Enquete

Qual a máquina que mais agrada?

Orient 469
Seiko 7S36
Miyota 8215

Máquina automáticas básicas

  • 102 Respostas
  • 39935 Visualizações
*

Offline Miguel

  • *****
  • 1.872
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #20 Online: 03 Maio 2011 às 19:55:39 »

E nem tem sentido, neste caso.


Algum dos moderadores poderia editar a pesquisa para permitir o voto em duas máquinas?

Eu tentei, mas, infelizmente, essa modificação não é possível.
Abraços,
Miguel
"...all that we need is wine and good company!®"



*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #21 Online: 03 Maio 2011 às 20:21:49 »
A 7S36 é que é dose, pelo menos na minha opinião. Se fosse na comparação de automóveis, a 7S36 entraria como "carrinho de rolimã"...  ::)

Se ficar só entre as japonesas, fico com a Miyota. É a que na minha experiência dá mais amplitude e menor delta.

Abraços!

Adriano

Adriano,

Para mim é óbvio que nesta enquete o ETA está a quilômetros adiante dos outros movimentos.

Agora, sua observação sobre o Seiko e o Miyota me deixou curioso, afinal, sempre tive o Seiko em boa conta. Vale mencionar que este "sempre" é relativo, de uns quatro ou cinco anos prá cá. E também não via os Miyota com bons olhos.

Você pode indicar uma boa fonte para consulta das características desses dois movimentos?

Outra coisa, a amplitude eu já conheço, mas o "delta" ainda é um conceito novo para mim. O que é isso? (Desculpe se a pergunta for meio lesada)  ??? ???

A propósito, neste enquete, votei no Orient porque dos citados, é o único que já tive coragem de desmontar (conseguindo montar de volta)  ;D ;D

Abraços

Átalo

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #22 Online: 03 Maio 2011 às 21:18:44 »
Átalo, o delta é a diferença de marchas entre posições. É indicado do isocronismo da máquina.

Não sei indicar fontes com dados dessas máquinas, mas não tem segredos. Só acho que as Seiko 7Sxx são muito, muito ruins. Só ganham das chinesas. Tirando as chinocas, não há nada pior que uma 7Sxx. E a 6R15 acho a mesma porcaria. Só que é uma porcaria com hack e corda pela coroa.

Abraços!

Adriano

*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #23 Online: 04 Maio 2011 às 07:18:09 »
votado...

Grande abraço

Rodrigo STR

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

*

Alberto Ferreira

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #24 Online: 04 Maio 2011 às 11:26:38 »
Salve!

Bem, eu senti uma certa "dificuldade" para votar, por isso não o fiz.

Mas,...
Eu também tenho "restrições" aos 7S36 (e 7S26)...
Ou aos 7Sxx, como disse o Adriano,...
Realmente não há como "fugir" do fato, movimentos "básicos", mal ajustados e mal ubrificados (em excesso) na fábrica.

Mas, como muitos aqui, eu tenho alguns deles... Eles equipam relógios de que eu gosto, muito.
E eu os "aceito", como tais.


Mas,...
Fazendo blague (e sem críticas, pois eu concordo...  :D) com o que nos disse o Adriano...

"...a 7S36 entraria como "carrinho de rolimã"...   ::)"

Na verdade eu devo dizer que eu também acho isso...  ;)

Mas, pergunto, quantos (antes de eventualmente olhar melhor para uma "bmw", um "smart", ou até um "ananta"...) não "começamos" rolando (ladeira abaixo? E sem esquecer a "emoção"...  ;)) com os tais "rolimãs"?
 8)

Abraços a todos!
Alberto
« Última modificação: 04 Maio 2011 às 12:47:07 por Alberto Ferreira »

*

Offline TUDA

  • *****
  • 1.015
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #25 Online: 04 Maio 2011 às 15:44:22 »
Que gozado....... o parecer de um 7S26/36 praticamente classificado como um LIXO, perdendo apenas para os chineses, e é tão querido por não termos um ETA 2824  com preço equivalente?? estamos, nós pobres mortais (<$$$$$$), a pé sem outras opções ( custo x benef ) ???

