Espaço de discussões > Fórum principal

Dúvida técnica - ajuste da mola espiral

(1/4) > >>

paulorocha:
Amigos


A mola espiral (ou cabelo) é a responsável pela regulação da marcha dos relógios mecânicos e o seu correto ajuste é o que determina a precisão de um determinado movimento.

Pois bem, no caso de um movimento que ficou muito tempo sem manutenção, chegando ao ponto de criar verdadeiras "crostas" em alguns componentes, eu notei que após a limpeza e lubrificação a marcha da máquina ficou muito mais rápida que o correto (relógio adiantando), mesmo com a regulagem totalmente virada para o lado de atrasar.

Teóriamente, isto se daria por um encurtamento da mola espiral, fazendo com que a mesma passasse a vibrar mais rapidamente, porém não é o caso. A mola é ainda a original de fábrica e não apresenta danos visíveis.

Já verifiquei se não seria o caso de espiras coladas umas as outras, o que teria o mesmo efeito, mas não é o caso. A mola está (aparentemente) perfeita.

O que poderia estar ocasionando este adiantamento tão expressivo (mais de 1 hora ao dia)?

Agradeço qualquer sugestão.




Um abraço

igorschutz:
Com o mal acondicionamento do relógio, a mola pode ter perdido parte de sua elasticidade, não?

Abraços,

Igor

paulorocha:
Seria então um "endurecimento" da mola? Interessante. Cheguei a pensar nesta possibilidade, mas o que me deixa intrigado é que eu nunca havia visto este tipo de comportamento em metais.

Está certo que não sou especialista em ligas complexas, conhecendo (ainda que pouco) apenas ligas simples de aço. E nestes casos (ligas simples) o endurecimento só se dá por nova têmpera ou por encruamento, que seria a compactação do material. Não consigo vislumbrar como isto poderia ocorrer no caso da mola.

Numa mola de aço simples, como num canivete por exemplo (situação que conheço melhor) o que se dá é justamente o contrário: com o passar do tempo a liga perde tenacidade tornandos-se mais "mole", e com isto perdendo força.

Com a mola mais mole, o efeito seria o oposto do que eu verifiquei, com movimentos mais lentos e consequentemente com o relógio atrasando, e não adiantando...

Adriano:
Podem ser inúmeros problemas. É quase impossível de determinar se o problema está na espiral se o relógio não estiver perfeitamente revisado. A julgar pela informação de que a espiral está correta, então o problema é fora dela. O relógio tem amplitude? A batida está correta? O relógio possui pitón móvel? Caso não, será que a virola está em posição correta? A espiral está centralizada na horizontal e vertical? As espiras vibram concentricamente?

Sobre a espiral, é muito pouco provável que tenha perdido características elásticas, a não ser que seja de baixíssima qualidade.

Tudo indica que o problema não é na espiral.

Abraços!

Adriano

Alberto Ferreira:
Salve!

Paulo, meu amigo,...
Desculpe,  mas há muito mais coisas envolvidas.

A começar pelo próprio "formato" (digamos assim) da espiral em si.
Ela também tem um ponto delicado, digamos, de fixação, etc., etc., etc.

Ou seja, meu amigo, nesta parte, o balanço, a coisa exige muito mais conhecimentos, e prática.

É por essa razão, que não se recomenda a desmontagem, recuperação da forma (desentortar), etc. de uma espiral, por quem não tenha o devido conhecimento e treino.

Se você me permite uma imagem, obviamente bem intencionada e sem "ofensa", ao tentar alterar a espiral, você estaria tentando fazer uma cirurgia cardíaca, sendo estudante do segundo ano de Medicina.

Um grande abraço!

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa