China um futuro NEGRO!!!

  • 16 Respostas
  • 5405 Visualizações
China um futuro NEGRO!!!
« Online: 22 Agosto 2011 às 14:44:44 »
JÁ PENSOU COMO FICARÁ A CHINA DO FUTURO?

Alguns conhecidos voltaram da China impressionados.
Um determinado produto que o Brasil fabrica em um milhão de unidades, uma só fábrica chinesa produz quarenta milhões...
A qualidade já é equivalente. E a velocidade de reação é impressionante.
Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas...
Com preços que são uma fração dos praticados aqui.

Uma das fábricas está de mudança para o interior, pois os salários da região onde está instalada estão altos demais: 100 dólares.
Um operário brasileiro equivalente ganha 300 dólares no mínimo que acrescidos de impostos e benefícios representam quase 600 dólares.
Quando comparados com os 100 dólares dos chineses, que recebem praticamente zero benefícios.... estamos perante uma escravatura amarela e alimentando-a...

Horas extraordinárias? Na China...? Esqueça !!!
O pessoal por lá é tão agradecido por ter um emprego que trabalha horas extras sabendo que não vão receber nada por isso...

Atrás dessa "postura" está a grande armadilha chinesa.
Não se trata de uma estratégia comercial, mas sim de uma estratégia " de poder" para ganhar o mercado ocidental .

Os chineses estão tirando proveito da atitude dos 'marqueteiros' ocidentais, que preferem terceirizar a produção ficando apenas com o que ela "agrega de valor": a marca.

Dificilmente você adquire atualmente nas grandes redes comerciais dos Estados Unidos da América um produto "made in USA".
É tudo "made in China", com rótulo estadunidense.

As Empresas ganham rios de dinheiro comprando dos chineses por centavos e vendendo por centenas de dólares...
Apenas lhes interessa o lucro imediato e a qualquer preço.
Mesmo ao custo do fechamento das suas fábricas e do brutal desemprego. É o que pode-se chamar de "estratégia preçonhenta".

Enquanto os ocidentais terceirizam as táticas e ganham no curto prazo, a China assimila essas táticas, cria unidades produtivas de alta performance, para dominar no longo prazo.

Enquanto as grandes potências mercadológicas que ficam com as marcas, com os designes...suas grifes, os chineses estão ficando com a produção, assistindo estimulando e contribuindo para o desmantelamento dos já poucos parques industriais ocidentais.

Em breve, por exemplo, já não haverá mais fábricas de tênis ou de calçados pelo mundo ocidental. Só haverá na China.

Então, num futuro próximo veremos os produtos chineses aumentando os seus preços, produzindo um "choque da manufatura", como aconteceu com o choque petrolífero nos anos setenta. Aí já será tarde demais.
Então o mundo perceberá que reerguer as suas fábricas terá um custo proibitivo e irá render-se ao poderio chinês.

Perceberá que alimentou um enorme dragão e acabou refém do mesmo.
Dragão este que aumentará gradativamente seus preços, já que será ele quem ditará as novas leis de mercado, pois será quem manda, terá o monopólio da produção .

Sendo ela e apenas ela quem possuirá as fábricas, inventários e empregos é quem vai regular os mercados e não os "preçonhentos".

Iremos, nós e os nossos filhos,netos... assistir a uma inversão das regras do jogo atual que terão nas economias ocidentais o impacto de uma bomba atômica... chinesa.

Nessa altura em que o mundo ocidental acordar será muito tarde.

Nesse dia, os executivos "preçonhentos" olharão tristemente para os esqueletos das suas antigas fábricas, para os técnicos aposentados jogando boliche no clube da esquina, e chorarão sobre as sucatas dos seus parques fabris desmontados.

E então lembrarão, com muitas saudades, do tempo em que ganharam dinheiro comprando "balatinho dos esclavos" chineses, vendendo caro suas "marcas-grifes "aos seus conterrâneos.

E então, entristecidos, abrirão suas "marmitas" e almoçarão as suas marcas que já deixaram de ser moda e, por isso, deixaram de ser poderosas pois foram todas copiadas....

Por Luciano Pires - Luciano Pires é diretor de marketing da Dana e profissional de comunicação.



O que os amigos acham disso?
Minha opinião, é que será bem por aí...

Um forte abraço,

Rafa


*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: China um futuro NEGRO!!!
« Resposta #1 Online: 22 Agosto 2011 às 15:02:08 »
Simplista no último.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

Re: China um futuro NEGRO!!!
« Resposta #2 Online: 22 Agosto 2011 às 15:21:28 »
Concordo plenamente com o Igor...

Na verdade, a china, como qualquer pais em desenvolvimento, vera os salarios aumentarem gradativamente. E como vai ser menos competitiva, outros paises tomarão o lugar pra tudo que é "low cost". E dizer que hoje a qualidade 100% made in china é equivalente à ocidental, é piada... Os unicos produtos realmente de qualidade são aqueles cujo cliente fornece a concepção completa e coloca gente pra controlar a produção o tempo todo. Mas se você tentar comprar um produto concebido e controlado por chineses, vai ver rapidinho o resultado... Pois pra manter o preço mais baixo possivel, eles economizam em tudo... até no essencial.

Isso dito eu tenho a impressão que o que se vende no Brasil em geral é de qualidade bastante baixa... Pois cada vez que comparo um produto europeu com o equivalente brasileiro, a diferença é ENORME.  e o pior, é que o produto brasileiro é vendido mais caro  que o europeu !!!! A diferença é em todos os detalhes, embalagem, acabamento, materiais usados...

1 abraço,

Bruno

Re: China um futuro NEGRO!!!
« Resposta #3 Online: 22 Agosto 2011 às 15:50:50 »
Acho que o Sr. Luciano Pires perdeu uma oportunidade de ficar calado...

Re: China um futuro NEGRO!!!
« Resposta #4 Online: 22 Agosto 2011 às 19:34:47 »
Acho que o Sr. Luciano Pires perdeu uma oportunidade de ficar calado...


 ???  ???  ???  ???  ???  ???  ???
Abraço
Paulo Sergio

Re: China um futuro NEGRO!!!
« Resposta #5 Online: 22 Agosto 2011 às 20:16:06 »
Acho que o Sr. Luciano Pires perdeu uma oportunidade de ficar calado...


 ???  ???  ???  ???  ???  ???  ???

x2!!!

Superficil... Simplista... Pouco fundamentado... Até concordo!

Mas não acho que seja totalmente nada haver!

Abraços,

Rafa

Re: China um futuro NEGRO!!!
« Resposta #6 Online: 23 Agosto 2011 às 09:43:49 »
O autor do texto trabalha para um fabricante de autopeças, provavelmente na subsidiária aqui do Brasil, e este é um setor que está sofrendo uma concorrência feroz dos chineses. Essa situação, na minha opinião, não permitiu ao autor realizar uma análise objetiva e neutra. Cito alguns exemplos abaixo:

Citar
(...) Uma das fábricas está de mudança para o interior, pois os salários da região onde está instalada estão altos demais: 100 dólares. (...)

Se a fábrica está de mudança para outra região é porque já houve aumento de salários em parte da China, o que é normal. Só que mais adiante no texto o que dá a entender é que os salários ficarão baixos para sempre e é por isso levará ao fim da manufatura em outros lugares do mundo. Oras, se os salários já subiram na parte menos pobre do país o que os impede de subir quando as regiões mais pobres ficarem menos pobres do que hoje?

Citar
(...) Então, num futuro próximo veremos os produtos chineses aumentando os seus preços, produzindo um "choque da manufatura", como aconteceu com o choque petrolífero nos anos setenta. Aí já será tarde demais. (...)

Comparar produtos industrializados com petróleo é, no mínimo, um absurdo. Caso ele não saiba, o petróleo é um bem escasso que não se encontra em qualquer lugar, e é exatamente isso que dá o poder de monopólio aos produtores, o que não ocorre com os produtos industrializados, já é possível erguer uma fábrica onde se bem entender.

Citar
(...) Então o mundo perceberá que reerguer as suas fábricas terá um custo proibitivo e irá render-se ao poderio chinês. (...)

Por que este custo seria proibitivo?

Citar
(...) Sendo ela e apenas ela quem possuirá as fábricas, inventários e empregos (...)

Se não existirão empregos nos outros países quem comprará os produtos chineses? Os ETs?



