escols de relojoaria

  • 21 Respostas
  • 10268 Visualizações
*

Offline reis

  • **
  • 52
    • Ver perfil
escols de relojoaria
« Online: 11 Março 2011 às 10:33:13 »
Alo  meus companheiros de jornadas bom dia. Tem muitagente procurando por curços de relojoeiro em portugues, mais o melhor curço  é aqi neste forum que mostra teoria e pratica as duas terão de andar juntas.gostariia de ter mais esclarecimento obre os CD tecicos se sõ fornecido so para as Autorizadas  Abraço do amigo Reis

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: escols de relojoaria
« Resposta #1 Online: 11 Março 2011 às 11:49:43 »
Não há mais escolas de relojoaria no Brasil. Não há, também, nem ao menos cursos por correspondência ou internet aqui. Há um pequeno curso divulgado pelo Luís, que postava aqui, podendo ser acessado no link:

http://relojoeiro.no.sapo.pt/

Há bons livros em inglês para aprender "na marra", indico apenas um, o resto é resto: Practical Watch Repairing do Donald de Carle.

Escolas de relojoaria existem no exterior. A mais antiga e tradicional é o BHI, que fica em Londres. O curso é dividido em 3 níveis, sendo que no último você é capaz de construir peças. Pode ser feito de forma presencial ou através de correspondência e, segundo o material que tenho (não fiz o curso, mas tenho o material de inscrição), tanto um quanto outro podem ser completados em cerca de 3000 horas de estudo. Você não precisa necessariamente fazer todos, mas tendo completado os três e passados nos exames (que, mesmo feito por correspondência, só são ministrados em Londres), será MBHI (Master do BHI). Pode parecer uma bobagem isso, mas o tal MBHI tem peso na indústria e é reconhecido pelo governo britânico como curso técnico com chancela real e você, inclusive, ganha o direito de colocar isso após seu nome. Se trouxer uma grande novidade para a relojoaria, poderá, inclusive, ostentar o FBHI no seu nome (Fellow do BHI), que é como um "doutor". Poucos caras no mundo são FBHI.

Outro curso, mas é que mais voltado para fornecer material para a indústria suíça, é do WOSTEP.

http://www.wostep.ch/index.php?id=1&lang=en


Somente presencial, também cerca de 3000 horas, full time, salvo engano em dois anos. Custa uma baba, te ensina inclusive projetos de relógios e é reconhecido na Europa como curso superior, como se fosse "engenharia micromecânica".

Há também, nos Estados Unidos, o curso do AWI, também presencial.



Flávio

*

Offline MVasconcelos

  • ****
  • 466
  • Tic... Tac...
    • Ver perfil
    • IN-Fidelity High-End Audio & Video
Re: escols de relojoaria
« Resposta #2 Online: 11 Março 2011 às 16:02:21 »
Flavio,

Mais uma vez obrigado pelas informações extremamente interessantes.

Link pro BHI

http://www.bhi.co.uk/education.html

"O Ministério da Saúde adverte, consulte regularmente seu Horologista."

Re: escols de relojoaria
« Resposta #3 Online: 11 Março 2011 às 16:11:30 »
Escolas de relojoaria existem no exterior. A mais antiga e tradicional é o BHI, que fica em Londres. O curso é dividido em 3 níveis, sendo que no último você é capaz de construir peças. Pode ser feito de forma presencial ou através de correspondência e, segundo o material que tenho (não fiz o curso, mas tenho o material de inscrição), tanto um quanto outro podem ser completados em cerca de 3000 horas de estudo. Você não precisa necessariamente fazer todos, mas tendo completado os três e passados nos exames (que, mesmo feito por correspondência, só são ministrados em Londres), será MBHI (Master do BHI).
Sô Flávio, um troço que ainda não ficou claro no BHI ... tá lá o preço de £300.00 - With Tuition - Overseas .. esse troço é o preço do módulo inteiro ?
Abração
Lourival

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: escols de relojoaria
« Resposta #4 Online: 11 Março 2011 às 18:28:29 »
Lourival

Sim, mas lembre-se que para fazer o curso, você tem que ser sócio do BHI, que são mais 115 libras (olhei aqui agora aquele lance que discutimos da revista, você a recebe, e é mensal).

