Espaço de discussões > Fórum principal

COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?

<< < (2/11) > >>

Paulistano:
poxa!
como explicar o "vai e vem"? difícil ::)
mas é aquele movimento de vai e vem, quando se impulsiona a coroa no sentido horário, e se retorna com ela no sentido contrário.
você está certo, a corda somente é impulsionada quando se move a coroa no sentido horário. o retorno (sentido anti-horário) não movimenta o tambor, a princípio, e de nada serve, a não ser para desgastar o material.
espero ter esclarecido.
grande abraço.

Alberto Ferreira:

--- Citação de: Sergiaum em 17 Outubro 2011 às 16:22:45 ---srs., o q seria o "vai-e-vem"?

se for o q eu to pensando, n vejo como impedir, depois de cada giro, q ela retorne um poukinho...

outra coisa: ate onde sei, so da pra dar corda girando a coroa pra um lado, e nao pros 2...

otimo topico... tomara q renda!

abs.

--- Fim de citação ---

Sim.
O carregamento da corda, através da coroa, se faz em apenas um sentido.

O que ocorre é que, com a dita coroa na posição de carregamento, na maioria dos casos na posição de "repouso" (a mais próxima à caixa), ou seja, com a dita cuja não "puxada" para fora, o retrocesso do movimento (giro) também é possível.
 No caso isto seria o "vem", do vai-e-vem...   :D

Mas,...
Isso ocorre por projeto, ou seja, há uma espécie de catraca ali. Que aciona a corda quando o giro é no sentido adequado e permite o retrocesso (do giro da coroa) para ganhar (talvez) em "conforto" (e eficiência) da ação.
Mas isso, como comentou o Adriano, tem um preço. Pois é claro que a tal "volta" faz a engrenagem da "catraca" ser atuada e, portanto, sofrer algum desgaste.

Num exemplo... ...talvez forçado...  ::)
Para que foi projetado o condicionador de ar de um carro? Para dar conforto aos passageiros.

Mas, se usar em exagero, ou desnecessariamente, por exemplo, com as janelas abertas, haverá apenas um desgaste do sistema, neste caso sem nenhum benefício.

Abraços,
Alberto

Adriano:
Explicando em outras palavras, você pode dar a corda girando para frente um pouco e girando para trás um pouco, é o tal vai-e-vem. Ou você pode girar para frente, largar, pegar denovo e girar denovo para a frente.

O desgaste nos pinhões, quando ocorre, faz com que a coroa comece a "escapar" na hora de dar corda. Esse defeito parece ser razoavelmente comum, por exemplo, nos Seiko 61 ou 66 a corda.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira:
Salve!

Verdade.
E o que talvez nós não tenhamos dito...
É que, como alguém também já disse, o ato de dar corda deve ser como o de uma "carícia".
Ou quase isso...  ::)

Com "jeitinho", cuidado e "carinho", a coisa é sempre melhor.

Mas,...  ::)
Ah!
Não levem a mal essas minhas palavras, não, pois eu estou falando sério. Ok?

Na verdade, verdadeira, nada, NADA, em um relógio (em especial se mecânico) deve ser forçado.
Muito menos "desnecessariamente".

Sempre com o devido carinho... Sempre!  8)
Abraços a todos!
Alberto

solano:
 Amigos

 Esse negócio de " vai-e-vem" é sempre com carinho, delicadeza e atenção!

 Assinado: Marta Suplicy

   ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa