicação minha e depois me agradeceu. Falei cara, o livro é fodástico! O ToH é bom, mas não fodástico. Pior: custa caro. Não são todos dos fórum que estão dispostos a pagar quase 400 reais em um livro meia bomba. Como disse, se querem gastar em algo que os deixarão de pau duro, comprem o Revolution in Time, 10 dólares, e leiam como se fosse o último livro da Terra. Foda. Muito foda esse livro. Quando o li, há 12 ou 13 anos, pensei: é isso! Vou escrever sobre isso.

Mas volto a dizer. Nenhum livro é perfeito, nunca achará todas as respostas em apenas um auto, simplesmente porque a vida é assim. Então, se já tem vários livros, compre o ToH, caso contrário, compre outros em primeiro lugar.


Flávio

*

fernando r

Re: diferenca entre um calendario instantâneo e semi-instantâneo?
« Resposta #22 Online: 07 Março 2011 às 02:39:21 »
Bom Dia,
Quero ser chato mas com boa intenção ok? rs
Eu entendi a diferença teórica entre os dois tipos de calendário.
Mas minha dúvida é prática: segundo vc disse, o 2824 e o 2836 tem calendários semi instantâneos. Aí reside minha duvida: o 2824 vc vê se mover quando aproxima-se das 00:00 h e o 2836 não, ele pula direto, no caso o meu por volta de 23:55h, pulando a o dia e a data. Para comparar: o meu Orient , com calendário dia e data, a data começa a mudar por volta de 0:00h e vai mudando até saltar, mas o dia continua o mesmo, vindo a mudar, depois de se mover mais tarde, por volta de 2:00 h.
Quero entender pq não vejo o início do movimento do dia e data no 2836 e quando olho ele salta de uma vez, dia e data.
Entendeu minha dúvida prática?
Obrigado pela paciência.
Abraço


Boa Noite,
Não sei se entendi tudo errado, rs, mas ficou uma dúvida.
Tenho máquina ETA 2824 e a data vai mudando devagar até saltar. Já a ETA 2836 do Visodate, pula de uma vez, data e dia da semana, por volta de 23:55h.
São sistemas diferentes?
Grato.
Abraço.
Caro Fernando maquinas ETA no geral nao tem sistema de calendário instantâneo, no caso destes dois calibres sao exactamente o mesmo sistema de calendário a única diferença eh que o 2836 eh calendário duplo.  mesmo que vc tenha a impressão que ele de cabia instantaneamente mas se vc fizer o teste de trocar o calendário bem devagar vc pode perceber que apartir de uma certa hora , creio 23:30 o calendário começa a puxar o disco calendário, ateh o cambio a meia noite por isso SEMI - instantâneo, no caso do Rolex por exemplo isso nao acontece porque o sistema eh diferente e o sistema de calendário nao encosta no disco ateh a hora da troca de data instantaneamente, que eh meia noite.por isso vc também PODE usar o cambio rápido a qualquer hora sem problemas de estragar nenhuma parte das engrenagens, nas maquinas ETA nao se deve fazer uso do cambio rápido do calendário das 9 pm ateh 1 am, pois entre estes horários corre-se o risco de danificar alguma engrenagem do sistema, espero ter ajudado a esclarecer sua duvida eh para isso que usamos o fórum , para trocar informações, aprender um com os outros, mesmo que "discutimos" com mais eloquência e paixao isso mostra que queremos aprender e gostamos do que fazemos e nao para criar inimizade com nossos colegas,muitas das vezes estamos todos aprendendo uns com os outros. obrigado por participar e um forte abraco.




Ola senhores coloquei este tema e depois respondi de acordo com a aula que tive na Awci Horology institute , eh claro que nao sou dono da verdade e minha intencao nao foi criar uma discussao aqui sem fundamento e sim passar uma informacao importante inclusive pergunta de prova para quem esta tirando diploma de relojoeiro.... neste caso a pergunta e a resposta foi tirada do livro "the theory of horology" a "biblia" do relojoeiros na pagina 194 quem tiver alguma duvida pode ir consultar e tirar suas propias conclusoes. um forte abraco a todos e um otimo dia.


Justamente. A minha explicação do calendário instantâneo está exatamente na página seguinte, 195, do Theory of Horology. Ali confirma que, como eu afirmei anteriormente, apesar do salto se dar à meia-noite, o engajamento começa horas antes. Segundo o livro, aliás, por volta das 17 horas. A mola de retorno vai sendo pressionada lentamente até próximo da meia-noite, quando sua força é vencida e ela dispara contra o disco do calendário, fazendo o salto. O dente permanece em contato, contudo, por mais um tempo. Isso é facilmente visível em um ETA 2824. Logo após o salto instantâneo, se tentar saltar o calendário usando o câmbio rápido, verá que o salto não se dá perfeitamente e pode não saltar. Se saltar o calendário manualmente antes da meia-noite, o salto à meia-noite também não ocorrerá. Nos Omega 3303, de base Frederic Piguet, esse efeito é pior ainda. Mesmo depois do salto, o calendário continua engajado por pelo menos mais uma hora e meia.

Logo, apesar do salto ser instantâneo, o engajamento da roda do calendário começa bem antes disso e perdura após o salto. Por isso, é recomendável que se evite o manuseio manual do calendário horas antes e depois da meia-noite, mesmo com o sistema instantâneo.

Abraços!

Adriano

*

awatchmaker

Re: diferenca entre um calendario instantâneo e semi-instantâneo?
« Resposta #23 Online: 07 Março 2011 às 10:03:15 »
Bom Dia,
Quero ser chato mas com boa intenção ok? rs
Eu entendi a diferença teórica entre os dois tipos de calendário.
Mas minha dúvida é prática: segundo vc disse, o 2824 e o 2836 tem calendários semi instantâneos. Aí reside minha duvida: o 2824 vc vê se mover quando aproxima-se das 00:00 h e o 2836 não, ele pula direto, no caso o meu por volta de 23:55h, pulando a o dia e a data. Para comparar: o meu Orient , com calendário dia e data, a data começa a mudar por volta de 0:00h e vai mudando até saltar, mas o dia continua o mesmo, vindo a mudar, depois de se mover mais tarde, por volta de 2:00 h.
Quero entender pq não vejo o início do movimento do dia e data no 2836 e quando olho ele salta de uma vez, dia e data.
Entendeu minha dúvida prática?
Obrigado pela paciência.
Abraço
vamos analizar juntos, embora sejam o mesmo sistema um calendario eh duplo,certo? a mola do calendario pode estar mais tencionada segurando um pouco mais o calendario para uma mudanca mais segura e precisa,  tambem na hora da mudanca a meia noite como vc mencionou esta cambiando exatamente a meia noite, dando uma melhor impressao de exatidao, otimo ! ja no outros com a mola menos tencionadas,sendo unico disco sendo mais leve poderiam estar sendo mais flexisiveis movendo o disco com mais facilidade entao automaticamente vai empurrando o disco calendario ateh a mudanca , e se nao estiver cambiando exatamente a 24hrs a impressao ainda maior de um sistema mais lento, mais nao se preocupe todos os sistemas funcionam bem para o que foram feitos, e nao vao te dar nenhum problema futuro. um abraco.


Boa Noite,
Não sei se entendi tudo errado, rs, mas ficou uma dúvida.
Tenho máquina ETA 2824 e a data vai mudando devagar até saltar. Já a ETA 2836 do Visodate, pula de uma vez, data e dia da semana, por volta de 23:55h.
São sistemas diferentes?
Grato.
Abraço.
Caro Fernando maquinas ETA no geral nao tem sistema de calendário instantâneo, no caso destes dois calibres sao exactamente o mesmo sistema de calendário a única diferença eh que o 2836 eh calendário duplo.  mesmo que vc tenha a impressão que ele de cabia instantaneamente mas se vc fizer o teste de trocar o calendário bem devagar vc pode perceber que apartir de uma certa hora , creio 23:30 o calendário começa a puxar o disco calendário, ateh o cambio a meia noite por isso SEMI - instantâneo, no caso do Rolex por exemplo isso nao acontece porque o sistema eh diferente e o sistema de calendário nao encosta no disco ateh a hora da troca de data instantaneamente, que eh meia noite.por isso vc também PODE usar o cambio rápido a qualquer hora sem problemas de estragar nenhuma parte das engrenagens, nas maquinas ETA nao se deve fazer uso do cambio rápido do calendário das 9 pm ateh 1 am, pois entre estes horários corre-se o risco de danificar alguma engrenagem do sistema, espero ter ajudado a esclarecer sua duvida eh para isso que usamos o fórum , para trocar informações, aprender um com os outros, mesmo que "discutimos" com mais eloquência e paixao isso mostra que queremos aprender e gostamos do que fazemos e nao para criar inimizade com nossos colegas,muitas das vezes estamos todos aprendendo uns com os outros. obrigado por participar e um forte abraco.