*

Alberto Ferreira

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #26 Online: 04 Maio 2011 às 15:57:37 »
Salve!

Não, Tuda!

Os 7Sxx não são "lixo".
Nada disso!
Aliás, pela "história" e principalmente pela proposta destes movimentos, eles estão muito longe disso.

Mas,...
Os comentários de que técnicamente falando, em especial nos quesitos construção e montagem (totalmente automatizadas, diga-se, mas que também não são exclusividade dos 7Sxx) e, principalmente, nos ajustes de fábrica, etc, eles "deixam a desejar" em uma visão mais "apurada" e, eu repito, meramente técnica, realmente procedem, sim.
 :(

Abraços a todos!
Alberto
« Última modificação: 04 Maio 2011 às 16:30:17 por Alberto Ferreira »

*

Offline TUDA

  • *****
  • 1.015
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #27 Online: 04 Maio 2011 às 16:32:31 »
Entendi perfeitamente Sr. Alberto. É que de repente se dá a impressão que a Seiko vive de história, deitado em berço explêndido pelo passado (história) e que somente se tem qualidade nos GS. Como já foi exaustivamente debatido aqui, o porque de a construção, montagem/regulagem, ajustes não virem um pouco melhor, fazendo jus à fama e adoração pela marca.

*

Alberto Ferreira

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #28 Online: 04 Maio 2011 às 16:40:46 »
...
...Como já foi exaustivamente debatido aqui, o porque de a construção, montagem/regulagem, ajustes não virem um pouco melhor, fazendo jus à fama e adoração pela marca.


Pois é...
Este é o ponto central da "crítica", que nós, membros da ASA, fazemos.

Por que?  ::)
 >:(

E,...
...desnecessário dizer, mas eu digo...  ;)

Sem que isso nos faça perder o "respeito" pela marca e nem a "boa vontade" com os 7Sxx...
 8)

Foi por isso, que eu disse que declinava de "votar" na enquete.

Alberto
« Última modificação: 04 Maio 2011 às 16:43:16 por Alberto Ferreira »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #29 Online: 04 Maio 2011 às 17:13:16 »
As 7Sxx cumprem de maneira exemplar aquilo que se propoem a ser: baratas. Elas cumprem a sua função muito bem pelo preço que oferecem. Isso não há discussão. Nenhuma.

Por exemplo, eu penso em um SKX007, equipado com 7S26. Eu não consigo pensar, honestamente, em outro relógio com tanta qualidade com um preço tão baixo.

Os relógios equipados com 7Sxx podem até oferecer bastante, mas máquina em si não. Aliás, penso que muitos modelos equipados com ela mereciam máquinas melhores, que fizessem jus à qualidade do conjunto.

Eu tenho uns 6 relógios equipados com 7Sxx. Todos apenas funcionam razoavelmente bem. Se eu não soubesse o que tem dentro, nunca tivesse analisado uma máquina dessas, diria que é boa, afinal, marca as horas direitinho.

Mas para mim, marcar as horas direitinho não basta para dizer que um mecanismo é bom. Se eu quisesse apenas ver horas direitinho, nem usaria relógios mecanicos, para começo de conversa. Quando se mete uma 7Sxx num aparelho de teste, é que se vê não tem não tem boa qualidade, não tem o mínimo, para mim. Não tem amplitude, não tem isocronismo. Isso é o que interessa. É muito ruim. Todos os que tenho e todos que eu testei, são assim.

E repito, tenho, não um nem dois relógios com essa máquina. E acho ela legal. Equipa modelos legais. E se der vontade, compro mais um com 7Sxx dentro. Mas nem por isso, não é porque tenho, e porque até a admiro, que vou dizer que ela é boa. Para mim não é. É ruim mesmo.

Abraços!