Poderia levantar outros do texto, mas acho que estes já são suficientes.
E existem outros dois pontos fundamentais que não foram abordados no texto:
1) Uma parcela nada desprezível da competitividade chinesa está no fato de que sua moeda é artificialmente desvalorizada. Se a China realmente fosse TÃO competitiva assim por que o governo se preocupa em manipular o câmbio? Tudo bem, no curto-prazo eles conseguem segurar o câmbio, mas essa estratégia de acumulação de reservas não é sustentável para sempre. Uma das consequências dessa política é o aumento da inflação, que já está perto dos níveis de 2008, quando as commodities subiram muito.

2) Não se pode esquecer de países como o Vietnã, que vem aumentando sua participação nas manufaturas e fatalmente assumirão o lugar da China se esta elevar muito os seus preços.

A discussão é obviamente muito mais longa, mas acho que já falei demais :P. Então, para resumir, acho que o Sr. Luciano foi por um caminho muito "emocional" e sem fundamentação alguma para a sua argumentação, típico papo de botequim. Se ele tivesse escrito este texto em algum fórum como o nosso eu não teria problema algum com o seu texto, mas já que deve ter sido publicado em algum lugar mais "formal" acredito que o mínimo seria alguma base para os seus argumentos. E por isso acho que perdeu a oportunidade de ter ficado calado.

Abs!

*

Offline helio

  • *****
  • 903
    • Ver perfil
Re: China um futuro NEGRO!!!
« Resposta #7 Online: 23 Agosto 2011 às 10:15:52 »
A China foi a maior potencia mundial até o sec XV, tão superior aos outros povos que os ignorava. Hoje o China prioriza a ocupação de sua mão de obra, independente de isto gerar ou não lucros. O que ela faz hoje já foi feito anteriormente por outros povos, o Japão já foi a fabrica do mundo, os EUA, o Reino Unido, a França.... - voce poderia fazer um paralelo a fabrica do mundo e potencia dominante, alias todos paises que foram dominantes um dia utilizaram em maior ou menor escala meios fabris.
Quando a China vier a ser um incomodo real (e não aceitavel), ela começará a sofrer barreiras, já existem paises com politicas restritivas - No Sino, os norte americanso mesmo em muitos setores restringem o avanço chines em suas fronteiras, principalmente em setores que conssideram estratégicos.
Apesar de todo barulho, a posição mais confortavel é a norte americana, que utiliza a China como parque fabril e lucra em cima deles, e ainda paga com um papel que eles podem em ultimo caso imprimir (apenas para ilustrar osalemães já fizeram isto, e não foram unicos).
Agora eles não são bobos, tem uma agilidade impressionante e segundo nossos governantes são um mercado normal ::) (o Lula apoiou a China na Onu em troca de suas pretenções a ocupar um cargo permanente no conselho de segurança); eles conhecem sua capacidade de produção e conssumo e utilizam isto de maneira nem sempre leal nas mesas de negociação. Quem sabe um dia as outras nações acordem e venham a proeger o interesse de seus empregos e não interesses imediatos de confortos frugais a custas de seu futuro.
[]s

*

Alberto Ferreira

Re: China um futuro NEGRO!!!
« Resposta #8 Online: 23 Agosto 2011 às 10:36:59 »
Salve!

É...  ::)

Falando de China, aquele texto e tudo o que nós venhamos a dizer e argumentar aqui, se fosse um livro, caberia apenas numa "orelha de apresentação".
 ;)

Abraços,
Alberto

Re: China um futuro NEGRO!!!
« Resposta #9 Online: 23 Agosto 2011 às 20:59:16 »
Certa vez fui comprar um produto vindo da Korea....os caras me pediram desculpa pela demora no envio pois estavam voltando de uma longa férias>>>>>> 7 DIAS<<<<<<< é mole!!! imagine na China, vale salientar que a economia chinesa já ultrapassou dos EUA a tempo e infelizmente tb ultrapassou na quantidade de emissão de CO2 (um dos gases no efeito estufa)...mas espero que o Brasil possa ir aprendendo algumas coisas com o povo oriental e de "quebra" pelo menos diminuir a carga tributária para alguns produtos, e melhorar a balança comercial....Abraços BC :) :)
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuará vivendo, mas terá deixado de existir". (Charles Chaplin)

