COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?

  • 52 Respostas
  • 18359 Visualizações
COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Online: 17 Outubro 2011 às 15:44:29 »
amigos
parece uma pergunta boba e sem sentido, mas vocês verão que a questão é interessante.
ouvi certa vez um relojoeiro me falar que nunca se deve dar corda forçando a coroa para cima, com um único dedo.
deve-se, sempre, pegar a coroa com os dois dedos, polegar e indicador, e dar corda suavemente.
ele me falou que é bom evitar, também, o ir e vir da coroa, embora a engrenagem da maioria dos relógios permita isso. o retorno da coroa proporciona desgaste desnecessário da roda e do pinhão, fora os resíduos provenientes deste desgaste.
assim, gostaria de saber dos mestres se isso procede, e se o que me foi ensinado, realmente, "economiza" o mecanismo.
e você? como dá corda no seu relógio?
« Última modificação: 17 Outubro 2011 às 16:10:54 por Paulistano »

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #1 Online: 17 Outubro 2011 às 15:56:50 »
Caro Paulistano, como você mesmo disse, parece um assunto bobo mais não é, pois se o assunto fosse desnecessário não teria instruções de como acordar o movimento de maneira adequada !!

Eu confesso que, no caso de corda pela corôa, faço o "vai e volta" para dar corda ,mais nunca com um dedo, pois sei que pode danificar a tige !!


Nos automáticos que não aceitam corda pela corôa, eu faço movimentos em forma de arco na horizontal, por uns 30/40 segundos, o resto o movimento do pulso faz!!

Obrigado pela abordagem do assunto!! ;)
Abraços,
Cigano!

*

Alberto Ferreira

Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #2 Online: 17 Outubro 2011 às 16:00:57 »
Salve!

Paulistano,
Os conselhos do relojoeiro são válidos.

Mas,...
Dar corda com o relógio no pulso, sim, força desnecessariamente a tige, que pode ser entortada, etc.

Já o "vai-e-vem", na minha opinião, talvez seja como caldo de galinha (e prevenção), uma dose a mais...
...mal não faz!  8)

Na verdade, o mecanismo foi feito para ser usado daquela maneira... Não?

Mas, se acionar apenas em um sentido poupa significativamente, ou não?...
Provavelmente, sim. Ou pode ser que sim...

Mas, "quanto", como diria o William...
"That´s the question... " ::)

Abraços,
Alberto


PS:
Ah!
Eu "dou corda" sempre com o relógio fora do punho.
E, quase sempre, faço o "vai-e-vem" da coroa.
 8)
« Última modificação: 17 Outubro 2011 às 16:05:32 por Alberto Ferreira »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #3 Online: 17 Outubro 2011 às 16:04:00 »
É uma questão importante sim.

É verdade, não é recomendado que se dê corda com um dedo só por baixo da coroa. Por mais que isso seja inofensivo em relógios com tubos e coroas robustas (tipo um Speedmaster Professional), há os delicados também e isso pode entortar a tige.

E também não recomendo o vai e volta, pois já vi pinhões gastos (na parte fixa e na corrediça) e a única situação que pode provocar desgaste entre as duas peças é no ato de girar ao contrário. Ok, isso eu vi em relógios de corda manual com 60 anos de uso, nunca em relógios modernos. Mas o desgaste acontece.

Não é preciso ter neura, mas se puder ter esses cuidados, estará aumentando a longevidade do relógio.

Abraços!

Adriano

Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #4 Online: 17 Outubro 2011 às 16:22:45 »
srs., o q seria o "vai-e-vem"?

se for o q eu to pensando, n vejo como impedir, depois de cada giro, q ela retorne um poukinho...

outra coisa: ate onde sei, so da pra dar corda girando a coroa pra um lado, e nao pros 2...

otimo topico... tomara q renda!

abs.

Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #5 Online: 17 Outubro 2011 às 16:50:32 »
poxa!
como explicar o "vai e vem"? difícil ::)
mas é aquele movimento de vai e vem, quando se impulsiona a coroa no sentido horário, e se retorna com ela no sentido contrário.
você está certo, a corda somente é impulsionada quando se move a coroa no sentido horário. o retorno (sentido anti-horário) não movimenta o tambor, a princípio, e de nada serve, a não ser para desgastar o material.
espero ter esclarecido.
grande abraço.

*

Alberto Ferreira

Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #6 Online: 17 Outubro 2011 às 17:07:38 »
srs., o q seria o "vai-e-vem"?

se for o q eu to pensando, n vejo como impedir, depois de cada giro, q ela retorne um poukinho...

outra coisa: ate onde sei, so da pra dar corda girando a coroa pra um lado, e nao pros 2...

otimo topico... tomara q renda!

abs.

Sim.
O carregamento da corda, através da coroa, se faz em apenas um sentido.

O que ocorre é que, com a dita coroa na posição de carregamento, na maioria dos casos na posição de "repouso" (a mais próxima à caixa), ou seja, com a dita cuja não "puxada" para fora, o retrocesso do movimento (giro) também é possível.
 No caso isto seria o "vem", do vai-e-vem...   :D

Mas,...
Isso ocorre por projeto, ou seja, há uma espécie de catraca ali. Que aciona a corda quando o giro é no sentido adequado e permite o retrocesso (do giro da coroa) para ganhar (talvez) em "conforto" (e eficiência) da ação.
Mas isso, como comentou o Adriano, tem um preço. Pois é claro que a tal "volta" faz a engrenagem da "catraca" ser atuada e, portanto, sofrer algum desgaste.

Num exemplo... ...talvez forçado...  ::)
Para que foi projetado o condicionador de ar de um carro? Para dar conforto aos passageiros.

Mas, se usar em exagero, ou desnecessariamente, por exemplo, com as janelas abertas, haverá apenas um desgaste do sistema, neste caso sem nenhum benefício.

Abraços,
Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #7 Online: 17 Outubro 2011 às 17:32:39 »
Explicando em outras palavras, você pode dar a corda girando para frente um pouco e girando para trás um pouco, é o tal vai-e-vem. Ou você pode girar para frente, largar, pegar denovo e girar denovo para a frente.

O desgaste nos pinhões, quando ocorre, faz com que a coroa comece a "escapar" na hora de dar corda. Esse defeito parece ser razoavelmente comum, por exemplo, nos Seiko 61 ou 66 a corda.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #8 Online: 17 Outubro 2011 às 17:44:33 »
Salve!

Verdade.
E o que talvez nós não tenhamos dito...
É que, como alguém também já disse, o ato de dar corda deve ser como o de uma "carícia".
Ou quase isso...  ::)

Com "jeitinho", cuidado e "carinho", a coisa é sempre melhor.

Mas,...  ::)
Ah!
Não levem a mal essas minhas palavras, não, pois eu estou falando sério. Ok?

Na verdade, verdadeira, nada, NADA, em um relógio (em especial se mecânico) deve ser forçado.
Muito menos "desnecessariamente".

Sempre com o devido carinho... Sempre!  8)
Abraços a todos!
Alberto

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #9 Online: 17 Outubro 2011 às 17:53:20 »
 Amigos

 Esse negócio de " vai-e-vem" é sempre com carinho, delicadeza e atenção!

 Assinado: Marta Suplicy

   ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Alberto Ferreira

Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #10 Online: 17 Outubro 2011 às 17:56:38 »
Mas,...

Sem relaxar!
 ;)

Alberto

*

Offline solano

  • *****
  • 4.332
    • Ver perfil
Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #11 Online: 17 Outubro 2011 às 17:57:58 »
 Valeu Alberto! :D :D :D :D :D :D

 Abs,
" Otempo é a insônia da eternidade "  Poeta Mário Quintana

*

Offline aguiar

  • *****
  • 1.281
    • Ver perfil
Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #12 Online: 17 Outubro 2011 às 19:19:11 »
                 Valeu pela explicação Adriano, achava q o vai-e-vem não seria prejudicial, inclusive já vi relojoeiro de autorizada dando corda com movimento vai-e-vem.

                  Abç.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #13 Online: 17 Outubro 2011 às 19:41:18 »
Não é que dar corda no vai-e-vem é prejudicial, por si só. O problema é dar corda no vai-e-vem todo dia por 30, 40 ou 50 anos.

Dar, por exemplo, num relógio automático, somente quando o pega parado, desse modo, não é prejudicial.

Abraços!

Adriano

*

Offline leon

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #14 Online: 17 Outubro 2011 às 19:59:59 »
Belo topico Amigo Paulistano....muito util.....

Abs
Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #15 Online: 17 Outubro 2011 às 20:04:53 »
Muito bom este tópico !!

Gostei das explicações  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D, jóias de um fórum diferenciado !!!

abs

Glauco

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #16 Online: 18 Outubro 2011 às 11:19:05 »
Amigos

 Esse negócio de " vai-e-vem" é sempre com carinho, delicadeza e atenção!

 Assinado: Marta Suplicy

   ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Tem um trecho de uma música do mestre Alceu Valença que diz -
 
Esquisito era a carranca e o apito do trem,
Mas achava lindo quando a ponte levantava
E o vapor passava no gostoso vai e vem
  ;)
Abraços,
Cigano!

*

Offline VIP

  • *****
  • 1.576
    • Ver perfil
Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #17 Online: 18 Outubro 2011 às 18:33:05 »
                 Valeu pela explicação Adriano, achava q o vai-e-vem não seria prejudicial, inclusive já vi relojoeiro de autorizada dando corda com movimento vai-e-vem.

                  Abç.


 ;D ;D è que o relógio não é dele  :D :D :D
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #18 Online: 09 Julho 2013 às 02:47:14 »
Ok, amanhã mesmo estarie postando fotos da minha última aquisição,  e como se trata de uma peça bem bacana,  Moonwatch :D, tenho uma dúvida,  em especial para o Adriano.

Quando fui dar corda, toda vez que girava coroa e soltava, ele voltava um pouquinho para trás.  Isso é normal? Vc sabe mais ou menos quantas voltas sao necessárias nesse modelo para carregar totalmente?
Outra, com que frequência eu posso dar essa corda no relógio,  uma vez ao dia? Um dia sim outro nao? Tem algum horário  dos ponteiros que não é recomendado dar corda?

É isso, estou ansioso pelas respostas...
Abs.
Neme!

*

vinniearques

Re: COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?
« Resposta #19 Online: 09 Julho 2013 às 09:52:13 »

Quando fui dar corda, toda vez que girava coroa e soltava, ele voltava um pouquinho para trás.  Isso é normal?


Tambem tenho essa curiosidade!