Menu principal

Ajuda para retirar tige e coroa de um Seiko 6602B

Iniciado por Bernardo, 02 Junho 2011 às 18:12:12

tópico anterior - próximo tópico

Bernardo

Olá,

Tenho um Seiko com movimento 6602B, o qual está muito maltratado. Gostaria de retirar o conjunto tige/coroa, mas está havendo muita dificuldade.

Entendo que teria de puxar a coroa para a posição onde se acerta as horas e pressionar algo no furo abaixo indicado. Entretanto, não há nada que seja pressionável no tal furo:

Abs,
Bernardo

Adriano

Matenha a coroa toda para dentro ( e não na posição de ajuste de horas) e pressionr o orifício. O que você vê dentro do orifício já é o próprio tirete. Basta pressionar para baixo enquanto puxa gentilmente a coroa.

O lance de puxar na posição de ajuste das horas é só para os Seiko 70xx e 7Sxx, e mais alguns.

Abraços!

Adriano

Bernardo

Olá Adriano,

Acabei de fazer algumas tentativas para retirar a tige de acordo com as suas instruções, mas não deu certo.

Aparentemente, nada cede quando pressiono o orifício para baixo. Tentei, inclusive, puxar a coroa com um pouco mais de força, sem sucesso.

Acho que pode ter algo defeituoso ou até mesmo colado.

Muito obrigado.

Abs,
Bernardo

Adriano

Realmente, algo deve estar errado porque o botão vai e volta como uma mola. O botão faz parte do tirete. E uma vez pressionado, a tige sai fácil.

Você consegue sentir que o botão desce quando aperta ele? Será que está apertando com fora suficiente?

Abraços!

Adriano

Bernardo

Ao pressionar o botão não se percebe nenhum movimento de mola. Coloquei, inclusive, força além da recomendada nas tentativas que fiz.

Temo que, no passado, tenham feito alguma "gambiarra" para evitar que o conjunto tige/coroa pudesse sair.

Abs,
Bernardo

Alberto Ferreira

Salve!

Bernardo,
A julgar pelas fotos, e pelo estado do orifício de acesso ao "botão, a platina está desgastada e parece que alguém exerceu algum esforço inadequado ali.
Veja o desgaste nas bordas do furo.
Provavelmente algo (talvez a própria tirete) está danificado.

O pior é que, caso isso se confirme, eu não sei como a tige poderia ser removida...  ::)

Alguém teria alguma sugestão?

Abraços,
Alberto

Bernardo

Olá Alberto,

O estado do mostrador me faz acreditar que o relógio realmente recebeu manutenção e talvez uso inadequado no passado:

Foi adquirido por mim em 2009 e, de acordo com o vendedor, "funcionava 100%". Entretanto, veio adiantando muito (umas 3 horas por dia) e com uma coroa muito desconfortável/pequena para dar corda. O relógio, então, foi "encostado" na minha caixinha de sucatas.

Abs,
Bernardo

Adriano

Nesse caso específico, esse relógio é feito à moda antiga, na qual o conjunto e máquina com mostrador sai pela frente do relógio. Isso significa que você pode remover o vidro e remover o mostrador, meio na marra, para ter acesso ao sistema de ajuste das horas e desmontar todo o sistema, tirando o tirete.

Ou continuar tentando. Já que a máquina não está grande coisa, tente uma gota de óleo naquele orifício, para ver se libera alguma coisa.

Abraços!

Adriano

Bernardo

Vou colocar uma gota de óleo no orifício para ver se a situação muda. Melhor colocar um óleo de lubrificação de relógio ou pode ser algo tipo WD-40?

De qualquer maneira, após a retirada do conjunto tige/coroa, muito possivelmente tentarei retirar o movimento da caixa.

Para retirar o vidro seria necessário ter uma ferramenta específica para tal? Talvez uma "Bergeon 4266 Crystal Lift"?

Abs,
Bernardo

Adriano

Considerando-se que tudo será revisado depois, pode usar WD 40.

Sobre o vidro, pelo menos na foto que enviou, está faltando o aro externo. O vidro deverá sair de empurrar de dentro para fora. Não é o tipo de vidro que tem pressão a ponto de necessitar de ferramenta (como um Mido Commander, por exemplo).

Abraços!

Adriano

Bernardo

Deixei o local com WD-40 durante a noite, mas não houve nenhuma melhora.

Com a força feita para puxar a coroa, ela que já não estava muito boa, acabou estragando.

Seguindo a dica do Adriano, pressionei o movimento de encontro ao vidro e ele saiu:

Amanhã irei tentar tirar os ponteiros, mostrador e o que mais for necessário para ter acesso ao tirete.

Muito obrigado.

