Como se chama isto em português

  • 17 Respostas
  • 6264 Visualizações
Como se chama isto em português
« Online: 22 Novembro 2011 às 16:22:58 »
boa tarde a todos,
alguém aqui sabe a tradução pra o português de "reamer"?
Abraços,
Lourival

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Como se chama isto em português
« Resposta #1 Online: 22 Novembro 2011 às 16:55:04 »
Lima. Especialmente para alargar furos.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Como se chama isto em português
« Resposta #2 Online: 22 Novembro 2011 às 18:57:39 »
Salve!

Como disse o Adriano, é uma ferramenta para alargar e calibrar furos.
Por isso também é conhecida como "alargador" ou "calibrador".

Para os que não visualizaram...
Aqui para nós, nos relógios, é algo assim (com no máximo alguns milímetros de diâmetro).




Em outras indústrias, como a de perfuração de poços (de água ou óleo), pode ser algo como esta aí abaixo (neste caso, uma peça bem grande, com várias polegadas de diâmetro).



Abraços,
Alberto

*

Offline Cezar

  • ****
  • 311
    • Ver perfil
Re: Como se chama isto em português
« Resposta #3 Online: 22 Novembro 2011 às 19:25:14 »
Ola,
desculpe discordar amigo, mas esta, da imagem abaixo é uma broca diamantada,de uso odontologico. É uma haste
de aço com uma aglutinado de diamantes , de formato irregular e calibre parecido, usado para o desgaste de esmalte dentario
Com seu formato tronco conico não mantem cilindrico uma perfuraçao, e, mesmo se fosse cilindrico, este tipo de conformaçao
 é usado para desgaste , deixaria um orificio todo irregular, mesmo se fosse usada com um dispositivo tipo torno



De uso odontologico tambem é este da figura abaixo, reamer peeso, usado em preparaçao para protese em canal dentario


Entao, acho que uma traducáo bem simples seria broca ou alargador, que teria o formato cilindrico, como
das brocas para furadeira que conhecemos, mas operadas por um dispositivo que permita o controle de seu
vai-e-vem sem inclinaçoes ou desvios para nao deixar irregulares os furos que precisam ser calibrados.
abs
Cezar

*

Alberto Ferreira

Re: Como se chama isto em português
« Resposta #4 Online: 22 Novembro 2011 às 19:33:59 »
Salve!

Tem razão, Cezar, a imagem está mesmo errada.
Exatamente pelas razões que você mencionou, furo irregular, etc.
É sempre muito importante que não deixemos passar uma informação equivocada, por melhor intencionada que seja.

Eu peguei a imagem de um arquivo que tinha aqui e não observei bem que se tratava de uma ferramenta diamantada.

Grato pela correção e minhas escusas aos demais pela falha na informação.

Se eu encontrar uma imagem da ferramenta correta, para uso em relógios, eu posto aqui depois.

Um abraço!
Alberto

PS:
A ferramenta em questão é de uso manual mesmo.
« Última modificação: 22 Novembro 2011 às 19:37:42 por Alberto Ferreira »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Como se chama isto em português
« Resposta #5 Online: 22 Novembro 2011 às 20:58:45 »
Vejam aqui o cataloguinho da Bergeon:

https://shop.bergeon.ch/Catalogue/PDF/3047%203048_1.pdf

Foto do site:


Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Como se chama isto em português
« Resposta #6 Online: 22 Novembro 2011 às 21:08:27 »
Salve!

Grato, Adriano.
É isso aí.  8)

Bem,...
No meio tempo...
A imagem que eu encontrei era de um set de um relojoeiro das "antigas".



Mas, que ainda estão (ambos) na ativa.  ;)

Abraços a todos,
Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Como se chama isto em português
« Resposta #7 Online: 22 Novembro 2011 às 21:48:07 »
Ah, o tubinho de limas é clássico! Só mudou de material, mas ainda é vendido dessa forma. É o tipo de ferramenta que dura para sempre se não quebrar ou se não corroer.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Como se chama isto em português
« Resposta #8 Online: 22 Novembro 2011 às 21:50:44 »
Foi exatamente o que eu pensei...  :D

O tubinho se modernizou, mas a idéia é a mesma.  8)



Alberto
« Última modificação: 22 Novembro 2011 às 22:03:21 por Alberto Ferreira »

Re: Como se chama isto em português
« Resposta #9 Online: 23 Novembro 2011 às 08:35:21 »
Bom dia a todos,
é a mesma coisa que BROACH ?
E o tal "alargador de ponteiros", o que é? É pra alargar ponteiros mesmo?  ??? ??? ??? ??? caso afirmativo, pra que? ???
Abraços,
Lourival

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Como se chama isto em português
« Resposta #10 Online: 23 Novembro 2011 às 08:41:36 »
Sim, é a mesma coisa que "broach".

O alargador de ponteiros é um tipo de "reamer" ou "broach". Você pode usar para adaptar ponteiros ou também porque alguns ponteiros, especialmente de cronógrafos, vêm com buchas justas demais quando novos e podem precisar de um pequeno ajuste antes da montagem.

Abraços!

Adriano

Re: Como se chama isto em português
« Resposta #11 Online: 26 Novembro 2011 às 21:44:31 »
Primeiramente, gostaria de registrar a enorme honra em participar pela primeira vez do  fórum.

Voltando ao debate, o "reamer" ou escariador significa alargador (existe o fixo e o expansivo) e serve para fazer furos em que se necessita ou de bom acabamento (da parede interna do furo) ou de pequena tolerância (precisão do tamanho do furo) que uma broca não lhe proporcionaria.

Eis o alargador na ilustração:


E, ainda, seu uso prático após o uso de uma broca para ajustar o furo;


Já o "broach", vulgarmente  brocha, serve para fazer furos de diferentes formas como podemos ver:


Imaginem como fazer um furo quadrado? Como fazer o raiamento do cano de uma arma?  Eis que surge a aplicação da brocha. Fazer furos de diferentes formas.

Enquanto que o alargador serve  para furos redondos de melhor acabamento ou precisão. Este último muito usado para ajustar buchas. 


Espero que tenha contribuído em algo. E desculpem por retomar este assunto praticamente encerrado.
Um abraço a todos. 

Ilustrações extraídas dos livros:

1) N. Acherkan; " Machine Tool Design", edt. MIR Publishers, Moscou, 1968, Vol. I, fls. 293.

2.)N. Makienko; "Manual del Ajustador"; edt. MIR Publishers, Moscou, fls. 377/379.

*

Pandolfi

Re: Como se chama isto em português
« Resposta #12 Online: 26 Novembro 2011 às 21:53:17 »
Aí, rpaoliello, chegou com vontade, seja bem-vindo amigo...
Abração.
Pandolfi

Re: Como se chama isto em português
« Resposta #13 Online: 26 Novembro 2011 às 22:06:57 »
Obrigado Pandolfi. Percebi que as ilustrações não sairam. Vou tentar novamente. Um abraço.

*

Alberto Ferreira

Re: Como se chama isto em português
« Resposta #14 Online: 27 Novembro 2011 às 01:05:34 »
Salve!

Seja muito bem-vindo, rpaoliello!
Participe sempre que puder, amigo.

As ferramentas mencionadas são, genericamente falando, usadas em várias aplicações da Engenharia, incluindo logicamente a construção e ajuste de peças de relógios, o nosso foco central aqui.

Mas aí...
Eu aproveitaria o "embalo" da citação da ferramenta brocha (ooops! ainda bem que o nosso amigo Solano não está por perto  ;)   :D) para aproveitar e fazer uma pergunta de final de sabadão...   ;)

Alguém aí lembraria onde (em que tipo de peça) um furo "quadrado" tem aplicação no movimento de um relógio mecânico?
 ::)

Abraços a todos!
Alberto

Re: Como se chama isto em português
« Resposta #15 Online: 27 Novembro 2011 às 09:57:41 »

Caro Alberto, pergunta muitíssimo interessante! Estive pensando;

O uso furo quadrado se  justifica para transmitir um torque maior, assim, quando  um travamento é preciso. Talvez pudesse (ou é usado, realmente não sei) no tambor da corda dos relógios para engastá-lo em algum eixo. E  até mesmo em alguma engrenagem.

Não me lembro muito bem, mas parece que vi em um Roskopf de bolso. Corrigam-me se estiver errado.     

Um abraço.

Re: Como se chama isto em português
« Resposta #16 Online: 27 Novembro 2011 às 10:58:29 »
Salve!

Seja muito bem-vindo, rpaoliello!
Participe sempre que puder, amigo.

As ferramentas mencionadas são, genericamente falando, usadas em várias aplicações da Engenharia, incluindo logicamente a construção e ajuste de peças de relógios, o nosso foco central aqui.

Mas aí...
Eu aproveitaria o "embalo" da citação da ferramenta brocha (ooops! ainda bem que o nosso amigo Solano não está por perto  ;)   :D) para aproveitar e fazer uma pergunta de final de sabadão...   ;)

Alguém aí lembraria onde (em que tipo de peça) um furo "quadrado" tem aplicação no movimento de um relógio mecânico?
 ::)

Abraços a todos!
Alberto
Uai, na roda do tambor de corda, não? ???

*

Alberto Ferreira

Re: Como se chama isto em português
« Resposta #17 Online: 27 Novembro 2011 às 12:57:43 »
Salve!

Correto, amigos!

A idéia é mesmo a da transmissão de um torque.

A peça?
Como exemplo nós temos, sim, como dito pelo amigo Lourival, a RODA DE CARGA DO TAMBOR – (ratchet wheel ou  rochet).

Ela existe em praticamente todos os movimentos mecânicos, sejam automáticos ou manuais, novos ou antigos.



Nela é encaixada a ponta da ÁRVORE (que alguns, erradamente, chamam de eixo ) – (arbor ou arbre), cuja função é transmitir o torque proveniente da corda.

Vejam o conjunto...



Fonte desta última imagem: http://www.timezone.com/library/wglossary/wglossary631691881806327073

Abraços a todos,
Alberto


PS:
No texto acima, as palavras em vermelho se referem à nomenclatura em inglês e em azul em francês.