Adriano

*

fernando r

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #30 Online: 04 Maio 2011 às 20:03:40 »
Teria sentido sim, saber qual seria a segunda colocada, visto que o colega disse que não haveria comparação entre ETA e as outras e com isso a ETA levaria todos os votos.
Por isso eu quis modificar a pesquisa. Para saber entre as outras, qual seria a melhor na opinião dos foristas.
Por exemplo: se pudesse haver dois votos eu votaria na Miyota também, da mesma maneira que o Adriano se pronunciou. Entre as demais, tirando ETA prefiro a Miyota.
Esse era o sentido da modificação se fosse possível.
Abraço



E nem tem sentido, neste caso.


Algum dos moderadores poderia editar a pesquisa para permitir o voto em duas máquinas?

Eu tentei, mas, infelizmente, essa modificação não é possível.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #31 Online: 04 Maio 2011 às 20:27:53 »
(...) o colega disse que não haveria comparação entre ETA e as outras e com isso a ETA levaria todos os votos.

Eu não disse que a ETA levaria todos os votos. Eu disse que quem prefere qualquer outra à ETA, é porque gosta de sofrer.

Que tem muito nego por aí que gosta de um sofrimentozinho, disso não tenho dúvida...
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

fernando r

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #32 Online: 04 Maio 2011 às 21:08:43 »
Indiretamente, foi como se vc dissesse: essa pesquisa não tem sentido, pois eu estaria comparando ouro e lata.
Então, por isso eu pensei: que pesquisa besta eu fiz! Deveria ter colocado dois votos, pq a Eta ficaria como Hors concours, ou tê-la deixado de fora.
Mas o intuito inicial era saber, como existem muitos aqui que adoram Seiko, se a 7S36 teria muitos votos.
Existem muitos que gostam de Orient então, queria ver entre a 469 e Miyota, qual levaria vantagem.
Mas do jeito que ficou, a pesquisa não me esclareceu o que eu queria saber.
Culpa minha, deveria ter pensado antes!
Abraço

(...) o colega disse que não haveria comparação entre ETA e as outras e com isso a ETA levaria todos os votos.

Eu não disse que a ETA levaria todos os votos. Eu disse que quem prefere qualquer outra à ETA, é porque gosta de sofrer.

Que tem muito nego por aí que gosta de um sofrimentozinho, disso não tenho dúvida...

*

fernando r

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #33 Online: 04 Maio 2011 às 21:12:08 »
Tirei a ETA pessoal, poderiam votar novamente entre as demais?
Abraço.

*

Offline SlacKK

  • ***
  • 194
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #34 Online: 04 Maio 2011 às 21:16:34 »
Adriano,

O que você poderia nos dizer sobre a Orient 469, pela minha experiência de uso ela é tão boa quanto a Myiota e superior aos 7SXX, mas em termos técnicos isso procede?

Abraços!
_________________
Gustavo Loureiro

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #35 Online: 04 Maio 2011 às 21:25:28 »
Depende da 469. Há inúmeras delas, das mais simples quanto as mais elaboradas. As tradicionais, mais simples, acho um pouco melhor que as 7Sxx. Um pouco.

Além disso, há as 469 antigas, bem melhores que as atuais. As atuais têm a robustez comprometida. São famosas entre os relojoeiros por desmontarem sozinha sob impacto. A ponte da rodagem simplesmente se solta, com parafuso e tudo.

Acho a Miyota um bocado superior.

Abraços!

Adriano

*

Offline SlacKK

  • ***
  • 194
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #36 Online: 04 Maio 2011 às 21:58:11 »
Obrigado Adriano!

Sobre a falta de robustez das atuais 469 eu não sabia...
_________________
Gustavo Loureiro

*

Offline TUDA

  • *****
  • 1.015
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #37 Online: 05 Maio 2011 às 09:52:07 »
Caro amigo Adriano uma dúvida, por favor: Vamos lá, se a Seiko consegiu conquistar esse espaço enorme no mercado no passado  foi pela robustez e precisão com um custo x benefício excelente até os dias atuais com o 7S26/36. Pergunto: a partir de que modelo de começou ou teve o rompimento com a qualidade de outrora? Nesse caso não há um "elo perdido"e sim um momento (modelo) que já não era uma "brastemp" certo? Vc como um mestre poderia nos dizer qual foi o ultimo grande modelo (calibre) colocado no mercado pela nossa querida SEIKO?

