Menu principal

COMO VOCÊ DÁ CORDA NO SEU RELÓGIO?

Iniciado por Paulistano, 17 Outubro 2011 às 15:44:29

tópico anterior - próximo tópico

flávio

Ora, em relógios de corda manual se deve girá-la até o final. Sim, às vezes a coroa volta um pouco pelo retentor de borracha.

Flávio

renato155

Citação de: Neme online 09 Julho 2013 às 02:47:14
Ok, amanhã mesmo estarie postando fotos da minha última aquisição,  e como se trata de uma peça bem bacana,  Moonwatch :D, tenho uma dúvida,  em especial para o Adriano.

Quando fui dar corda, toda vez que girava coroa e soltava, ele voltava um pouquinho para trás.  Isso é normal? Vc sabe mais ou menos quantas voltas sao necessárias nesse modelo para carregar totalmente?
Outra, com que frequência eu posso dar essa corda no relógio,  uma vez ao dia? Um dia sim outro nao? Tem algum horário  dos ponteiros que não é recomendado dar corda?

É isso, estou ansioso pelas respostas...

quem voltada para tras? algum ponteiro???
A unica coisa que nao gostei do moon é dar corda, a coroa é bem pequena e protegida para o ato de dar corda, e relativamente pesado, tanto que acho mais facil avancar a corda apenas em vez de fazer o movimento de vai e vem que faço nos relogios com coroa grande (sem tirar os dedos dela). No manuel da omega, recomenda-se nao ficar dando corda toda hora, imagino que é um aviso para aqueles neuroticos que ficam dando a carga total a cada 15min. No meu, dou corda uma vez por dia, de manha ou à noite. abs
Rolex 14060M; Omega Speedmaster Pro; Seiko MM300; Junghans Max Bill Chronoscope; Orient Poseidon; UG Polerouter III;

ESTRELADEDAVI

Opaa!!! Como os amigos Neme e Vinnie, também tenho esta dúvida.

Agora não sei se estou correto, costumo dar corda "cheia" de 12 em 12 horas, dessa forma: quando vou almoçar tiro o relógio do pulso e dou corda cheia e à noite na hora de dormir faço o mesmo.
Dessa forma creio eu que a corda se manterá de tal forma que contribuirá para um melhor isocronismo.
É isso mesmo Adriano?

Abraços

Weber
"A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos." (Marco Aurélio)

LUCAOG10

Amigos tenho também uma duvida sobre "o dar corda", se mantermos a corda sempre cheia, a mola não irá viciar? tipo ir perdendo a força?

flávio

Gente, corda é para dar de 24 em 24 horas, fazendo disso em um hábito, em regra, toda manhã ao acordar (a não ser que seu relógio seja um IWC, por exemplo, de 8 dias, porque aí o hábito é de semana em semana). Não, não há essa variação tão grande de isocronismo ao ponto de se dar corda de 12 em 12 horas. E não, cordas em nivaflex são praticamente imunes a fadiga, se usadas e lubrificadas corretamente, óbvio.

Eu particularmente nunca gostei deste lance de ir para frente e para trás. Além de ser um movimento absolutamente estranho para mim, para que gerar mais um atrito em todo sistema, ainda que pequeno, entre castelinho girando solto na engrenagem e contato com a alavanca de minuteria?

Eu sigo regrinhas básicas. Antes de dar corda, aí sim dou uma volta para trás, para espalhar a graxa que normalmente está sempre sendo deslocada em apenas um sentido. Sem contar que tenho a impressão que os retentores se "assentam" melhor assim e evitam a tal "coroa voltar para trás" (vão por mim, não sei porque, mas evita).

Depois, dou corda só para frente e, no final, dou mais uma volta para trás, porque o cliquê pode ter ficado travado e é sempre bom liberá-lo assim (muito embora não exista conexão direta no sistema, mas misteriosamente, alivia a tensão).

Sobre o Speedmaster. Talvez seja caso de lubrificação. Meu Nomos foi para revisão meio duro. Voltou inclusive sem fazer barulho no cliquê. O Speedmaster não é duro normalmente.

Flávio

Neme

Opa, minhas dúvidas estão sendo sanadas :D     Valeu aos amigos, principalmente ao Flávio.  Aguardem fotos da aquisição :D
Abs.
Neme!

Rafaexp

Boooaaa mais um tópico que ressurgiu das cinzas, mas extremamente importante!!

O flavio falou de girar para frente antes para espalhar a graxa....

Okokok deve existir vários tipos e marcas de graxa, e não temos como saber, em tese, qual graxa foi usada nas nossas belezinhas, certo?? Ou teoricamente é um tipo de graxa único para os mecanismos??

