ONDE SÃO FABRICADOS OS ETA 2824? E AS SUAS PEÇAS?

  • 28 Respostas
  • 6478 Visualizações
Rafael.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: ONDE SÃO FABRICADOS OS ETA 2824? E AS SUAS PEÇAS?
« Resposta #21 Online: 11 Abril 2013 às 15:02:38 »
Sobre a Alemanha, já disse aqui também: os índices pedidos são os mesmos. Por isso nem todo relógio tem a inscrição Made in Germany no mostrador. Pior: em querela judicial antiga, decidiiu o tribunal da Saxônia que a inscrição Glashutte é designação de origem e, para colocá-la no mostrador, não só o relógio tem que ser feito na Alemanha como majoritariamente em Glashutte.

Flávio

Re: ONDE SÃO FABRICADOS OS ETA 2824? E AS SUAS PEÇAS?
« Resposta #22 Online: 11 Abril 2013 às 15:07:39 »
Sobre a Alemanha, já disse aqui também: os índices pedidos são os mesmos. Por isso nem todo relógio tem a inscrição Made in Germany no mostrador. Pior: em querela judicial antiga, decidiiu o tribunal da Saxônia que a inscrição Glashutte é designação de origem e, para colocá-la no mostrador, não só o relógio tem que ser feito na Alemanha como majoritariamente em Glashutte.

Flávio

Interessante. Não sabia disso.

A propósito, historicamente e horologicamente falando, o que a região de Glashutte tem ou teve, que justifica tal "exclusividade"?
Ou então, existem precedentes especiais (fora o geográfico) para o relógio constar no mostrador que foi feito em Glashutte? Digo, precedentes do estilo para se ter um selo de Geneva, por exemplo.

Abs!
« Última modificação: 11 Abril 2013 às 15:10:08 por mestreaudi »
Rafael.

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: ONDE SÃO FABRICADOS OS ETA 2824? E AS SUAS PEÇAS?
« Resposta #23 Online: 11 Abril 2013 às 15:34:12 »
Well... A região foi onde a relojoaria de precisão se desenvolveu com exclusividade na Alemanha, pelos motivos expostos no meu longo texto após visitá-la. No entanto, não sei qual foi o critério usado pelo tribunal saxão, mas a demanda (consigo o número, acho que no próprio livro da Nomos eles indicam) envolveu a Lange como autora e Nomos como ré. A Lange alegou que não fazia sentido a Nomos ter o escrito Glashutte/SA se não fosse saxão e de Glashutte. Eles perderam e se enquadraram, tanto é que hoje fabricam tudo lá, menos escapamento.

E para dizer a verdade, a maioria (para não dizer todos...) dos fabricantes alemães está no eixo Glashutte/Dresden, que tem sim um peso. Eu acho correto que façam essas designações de origem, afinal, o nome Saxônia, Glashutte e Alemanha certamente tem peso para o consumidor.


Flávio

Re: ONDE SÃO FABRICADOS OS ETA 2824? E AS SUAS PEÇAS?
« Resposta #24 Online: 11 Abril 2013 às 15:35:20 »
Perfeito Flavio!  :)

Muito obrigado!  ;)
Rafael.

*

Offline ThiagoDF

  • *****
  • 1.996
    • Ver perfil
Re: ONDE SÃO FABRICADOS OS ETA 2824? E AS SUAS PEÇAS?
« Resposta #25 Online: 11 Abril 2013 às 21:59:10 »
Sobre fábricas, já ressaltei em outro tópico. As fábricas que fazem tudo na Suíça ressaltam isso nos próprios componentes. Certa vez comentei, por exemplo, que meu bracelete Omega PO (da primeria geração) tinha (tem) a inscrição swiss made NELE. É Suíço. Meu Speedmaster Reduced de 1998 não tem o escrito. Tenho quase certeza que seu bracelete não é suíço, muito embora não possa afirmar se foi feito na Europa ou Ásia.
(...)
Flávio

Vi agora a pulseira do meu Speed Date e tem Swiss Made nela. ;)
Membro do RedBarBrazil

*

Offline Murilo

  • ***
  • 239
    • Ver perfil
Re: ONDE SÃO FABRICADOS OS ETA 2824? E AS SUAS PEÇAS?
« Resposta #26 Online: 14 Abril 2013 às 07:58:49 »
Bela aula!
Tópicos professorais assim deveriam ter lugar apartado, pois acabam se perdendo. Ainda mais com o título envolvendo o 2824. Eventual busca futura retornaria trocentos tópicos...
No entanto, as poucas alternativas de separação que se apresentam hoje (botequim e clássicos) não comportam tópicos como esse.
Fica a opinião.

*

Alberto Ferreira

Re: ONDE SÃO FABRICADOS OS ETA 2824? E AS SUAS PEÇAS?
« Resposta #27 Online: 14 Abril 2013 às 10:38:36 »
...
Tópicos professorais assim deveriam ter lugar apartado, pois acabam se perdendo. Ainda mais com o título envolvendo o 2824. Eventual busca futura retornaria trocentos tópicos...
No entanto, as poucas alternativas de separação que se apresentam hoje (botequim e clássicos) não comportam tópicos como esse.
Fica a opinião.



Murilo,
A ideia pode parecer boa  ::), mas abrir novas "áreas" também pode ter algumas desvantagens, tipo "retalhar" o fórum, se eu me faço entender...  ;)

Então, apenas em caráter de sugestão, e para simplificar, basta que a busca seja por:
"Onde são fabricados os ETA 2824", ou talvez apenas pelas palavras-chaves grifadas.


A ferramenta de busca, aliás como todas do meio virtual, retorna com mais precisão (de forma mais "objetiva") na medida que a seleção seja mais estrita.

Aproveitando...
Lembrem que a busca estando "logado" e escolhendo "Pesquisa avançada" é mais ampla, por todo fórum.
Caso contrário, só procura nas páginas iniciais.

Alberto

*

Offline Murilo

  • ***
  • 239
    • Ver perfil
Re: ONDE SÃO FABRICADOS OS ETA 2824? E AS SUAS PEÇAS?
« Resposta #28 Online: 14 Abril 2013 às 15:11:42 »
Obrigado, Alberto!
Bacana o macete da pesquisa avançada.
Eu pensava que a pesquisa simples buscava em todo o FRM.
Abraço!