vulcain

  • 14 Respostas
  • 5299 Visualizações
vulcain
« Online: 23 Maio 2011 às 15:23:53 »
Boa tarde

vocês conhecem esta marca ( Vulcain )?É cara? Tem assistencia no Brasil ?

grato

Jorge Caruzo

*

Offline Aero

  • ****
  • 370
    • Ver perfil
Re: vulcain
« Resposta #1 Online: 23 Maio 2011 às 15:28:53 »
 É cara sim, e parece que a Amsterdam Sauer representa por aqui.

 

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: vulcain
« Resposta #2 Online: 23 Maio 2011 às 15:44:53 »
De cabeça não vou lembrar todos os detalhes, pois não estou teclando de casa. Fato é que a Vulcain, dos anos 50 para frente, pertencia ao conglomerado MSR, que englobava Vulcain, Revue e Thommen (esta última fabricannte de produtos aeronáuticos). Com a quebradeira dos anos 70, acho que só a Thommen permaneceu no mercado.

Nos anos 90 a Vulcain ressurgiu, podemos assim dizer, não como Vulcani, mas Revue Thommen. Em 1997 a Revue Thommen lançou uma série limitada do famoso relógio da Vulcain, o Cricket. Tenho um...Eles não custavam tão caro na época, paguei 750 dólares no meu, no exterior. Aqui giravam em torno de 1500 dólares ou mais, que os representava era a Vivara.

Na minha opinião, os relógios usavam calibres Cricket "NOS", mas em e mail enviado para a fábrica, disseram que não, que haviam fabricado alguns e colocado nos relógios (eu ainda duvido disso...).

Fato é que no início dos anos 2000 a Revue Thommen foi comprada por um grupo asiático, a Grovana e, na mesma época, os detentores do nome Vulcain (a fábrica não mais existia, pois, como disse, a fábrica era a Revue Thommen. Eles só tinham o nome) meteram um processo na RT para que não mais usassem os movimentos clássicos do Cricket e muito menos o nome.

Eu não sei se isso foi decidido por acordo ou em sentença, mas fato é que os donos do nome Vulcain ganharam não só o direito exclusivo de usar o projeto do movimento do Cricket como seu nome.

Criou-se uma situação no mínimo estranha: em meados dos anos 90, os Vulcain Cricket foram relançados com tal nome, mas feitos por uma fábrica sem nenhuma raiz com a MSR, que era dona de tudo antigamente; a Revue Thommen continuou existindo, fabricando tudo na antiga fábrica onde os Vulcain eram produzidos mas...sem mais nada com a Vulcain!

De qualquer forma, observa-se uma nítida vantagem técnica entre os Vulcain atuais e os Revue Thommen (Vulcain) da década passada. Cito meu relógio, por exemplo. Ele é bem feito, singular, mas sem frescura. O bracelete metálico é simples, o movimento não tem acabamentos decorativos, etc.

A "nova" Vulcain colocou no mercado reedições, como o Cricket Nautical e, mais, novos modelos, com movimentos automáticos, coisa que nem antigamente existia. E melhorou muito o acabamento de suas peças, como pude ver na Suíça e aqui, onde o representante é a Amsterdan Sauer.

Claro, ficaram bem mais caros, mas nada fora da realidade dos produtos suíços. Eles possuem movimentos na linha sem ter calibres feito em casa a preços bem acessíveis. Os Crickets é que subiram de preço.

Sim, existe também assistência técnica.


Flávio

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: vulcain
« Resposta #3 Online: 23 Maio 2011 às 16:28:10 »
Ah, esqueci: a Amsterdan Sauer também representa no Brasil a...Revue Thommen!

Modificando este texto, dei uma rápida olhada na net, agora sem confiar demais na minha memória: a Grovana é baseada em Teniken, Suíça, não no oriente.


Flávio
« Última modificação: 23 Maio 2011 às 16:41:16 por flavio »

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: vulcain
« Resposta #4 Online: 23 Maio 2011 às 17:55:18 »
Flávio,
Vou entrar neste papo porque em 2008 tive com um desses em mãos, e gostei muito do "jeitão" dele, apesar de não gostar muito dos de bolso.
E me parece que esse é bem velhinho, não acha?
Átalo


*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: vulcain
« Resposta #5 Online: 23 Maio 2011 às 19:56:26 »
Não li o texto do Flávio ainda, estou só de passagem, porém vou voltar para ler... mais quando vi esse belo Vulcain do Atalo, tive que parar para parabeniza-lo pela peça!!

Parabéns!! 8) 8)
Abraços,
Cigano!

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: vulcain
« Resposta #6 Online: 23 Maio 2011 às 21:52:20 »
Amigo Cigano,
É realmente uma bela peça, mas não é meu, infelizmente.
Esta peça passou pelas minhas mãos para avaliação, apenas, coisa de trabalho. :-[
Átalo

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: vulcain
« Resposta #7 Online: 24 Maio 2011 às 01:50:42 »
Amigo Cigano,
É realmente uma bela peça, mas não é meu, infelizmente.
Esta peça passou pelas minhas mãos para avaliação, apenas, coisa de trabalho. :-[
Átalo

Que pena... muito linda, mesmo assim parabéns ao dono!!

Uma hora aparece um para você ficar!!! 8)
Abraços,
Cigano!

*

Enéias

Re: vulcain
« Resposta #8 Online: 24 Maio 2011 às 15:07:41 »
Tenho um, da velha guarda. :D

Re: vulcain
« Resposta #9 Online: 27 Maio 2011 às 14:17:58 »
Tenho um, da velha guarda. :D

Enéias, bacana seu Vulcain ele despertador??

MOsca

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: vulcain
« Resposta #10 Online: 27 Maio 2011 às 17:46:30 »
Sim, um Cricket anos 50, com movimento deles. O curioso é que está escrito Vulcain, mas não o Cricket. Também não há subdivisões do alarme no mostrador. O mostrador já foi restaurado?


Flávio

Re: vulcain
« Resposta #11 Online: 29 Maio 2011 às 14:46:06 »
Essa nova safra Vulcain é muito bonita.

Re: vulcain
« Resposta #12 Online: 30 Maio 2011 às 10:43:03 »
A Vulcain é conhecida como os relógios dos Presidentes. A lenda é que os presidentes americanos sempre têm 1.

Abraço
Bruno Mendonça
Bruno Mendonça

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.251
    • Ver perfil
Re: vulcain
« Resposta #13 Online: 30 Maio 2011 às 11:35:21 »
A Vulcain é conhecida como os relógios dos Presidentes. A lenda é que os presidentes americanos sempre têm 1.

Abraço
Bruno Mendonça



Na verdade o Lindon Johnson e o Nixon usavam Crickets.


Flávio

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: vulcain
« Resposta #14 Online: 30 Maio 2011 às 12:05:09 »
A Vulcain é conhecida como os relógios dos Presidentes. A lenda é que os presidentes americanos sempre têm 1.

Abraço
Bruno Mendonça



Na verdade o Lindon Johnson e o Nixon usavam Crickets.


Flávio

Na verdade a lista é maior, entre eles: Franklin D. Roosevelt, Harry Truman, e Dwight Eisenhower também......entre outros relógios, é claro



Abs

Gravina
« Última modificação: 30 Maio 2011 às 12:10:26 por Gravina »