*

Alberto Ferreira

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #38 Online: 05 Maio 2011 às 10:03:38 »
Salve!

Tuda,
Enquanto nós aguardamos a resposta do Adriano, certamente uma das pessoas mais indicadas para comentar este assunto, eu me permitiria fazer um pequeno comentário... (de membro fundador da nossa ASA...  Ok? 8)).

Não passemos a idéia de que a Seiko saiu (em algum ponto da sua história) da sua linha de "qualidade" e, principalmente, de "evoluções" constantes.
Não é bem assim, ou melhor dizendo, não houve nada disso.
Os movimentos e produtos da marca continuam evoluindo, sim.

Os 7Sxx são, a seu modo, uma "evolução", no sentido dos custos, de ser quase "descartável" (cuidado aqui! não relevem as aspas, ok?  :D)...

Mas, vamos aguardar os sempre claros e fundamentados comentários do nosso amigo Adriano.

Abraços!
Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #39 Online: 05 Maio 2011 às 10:16:58 »
Meus pontos:

- a Seiko não deixou de produzir produtos de qualidade. Pelo contrário, acho que a qualidade dos relógios como um todo subiu, mesmo dos modelos mais baratos.

- a Seiko também não deixou de fabricar movimentos de altíssima qualidade. Porém, para todo mundo, japoneses, suíços e quem mais for, produzir máquinas mecânicas ficou mais caro. Bem mais caro. Isso não é de hoje, mas lá do meio da década de 1970, quando os quartz se tornaram o padrão, e baratos. Logo, os movimentos de qualidade superior foram transferidos para linhas mais caras. Enquanto as linhas mais básicas passaram a receber movimentos cada vez mais baratos.

- e é lógico: não há como tentar se enganar. Não existe alta qualidade com baixo preço.

- então, temos que esquecer os movimentos high-end. Vamos falar do básicos.

- o último básico de qualidade boa foram os 61xx. A entrada dos 70xx começou a declinar a qualidade. Os primeiros calibres 70xx já eram relativamente inferiores em projeto, comparado com os 61xx. Mas a qualidade de execução ainda era a mesma, como nos 7005 e 7006. Porém a qualidade começou a declinar, por barateamento, quando os 7005 e 7006 foram substituidos pelos 7002 e 7009, de mesmo projeto, mas de qualidade bem inferior. O "finalmentes" do barateamente terminou no 7Sxx. Ainda mais barato, e ainda pior.

- um dos motivos da aclamação dos 7Sxx é porque eles enganam bastante. Hoje mesmo estou usando meu SKX 007 e testei ele. Sabe qual a média de marcha dele, testado em 6 (SEIS) posições? Média de +7s/dia. Parece ótimo não? Usando no pulso, no dia a dia, parece um maquinão. Mas no aparelho, ele revela  o resultado: delta de 24 segundos e amplitude não ultrapassando 240º com corda cheia nas horizontais. Isso não é qualidade. Isso é má qualidade um lado compensando a má qualidade de outro. Uma máquina suíça com esse desempenho é indicativo de que está a beira da morte. Mas para uma 7Sxx, é o padrão que ela sai novinha, de fábrica. E não há revisão que melhore isso. Tentar regular e ajustar é cansativo e frustrante, pois é em vão.

- como comparação, uma ETA 2824 da mais básica, standard, que equipa um Tissot, vem de fábrica com um delta de cerca de 10 segundos ou menos, e média entre +2s/dia a +6s/dia, e batendo 310º de amplitude nas horizontais.

- resumindo: a qualidade do que equipa os relógios mais simples começou a declinar após as 61xx. Elas foram as últimas básicas com ótima qualidade.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 05 Maio 2011 às 10:53:27 por Adriano »