É o módulo inteiro sim, porém, o curso completo é dividido em 3 módulos. Eu te passei o programa? Para você completar o curso e ganhar seu certificado como MBHI, você tem que fazer os 3 módulos e se submeter ao exame, que é em Londres (e passar, claro). Não se exige, ainda, tempo de conclusão, você pode fazer no seu ritmo. Pode demorar até 10 anos para completar os módulos, não importa. O preço é fixo. Porém, quando for fazer a prova, é em Londres e, ao contrário do que te disse, não duas vezes por ano, mas uma.

Flávio

*

Offline Cezar

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: escols de relojoaria
« Resposta #5 Online: 11 Março 2011 às 18:55:40 »
Flavio,

Mais uma vez obrigado pelas informações extremamente interessantes.

Link pro BHI

http://www.bhi.co.uk/education.html


Interessante que nas aulas em .pdf , do BHIusa-se um paquimetro digital mitotoyo.
É a precisão suiça, dependendo dos equipamentos de alta precisão japoneses
abs
Cezar

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: escols de relojoaria
« Resposta #6 Online: 27 Dezembro 2012 às 22:29:05 »
Resolvi desenterrar este tópico porque tenho recebido mensagens privadas a respeito de cursos de relojoaria.

O site do BHI mudou um pouco e o curso, como é notório, também, desde 2011. Como já ressaltado, não é um curso "bichinha" de relojoaria à qual estamos acostumados no Brasil, onde os relojoeiros sabem revisar uma peça, mas fabricar componentes...

O curso é reconhecido pela Coroa Britânica como técnico e exige, já no primeiro módulo (que, teoricamente, pode ser completado em um ano), conhecimentos de torno e fabricação de peças. Muitos caras que estão aí começaram no BHI, até mesmo porque no último módulo (se alguém chegar lá...), como podem olhar no currículo, a prova prática é a construção DE CABO A RABO de um relógio de mesa.

Eu tenho vontade de, algum dia, fazer o primeiro módulo. Mas é um investimento que deve ser pensado antes. A maioria das ferramentas não é cara e até pode ser encontrada aqui, mas ao olhar a lista, vi que se exige um monte de limas (algumas já na primeira lição) e um torno de 8 ou 6 mm. O básico, pois, não é caro, mas há coisas que sim e outras que nem ao menos se acha para comprar aqui.

Mas como disse, é um caminho reconhecido pela Coroa, que te ensina mesmo e está acessível a todos, ao contrário, por exemplo, do WOSTEP.

Evidentemente, pode haver pessoas que queiram apenas concluir o curso, sem ter a certificação. Mas aí é como fazer uma faculdade e, depois, ficar devendo um crédito. Digo isso porque as provas são feitas em Londres e, repetindo, TEM QUE PASSAR!

Flávio
« Última modificação: 27 Dezembro 2012 às 22:42:03 por flavio »

*

Offline Luis Costa

  • **
  • 53
  • Sei apenas isto: sendo eu antes cego, agora vejo.
    • Ver perfil
Re: escols de relojoaria
« Resposta #7 Online: 26 Fevereiro 2013 às 18:06:27 »
Senhores

Creio que não se equipare aos cursos acima citados, mas estou usando o tópico para perguntar se alguém conhece este:

http://www.centrorelojoeiro.com.br/2010/08/curso-de-relojoaria-relojoeiro.html

Luis Costa

*

vinniearques

Re: escols de relojoaria
« Resposta #8 Online: 26 Fevereiro 2013 às 18:24:42 »
Nossa que legal, alguem conhece?

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: escols de relojoaria
« Resposta #9 Online: 28 Fevereiro 2013 às 13:39:41 »
Meu, interessante heim!!!!!!!

E por falar no Practical Watch Repairing do Donald de Carle, alguem tem o PDF dele pra compartilhar?!?!

Abraços!

 ;D

Não, ninguém tem isso em PDF e se tiver não vai compartilhar isso no fórum, pois isso é crime (discutível) e não será tolerado aqui. Esse é um livro que existe para a venda, custa em média irrisórios US$ 10,00 com capa de papel ou US$ 30,00 com capa dura, vende em qualquer lugar entre eBay, Amazon, Barney & Noble... Crime ou não, não existe absolutamente nenhuma desculpa para não comprá-lo.

Desculpe a sinceridade. Eu não gostaria que fizessem isso com um livro meu.

Abraços!

