Um videozinho sobre Glashutte...

  • 8 Respostas
  • 2446 Visualizações
*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Um videozinho sobre Glashutte...
« Online: 17 Abril 2011 às 14:33:30 »
http://www.youtube.com/watch?v=m2fqfvtQQ0s


Fato: quero e trarei um Tangente!


Flávio

Re: Um videozinho sobre Glashutte...
« Resposta #1 Online: 17 Abril 2011 às 19:52:40 »
Oi Flavio !!

Acho engraçado, eu li o teu post sobre o Smith, e pensei justamente que, indo pra Glashutte, você deveria ABSOLUTAMENTE  visitar a Nomos... Nao sei como é hoje, mas ha 3 anos, era uma das raras marcas a saber combinar produçao em série e verdadeiro artesanato...

Eu conversei algumas horas com o Thierry Albert (da NOMOS), relojoeiro, e pude jantar com o Anthony de Haas (relojoeiro da Lange & Sohne) e o que me encantou foi saber que, apesar de serem independentes uma da outra, os relojoeiros das 2 casas volta e meia almoçam juntos, e quando uma maquina quebra num atelier, eles atravessam a rua, e vao fazer a peça no outro atelier ! E os relojoeiros, quando saem da escola, vao trabalhar na Nomos, e quando ganham mais experiência, se candidatam pra trabalhar na L&S, mas tudo de forma natural, sem neuras ou paranoias !

Mas nao acredite que isso vale pra todos em Glashutte : o pessoal da GO é Swatch Group, entao vale a mentalidade SG... proibido qualquer contato com o "inimigo".

Tenho quase certeza que com o pessoal da Nomos, você vai achar o que espera de uma manufatura : um verdadeiro estado de espirito "artesao". Sem essas historias de moda, luxo ou marketing. Pois na minha opiniao, relojoaria é um trabalho de ARTESANATO em MICROMECANICA. Ponto final.

1 abraço !

Bruno
« Última modificação: 17 Abril 2011 às 19:58:38 por Bruno Recchia »

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Um videozinho sobre Glashutte...
« Resposta #2 Online: 17 Abril 2011 às 20:36:05 »
Bruno

O site da Nomos é bastante específico: para não atrapalhar os relojoeiros, só fazem visitas na primeira semana de cada mês, um dia na semana (acho que na primeira segunda de cada mês). A fábrica da Glashutte, porém, foi construída com a visitação em mente, pois possui átrio central e as janelas tem vidro que só dá para ver de um lado. Ou seja, virou local turístico ir a fábrica da Glashutte, dizem que eles recebem 7 mil visitas por ano. Achei mais simples, então, ir na Glashutte. Ademais, lendo textos na net, falaram-me que é a mais bacana, pois deixam tirar fotos, etc, tem aquele lance de turismo mesmo. E o museu de relojoaria alemã é deles, então, marquei pela manhã lá, à tarde no museu. Ficarei 3 dias em Dresden, poderia marcar, acho que na conversa, visitas a todas as fábricas, mas não tenho isso em mente: meu irmão me mataria (vai comigo)! O resto será visitas a outros locais e CACHAÇA!  ;D


Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Um videozinho sobre Glashutte...
« Resposta #3 Online: 17 Abril 2011 às 20:39:51 »
Aqui, do site deles:

Guided Tours of the Manufactory
 
NOMOS Glashütte is an enterprise where people work. Therefore, guided tours have to remain an exception, unfortunately; otherwise, we would disturb our watchmakers' highly concentrated work.
Once a month, however, we open our manufactory to visitors, in most cases on a Monday at 1 pm. Inquiry for dates and appointments:
Ute Fischer-Graf, phone +49 (0)35053 4040


Flávio

*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Um videozinho sobre Glashutte...
« Resposta #4 Online: 17 Abril 2011 às 20:59:52 »

Exatamente, Bruno!


Pois na minha opiniao, relojoaria é um trabalho de ARTESANATO em MICROMECANICA. Ponto final.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



Re: Um videozinho sobre Glashutte...
« Resposta #5 Online: 18 Abril 2011 às 05:57:28 »
Ah, pena entao...

Me diz uma coisa : se eu conseguir descolar pra você uma visita da Nomos "VIP", na faixa, te interessa ? Caso sim,  que dia você vai estar em Glashutte ?

1 abraço !

Bruno

Bruno

O site da Nomos é bastante específico: para não atrapalhar os relojoeiros, só fazem visitas na primeira semana de cada mês, um dia na semana (acho que na primeira segunda de cada mês). A fábrica da Glashutte, porém, foi construída com a visitação em mente, pois possui átrio central e as janelas tem vidro que só dá para ver de um lado. Ou seja, virou local turístico ir a fábrica da Glashutte, dizem que eles recebem 7 mil visitas por ano. Achei mais simples, então, ir na Glashutte. Ademais, lendo textos na net, falaram-me que é a mais bacana, pois deixam tirar fotos, etc, tem aquele lance de turismo mesmo. E o museu de relojoaria alemã é deles, então, marquei pela manhã lá, à tarde no museu. Ficarei 3 dias em Dresden, poderia marcar, acho que na conversa, visitas a todas as fábricas, mas não tenho isso em mente: meu irmão me mataria (vai comigo)! O resto será visitas a outros locais e CACHAÇA!  ;D


Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Um videozinho sobre Glashutte...
« Resposta #6 Online: 18 Abril 2011 às 13:01:38 »
Bruno, estarei lá dias 09, 10 e 11. Mas dia 11 é sábado, nada abre; dia 09 é chegada, não sei que horas chego lá (sairei de Berlin). Sobrou então o dia 10, que cai numa sexta, pretendo visitar Glashutte nesse dia.


Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.250
    • Ver perfil
Re: Um videozinho sobre Glashutte...
« Resposta #7 Online: 18 Abril 2011 às 13:08:18 »
Bruno, de junho! Topo, cancelo o troço na Glashutte e vou na Nomos. Mas gostaria de ir ao Museu. Na verdade, acabo achando que dá para fazer tudo isso num dia só. Ei, não falo francês, só inglês. Mande mensagem privada para mim que se bobear mudo meus planos.


Flávio

Re: Um videozinho sobre Glashutte...
« Resposta #8 Online: 18 Abril 2011 às 14:01:06 »
Bom, vamoos ver se consigo !

Vou mandar um e-mail imediatamente ao Thierry Albert, que é o meu contato na Nomos. As vezes ele é meio lento pra responder, mas vamos ver se ele reage mais rapido dessa vez... E espero que ele nao tenha mudado de e-mail, pois o unico que eu tenho é o e-mail privado dele, nao o profissional !

Dependendo da resposta, vamos ver o que é possivel...

1 abraço,

Bruno

Bruno, de junho! Topo, cancelo o troço na Glashutte e vou na Nomos. Mas gostaria de ir ao Museu. Na verdade, acabo achando que dá para fazer tudo isso num dia só. Ei, não falo francês, só inglês. Mande mensagem privada para mim que se bobear mudo meus planos.


Flávio