Repetidor de 5 minutos assinado por E. Seidel

  • 8 Respostas
  • 3453 Visualizações
*

Offline lanza

  • *
  • 41
    • Ver perfil
Repetidor de 5 minutos assinado por E. Seidel
« Online: 27 Novembro 2011 às 09:13:39 »
Pessoal ... alguém já ouviu falar em um relojoeiro q assina E. Seidel de Geneve? É um 5 minutes Repeater interessante mas que não consigo reconhecer o fabricante. Provavelmente uma revenda q assina sobre ebauches "genéricos".

Abcs .. Lanza

Re: Repetidor de 5 minutos assinado por E. Seidel
« Resposta #1 Online: 27 Novembro 2011 às 13:05:17 »
De pulso ou de bolso ?

A maioria das repetiçoes 5 minutos que eu conheço têm todas a mesma base : um modulo fabricado pela Kelek, aplicado num movimento standard, tipo ETA 2892 ou 2824. Nada de excepcional, mas tem seu valor ! Quanto à parte repetição, é bastante simples, acho inclusive que tem apenas 1 gongo, e pelo que  lembro, o som era baastante baixo !

1 abraço,

Bruno

*

Offline lanza

  • *
  • 41
    • Ver perfil
Re: Repetidor de 5 minutos assinado por E. Seidel
« Resposta #2 Online: 27 Novembro 2011 às 16:37:29 »
Olá Bruno,

é de Bolso e tem dois martelos (gongos), de som bem alto. É uma pena q não esteja comigo, mas de qquer maneira suponho q seja um genérico, a não ser q Seidel diga alguma coisa (nada no google, outra razão para achar q seja um genérico).

Obrigado

[]s, Riccardo

Re: Repetidor de 5 minutos assinado por E. Seidel
« Resposta #3 Online: 27 Novembro 2011 às 17:06:51 »
Ah bom, se é de bolso, nada a  ver com o modulo kelek !!

Sim, Seidel é apenas uma marca de relojoeiro.

Sei de um fabricante que produzia 5 minute  repeaters de bolso, em meados do século XIX :
http://www.ranfft.de/cgi-bin/bidfun-db.cgi?13&ranfft&0&2uswk&Nicole_20_REP

A partir do fim do século XIX, todos os fabricantes de ébauches preferiram fabricar modelos "quarter repeater", mas ainda assim é possivel que algum tenha produzido um "5 minute", mas é bem raro !

Poste a foto do movimento ! Ta funcionando bem ? Como é a estrutura dos toques ? Toque horas e depois toque 5 minutos diretamente ?

Vale certamente investigar um pouco. Mas se precisar revisar, cuidado, não sei se tem no Brasil profissional capaz de fazer restauraçoes de alta qualidade em repeaters. Gente que "consserta" tem, mas se você quiser vender no mercado internacional, não pode ser "consertado", tem que estar em belo estado. E se você vender sem estar funcionando perfeitamente, o preço é facilmente dividido por 3 ou 4.

1 abraço,

Bruno

*

Offline lanza

  • *
  • 41
    • Ver perfil
Re: Repetidor de 5 minutos assinado por E. Seidel
« Resposta #4 Online: 27 Novembro 2011 às 17:33:19 »
Olá Bruno,

Ta funcionando bem ? Como é a estrutura dos toques ? Toque horas e depois toque 5 minutos diretamente ?

funciona perfeitamente sim. Ele dá um toque alto (dong!) com as horas e depois toca mais fino (ding!) os múltiplos de 5 minutos.

Caixa de ouro, 51mm, depois tento as fotos. O problema é q o vendedor pede bem mais q os US$3K médios q achei para os repetidores no eBay, daí não dá pra encarar.

[]s, Riccardo

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Repetidor de 5 minutos assinado por E. Seidel
« Resposta #5 Online: 27 Novembro 2011 às 17:40:00 »

..., cuidado, não sei se tem no Brasil profissional capaz de fazer restauraçoes de alta qualidade em repeaters.

Oi Bruno,

Eu sei que você não sabe, pois não vive no Brasil há tempos.................temos profissionais capacitados para estes tipos de relógios...e mais complicados também.

Abs

Gravina

Re: Repetidor de 5 minutos assinado por E. Seidel
« Resposta #6 Online: 27 Novembro 2011 às 18:28:28 »
Pois é, não conheço o nivel atual dos relojoeiros do Brasil...

No entanto, mesmo aqui na europa, restauradores capazes de encarar um repeater defeituoso, que saberão por exemplo construir, na lima, a peça faltante, mas fazendo antes uma pesquisa pra produzir uma copia EXATA da peça faltante (quer dizer, à partir da "planche" do calibre), não tem muitos não... Essa é, para mim a diferença entre alguém que "conserta" (quer dizer, apenas faz funcionar) e alguém que RESTAURE, quer dizer, recoloque o movimento no estado de saida da manufatura.

Tudo que  eu posso dizer é que, 90% das peças que eu ja trouxe do brasil apresentavam "adaptações" que me custatam bastante caro pra desfazer. Como não tinham a peça original necessaria, adaptavam outra de um calibre completamente diferente, verdadeiras barbeiragens.

Na verdade, pior reputação do que as peças vindas do Brasil so tem as que vêm do Vietnam e da India !

Pra formar um relojoeiro especializado em restauração de complicações, são pelo menos 3 anos de escola, e uns 10 de experiência. E se for por exemplo um grande sonnerie, é pior ainda !! Quantos relojoeiros no Brasil tiveram a oportunidade de atingir esse nivel ?

Eu  tenho certeza que no que toca a relogios modernos, hoje o Brasil ja tem realmente profissionais altamente qualificados. Mas restauradores de "grandes complications", ainda sou meio são tomé...


1 abraço !

Bruno

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Repetidor de 5 minutos assinado por E. Seidel
« Resposta #7 Online: 27 Novembro 2011 às 18:50:59 »

Tudo que  eu posso dizer é que, 90% das peças que eu ja trouxe do brasil apresentavam "adaptações" que me custatam bastante caro pra desfazer. Como não tinham a peça original necessaria, adaptavam outra de um calibre completamente diferente, verdadeiras barbeiragens.


Isso é o que eu chamo de "azarado".
Agora, perdoe-me, dizer que a reputação do Brasil estaria um pouco acima do Vietnam, e da Índia, é para chutar o pau da barraca mesmo! :'(
Há quatro anos comprei um UG Tri-Compax da Europa (nem vou falar o país), e ele não tinha nenhuma adaptação até onde eu sei, mas só saberei quando ele chegar pois ainda estou aguardando-o....o vendedor sumiu!.


Gravina

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Repetidor de 5 minutos assinado por E. Seidel
« Resposta #8 Online: 27 Novembro 2011 às 19:22:56 »
Pra formar um relojoeiro especializado em restauração de complicações, são pelo menos 3 anos de escola, e uns 10 de experiência. E se for por exemplo um grande sonnerie, é pior ainda !! Quantos relojoeiros no Brasil tiveram a oportunidade de atingir esse nivel ?

É a jornada é longa, eu sei.
Temos um senhor aqui em SP, o Sakoda(que tem relógio complicado, conhece a fera), que certamente poderia compor o quadro docente de qualquer curso de restauração de relógios complicados do mundo, mas infelizmente ele não estudou, e não tem mais idade para tal.
Fica envergonhado quando eu o chamo de MESTRE........por vezes a humildade atrapalha, ainda mais neste meio de ostentações ;)

Abs

Gravina