Como ter um carregamento total?

  • 10 Respostas
  • 2614 Visualizações
*

Henk

Como ter um carregamento total?
« Online: 08 Novembro 2011 às 15:38:13 »
Em movimentos simples sem corda pela coroa, tipo os 7s26, qual a melhor forma de dar corda completa em apenas alguns minutos ou movimentos? Danifica?

Costumo alternar o uso de 6 relógios e sempre procuro manter o funcionamento contínuo de pelo menos 3 durante uma semana para verificar a marcha deles e compará-los. O problema é dar corda num relógio que não vou usar, mas somente para manter funcionando.

A pergunta é: como dar corda completa? Tem dias que a jornada de trabalho vai mais de 15 hs.

Por exemplo, balanço o relógio num vai-e-vem ou em giros de de 360º quantas vezes ou por quanto tempo?

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.253
    • Ver perfil
Re: Como ter um carregamento total?
« Resposta #1 Online: 08 Novembro 2011 às 17:39:01 »
Em relógios de corda automática, mas que aceitam corda manual, é mais fácil saber isso, por tentativa e erro: dá para ouvir a brida desliza ao se dar a corda. Porém, em relógios sem corda manual, a ciência já se torna mais inexata do que tudo.


Flávio

*

Alberto Ferreira

Re: Como ter um carregamento total?
« Resposta #2 Online: 08 Novembro 2011 às 19:06:30 »
Salve!

Bem,...
É como disse o Flávio, mas na prática eu diria que umas 500 voltas (do rotor) devam carregar totalmente a corda, com folga.

A Orbita, que fabrica watchwinders, tem uma tabela de referência ("marromeno"  ::) (aproximada), portanto), nela há a informação sobre os 7Sxx da Seiko.

Veja ---> http://www.orbita.net/NEW/Database-S.htm

Abraços,
Alberto

Re: Como ter um carregamento total?
« Resposta #3 Online: 08 Novembro 2011 às 20:37:00 »
500 voltas? cruzes! :o

*

Alberto Ferreira

Re: Como ter um carregamento total?
« Resposta #4 Online: 08 Novembro 2011 às 21:37:37 »
Salve!

Sim.
Mas note.
Para manter a carga por um dia, um carregamento completo portanto.
Podendo após isso deixá-lo em repouso naquele intervalo.

Para uma carga inicial, capaz de manter o relógio funcionando (no pulso), bem menos que isso.

Abraços,
Alberto

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Como ter um carregamento total?
« Resposta #5 Online: 08 Novembro 2011 às 22:40:40 »
Particularmente acredito que para sair do "sem corda" para "carga completa" sejam necessárias bem mais que 500 revoluções do rotor, diria pelo menos 3 vezes isto.
No manual do WW diz que para manter 1 dia de corda em uma 3135 são necessárias 650 revoluções. Logo, para completar a reserva, pelo menos 1.400 revs.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Henk

Re: Como ter um carregamento total?
« Resposta #6 Online: 08 Novembro 2011 às 22:50:39 »
Obrigado a todos!
Na pratica, mais de 6 min girando o relógio.
Minha esposa já dava risada antes, agora vai achar que eu fiquei louco.
Humm... Impraticavel, não é mesmo?

*

Alberto Ferreira

Re: Como ter um carregamento total?
« Resposta #7 Online: 09 Novembro 2011 às 09:36:03 »
Salve!

Pois é...
É isso,... Mas não exatamente isso.  ;)

Mas, sempre relembrando o que disse o Flávio, não se trata de uma "ciência" exata. Não mesmo.
Quase que cada caso pode ser um caso. Há características mecânicas intrínsecas a cada movimento que podem fazer diferença.

E,...
Apenas, para trazer a conversa um pouco mais para o lado, digamos assim, "conceitual", considerem que...

Num watchwinder o mecanismo de carregamento, como sempre ocorre, é primariamente acionado pela inércia, mas o rotor não "gira" propriamente.
A força da gravidade não faz o rotor girar. Esta apenas mantém o rotor em uma posição "fixa", enquanto a caixa do relógio é girada pelo aparelho.
No punho é basicamente a mesma coisa, mas diferentemente do watchwinder, o rotor pode ser também "acelerado" pela inércia, pelos "impulsos" do movimento do braço.
Por esta razão um relógio automático "carrega" no espaço, isso se o astronauta não permanecer estático...

Quando nós "damos corda" girando o relógio na mão, o efeito (inércia) é o mesmo, mas a eficiência da transmissão do movimento é muito mais efetiva, pois neste caso estamos impulsionando, acelerando, o rotor.
E naquele momento estamos usando, num curto intervalo, toda a inércia de que dispomos para a ação de carregamento.

Mas há outro ponto a considerar na questão do número de voltas do rotor que seriam necessárias para o carregamento completo.
Num watchwinder, e o aparelho trabalha em ciclos de liga-desliga, se quando o mecanismo gira (liga) a corda carrega, na outra parte do ciclo ela descarrega, até o próximo período ligado. Ou seja, fica neste carrega-descarrega.
Portanto, levem isso em conta.

Assim como num watchwinder, mesmo para "carregar" girando o relógio na mão, é importante saber se o carregamento se dá no sentido horário, anti-horário, ou em ambos. Caso contrário podemos perder total ou parcialmente o esforço (metade no caso do carregamento bi-direcional).

Mas, voltando à pergunta do colega Henk.
Por que o carregamento teria que ser "completo"?

Eu estabeleceria um ciclo de volteios manuais, digamos, eu começaria com umas 200 voltas e veria se no dia seguinte o relógio parou ou não (pelo horário em que parou eu poderia estabelecer uma “relação” para aquele movimento.
E aí, se necessário, aumentaria, ou diminuiria o número de volteios.  ;)

Abraços a todos,
Alberto
« Última modificação: 09 Novembro 2011 às 09:41:34 por Alberto Ferreira »

*

Henk

Re: Como ter um carregamento total?
« Resposta #8 Online: 09 Novembro 2011 às 13:31:36 »
Muito bom caro Alberto, muito bom. Entendi perfeitamente.

É bom saber, teoricamente, quando se dá o carregamento total "forçadamente". E, realmente, o movimento do pulso faz com que a inércia seja muito bem aproveitada para girar o rotor. Num movimento com parada brusca conseguimos fazer o rotor girar várias vezes.

Talvez, um dia, quem sabe, consigo elejer um único relógio. É contraditório ter vários automáticos.

Re: Como ter um carregamento total?
« Resposta #9 Online: 09 Novembro 2011 às 15:36:42 »
já sei
é só amarrar o relógio na roda do carro, e quando chegar no trabalho ele está carregadinho.
abraços.

*

Alberto Ferreira

Re: Como ter um carregamento total?
« Resposta #10 Online: 09 Novembro 2011 às 16:52:20 »
 ;D

Huuummmm...
Sei,... Sei...

Mas só não pode passar no lava-rápido no caminho...

Se não,...
A coisa vira washwinder...  ;)

 ::)
Affff!
Horrível essa, não?  :-[

Abraços!
Alberto