Primeiro relógio automático lançado no Brasil

  • 11 Respostas
  • 13038 Visualizações
*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Primeiro relógio automático lançado no Brasil
« Online: 18 Setembro 2011 às 09:07:02 »
Olá !!!

Este final de semana, fiz algumas pesquisas, sobre relógios nas Seleções do Reader's Digest, antigas, e encontrei uma propaganda que me chamou a atenção, por ser bem específica, sobre o primeiro relógio automático lançado no Brasil ! Achei legal compartilhar isso.

Pois muito bem, vamos ao fato :





Pode ser que muito já saibam, mas vale aos que não sabem ! ;)

*

RÔMULO FÓZ

Re: Primeiro relógio automático lançado no Brasil
« Resposta #1 Online: 18 Setembro 2011 às 10:58:40 »
Muito legal Daniel, meu primeiro relógio foi um eska.... ;)
Abs
Romulo FOz

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re: Primeiro relógio automático lançado no Brasil
« Resposta #2 Online: 18 Setembro 2011 às 11:50:08 »
Beleza Romulo ! ;) :D

Agora preciso descobrir, que movimento utilizava ! Por ser 1.932, com certeza era bumper, mas eu nunca vi Eska, bumper, vamos pesquisar ! ;)

Abraço.

Daniel

*

Offline mint

  • ***
  • 147
    • Ver perfil
Re: Primeiro relógio automático lançado no Brasil
« Resposta #3 Online: 18 Setembro 2011 às 13:10:45 »
Muito bom! Valeu por compatilhar!! :D

Meu falecido pai tinha um dourado com mostrador preto ou azul escuro, se não me falha a memória. Ele era comerciante de materiais de construção em Recife e sempre vinha algum freguês pagar uma dívida ou parte dela oferecendo relógios. Minha mãe tinha um montão, principalmente daqueles de corda bem pequeninos, que cheguei a desmontar alguns na época em que fiz o curso de relojoeiro no antigo IUB (Instituto Universal Brasileiro).

Depois de anos voltei a me interessar na arte, mais uma vez apenas como hobista.  ;)

ABs
Mint

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Primeiro relógio automático lançado no Brasil
« Resposta #4 Online: 18 Setembro 2011 às 16:06:46 »
Curto bastante ver estas propagandas pré-CONAR, principalmente as que versam sobre relógios :-*

Sem medo de errar diria que, o Brasil foi um dos melhores mercados da ESKA, graças ao sr. Edgar Kocher, irmão do fundador Sylvan Kocher.
O sr. Edgar fixou residência no Brasil, em São Paulo, na década de 1950.....O Sr. Camilo :-*, velho amigo nosso, mais amigo do que velho ;D, conheceu este senhor pessoalmente.......homem de poucas palavras, e muita ação.....um suíço.
A ESKA gozou de fama, e conceito perante os nossos pátrios consumidores daquela época...........diga-se que sempre utilizou-se dos Ebauches, mas fez (encomendou) alguns modelos que são cobiçados no mercado internacional.
Temos um amigo daqui deste fórum que tem um exemplar igual a estes Cosmic's da Omega, só que com a assinatura ESKA.......raríssimo!


Isso sem falar nestes do tipo cloisonné enamel dial.........um luxo :-* :-* :-* :-*


Base de dados Antiquorum
Este é o prédio de propriedade da família Kocher que está localizado no centro de SP.



O Sr. Edgar faleceu na Suíça, salvo engano em Solothurn, no final da década de 1970

Daniel, muito obrigado por compartilhar  ;)

Abraços

Gravina

*

Offline mint

  • ***
  • 147
    • Ver perfil
Re: Primeiro relógio automático lançado no Brasil
« Resposta #5 Online: 18 Setembro 2011 às 17:33:20 »
Da net:

"A fabricante de relógios Eska, foi fundada por Sylvan Kocher e seu irmão, em Grenchen, na Suíça, no ano de 1918, tendo se estabelecido em Selzach (também na Suíça) em 1922.
O nome Eska vem das iniciais do seu fundador S e K, numa referência ao som dessas letras em francês.
Ao longo dos anos, a Eska produziu de diversos modelos de relógios ,de parede, carrilhões, pedestais, cucos e bolso

Não foi propriamente uma manufatura, porém gozou de certo "status" nos anos 40 e 50.
Utilizou-se dos ebauches, mas têm alguns modelos muito valorizados no mercado internacional o cabriolet, por exemplo. Não era um relógio caro, mas era confiável.
Nos últimos anos, o seu proprietário residiu no Brasil, o Sr. Edgard Kocher chegou a montar uma fábrica por aqui  Emprêsa Brasileira de Relógios Hora SA, mas sofreu com a crise iniciada nos anos 70 e fechou a Fabrica Grupo Hora S.A na decada de 80.

O Sr. Edgard Kocher e Diretor Presidente da FANIA Empresa Nacional de Instrumentos Para Autos e Veiculos .
Com o maquinario suisso marca Sorel os relógios Silco e Eska foram bem comercializados por varias decadas, inclusive os relógios do Metrô de SP são desta marca.
No centro da cidade de São Paulo, existe um edíficio que ainda pertence a esta família, denominado de "Samuel Kocher" ".



Fonte: Joevendas.blogspot

Abs
Mint
« Última modificação: 18 Setembro 2011 às 17:37:28 por mint »

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Primeiro relógio automático lançado no Brasil
« Resposta #6 Online: 18 Setembro 2011 às 17:46:47 »
???
O Sr. Edgar ainda é vivo?
Será que me confundi com o Samuel? (e este sim era o irmão do Sr. Sylvan-fundador) .....pode ser.........amanhã pergunto para Sr. Camilo!
Valeu mint!, obrigado... ;) :)

Abraços

Gravina

Ps.

