Não sei a experiência de vocês com os Correios. Mas nos últimos anos a minha tem sido péssima.
O último caso foram dois relógios um vindo da Rússia e outro do Japão que simplesmente ficaram perdidos em Curitiba. Já fiz reclamação formal e simplesmente as resposta é que não sabem onde estão as encomendas.
Não sei se é apenas coincidência, eu particularmente acho que não, mas os dois relógios tinham valor abaixo de $50 e foram enviados por pessoa física. Portanto não foram taxados.
As encomendas que geram cobrança de imposto sempre chegam. Demoram é claro uma eternidade, mas sempre chegaram. Só um desabafo.
Abraços
Alexandre Guerra
Nos últimos 2 anos o nível de serviço dos Correios caiu absurdamente, coincidentemente com o aumento das investigações de corrupção.
No meu entendimento, essa queda está intimamente relacionada com o "fechamento do registro" das propinas e o saneamento da empresa, que deveria ser uma farra, diante da impunidade dos últimos 20 anos. Assim, a empresa viu-se na obrigação de reduzir custos, cortando na carne (dispensando funcionários e fechando agências).
Em paralelo, temos a situação de crise no país e o aumento da incidência de roubo de cargas (tanto nas ruas como internamente, nas agências e centros de distribuição, muitas vezes pelos próprios funcionários). Tal fato acarretou no aumento exponencial das taxas de seguro encarecendo ainda mais um serviço que estava declinando em qualidade, além de trazer dificuldades operacionais na logística e aumentar ainda mais a insatisfação dos clientes......
Uma pena um serviço essencial e básico ter sido sucateado.......nada mais do que um reflexo do nosso próprio país.
Tenho evitado usar os Correios ao máximo, mas quando uso dou preferência ao Sedex. Para compras internacionais, sempre exijo do vendedor que envie pela modalidade
"Express" ou similar, que é mais cara mas possui
rastreamento ponto a ponto, o que dificulta os "extravios propositais". Envio internacional sem rastreamento é pedir para ficar sem a encomenda....eu mesmo perdi várias encomendas até aprender! Vejam esta observação, que só aparece na página de rastreio de objetos internacionais:
"
Para os objetos postados no Exterior para o Brasil, o serviço contratado pelo remetente na origem determina o nível de informação de rastreamento de objetos em nosso site.
Objetos registrados recebidos do exterior que apresentam código iniciado por “R” não pertencem à modalidade expressa, sem rastreamento ponto a ponto, ou seja, as informações no sistema de rastreamento incluem apenas os eventos de: recebimento no Brasil e entrega, tentativa de entrega ou aguardando retirada na unidade responsável.
Em alguns casos, pode haver os eventos de “encaminhamento para fiscalização” e “tributação e saída da fiscalização”, cujo prazo estimado de entrega é de 40 DIAS ÚTEIS a partir da liberação na alfândega."
Como exemplo, este rastreamento é de uma encomenda minha que foi enviado por modalidade Express:
LX028617036PL, postada em 7/Abr e recebida em 19/Abr, com a rastreabilidade completa em
12 dias;
Esta outra, econômica, mas ainda assim rastreável (veja que inicia ciom "R"):
RZ064576731GB, postada em 5/Dez, recebida em 31/Jan.....somente com rastreabilidade mínima, em
57 dias!
obs.: ambas liberadas sem taxas