Ola senhores coloquei este tema e depois respondi de acordo com a aula que tive na Awci Horology institute , eh claro que nao sou dono da verdade e minha intencao nao foi criar uma discussao aqui sem fundamento e sim passar uma informacao importante inclusive pergunta de prova para quem esta tirando diploma de relojoeiro.... neste caso a pergunta e a resposta foi tirada do livro "the theory of horology" a "biblia" do relojoeiros na pagina 194 quem tiver alguma duvida pode ir consultar e tirar suas propias conclusoes. um forte abraco a todos e um otimo dia.


Justamente. A minha explicação do calendário instantâneo está exatamente na página seguinte, 195, do Theory of Horology. Ali confirma que, como eu afirmei anteriormente, apesar do salto se dar à meia-noite, o engajamento começa horas antes. Segundo o livro, aliás, por volta das 17 horas. A mola de retorno vai sendo pressionada lentamente até próximo da meia-noite, quando sua força é vencida e ela dispara contra o disco do calendário, fazendo o salto. O dente permanece em contato, contudo, por mais um tempo. Isso é facilmente visível em um ETA 2824. Logo após o salto instantâneo, se tentar saltar o calendário usando o câmbio rápido, verá que o salto não se dá perfeitamente e pode não saltar. Se saltar o calendário manualmente antes da meia-noite, o salto à meia-noite também não ocorrerá. Nos Omega 3303, de base Frederic Piguet, esse efeito é pior ainda. Mesmo depois do salto, o calendário continua engajado por pelo menos mais uma hora e meia.

Logo, apesar do salto ser instantâneo, o engajamento da roda do calendário começa bem antes disso e perdura após o salto. Por isso, é recomendável que se evite o manuseio manual do calendário horas antes e depois da meia-noite, mesmo com o sistema instantâneo.

Abraços!

Adriano

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: diferenca entre um calendario instantâneo e semi-instantâneo?
« Resposta #24 Online: 07 Março 2011 às 12:31:14 »
Bom Dia,
Quero ser chato mas com boa intenção ok? rs
Eu entendi a diferença teórica entre os dois tipos de calendário.
Mas minha dúvida é prática: segundo vc disse, o 2824 e o 2836 tem calendários semi instantâneos. Aí reside minha duvida: o 2824 vc vê se mover quando aproxima-se das 00:00 h e o 2836 não, ele pula direto, no caso o meu por volta de 23:55h, pulando a o dia e a data. Para comparar: o meu Orient , com calendário dia e data, a data começa a mudar por volta de 0:00h e vai mudando até saltar, mas o dia continua o mesmo, vindo a mudar, depois de se mover mais tarde, por volta de 2:00 h.
Quero entender pq não vejo o início do movimento do dia e data no 2836 e quando olho ele salta de uma vez, dia e data.
Entendeu minha dúvida prática?
Obrigado pela paciência.
Abraço


Boa Noite,
Não sei se entendi tudo errado, rs, mas ficou uma dúvida.
Tenho máquina ETA 2824 e a data vai mudando devagar até saltar. Já a ETA 2836 do Visodate, pula de uma vez, data e dia da semana, por volta de 23:55h.
São sistemas diferentes?
Grato.
Abraço.
Caro Fernando maquinas ETA no geral nao tem sistema de calendário instantâneo, no caso destes dois calibres sao exactamente o mesmo sistema de calendário a única diferença eh que o 2836 eh calendário duplo.  mesmo que vc tenha a impressão que ele de cabia instantaneamente mas se vc fizer o teste de trocar o calendário bem devagar vc pode perceber que apartir de uma certa hora , creio 23:30 o calendário começa a puxar o disco calendário, ateh o cambio a meia noite por isso SEMI - instantâneo, no caso do Rolex por exemplo isso nao acontece porque o sistema eh diferente e o sistema de calendário nao encosta no disco ateh a hora da troca de data instantaneamente, que eh meia noite.por isso vc também PODE usar o cambio rápido a qualquer hora sem problemas de estragar nenhuma parte das engrenagens, nas maquinas ETA nao se deve fazer uso do cambio rápido do calendário das 9 pm ateh 1 am, pois entre estes horários corre-se o risco de danificar alguma engrenagem do sistema, espero ter ajudado a esclarecer sua duvida eh para isso que usamos o fórum , para trocar informações, aprender um com os outros, mesmo que "discutimos" com mais eloquência e paixao isso mostra que queremos aprender e gostamos do que fazemos e nao para criar inimizade com nossos colegas,muitas das vezes estamos todos aprendendo uns com os outros. obrigado por participar e um forte abraco.