Aqui era a HORASA no bairro Santo Amaro - SP





Abs

Gravina


*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Primeiro relógio automático lançado no Brasil
« Resposta #7 Online: 18 Setembro 2011 às 18:31:28 »
Da net:

"A fabricante de relógios Eska, foi fundada por Sylvan Kocher e seu irmão, em Grenchen, na Suíça, no ano de 1918, tendo se estabelecido em Selzach (também na Suíça) em 1922.
O nome Eska vem das iniciais do seu fundador S e K, numa referência ao som dessas letras em francês.
Ao longo dos anos, a Eska produziu de diversos modelos de relógios ,de parede, carrilhões, pedestais, cucos e bolso

Não foi propriamente uma manufatura, porém gozou de certo "status" nos anos 40 e 50.
Utilizou-se dos ebauches, mas têm alguns modelos muito valorizados no mercado internacional o cabriolet, por exemplo. Não era um relógio caro, mas era confiável.
Nos últimos anos, o seu proprietário residiu no Brasil, o Sr. Edgard Kocher chegou a montar uma fábrica por aqui  Emprêsa Brasileira de Relógios Hora SA, mas sofreu com a crise iniciada nos anos 70 e fechou a Fabrica Grupo Hora S.A na decada de 80.

O Sr. Edgard Kocher e Diretor Presidente da FANIA Empresa Nacional de Instrumentos Para Autos e Veiculos .
Com o maquinario suisso marca Sorel os relógios Silco e Eska foram bem comercializados por varias decadas, inclusive os relógios do Metrô de SP são desta marca.
No centro da cidade de São Paulo, existe um edíficio que ainda pertence a esta família, denominado de "Samuel Kocher" ".



Fonte: Joevendas.blogspot

Abs
Mint


Putz!!!
Esta bobagem foi escrita por mim, não na totalidade ;D.......em 2008, mas não no tal Blog, mas no fórum do amigo Rovel.......http://www.relogioserelogios.com.br/topic_threads.asp?ReturnPage=Topic&ForumID=1&TopicID=4394&PagePosition2=1&PagePosition=1

Amanhã colocamos os pingos nos is ;D
Abs

Gravina

Ps. O Edifíco é Edgar kocher, e não Samuel mesmo.......http://www.buildings.com.br/edificio/1927-edgar-o-kocher
« Última modificação: 18 Setembro 2011 às 18:34:07 por Gravina »

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re: Primeiro relógio automático lançado no Brasil
« Resposta #8 Online: 18 Setembro 2011 às 18:41:02 »
Olá !!!

Esse é o objetivo maior do tópico !!! Gerar informação, de uma simples propaganda, chegamos a muitos conhecimentos.  ;) :D :D :D

Abraços,

Daniel

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re: Primeiro relógio automático lançado no Brasil
« Resposta #9 Online: 18 Setembro 2011 às 19:01:09 »
Muito bom! Valeu por compatilhar!! :D

Meu falecido pai tinha um dourado com mostrador preto ou azul escuro, se não me falha a memória. Ele era comerciante de materiais de construção em Recife e sempre vinha algum freguês pagar uma dívida ou parte dela oferecendo relógios. Minha mãe tinha um montão, principalmente daqueles de corda bem pequeninos, que cheguei a desmontar alguns na época em que fiz o curso de relojoeiro no antigo IUB (Instituto Universal Brasileiro).

Depois de anos voltei a me interessar na arte, mais uma vez apenas como hobista.  ;)

ABs
Mint

Prezado Mint

Essas histórias  são muito valiosas !!! :D ;)

Abraços !

Daniel

*

Offline Daniel

  • ****
  • 421
    • Ver perfil
Re: Primeiro relógio automático lançado no Brasil
« Resposta #10 Online: 18 Setembro 2011 às 19:11:52 »
Curto bastante ver estas propagandas pré-CONAR, principalmente as que versam sobre relógios :-*

Sem medo de errar diria que, o Brasil foi um dos melhores mercados da ESKA, graças ao sr. Edgar Kocher, irmão do fundador Sylvan Kocher.
O sr. Edgar fixou residência no Brasil, em São Paulo, na década de 1950.....O Sr. Camilo :-*, velho amigo nosso, mais amigo do que velho ;D, conheceu este senhor pessoalmente.......homem de poucas palavras, e muita ação.....um suíço.
A ESKA gozou de fama, e conceito perante os nossos pátrios consumidores daquela época...........diga-se que sempre utilizou-se dos Ebauches, mas fez (encomendou) alguns modelos que são cobiçados no mercado internacional.
Temos um amigo daqui deste fórum que tem um exemplar igual a estes Cosmic's da Omega, só que com a assinatura ESKA.......raríssimo!


Isso sem falar nestes do tipo cloisonné enamel dial.........um luxo :-* :-* :-* :-*


Base de dados Antiquorum
Este é o prédio de propriedade da família Kocher que está localizado no centro de SP.



O Sr. Edgar faleceu na Suíça, salvo engano em Solothurn, no final da década de 1970

Daniel, muito obrigado por compartilhar  ;)

Abraços

Gravina
Salve mestre  ;)

Re: Primeiro relógio automático lançado no Brasil
« Resposta #11 Online: 18 Setembro 2011 às 19:16:20 »
Boa noite caros colegas a respetio do topico alguem sabe informar qual é calibre ou modelo do Eska  ??? ??? ???
Abraços a todos  8) 8) 8)