Relógios Nacionais - Grão Duque e Nortex

  • 1 Respostas
  • 7270 Visualizações
*

Offline Clélio

  • *****
  • 1.400
    • Ver perfil
Relógios Nacionais - Grão Duque e Nortex
« Online: 01 Março 2011 às 14:12:35 »
Amigos,

Outro em uma feira um senhor que estava com um relógio Grão-Duque e me perguntou se eu sabia este relógio era fabricado em Pernambuco, eu desconhecia esta história, mas dando uma busca na net encontrei a seguinte referencia no site Relogios&Relogios 

Pergunta do Sr. Falcon

" Alguém aqui sabe da existência, nos idos das décadas de 60/70, de uma indústria de relógios chamada Industria Pernambucana de Instrumentos de Precisão, ou algo parecido, que fabricou na cidade de Garanhuns/PE os simples relógios Nortex e Grão Duque 100% nacionais? O que aconteceu com essa indústria? porque não evoluiu?
Abs
Falcon"

Resposta do Sr. Dinilson

Olá Falcon,
até por questões acadêmicas fiquei interessado na empresa que vc menciona. Não sabia da sua existência. A única coisa que soube (internet) é que ela fabricou o relógio que adorna a cidade de Garanhuns, Um relógio de flores. Seus produtos foram o Grão Duque o Nortex Pelé. Era de propriedade de um suíço, de nome Alfred Henry Meyr, que ainda vive, segundo soube. Caso saiba de mais coisas, informe aqui no site. Concordo com vc,este é um tema importante para quem gosta de relógios no Brasil: pq não temos um produto genuinamente nacional?

Isso me deixou muito curioso. Eu tenho um Nortex Pelé e sempre achei que fosse uma empresa suíça que fizesse relógios para o mercado brasileiro sob encomenda, mas nunca uma marca nacional.
Aproveito para perguntar aos amigos se alguém tem maiores informações sobre esta empresa ? Parece o nome era "Companhia Industrial de Instrumentos de Precisão -CIIP". instalada em Garanhuns

Abs a todos.

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Relógios Nacionais - Grão Duque e Nortex
« Resposta #1 Online: 01 Março 2011 às 14:47:30 »
Muito interessante !!
Achei até uma imagem do modelo Nortex Pelé: