Vamos falar um pouco sobre programa de milhagens?

  • 15 Respostas
  • 8612 Visualizações
*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Vamos falar um pouco sobre programa de milhagens?
« Online: 13 Abril 2011 às 14:55:41 »
Amigos, qual programa de milhagens vocês usam e aconselham?

To em dúvida entre Tam Fidelidade e Smilles da Gol, ambos possuem parcerias para vôos internacionais (além dos nacionais), mas na prática e no uso são iguais?

Eu acumulo pontos em 2 cartões de crédito (sem vínculos com nenhuma companhia aérea), na hora de transferir os pontos para um programa de milhagem, pelo fato de serem independentes, posso transferir os pontos dos 2 cartões para o mesmo programa de milhagem/fidelidade?

Se positivo, to mais voltado para o Smilles, porque um de meus cartões converte converte 1 para 1 (1000 pontos para 1000 milhas) e para o Tam Fidelidade a taxa é mais baixa, 1 para 0,8 (1000 pontos para 800 milhas).
Já o outro cartão converte igual para ambas, 1 para 1.

Tenho mais dúvidas que vou deixar mais para frente, após essas serem esclarecidas.
Um abraço
Fábio

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Vamos falar um pouco sobre programa de milhagens?
« Resposta #1 Online: 13 Abril 2011 às 18:40:21 »
 Amigo

 Já utilizei os 2 programas, com sucesso ! Acho a TAM muito melhor que a GOL em viagens internacionais, isso é importante...

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline Dalll

  • ****
  • 428
    • Ver perfil
Re: Vamos falar um pouco sobre programa de milhagens?
« Resposta #2 Online: 13 Abril 2011 às 22:48:19 »
Isso mesmo, concordo. Uso o da American Airlines, e troco passagens todo ano praticamente.

Só deve pesquisar uma coisa, pois o Smiles quando utilizado em empresas parceiras, não tem o mesmo poder de compra. Exemplo: um cliente American precisa de menos milhas do que um cliente Smile para utilizar American, por exemplo.

[]s

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar um pouco sobre programa de milhagens?
« Resposta #3 Online: 14 Abril 2011 às 01:25:30 »
Obrigado Solano e Dall.
O que pega (no meu caso) contra a Tam é que um de meus cartões converte 1000 pontos em 800 milhas só, já para o Smilles ambos os cartões convertem 1000 para 1000.
Como eu não viajo muito e não tenho muitos gastos no cartão, devo levar um tempinho para juntar o mínimo necessário então é melhor escolher apenas uma companhia.

Hoje liguei para a Smilles e ela confirmou uma dúvida que eu tinha, como são programas totalmente independentes eu posso sim transferir os pontos dos dois cartões para o Smilles e falou também que é para ficar de olho nas promoções.
Geralmente as passagens nacionais "custam" 10 mil milhas, mas teve uma promoção esse mês e as passagens estavam saindo por 4 mil milhas (8 mil ida e volta).
Para viajarmos eu e minha esposa, ao invés de 40 mil milhas seriam necessárias só 16 mil nessa promoção.

Será que mesmo convertendo 1000 para 800 é mais vantagem se cadastrar no Tam fidelidade?
Também rolam essas promoções?
Um abraço
Fábio

Re: Vamos falar um pouco sobre programa de milhagens?
« Resposta #4 Online: 14 Abril 2011 às 05:35:03 »
Só uma coisa, normalmente quando se passa as milhas para o programa de fidelidade elas tem uma data de validade... No meu caso, por exemplo, é sempre melhor deixar os pontos no cartão de crédito e só transferir quando for viajar porque assim minhas milhas não expiram!!! Mas não são todos os cartões que são assim também =(

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar um pouco sobre programa de milhagens?
« Resposta #5 Online: 14 Abril 2011 às 14:25:33 »
Isso eu sei Rodrigo, os pontos nos cartões expiram em 2 ou 3 anos e as milhas em 2 anos na Tam e 3 no Smilles.

Quando estiver perto de vencer no cartão (ou quando eu tiver pontos suficientes para as passagens) eu transfiro para milhas aí tenho mais 2 ou 3 anos para o vencimento, dá para juntar mais pontos no cartão e passar de novo pra cia aérea.

Ainda estou na dúvida entre Tam e Smilles.
Um abraço
Fábio

Re: Vamos falar um pouco sobre programa de milhagens?
« Resposta #6 Online: 14 Abril 2011 às 15:36:53 »
Aliás, acho esse negócio de expirar uma tremenda de uma palhaçada!!!! E o pior não é isso, mas sim que uma vez tentei usar as minhas milhas na TAM e não consegui porque eles vendem um número limitado de assentos com milhas (!!!!!!). A solução para não jogar as milhas fora (não erm de cartão mas sim acumuladas de outras viagens) foi vender elas...

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar um pouco sobre programa de milhagens?
« Resposta #7 Online: 15 Abril 2011 às 17:12:13 »
Bom, eu andei pesquisando sobre a Tam e sobre a Gol e ainda não decidi nada.
Como o Solano falou, para viagens nacionais as duas estão pau a pau (até quantidade de milhas para trocar por passagens são iguais) e em viagens internacionais a Tam leva vantagem por fazer parte da Star Aliance que tem várias empresas com vôos internacionais.

O fato é que para mim a Gol leva vantagem por valorizar mais meus pontos 1x1.

Ontem, numa dessas pesquisas vi o Itaucard Tam Fidelidade, aí a pontuação já vira milhagem direto na Tam, e a valorização é de 1x1,33 ou 1x1,5 (no platinum), o problema é a anuidade que é mais alta, R$300,00 pratas no Platinum, contando o adicional da minha esposa vai pra R$450,00 pratas.
Não sei se anuidade desse tipo de cartão é negociável, mas penso que por esse valor eu já compro passagens de ida e volta para alguns destinos, então acabo achando que não se justifica.

Bom, são só suspeitas, não fiz nenhuma conta ou comparativo de valores na prática (anuidade x preço de passagens x milhas acumuladas x etc), por hora é melhor ficar acumulando meus pontinhos e só me filiar a alguma delas quando tiver plena certeza.

Na pior das hipóteses, posso também trocar meus pontinhos por aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos   ::)
Um abraço
Fábio

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: Vamos falar um pouco sobre programa de milhagens?
« Resposta #8 Online: 15 Abril 2011 às 18:46:26 »
 Amigo

 As anuidades dos cartões são muito negociáveis...É só dizer que não quer renovar...

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

Re: Vamos falar um pouco sobre programa de milhagens?
« Resposta #9 Online: 16 Abril 2011 às 13:10:50 »
No caso tenho um cartão do BB universitário internacional, em 5 meses acumulei uns 2000 pontos mais ou menos, minha dúvida é, esses pontos no BB podem vencer? To pensando em usar o Smiles também pra fazer minha viagem de formatura com esses pontos, seria muito boa.

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar um pouco sobre programa de milhagens?
« Resposta #10 Online: 17 Abril 2011 às 02:07:27 »
Solano, eu sei disso, negocio todo ano, a dúvida é saber se este cartão em questão (Visa Tam Fidelidade) também tem anuidade negociável, já que é um cartão próprio para acúmulo de milhas, após o pagamento da primeira anuidade você ganha 5.000 milhas, já dá para uma passagem nacional (na Tam tem passagens a partir de 4.000 milhas).

Vou ligar para eles e pedir mais detalhes, pois gostei da conversão deles, 1 x 1,5 (50% a mais que os outros).

Kardia, cada administradora tem um modo de trabalhar, em geral expiram em 2 ou 3 anos, mas pode ser que no BB seja diferente, já ouvi propagandas de cartões com pontos que nunca se expiram, só não lembro qual era.

Viram a propaganda da Tam Fidelidade?
Resgate em 60 minutos (1 hora)?
Será que na prática funciona mesmo?
Um abraço
Fábio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Vamos falar um pouco sobre programa de milhagens?
« Resposta #11 Online: 19 Abril 2011 às 09:59:56 »
Meus cartões convertem 2 para 1 (Mastercard Black e Visa Infinite). E, como gasto tudo no cartão, tenho milhas demais. Ah, enquanto não transferidas desses cartões, as milhas não prescrevem, só quando já no cartão de milhagem, aí deve usá-las em dois anos. Os bancos tem cobrado uma taxa por transferência, independentemente do número de milhas, em regra 30 reais.

Sobre os programas, posso afirmar que o Fidelidade da TAM era mil vezes melhor porque, independentemente da época do ano, período de resgate, sempre tem números fixos para resgate: 10 mil milhas qualquer ponto da América do Sul, 40 mil EUA, 60 mil Europa. Você já sabe disso...Normalmente fazem promoções e jogam para 4 mil milhas América do Sul, 40 mil Europa, mas aí é lucro, eu tenho sempre em mente que gastarei os valores máximos que eles pagam.

O problema do Smiles é que eles não tem fixos os valores máximos. Neste exato momento, por exemplo, o Smiles está fazendo uma promoção de 4 mil milhas para a América do Sul. Muito bom. Mas para o feriado agora, por exemplo, estavam cobrando 20 mil milhas para Florianópolis (cada perna), enquanto no Fidelidade, claro, era o máximo, 10 mil, mas a metade do Smiles.

Confesso, porém, que pouco tenho usado milhas para voos internacionais, mas para aqui mesmo. Exemplo? Agora, para Dresden (entrarei via Praga, sairei via Lisboa, via TAP), acabei pagando as passagens. Ficaram em 2350 reais cada, não tão baratas. Porém, nessa viagem de feriado para Floripa, eu pagaria 750 reais cada trecho, sendo que com 10 mil milhas liquidei a fatura!

Há trechos nacionais - e vou muito a Floripa - que simplesmente são mais caros do que um voo internacional! Lembro-me ano passado, no reveillon, que também passei em Floripa, que cada trecho da viagem custavam 1200 reais, joguei os dois em milhas, 20 mi milhas. Para a Europa, gastaria 60 mil!

É claro que algum dia terei que usar minhas milhas em viagens internacionais, mas até agora não usei, mas, como não prescrevem nos cartões que tenho, não ligo muito (fato, tenho milhas demais). Talvez algum dia use para fazer upgrade para a executiva, mas também nunca tentei. Sim, tenho inveja de quem viaja de executiva, mas sinceramente não está nos meus planos pagar o dobro numa passagem de avião, sendo que eu, com minha insônia crônica só combatida com remédios, não irei dormir tanto numa quanto noutra.

Em voos nacionais, o Smiles tem apenas uma vantagem: é da GOL. E, uma pessoa como eu, que voa praticamente de 15 em 15 dias, aprendeu a duras penas que a Gol é uma companhia "menos pior" do que a Tam. A GOL atrasa voos, mas nas rotas normais, isso é raro. E, quando os atrasos ocorrem, são pequenos. A Tam cancela voos, atrasa horas, etc. Para terem uma idéia, no período de exatamente um ano, ganhei em processos contra a TAM a quantia de 8750 reais em indenizações por danos morais, os caras são muto pau no toba, companhia horrorosa! E não há desculpa de infraestrutura: nos 3 casos que os processei, a culpa era exclusivamente deles, com greves, paralisações sem motivo, aviões quebrados....

Melhor voo que existe, que pego com relativa frequencia, é o Brasília/BH via GOL: custa 150 paus cada trecho no máximo (normalmente compro por 115), sai no horário, existem uns 10 por dia. O problema é chegar em Confins...Gasto mais tempo no ônibus e táxi por lá até chegar na minha "ex casa" do que o tempo no avião (voo de 50 minutos).

Eu, então, apesar dos pesares, iria de Fidelidade TAM.


Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Vamos falar um pouco sobre programa de milhagens?
« Resposta #12 Online: 19 Abril 2011 às 10:16:36 »
Ah, e lendo os textos, pode não ter ficado claro no meu texto: esses cartões são os que mais pagam no mercado, a cada dólar gasto, te dão duas milhas. Sim, há cartões espefícicos das empresas que acabam pagando mais, mas entre os "não de empresa", os black são os que mais pagam. É fácil acumular milhas com eles. Meu cartão antigo, um Platinum, pagava a cada 1.5 para 1.
« Última modificação: 19 Abril 2011 às 10:21:58 por flavio »

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar um pouco sobre programa de milhagens?
« Resposta #13 Online: 19 Abril 2011 às 15:41:47 »
Obrigado Flávio, pelos esclarecimentos.
Os meus são cartões normais, sem pompa nenhuma, pagam só 1 x 1. O Amex na verdade, no programa da Tam paga menos ainda, 1 x 0,8  :o  :o  :o
O Visa Tam Fidelidade que paga 1,5 é justamente o platinum, o salgado é a anuidade (e pra falar a verdade não sei se vão aprovar pra mim, to me valendo do fato de eu ter quase 20 anos de Visa (Unibanco, depois comprado pelo Itaú)).

