Enquete

Qual a máquina que mais agrada?

Orient 469
Seiko 7S36
Miyota 8215

Máquina automáticas básicas

  • 102 Respostas
  • 39945 Visualizações
*

Offline TUDA

  • *****
  • 1.015
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #40 Online: 05 Maio 2011 às 10:42:07 »
Vc como sempre Adriano fecha com chave de ouro toda e qualquer discussão. Mestre é mestre, uma aula, muito obrigado.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #41 Online: 05 Maio 2011 às 10:42:26 »
Essa questão de precisão/funcionamento no pulso já foi muito discutida aqui e, certa feita, usei inclusive um movimento seikão 7s26 como exemplo, de um relógio "militar" que dei para meu pai há vários anos. O relógio tem uns 10 anos, nunca foi revisado, meu pai o usa direto há uns 5 (só tem ele). Nunca parou e, segundo meu pai, adianta no máximo uns 10 segundos por mês. Disse a ele: é claro que esse movimento é uma porcaria e compensações estão ocorrendo aí, pois ele deve ganhar minuto no dia e perder minuto à noite pela variação de posição.

Sobre os Miyota, acho que equipam os Bulova atuais. O Francelino, relojoeiro de Brasília, deu um desses movimentos para mim, completo. Resmungou: Flávio, impossível ajustar esse troço. Você consegue boa amplitude, bom ajuste e deixa no cicloteste. Uma semana depois, o movimento parece que se desajusta sozinho, apresenta marcha irregular. Lá pelas tantas ele já culpava a seiko também: igual aos seikos atuais!

Eu sou estranho. Talvez seja o forista que mais estudou e fez com que se everedassem pela relojoaria de precisão, estudando sobretudo os ingleses (os Suíços que me perdoem, mas se quer saber de relojoaria de precisão, o país é outro, atravessando o "mar").

Pois bem. Eu não estou muito aí com precisão de relógios, as datas nos meus estão sempre erradas...Os fatos apresentados por um boletim de marcha servem apenas para me mostrar a "saúde" do relógio. Eu não me importo muito se meu Omega Speedmaster, por exemplo, está adiantando 10 segundos ao dia quando poderia estar adiantando 2. Não quero que ele me encha o saco e pare, só isso.

E sim, sei onde estou me metendo. Uma coisa é exigir precisão (com P mesmo) de um cronômetro; outra, de um seikinho de 300 pratas.


Flávio

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #42 Online: 05 Maio 2011 às 10:46:20 »
Adoro esses tópicos que começam "como quem não quer nada"... E se transformam numa aula dessas!

Obrigado!

Abraços,

Rafael

*

fernando r

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #43 Online: 05 Maio 2011 às 16:59:56 »
Perfeito, mas se vc comparar dois reloginhos de 300 pratas, aí vc pode comparar bem suas máquinas, ou o funcionamento delas.
Eu já sou o avesso disso. Todo dia confiro a precisão de todos os mecânicos que tenho e, todo mês, a dos quartzo.
Por isso, apenas como um usuário eu coloco essa ordem: 1º ETA 2824-2; 2º Miyota 8215, 3º Orient 469 e 4º Seiko 7S36.
Análise de possuidor e usuário, não de conhecedor. 
Abraço

Essa questão de precisão/funcionamento no pulso já foi muito discutida aqui e, certa feita, usei inclusive um movimento seikão 7s26 como exemplo, de um relógio "militar" que dei para meu pai há vários anos. O relógio tem uns 10 anos, nunca foi revisado, meu pai o usa direto há uns 5 (só tem ele). Nunca parou e, segundo meu pai, adianta no máximo uns 10 segundos por mês. Disse a ele: é claro que esse movimento é uma porcaria e compensações estão ocorrendo aí, pois ele deve ganhar minuto no dia e perder minuto à noite pela variação de posição.

Sobre os Miyota, acho que equipam os Bulova atuais. O Francelino, relojoeiro de Brasília, deu um desses movimentos para mim, completo. Resmungou: Flávio, impossível ajustar esse troço. Você consegue boa amplitude, bom ajuste e deixa no cicloteste. Uma semana depois, o movimento parece que se desajusta sozinho, apresenta marcha irregular. Lá pelas tantas ele já culpava a seiko também: igual aos seikos atuais!

Eu sou estranho. Talvez seja o forista que mais estudou e fez com que se everedassem pela relojoaria de precisão, estudando sobretudo os ingleses (os Suíços que me perdoem, mas se quer saber de relojoaria de precisão, o país é outro, atravessando o "mar").

Pois bem. Eu não estou muito aí com precisão de relógios, as datas nos meus estão sempre erradas...Os fatos apresentados por um boletim de marcha servem apenas para me mostrar a "saúde" do relógio. Eu não me importo muito se meu Omega Speedmaster, por exemplo, está adiantando 10 segundos ao dia quando poderia estar adiantando 2. Não quero que ele me encha o saco e pare, só isso.