Independente disso, existe um limite de tempo que o relógio pode ficar parado sem correr risco dessa graxa "secar"??

Abraçoo

Rafa

Rafael_DF

Sei que a pergunta deve ser estúpida, mas lá vai: todo relógio automatico possui essa corda na coroa? Tenho um Tag Calibre 6 heritage e um chopard Mille Milglia GMT e não tenho o hábito de dar corda.

shun

Geralmente relógios automáticos Suiços tem possibilidade de corda pela coroa.. Não conheço algum modelo que não possua..

Já relógios japoneses, de entrada, tendem a não possuir essa característica!

Salvo engano ambos relógios seus tem carga pela coroa

Abraços!

vinniearques

Citação de: Rafaexp online 10 Julho 2013 às 01:39:58
Boooaaa mais um tópico que ressurgiu das cinzas, mas extremamente importante!!

O flavio falou de girar para frente antes para espalhar a graxa....

Okokok deve existir vários tipos e marcas de graxa, e não temos como saber, em tese, qual graxa foi usada nas nossas belezinhas, certo?? Ou teoricamente é um tipo de graxa único para os mecanismos??

Independente disso, existe um limite de tempo que o relógio pode ficar parado sem correr risco dessa graxa "secar"??

Abraçoo

Rafa

Rafa, o oleo secar não sei mais o limite de tempo antes dele se deslocar e ir pra onde não deve é algo em torno de 3 meses com o relogio completamente parado!

Adriano

Bem, quase tudo já foi respondido.

A coroa volta por causa do retrocesso do clique. Quanto mais longo o curso do clique e quanto maior a coroa, mais notável é esse efeito. Simples assim.

Sobre o isocronismo, as cordas são calibradas para dar o melhor isocronismo na faixa de funcionamento de 24 horas e portanto, dando corda mais que uma vez por dia terá desempenho pior. As primeiras horas de corda cheia num relógio de corda manual são as piores para a marcha.

Abraços!

Adriano

flávio

Tá aí. Não achei que o retorno ocorresse em virtude do cliquê, embora me parecesse óbvio, até sendo o motivo de eu dar uma volta para trás na coroa, mas pela borracha dos retentores.

Flávio

Adriano

Citação de: flavio online 10 Julho 2013 às 10:39:56
Tá aí. Não achei que o retorno ocorresse em virtude do cliquê, embora me parecesse óbvio, até sendo o motivo de eu dar uma volta para trás na coroa, mas pela borracha dos retentores.

Flávio

Na verdade, se a vedação da coroa estiver meio seca, você nota menos. Mas quando está novinha e lubrificada, nota-se perfeitamente. No Lemania dos Moon é bem notável pois o curso do clique é longo, a coroa volta um bocado a cada corda. Em geral, esse efeito é dificilmente notado em automáticos pois quem absorve o retrocesso do clique é o próprio sistema do automático (as rodas inversoras, por exemplo). Num ETA 2824 ou 2892, nem se nota. Mas se simplesmente remover o automático e der corda pela coroa, notará a mesma coisa, pois o retrocesso voltará para a coroa ao invés de voltar para o automático.

Abraços!

Adriano

Rafaexp

Citação de: vinniearques online 10 Julho 2013 às 07:09:55

Rafa, o oleo secar não sei mais o limite de tempo antes dele se deslocar e ir pra onde não deve é algo em torno de 3 meses com o relogio completamente parado!

Uhmmmmm então quer dizer que nao devemos deixar o relogio completamente parado por mais de tres meses???

Podemos considerar isso para qq movimento??

Abraçãooo

Rafa

ThiagoDF

Sim Rafa, já foi dito isso em outros tópicos, essa recomendação serve para qualquer relógio mecânico. ;)
Membro do RedBarBrazil

flavio

Mantê lo em movimento eventual se parado sim. O problema é o prazo... Quanto tempo? Mistério... Flávio

Rafael_DF

Ok pessoal, mas fiquei com outra dúvida... Há algum problema em NUNCA dar corda, deixar o relógio funcionar por seu mecanismo normal?

flavio

Corda automática? Ora, não é para dar corda pela coroa. Flávio

Carbonieri

não sei se estou perguntando o mesmo que o Rafa, vamos lá: quando usamos pouco um automático, sempre que formos retornar a usa-lo é mais indicado dar um pouco de corda para colocá-lo no braço ou é mais indicado apenas coloca-lo no braço e deixar que o mecanismo automático carregue a corda?
sic transit gloria mundi

flávio

Depende. Tenho relógios que só mantém carga partindo do zero se eu der um pouco de corda, outros não.

Flávio