Peço ajuda aos eletricistas de plantão.

  • 18 Respostas
  • 5682 Visualizações
*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Online: 21 Março 2011 às 14:53:16 »
Boa tarde amigos,
sei que esse fórum é sobre relógios, que em outro fórum talvês encontrasse resposta mais precisa, mas ultimamente só tenho andado por essas bandas e acredito que devam ter eletricistas por aqui.

Vamos aos fatos:
Minha conta de luz aumentou uns R$100,00 de uns 2 meses pra cá, coicidentemente meu monitor LCD queimou e voltei a usar um monitor CRT que tinha aqui de stand by.

Eu fiz umas contas para ver se o ladrão na minha conta de luz era meu monitor, mas pelas contas que fiz ele em um mês gasta apenas R$8,00 a R$10,00 a mais que o LCD, então gostaria de explanar minha conta aqui para ver se estou fazendo a conta corretamente.

Meu CRT é um LG de 19", consome 103W.
ele ficando ligado 12 horas por dia, daria 103x12x30 = 37,08Kw x 0,49523 (valor do Kw no RJ) = R$18,36 no mês.

Se esta conta estiver correta, o ladrão está em outro lugar e não no monitor.
Está certa essa conta?
Um abraço
Fábio

*

KrioK

Re: Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Resposta #1 Online: 21 Março 2011 às 18:03:09 »
Não sou eletricista, mas a conta está correta. Vc multiplicou a potencia do equipamento (em Watts) pelo tempo (em horas), obtendo energia em Kwh.
Multiplicou pelo valor do Kwh da tua conta de luz, e obteve o gasto do aparelho no mês.

Dificilmente o monitor será o culpado (a menos que esteja em curto). Busque culpados mais óbvios, como a máquina de lavar louça, microondas, etc.

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Resposta #2 Online: 21 Março 2011 às 18:16:42 »
O seu medidor de energia é aquele digital ?
Voce deve saber que teve um problema com a ampla por causa destes medidores.
« Última modificação: 21 Março 2011 às 18:18:44 por zE_ »

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Resposta #3 Online: 21 Março 2011 às 19:54:54 »
Zé, meu medidor é o digital sim, mas o modelo antigo com disco rotativo (não sei o nome).

Karioka, não está em curto não, esse monitor estava é parado há uns 3 anos, como trabalho com o computador o dia inteiro, tenho sempre algumas peças-chave de stand by (o monitor é uma delas). Usava um LCD de 17" que queimou e coincidentemente foi quando minha conta começou a aumentar.

Se a economia fosse maior, compraria outro LCD amanhã mesmo, mas estava na dúvida se estava realmente fazendo a conta certa.
Por hora vou procurar outro "ladrão" de energia e vou manter esse monitor aqui.

Obrigado pela colaboração.
Um abraço
Fábio

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Resposta #4 Online: 21 Março 2011 às 20:43:08 »
Zé, meu medidor é o digital sim, mas o modelo antigo com disco rotativo (não sei o nome).


Então, é este mesmo. Não tem um led vermelho?
Por aqui, que tem este medidor digital a conta aumentou desde janeiro uma média de R$120.  E por coincidência que tem o modelo antigo não teve alteração....






*

Offline hessel

  • *****
  • 649
    • Ver perfil
Re: Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Resposta #5 Online: 21 Março 2011 às 21:39:00 »
Prezado O Cara:

O mais importante é verificador se a quantidade de energia consumida (kWh) aumentou. Pois a diferença pode estar também no aumento de tarifas. Pega umas cinco ou seis contas de energia, verificando o perfil de consumo histórico deste período. Isto já dará uma boa idéia do histórico de consumo.

Abraços,

Hessel
;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)



*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Resposta #6 Online: 22 Março 2011 às 11:04:21 »
Zé e Hessel, obrigado pela ajuda.

Zé, eu me confundi, meu relógio é analógico ainda, é que ele é tipo "jump hour" e não aqueles 4 ponteirinhos tradicionais.

Hessel, eu fiz isso e houve sim aumento de consumo de dezembro para cá, porém não sei onde está o ladrão, visto que as únicas mudanças significativas que eu fiz no período foram trocar o monitor e a TV (a TV por uma de LED que supostamente consome menos que a CRT) e o monitor LCD por um CRT que pelas contas feitas no primeiro post não deve ser o ladrão.

Aqui fez muito calor em dezembro / janeiro, o ar ficava sempre no máximo e ligado umas 12 horas por dia, mas o consumo maior foi da conta de março (uso de fevereiro) que tem apenas 28 dias e o ar não ficava no máximo o tempo todo.

Lembrei de outra mudança que fiz, coloquei a Embratel TV, com 2 pontos, será que a antena e os dois aparelhos consomem energia considerável?
Um abraço
Fábio

Re: Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Resposta #7 Online: 22 Março 2011 às 21:44:03 »
Não esqueçam dos chuveiros, grandes consumidores. Abs.

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Resposta #8 Online: 22 Março 2011 às 23:18:33 »
Sim, Volante, mas nessa época só temos usado chuveiro frio, um dia ou outro um bainho morno.

No inverno o chuveiro é muito mais solicitado e minha conta não vem tão alta.
Um abraço
Fábio

*

Alberto Ferreira

Re: Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Resposta #9 Online: 23 Março 2011 às 00:18:35 »
Salve!

Grandes consumidores de corrente são normalmente aparelhos com grandes cargas resistivas (chuveiros, ferros de passar, fornos elétricos, etc.) os eletrônicos em geral costumam ser "vilões" menos prováveis ou, digamos, menores.

Mas,...
Para mim, o suspeito ainda maior seria o próprio medidor ("roubando" na leitura).
De posse das últimas contas, eu questionaria a concessionária.
"Just in case"...  ::)

Abraços!
Alberto
« Última modificação: 23 Março 2011 às 00:24:47 por Alberto Ferreira »

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Resposta #10 Online: 23 Março 2011 às 14:16:14 »
Obrigado Alberto, nessa última conta foi a que veio com a maior medição, sendo que num mês com apenas 28 dias.

Vou esperar a próxima para ver como fica.
Um abraço
Fábio

Re: Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Resposta #11 Online: 23 Março 2011 às 14:49:12 »
Meu caro,

Certamente o monitor não tem culpa alguma, seria o mesmo que dizer qua cada TV em casa gasta outros 100 Reias (eu estaria estragado se fosse assim).

Os vilões são sempre os mesmo, por exemplo... Chuveiro, micro ondas (fazer comida nele gasta muito), forno elétrico, maquina de lavar roupa com aquecimento, máquina de lavar louça, ferro de passar, aquecedor, desembaçador de espelhos. Em resumo, tudo que é resistivo é gulão.
Tem um elemento que apesar de não ser resistivo  gasta bastante, chama-se empregada doméstica.

Uma vez decidí passar uma camisa pela manhã e por falta do hábito, esqueci o ferro de passar ligado, ficou o dia todo ligado. Nem preciso dizer como veio a conta!

Bem, espera o mês seguinte, se continuar assim então é bom procurar um técnico.

Forte abraço
Rogério Queiroz

Re: Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Resposta #12 Online: 23 Março 2011 às 15:57:08 »
Boa tarde Queiroz...
Seja bem-vindo a esta casa!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline VES

  • **
  • 88
    • Ver perfil
Re: Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Resposta #13 Online: 23 Março 2011 às 22:29:38 »
Sou engenheiro eletricista.
Sua conta esta certa.
Um curto não existe em aparelhos eletrônicos.
Maior consumo esta ligado a energia necessária para sr transformar algo,
por exemplo se as borrachas de vedação da geladeira estão ressecadas,
Existe um consumo maior para resfriar.

Se vc tem paciência e seu medidor tem o disco que normalmente tem uma marca.
Desligue tudo na casa. Disco tem que parar.
Ligue algo conhecido, não use geladeira pois ela tem ciclos de liga-desliga,
Então veja quanto tempo para o disco dar 1 volta .
Depois desligue este e ligue outro, e veja a proporção.
Tente tirar suas conclusões, eu sei que e sacal mais as vezes vc descobre o problema.

Vagner

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Resposta #14 Online: 24 Março 2011 às 10:54:42 »
Rogério e Vagner, obrigado por colaborarem.

Eu já estou tomando conta de tudo, vou trocar todas as lâmpadas por frias, vou ficar mais atento aos gastos.
O que me intrigou foi que não tivemos muita diferença do nosso uso cotidiano e num mês com a penas 28 dias foi o mês que veio o maior consumo.

Mas eu to prestando atenção em tudo.

Rogério, seja bem vindo.
Um abraço
Fábio

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Resposta #15 Online: 25 Março 2011 às 07:52:57 »
Rogério e Vagner, obrigado por colaborarem.

Eu já estou tomando conta de tudo, vou trocar todas as lâmpadas por frias, vou ficar mais atento aos gastos.
O que me intrigou foi que não tivemos muita diferença do nosso uso cotidiano e num mês com a penas 28 dias foi o mês que veio o maior consumo.

Mas eu to prestando atenção em tudo.

Rogério, seja bem vindo.


 Amigo

 Já tive problemas com erro de leitura...

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Alberto Ferreira

Re: Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Resposta #16 Online: 25 Março 2011 às 08:59:24 »
Salve!

Pois é...
Eu já tive um "relógio" (o medidor) trocado pela concessionária por conta disso.
Após reclamação formal minha.
O problema era nele.

Abraços!
Alberto

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Resposta #17 Online: 25 Março 2011 às 11:55:35 »
Obrigado Solano e Alberto,
se continuar subindo eu vou reclamar mesmo, mas por hora estou acompanhando o consumo (e tentando economizar na medida do possível).

Eu posso ter dado uma vacilada sem perceber em algum sentido no mês de fevereiro, acho que um mês é muito pouco para "tirar média" (na verdade não dá para "tirar média" com uma medida só, o nome já diz, média).

Obrigado pela ajuda e colaboração de todos.
Um abraço
Fábio

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Peço ajuda aos eletricistas de plantão.
« Resposta #18 Online: 28 Março 2011 às 15:31:52 »
Acho que descobri o que anda "roubando" minha conta de luz.

Desde janeiro meu PC tem ficado ligado 24h por dia. Hoje parei para pensar, fiz as contas e cheguei à conclusão que só meu PC deve ser responsável por mais de R$100,00 na minha conta de luz (fora o monitor, que encarece mais uns R$20,00 a R$30,00 no mês).

Hoje vou começar uma série de testes, tenho um laptop desses Netbook que consomem pouca energia e tem bateria com autonomia de 8 horas (com o monitor desligado deve passar das 12 horas).

Vou transferir todas as atividades que ficam trabalhando 24 horas para ele e deixar o PC principal só para o trabalho, isso vai fazer com que ele fique ligado de 10 a 12 horas por dia apenas.

Na prática, acredito que isso represente uma economia entre R$50,00 a R$80,00 na conta de luz por mês.

Depois eu conto o resultado para vocês.
Um abraço
Fábio