Abs,
Bernardo  

Wilson

Bernardo,

pode ter entrado agua e o pinhão coulant se oxidou
e ficou "agarrado" na tige, coloque benzina aos poucos e fique "mexendo"
com ela,

abraços,

wilson

Luis O

Se eu estivesse no seu lugar faria o seguinte, e nesta ordem:

1. desbastaria com cuidado a pontinha da tige e tentaria deslocar o movimento para trás, a fim de retirá-lo da caixa, pelo lado do vidro;

2. caso não saisse, levantaria o movimento com bastante cuidado e tentaria localizar os parafusos que prendem o mostrador, a fim de soltá-los, permitindo, assim, a retirada do mostrador, sem que seja preciso forçá-lo, pois, certamente, os pinos que o fixam no movimento vão quebrar, e sairá mais caro o conserto do mostrador;

3. depois de retira o mostrador, verifique e retire, cuidadosamente, a tiret, verificando o pinhão etc, a fim de verificar se existe alguma oxidação que justifique a não extração da tige e coroa.

4. NÃO FORCE NADA, AO CONTRÁRIO DO QUE SE MANIFESTOU OUTRO COLEGA DO FÓRUM...A QUEBRA DE QUALQUER PEÇA PODERÁ DIFICULTAR BASTANTE A REFORMA DE SEU RELÓGIO, que ao meu ver pode ficar perfeito, pois o movimento não está tão ruim assim.

5. se mesmo assim não conseguir, poste fotos que a gente dá uma olhada e tenta ajudar, ainda que a distância.

Espero que consiga. abs

Adriano

Citação de: Luis O online 03 Junho 2011 às 12:09:49

4. NÃO FORCE NADA, AO CONTRÁRIO DO QUE SE MANIFESTOU OUTRO COLEGA DO FÓRUM...A QUEBRA DE QUALQUER PEÇA PODERÁ DIFICULTAR BASTANTE A REFORMA DE SEU RELÓGIO, que ao meu ver pode ficar perfeito, pois o movimento não está tão ruim assim.

Espero que consiga. abs

Isso mesmo Bernardo, faça exatamente como o Luis falou, e não que nem o idiota aqui, que falou para você tirar meio na marra, caso alguém não tenha entendido o comentário em letras maiúsculas.

E desculpe minha ignorância em sugerir algo tão absurdo.

Adriano

Bernardo

Prezados Wilson, Luis O e Adriano,

Agradeço por toda a ajuda que vocês tem me dado. Entendi que o "tirar meio na marra" foi mais uma "força de expressão" e serei bastante cuidadoso no reparo do relógio.

Só poderei mexer no relógio amanhã. Acho que o próximos passos deverão ser:

- tentar soltar a tige usando benzina, conforme instrução do Wilson;
- caso o passo acima não dê certo, tentarei desaparafusar a coroa (ou o que restou dela) da tige; não dando certo, tentarei desbastar a pontinha que restou da coroa;
- seguir as demais instruções dadas pelo Luis.

Muito obrigado a todos que tem participado.

Abs,
Bernardo

Bernardo

Tentei retirar a tige usando benzina, mas não deu certo. Tentei também desaparafusar o que restou da coroa. sem sucesso.

Entretanto, o acesso aos dois parafusos que prendiam o mostrador estava fácil. Assim sendo, ele foi retirado:

Como o balanço estava muito exposto, achei melhor retirá-lo também:

Será que o balanço está perfeito? Quando é dito que o balanço está quebrado, exatamente o que costuma quebrar?

Abs,
Bernardo

Bernardo

Após retirar a parte do calendário:

Com a coroa puxada:

Abs,
Bernardo

Bernardo

Continuando...

Logo após a última foto, o relógio escapou da minha mão e caiu na mesa (uns 10cm ou menos de queda). Saíram duas engrenagens e o conjunto tige/coroa saiu com facilidade:

O problema agora é fazer a peça que permite a retirada da tige se movimentar. Tal peça parece estar "colada".

Abs,
Bernardo

Cigano

Caro Bernardo, parabéns pela iniciativa!!

Essa vou acompanhar... tenho um Seiko também, calibre 6139, e estou afin de desmonta-lo, pois ele está sem o balanço (por completo), mais quando eu mexo na âncora com auxilio de um palido de madeira, o segundeiro funciona normalmente, e o louco aqui (eu), fiquei fazendo isso durante uns 3 minutos, para ver como iria reagir o resto das peças, deu até uma ler (lesão por esforço repetitivo)....rsrsrs!!

Obrigado por compartilahr seu trabalho, isso será uma grande aula!! 8)
Abraços,
Cigano!

Bernardo

Olá Cigano,

O 6139 é bem mais complexo - cronógrafo, automático, calendário duplo... Acho que não valeria a pena arriscar...  De qualquer maneira, é importante fazer fotografias do passo-a-passo, de modo a auxiliar a remontagem.

Eu estou mexendo neste 6602B somente porque ele estava aqui na categoria de "sucata", com inúmeros problemas: mostrador gasto, coroa imprestável, adiantando uma barbaridade... Achei que pelo pouco valor comercial dele frente ao valor necessário para arrumá-lo de verdade (num bom relojoeiro e com substituição do que fosse necessário), e considerando uma eventual dificuldade na obtenção de novas peças, que o investimento não valeria a pena. Como pareceu ser um movimento simples e eu queria adquirir algum conhecimento, resolvi "colocar a mão na massa".

Abs,
Bernardo