Re: China um futuro NEGRO!!!
« Resposta #10 Online: 23 Agosto 2011 às 21:10:36 »
A discussão é obviamente muito mais longa, mas acho que já falei demais :P. Então, para resumir, acho que o Sr. Luciano foi por um caminho muito "emocional" e sem fundamentação alguma para a sua argumentação, típico papo de botequim. Se ele tivesse escrito este texto em algum fórum como o nosso eu não teria problema algum com o seu texto, mas já que deve ter sido publicado em algum lugar mais "formal" acredito que o mínimo seria alguma base para os seus argumentos. E por isso acho que perdeu a oportunidade de ter ficado calado.

Gostei da resposta Rodrigo  ;D

Obrigado por expor seus argumentos! Agora sim!  :D

Infelizmente não sei onde foi publicado, recebi por e-mail e resolvi compartilhar no nosso Botequim, porque sabia que sairiam respostas interessantes por aqui, como a sua!

Abraços,

Rafa

*

Offline aguiar

  • *****
  • 1.281
    • Ver perfil
Re: China um futuro NEGRO!!!
« Resposta #11 Online: 23 Agosto 2011 às 21:57:27 »
           Análise superficial.

              Abs.

*

Offline mmmcosta

  • *****
  • 1.939
    • Ver perfil
Re: China um futuro NEGRO!!!
« Resposta #12 Online: 23 Agosto 2011 às 22:18:45 »
Acho que as críticas ao tal Luciano Pires são desnecessárias, visto que o texto parece não passar de mais um destes apócrifos que rolam pela internet. Explico: sempre que vejo um texto "radical" de alguém conhecido (ou minimamente conhecido como esse Luciano Pires), dou uma Googleada pra ver se o encontro publicado em algum site confiável ou "de peso".

Fiz isso com o texto acima e não encontrei nenhum site que o tenha publicado atendendo a tais "requisitos".

Ou seja, pode ser um texto como as dezenas dos que que viajam pela rede com a suposta autoria do Jabor e que ele mesmo já fez questão de negar, publicamente, que sejam de sua autoria.
Marcelo

Re: China um futuro NEGRO!!!
« Resposta #13 Online: 28 Agosto 2011 às 19:49:26 »
Acho os receios sobre a China um pouco infundados e até posso dar um exemplo concreto.

Antigamente os grandes retalhistas Europeus mandavam fazer em Portugal a sua roupa e os seus sapatos para depois colocarem a sua etiqueta mas quando a Europa autorizou a entrada livre desses produtos esses mesmos retalhista fugiram para a China e em Portugal fábrica fecharam e pessoas perderam os seus empregos.

Mas agora esses retalhistas estão a voltar todos a Portugal pois a qualidade dos Chinas era muito baixa só que agora pagam muito mais caro por esses produtos.

Mas o mais engraçado é que a China é grande consumidor de texteis e calçado de gama média-alta/alta Made in Portugal

Re: China um futuro NEGRO!!!
« Resposta #14 Online: 06 Setembro 2011 às 14:34:11 »
É isso ai mesmo Rafa, eu moro há 48 anos na cidade de Franca, interior de SP, nossa cidade já foi considerada a maior produção de calçados do Brasil, hoje assistimos a cultura da terceirização, alguns vivem de suas marcas famosas no passado, outros migram sua produção para o Nordeste onde a mão de obra é bem mais barata e já tem alguns comprando Chinês e colocando a etiqueta.

É a China com planejamento de longo prazo.

Abs,

Guimarães.

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: China um futuro NEGRO!!!
« Resposta #15 Online: 11 Setembro 2011 às 18:47:45 »
Bom texto, fala de uma realidade.
Eu trabalho no ramo de alta tecnologia, e aqui cada vez mais não se projeta ou produz mais nada interessante.

A próxima geração de Chineses já não vai mais aceitar um salário de USD 100. Neste momento que ocorrerá a grande virada.

*

Enéias

Re: China um futuro NEGRO!!!
« Resposta #16 Online: 27 Setembro 2011 às 21:01:23 »
Parece discurso de religioso que enxerga a China como a "Besta do Apocalipse"...

 :D