Ola senhores coloquei este tema e depois respondi de acordo com a aula que tive na Awci Horology institute , eh claro que nao sou dono da verdade e minha intencao nao foi criar uma discussao aqui sem fundamento e sim passar uma informacao importante inclusive pergunta de prova para quem esta tirando diploma de relojoeiro.... neste caso a pergunta e a resposta foi tirada do livro "the theory of horology" a "biblia" do relojoeiros na pagina 194 quem tiver alguma duvida pode ir consultar e tirar suas propias conclusoes. um forte abraco a todos e um otimo dia.


Justamente. A minha explicação do calendário instantâneo está exatamente na página seguinte, 195, do Theory of Horology. Ali confirma que, como eu afirmei anteriormente, apesar do salto se dar à meia-noite, o engajamento começa horas antes. Segundo o livro, aliás, por volta das 17 horas. A mola de retorno vai sendo pressionada lentamente até próximo da meia-noite, quando sua força é vencida e ela dispara contra o disco do calendário, fazendo o salto. O dente permanece em contato, contudo, por mais um tempo. Isso é facilmente visível em um ETA 2824. Logo após o salto instantâneo, se tentar saltar o calendário usando o câmbio rápido, verá que o salto não se dá perfeitamente e pode não saltar. Se saltar o calendário manualmente antes da meia-noite, o salto à meia-noite também não ocorrerá. Nos Omega 3303, de base Frederic Piguet, esse efeito é pior ainda. Mesmo depois do salto, o calendário continua engajado por pelo menos mais uma hora e meia.

Logo, apesar do salto ser instantâneo, o engajamento da roda do calendário começa bem antes disso e perdura após o salto. Por isso, é recomendável que se evite o manuseio manual do calendário horas antes e depois da meia-noite, mesmo com o sistema instantâneo.

Abraços!

Adriano





Fernando, no sistema instantâneo (olhe a foto do Rolex mostrado acima), há um came. Quando a alavanca que está pressionada pela mola "cai" no recesso do came, a operação completa-se instantaneamente, daí a diferença. No livro TTOH citado há esquema desenhado para os dois sistemas, estou sem scanner, mas quem tiver o livro em mãos agora poderia postar os desenhos, ficará fácil entender. No outro livro que citei, a explicação é boa, mas não tem desenhos, você tem que imagnar o que acontece.

Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: diferenca entre um calendario instantâneo e semi-instantâneo?
« Resposta #25 Online: 07 Março 2011 às 13:15:15 »
Não sei alemão, quem sabe volte para a língua padrão, mas achei uma página que explica com desenhos os sistemas (aliás, o site desse cara parece ser muito bom, mas não sei alemão. Talvez se tivesse usado o google translator para o inglês tivesse ficado melhor).

Mas o que interessa é a primeira foto.

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=de&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.watchtime.ch%2Fcontent%2Findex.php%2Fuhren-a-technik%2Fuhrentechnik%2F58-datumsanzeige

Tanto num sistema quanto no outro, a roda do calendário está engatada na roda de horas, claro, com redução de 2 para um (a roda de horas gira a cada 12, a do calendário a cada 24). Em determinado momento, o entalhe da roda do calendário irá se engatar nos recessos do disco do calendário e comecará a empurrá-lo. A roda, pois, entra na zona de "recesso" do disco de calendário muito antes de a mudança ocorrer. Em determinado momento, o giro da roda comecará a descomprimir a mola de retenção acima que mantém a data do dia anterior no local. O sistema, porém, ainda estará sob compressão (tentem visualizar as rodas girando). Em determinado momento, porém, a mola vencerá o ressalto e travará a data no dia seguinte e a roda de data continuará girando, por mais 24 horas, até que o seu entalhe encaixe novamente no disco e o empurre (na verdade o mecanismo está simplificado no desenho para melhor compreensão, pois há um alavanca que puxa tudo). Por que não é possível voltar para trás enquanto está tudo engatado? Observem que o os entalhes e encaixes só permitem uma direção. Se você voltar, tanto o encaixe da roda (o "finger") quanto a própria mola de retenção poderão quebrar. Há soluções engenhosas, como a seiko, que usam sobre a roda alavancas de plástico, que tem mobilidade. Se o cara retornar a data, como tudo é de plástico, irá flexionar para o lado oposto sem quebrar.

No sistema instantâneo a mudança é instantânea, mas isso não quer dizer que o sistema não se engate um pouco tempo antes. Existem vários sistemas feitos para que a mudança ocorra instantaneamente, mas o que basicamente diferencia (mecanicamente falando) o normal do rápido é a existência do came (vejam a foto do Rolex 3135 no tópico lançado hoje). A mola de retenção permanece tensionando o sistema, mas como por definição, no came há um ressalto, uma caída, quando chega naquele momento, a data muda automaticamente. Mas o sistema já estava engatando, como no anterior, algum tempo antes.



Flávio