E sim, sei onde estou me metendo. Uma coisa é exigir precisão (com P mesmo) de um cronômetro; outra, de um seikinho de 300 pratas.


Flávio

*

Offline TUDA

  • *****
  • 1.015
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #44 Online: 05 Maio 2011 às 17:59:46 »
Eita surra lascada (7S26/36), mas o amor é maior ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #45 Online: 10 Maio 2011 às 18:54:11 »

- como comparação, uma ETA 2824 da mais básica, standard, que equipa um Tissot, vem de fábrica com um delta de cerca de 10 segundos ou menos, e média entre +2s/dia a +6s/dia, e batendo 310º de amplitude nas horizontais.


Abraços!

Adriano

Realmente um tópico desses é excelente, apesar de observar bem mais que postar, agora surgiu uma duvida:

A amplitude ideal não é 270º?, o balanço girando até 310º não atrapalharia a precisão do relógio?

abraço

*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #46 Online: 10 Maio 2011 às 20:55:11 »
Eita surra lascada (7S26/36), mas o amor é maior ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

To nessa turma...! ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Grande abraço a todos

Rodrigo STR ;D

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #47 Online: 10 Maio 2011 às 21:09:11 »
Seiko 7s36.

Abraço,

Rodrigão.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #48 Online: 10 Maio 2011 às 22:54:14 »

- como comparação, uma ETA 2824 da mais básica, standard, que equipa um Tissot, vem de fábrica com um delta de cerca de 10 segundos ou menos, e média entre +2s/dia a +6s/dia, e batendo 310º de amplitude nas horizontais.


Abraços!

Adriano

Realmente um tópico desses é excelente, apesar de observar bem mais que postar, agora surgiu uma duvida:

A amplitude ideal não é 270º?, o balanço girando até 310º não atrapalharia a precisão do relógio?

abraço

Não. A única mágica dos 270 graus é o fato dela anular desbalanceamentos do balanço. Se o balanço não tem defeitos, pouca diferença faz. E no caso no escapamento de âncora suíça, o desperdício de energia é grande. Ter mais amplitude é vantajoso para que o escapamento não trabalhe com pouca amplitude quando a corda for pouca. Ficar com pouca amplitude sim prejudica muito a precisão, pois pela própria geometria da espiral, com pouca contração e expansão, gera sozinha um desbalanceamento.

Abraços!

Adriano
« Última modificação: 10 Maio 2011 às 22:58:09 por Adriano »

*

Offline SlacKK

  • ***
  • 194
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #49 Online: 17 Maio 2011 às 00:23:17 »
Adriano,
Boa Noite,

E sobre o movimento Seiko 4R15 que veio teoricamente pra substituir a 7S26, o que poderia nos dizer?
_________________
Gustavo Loureiro

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #50 Online: 17 Maio 2011 às 00:30:02 »
Não o conheço nada além de poucas fotos. Por isso não posso dizer nada sobre ele.

Não acredito que seja muito melhor, se é que é melhor, que um 7S26. A aparência é simplesmente a mesma. Aparenta ter a mesma qualidade.

Além disso, não há milagre: é o básico do básico. Não há como esperar muito dele.

Abraços!

Adriano

*

Offline SlacKK

  • ***
  • 194
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #51 Online: 17 Maio 2011 às 11:14:36 »
Adriano, obrigado pela pronta resposta!
Quando chegar meu Seiko Spork vou dar uma avaliada nesse movimento.

Abraços!
_________________
Gustavo Loureiro

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #52 Online: 17 Maio 2011 às 11:46:42 »
Tenho dois Seiko com 4R15.
Nada aparentemente diferente das 7Sxx, alem da reserva de marcha pouco maior e acabamento do rotor.

*

Offline TUDA

  • *****
  • 1.015
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #53 Online: 17 Maio 2011 às 18:13:41 »
Eita!!!! tamo na dianteira agora  ;D

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #54 Online: 19 Setembro 2011 às 03:51:34 »
fico com o miyota..

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #55 Online: 19 Setembro 2011 às 08:52:09 »
mais um para o 7S26/36.
abraços

*

Offline Rafael

  • ***
  • 149
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #56 Online: 19 Setembro 2011 às 09:51:04 »
Fico com orient 469....abraço

Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #57 Online: 19 Setembro 2011 às 11:21:45 »
orient 469. mais precisa e robusta, excelente máquina.

*

Offline VIP

  • *****
  • 1.576
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #58 Online: 19 Setembro 2011 às 18:24:46 »
seiko ;D
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

*

Offline aguiar

  • *****
  • 1.281
    • Ver perfil
Re: Máquina automáticas básicas
« Resposta #59 Online: 20 Setembro 2011 às 00:12:17 »
               Entre as japonesas, Miyota 8215.

                       Abç