Adriano

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: escols de relojoaria
« Resposta #10 Online: 28 Fevereiro 2013 às 14:15:15 »
Já que o assunto é aprender, que tal o entendimento do funcionamento básico do relógio mecânico ??

Vamos ao vídeo que resume o básico de um relógio mecânico !
[youtube=425,350]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cZw4o4NuZ-s#![/youtube]
Abraços,
Cigano!

*

Jefferson

Re: escols de relojoaria
« Resposta #11 Online: 28 Fevereiro 2013 às 14:43:51 »
Olá pessoal,

Tocando outro ponto da questão, e espero não estar desviado demasiadamente do tópico, tenho uma discussão a levantar entre os mais entendidos do assunto, especialmente quem estiver mais próximo da relojoaria como atividade econômica.

Sou professor num Instituto Federal. Ingressei no IFRS no período de expansão de toda a rede de educação técnica e tecnológica federal. Tenho acompanhado a expansão dessa rede, a criação de novos cursos, etc.

Com frequência me vem a seguinte indagação: há demanda no Brasil para profissionais em relojoaria? Seria viável criar um curso de relojoaria ofertado num IF?

Penso que sim, especialmente se pensarmos numa modalidade de educação à distância, com a possibilidade de ofertar o curso para todo o território nacional.

Mas outras questões surgem: teríamos um corpo docente mínimo já preparado para montar um curso desse tipo no Brasil? Creio que esse seria o maior obstáculo.

Quanto custaria instalar laboratórios de ensino para treinamentos presenciais e avaliações?

Ficam as questões para a discussão.

Abraços,

Jefferson

Re: escols de relojoaria
« Resposta #12 Online: 28 Fevereiro 2013 às 15:03:10 »
muto interessantes sua indagações Jefferson, acredito que seria legal até montar um tópico sobre esse assunto. Eu não sei as respostas para sua perguntas, quem sabe até entre os foristas teriam professores para tal curso, como no brasil acredito que não tenha curso especifico de relojoaria, penso que bastaria a pessoa ter uma formação superior em licenciatura e claro, o principal, entender muiiiito de relógio. vamos aguardar os colegas mais entendidos....abraço.
sic transit gloria mundi

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: escols de relojoaria
« Resposta #13 Online: 28 Fevereiro 2013 às 16:14:32 »
...

Com frequência me vem a seguinte indagação: há demanda no Brasil para profissionais em relojoaria? Seria viável criar um curso de relojoaria ofertado num IF?

Penso que sim, especialmente se pensarmos numa modalidade de educação à distância, com a possibilidade de ofertar o curso para todo o território nacional.



Abraços,

Jefferson

Esse é um "X" da questão: a demanda compensa o investimento? O Senai tem aqui em São Paulo a escola Suíço-brasileira cuja especialidade é micro-mecânica/mecânica de precisão. Já foi-se discutido sobre ter-se justamente aí uma escola de relojoaria. Tudo é favorável, a relação de intercambio de conhecimentos, os equipamentos, o próprio foco do tipo de engenharia que se ensina ali. Já ouvi papos até de um Wostep. É preciso contar também com ajuda dos fabricantes. Seria fundamental esse apoio. Mas não sei em que pé estão as idéias sobre esse assunto.

Agora, eu creio que tenha que ser um curso profissional mesmo, certificado pelos órgãos federais. E eu acho que para isso, para ser um troço sério mesmo, o professor teria que ser um cara formado na Suíça ou no mínimo pelo Wostep. E não temos no Brasil hoje nem um (que eu saiba) com essa qualificação.

Ou seja, eu defendo que, se for para ter curso aqui, tem que ser curso de verdade, com esse nível de profissionalismo. Tem que ser Wostep. Se não for assim, acho melhor não ter. Claro, podem ter cursos para hobistas, cursos básicos para meio-oficiais, acho que seria muito legal. Mas profissional mesmo, tem que ser nos moldes do Wostep. Porque, numa boa, curso de 20, 40, 60, 80 horas como já vi por aí, não forma relojoeiro, mal forma meio-oficial. Formação de relojoeiro tem que ser no mínimo 2.000 horas na minha opinião (o Wostep tem 3.000).