Eu acho que nenhum cartão paga mais que 1x2 não, nem o Amex Centurion (que na verdade é um black, acho que é a maior classe).

Você consegue negociar a anuidade desses Blacks aí ou eles são inegociáveis?

Ainda não liguei para a Visa, vou ver se ligo ainda hoje e depois atualizo aqui.
Um abraço
Fábio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: Vamos falar um pouco sobre programa de milhagens?
« Resposta #14 Online: 19 Abril 2011 às 19:31:58 »
Sim, a anuidade é reduzida de acordo com seus gastos, mas também "lábia" com o gerente. Já tenho esses cartões há dois anos. No primeiro ano, não paguei nada pelos dois. Agora, estou pagando 120 no Visa, o Mastercard é de graça. Mas a anuidade deles gira em torno de 450 paus cada. Só que o BB não tem cobrado o Mastercard. Aliás, a Mastercard tem muito mais promoções, etc, que a Visa, quer ganhar tempo perdido. O problema é que, no meu caso, concentro tudo em um só cartão, o Visa, o Mastercard é apenas back up. Fora o lance das milhagens, eu sinceramente não sei qual a vantagem dos cartões Black, a não ser seguros maiores, atendimento mais rápido e, para quem liga para isso, o efeito "bling bling". Ocorre que, hoje, apesar de ainda ser relativamente "difícil" conseguir cartões black, eles estão muito, mas muito mais difundidos. Para ter uma noção, antes o BB só convidava clientes Private para tê-los. Hoje os clientes Estilo podem ter, e os critérios não são cumulativos como antes, mas um ou outro. Se você se enquadrar em qualquer dos requisitos, acabam te convidando. Para ter uma idéia, antes existiam apenas cerca de 12 mil cartões desses no Brasil inteiro. Hoje, numa rápida pesquisada, só a carteira Estilo/Private do BB possui quase 450 mil clientes. A private ainda é restrita, em Brasília são cerca de 1000 contas. De qualquer forma, como você mesmo ressaltou, de nada adianta passar para o cartão black se tiver que pagar anuidade de 400 contos. Tem que ver se vale a pena. Para mim vale porque praticamente não uso dinheiro (para dizer que não uso mesmo): pago até bala no cartão! haha! Acaba que meu custo de cartão é alto, mas em dinheiro, quase nulo.


Flávio
« Última modificação: 19 Abril 2011 às 19:40:00 por flavio »

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Vamos falar um pouco sobre programa de milhagens?
« Resposta #15 Online: 20 Abril 2011 às 00:46:55 »
Flávio, queria eu ter apenas um cartão, apenas uma conta bancária, as coisas seriam tão mais fáceis.
Aqui em casa as coisas não são tão simples, tenho despesas pessoais, despesas de casa, despesas com a "empresa" (sou autônomo e tenho sócio), portanto tenho que manter mais de um cartão / conta para dividir as coisas, senão enrola o meio de campo.

Eu não consigo um cartão Black não, até o Platinum é complicado (renda), mas acho que esse eu consigo pelo "tempo de casa", liguei pra Itaucard hoje, resultado:
Falaram que eu posso ter o Visa Platinum (um novo cartão ou substituir o meu atual Internacional por um Platinum).
Sobre a anuidade, falaram que todos os cartões Itaucard são negociáveis, inclusive o Platinum, vai depender do perfil do cliente.

To amadurecendo a idéia ainda, meu medo é de não conseguir desconto satisfatório na anuidade aí ter que cancelar o cartão, pedir outro, voltar para o Internacional, perder o limite que tenho etc. pagar quase R$400,00 de anuidade eu to fora, prefiro continuar no 1x1 do meu cartão sem pompa mesmo.

Agora notícía boa, não precisa ser o Tam Fidelidade, pode ser simplesmente o Visa Platinum mesmo, pois além da renda exigida ser menor (na verdade quase a metade pedida pelo Tam) ele continua sendo 1x1,5 no programa de pontos, também ganha 5.000 pontos após a terceira fatura paga e no final você não fica preso à TAM, pois os pontos podem ser trocados por milhas Smilles (coisa que não acontece com o Tam).
Sem contar que é Itaucard né, paga 50% do cinema para você e agora 50% do teatro também.

Fica aí a dica para quem estiver procurando um novo cartão.
Um abraço
Fábio