Ajuda sobre Bordão relógio parede.

  • 6 Respostas
  • 4373 Visualizações
Ajuda sobre Bordão relógio parede.
« Online: 17 Junho 2011 às 20:16:59 »
Estou restaurando um relógio carrilhão de parede marca Silco, agora na hora de montar o danadinho uma das hastes do bordão quebrou :-[ :-[ :-[ minha duvida é: (1) Tem como recuperar? (2) caso não tenha é facil encontrar para substituição? Caso um dos amigos do forum tenha experiência ou saiba como proceder serei grato pela informação.





MOsca

Re: Ajuda sobre Bordão relógio parede.
« Resposta #1 Online: 18 Junho 2011 às 14:58:21 »
Amigo...
Os bordões da Silco são, geralmente, constituídos em uma única peça de metal, de diversos tamanhos, para cada tipo de “batida”...
Contudo, em uma das extremidades, eles são torneados, para que fiquem mais finos, de forma cônica, permitindo o som característico de cada bordão. Esse torneamento é realizado +/- meio centímetro abaixo de cada extremidade. Fica, dessa forma, como que uma bucha em um dos extremos, com o diâmetro original, sendo esse lado “cravado” em um parafuso metálico, que é atarraxado no suporte de aço que fixa o conjunto na caixa de madeira, permitindo a reverberação do som...
Quando uma haste se parte, e isso acontece, via de regra, no ponto mais fino do torneamento realizado, o que pode ser feito é furar aquela pequena bucha que ficou cravada no parafuso metálico e “cravar” a haste nela...
Mas há um problema... a haste ficará mais curta,algo frágil no ponto da cravação, e o som pode ficar diferente do original, pois o encurtamento da mesma alterará o som!!! :-\ :-\ :-\
Há alguns anos, ganhei um Silco de um amigo, com todas as hastes quebradas no ponto mais fino... fiz o que descrevi, o som ficou um pouco diferente, mas como o serviço foi feito em todas as hastes, ele acabou ficando uniforme!!! ;) ;) ;)
Pode parecer meio “mandracaria”, mas, como é “quase impossível” se encontrar hastes novas, esse seria um “remédio paliativo”!!! ;) ;) ;)
Espero ter me feito entender, e ter ajudado!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: Ajuda sobre Bordão relógio parede.
« Resposta #2 Online: 18 Junho 2011 às 21:48:02 »
Paulo, infelizmente tive q fazer um mesmo numa das hastes de um relogio q foi do meu pai, como só uma das hastes estava quebrada, o som combinado não ficou bom, estou tentando achar uma haste horiginal, mas tá dificil . Abs.

Re: Ajuda sobre Bordão relógio parede.
« Resposta #3 Online: 18 Junho 2011 às 23:54:48 »
Paulo Sergio, muito obrigado hoje pela manha tive a idea de fazer exatamente o que vc esta informando, agradeco sua ajuda e abaixo segue fotos.

Peça a ser perfurada e broca.
 

Fiz pequeno ponto no local a ser perfurado.


Lentamente e com cuidado fui realizando o serviço.


Peça foi encaixada firmemente.



Estarei montando o bordão amanha e depois informo o resultado do som.

MOsca

Re: Ajuda sobre Bordão relógio parede.
« Resposta #4 Online: 20 Junho 2011 às 23:06:32 »
Esta funcionando e o som não mudou praticamente nada. ;D ;D ;D ;D

Obrigado Paulo Sergio.

MOsca

Re: Ajuda sobre Bordão relógio parede.
« Resposta #5 Online: 21 Junho 2011 às 19:19:34 »
Valeu amigo!!!  ;) ;) ;)
Fico feliz contigo!  :D :D :D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Pandolfi

Re: Ajuda sobre Bordão relógio parede.
« Resposta #6 Online: 21 Junho 2011 às 19:39:55 »
Olá, Mosca, se ajudar ligue para 11-3289-5633 e fale com o Baltazar, fica na Rua Rocha, 93 Bela Vista SP.
Abração.
Pandolfi