Os ótimos relojoeiros que temos por aí aprenderam no dia-a-dia, o que é um mérito sem tamanho. Nenhum deles saiu formado de nenhuma escola. E já está em tempo disso mudar. Até porque, sem esse apoio, o cara leva anos e anos, décadas, para chegar num nível alto, com um enorme esforço de "auto-didatismo" (nem sei se existe essa palavra), e dependendo de sorte, pois boa parte da formação complementar dele se dá pelas empresas que o empregar, ou seja, se o cara não tiver essa oportunidade, também não vai ter aprimoramento... quer dizer. É um troço hercúleo o cara ser um bom relojoeiro aqui, quando poderia ser um troço que permitisse o cara já sair formado, já sair no topo, com vinte e poucos anos de idade.

A proposito: http://suicobrasileira.sp.senai.br/

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 28 Fevereiro 2013 às 16:31:17 por Adriano »

*

Alberto Ferreira

Re: escols de relojoaria
« Resposta #14 Online: 28 Fevereiro 2013 às 16:51:52 »
Sim, Adriano.
Eu concordo, é mesmo por aí.

E sem falar nos investimentos na oficina do futuro profissional, local, instalações físicas, além das ferramentas atualizadas e de boa qualidade.
Mais um grande desafio, consideradas as condições atuais do nosso mercado relojoeiro.

Alberto

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: escols de relojoaria
« Resposta #15 Online: 28 Fevereiro 2013 às 19:35:57 »
Meu, interessante heim!!!!!!!

E por falar no Practical Watch Repairing do Donald de Carle, alguem tem o PDF dele pra compartilhar?!?!

Abraços!

 ;D

Não, ninguém tem isso em PDF e se tiver não vai compartilhar isso no fórum, pois isso é crime (discutível) e não será tolerado aqui. Esse é um livro que existe para a venda, custa em média irrisórios US$ 10,00 com capa de papel ou US$ 30,00 com capa dura, vende em qualquer lugar entre eBay, Amazon, Barney & Noble... Crime ou não, não existe absolutamente nenhuma desculpa para não comprá-lo.

Desculpe a sinceridade. Eu não gostaria que fizessem isso com um livro meu.

Abraços!

Adriano
Perfeita colocação!!

Eu tenho muitas vezes o habito de ouvir um cd em mp3 antes de compra-lo e tal (e acreditem, eu como músico, tenho horror a qualidade sonora dos mp3, sou mto mais faliz ouvindo meus vinis....mas ae é outro papo...), outra coisa tb muito discutível, e o mesmo acontece com livros....

De qualquer forma é muito bom saber que é fácil de encontra-lo! e seu custo não é avassalador!!!

Vou dar uma garimpada na estante virtual, sempre compro meus livros de guerra lá!!! adoro sebos!!! =D

Abraços e desculpem o post criminal!!! 8) 8)

Rafael

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: escols de relojoaria
« Resposta #16 Online: 28 Fevereiro 2013 às 19:38:14 »
Já que o assunto é aprender, que tal o entendimento do funcionamento básico do relógio mecânico ??

Vamos ao vídeo que resume o básico de um relógio mecânico !


Que vídeo legal cigano!! valeu por compartilhar!!! 8) 8)

 abraçooo!!!

Rafael

*

Offline Rafaexp

  • *****
  • 715
  • Time what its time...
    • Ver perfil
Re: escols de relojoaria
« Resposta #17 Online: 28 Fevereiro 2013 às 19:44:18 »

     Manual del Relojero Donald de Carle   1973            R$ 99,00
 
     Manual del Relojero Donald de Carle   1973            R$ 150,00
 
     Watch e Clock Encyclopedia Donald de Carle            R$ 199,00
 
     Clock and Watch Repairing Donald de Carle   1959            R$ 220,00
      

Ainda me retratando do "crime" vejam o que saiu na busca na estante virtual!!! tirei o nome dos sebos, pois achei que não podia, mantive os valores e o ano de cada edição!!!! essa edição de 59 diz estar extremamente bem conservada!! =D

abraço a todos

Rafa

      

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: escols de relojoaria
« Resposta #18 Online: 28 Fevereiro 2013 às 21:50:05 »
Cara, compre na Amazon, te entregam em casa cada livro desses por no máximo 50 reais.


Flávio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: escols de relojoaria
« Resposta #19 Online: 28 Fevereiro 2013 às 22:25:20 »
Rafaexp, tranquilo! Rock and Roll!!!  ;D

As coisas da Amazon estão chegando bem rápido. Comprei 3 livros esses dias que chegaram em 15 dias corridos pelo método mais barato!

Abraços!

Adriano