Espaço de discussões > Tópicos clássicos

Speedmaster Moon - 321 ou 861. Qual foi à Lua?

(1/11) > >>

Miguel:

Amigos,

Sei que esta questão já foi debatida no antigo fórum, mas trago-a novamente, pois encontrei no "livrão" da Omega, finalmente, a confissão oficial da empresa: foi o calibre 321 o único (ou, pelo menos, o primeiro) que passeou na Lua.

Vejam esta página do livrão:


mestreaudi:
Entre essas e outras, por isso q esse calibre 321 é tão valorizado!!!  ;)
Estou no grupo dos q acreditam q o 321 foi o único calibre na Lua!

Gosto muito dos Speedys com essa máquina.

O Adriano pode nos esplicar melhor, mas creio q a manutenção, revisão, troca de peças para esse calibre já esteja sendo um pouco complicada.

A propósito Miguel, mudando um pouco o foco no tópico, esse livrão da Omega vale a pena comprar, apesar do seu alto preço, não vale?

Abraços!!!!!

Gravina:
Calibre 321 - ref 145.012 e ref ST 105.012

O comprado pela NASA, e aprovado........ST 105.003

Abs

Gravina

Adriano:
É verdade. Como bom aficcionado pela alunisagem, acrescento algumas informações. Somente o 321 foi usado na superfície da Lua, pois apesar da 861 já estar em linha haviam mais de 3 anos na ocasião da Apollo 17 (Cernan, Evans, Schmitt, comandante, piloto do módulo de comando e piloto do módulo lunar, respectivamente) em dezembro de 1972, o Speedy's fornecidos como equipamento ainda eram do meio da década de 1960, pelo que indicam registros.

Porém, boa parte dos astronautas usavam dentro da espaçonave não o Speedy do uniforme, mas Speedy's particulares, normalmente com pulseiras de aço (originais ou as famosas JB Champion), e mais novos que os fornecidos como equipamento. Um dos casos bem claros é o da Apollo 10 (Stafford, Young, Cernan), onde os três usavam Speedy's particulares, com pulseiras de aço, dentro da espaçonave. Na ocasião, contudo, eram todos 321 (estamos falando de Maio de 1969; mesmo particulares, deviam ser 321).

Outro porém, no entanto, ocorreu na Apollo 15 (Scott, Worden, Irvin), de julho de 1971. Dave Scott estava de posse de um Walthan particular. Na segunda EVA (extra vehicular activity) na superfície, o vidro do seu Speedy saltou fora, e ele optou por utilizar o Walthan em sua terceira EVA. Logo, este esteve na superfície da Lua. Na Apollo 17, pelo menos Cernan estava com um Speedy particular. Muito provavelmente bem novo, muito provavelmente um 861. Então há grande possibilidade de que o 861 foi à Lua, mas não esteve na superfície. Vale lembrar que do ponto de vista técnico, da NASA, orbitar a Lua é "estar" na Lua. Portanto, eventualmente pilotos dos módulos de comando das Apollo 12 em diante poderiam eventualmente estar usando Speedy's particulares com 861. Nunca ficou evidente que alguém tenha usado na superfície algum 861, embora tenha existido essa possibilidade, na ocasião de alguém usar um Speedy particular como backup em caso do "oficial" dar defeito, como ocorreu com Dave Scott e seu Waltham. Podia ter acontecido com um Speedy particular e com grandes chances de ser um 861. Isso nunca ficou claro e não há evidências de que isso tenha acontecido, pois estaria relatado em relatórios e comunicações algum caso de um relógio ter dado defeito e ter sido necessário sua substituição. Particularmente não creio que algum 861 tenha sido usado na superfície. Mas creio que algum 861 particular tenha ido à Lua, e sendo particular, ficou no módulo lunar durante as EVA's ou em posse do piloto do módulo de comando, orbitando a Lua.

Acrescento ainda que, para todos os efeitos, a Omega considera como "worn on the Moon" os de fato usados na superfície, uma visão diferente da NASA sobre o que é estar na Lua. Por isso o primeiro Speedy na Lua ocorreu na Apollo 11 (Armstrong, Collins, Aldrin), precisamente o de Aldrin (já que o de Armstrong ficou no módulo). Caso contrário, os Speedys da tripulação da Apollo 8 (Borman, Lovell, Anders) foram os primeiros a ir até a lua, ainda que não na superfície. Do ponto de vista do programa espacial, foram os primeiros homens à ir para a Lua.

Recapitulando: é quase totalmente certo de que a NASA nunca comprou ou forneceu Speedy's com 861 durante o programa Apollo. É quase totalmente certo de que todos os que estiveram na superfície lunar eram 321, pelo mesmo motivo. Mas é provável que algum ou alguns 861 particulares estiveram na Lua, em órbita, ou dentro do módulo lunar, ainda que não haja nenhuma evidência documental, pois não era necessário relatar/documentar os objetos de uso pessoal com tamanha riqueza de detalhes, como referência de um relógio, para comprovar que os particulares eram 861. O mesmo vale para o Rolex GMT de Swigert da Apollo 13 (Lovell, Swigert, Haise). Não há nada documentado, embora as fotos evidenciem, ainda que sem clareza total, que ele usava um GMT.

Sobre a manutenção, a do 321 já está bastante complicada quando há necessidade de peças. Infelizmente há alguns até com peças importantes estirpadas/canibalizadas, como alavancas e rodas. Nunca vi nenhuma recuperação impossível, mas já vi uma "quase".


Abraços!

Adriano

PS: tenho muitas horas de vídeos originais do programa Mercury, Gemini e Apollo. Vou procurar por "capturas" de imagens legais, especialmente dos Speedy's particulares. Com certeza há várias.

Miguel:

O que você quer dizer, Douglas?



--- Citação de: Gravina em 02 Fevereiro 2009 às 11:01:04 ---Calibre 321 - ref 145.012 e ref ST 105.012

O comprado pela NASA, e aprovado........ST 105.003

Abs

Gravina

--- Fim de citação ---

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa