A diferença de calendário 46941/46943 ..

  • 4 Respostas
  • 2377 Visualizações
A diferença de calendário 46941/46943 ..
« Online: 09 Dezembro 2011 às 22:59:00 »
Boa noite turma  1ª foto calendário 46941  8) 8) 8)

2ª foto calendário 46943 8) 8) 8)







Bem meus amigos do forum observem e tirem as suas duvidas  8) 8) 8) 8) 8) 
Dedico esse post especialmente ao meu amigo LEON  8) 8) 8) 8)  e também  ao meu aluno Cigano  8) 8) 8) 8) e também a todos  que visitam o meus post  8) 8) 8) 8)
O meu muito obrigado a todos  8) 8) 8) 8) 8)
Meneghetti 8) 8) 8) 8) 8)
 

Re: A diferença de calendário 46941/46943 ..
« Resposta #1 Online: 09 Dezembro 2011 às 23:28:43 »
mais fotos legais e, certamente, mais uma aula imprescindível.
muito obrigado mestre Meneguetti.
grande abraço e saudades dos nossos papos.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: A diferença de calendário 46941/46943 ..
« Resposta #2 Online: 10 Dezembro 2011 às 01:31:40 »
Concordo com amigo Paulistano, mestre Meneghetti, gostei da aula, apesar de curta e rápida, é muito bom para mim que estou iniciando nesse mundo, agora um pouco mais lerdo por conta das correrias.... Mais logo logo irei voltar com força total!! :D

Mais não perdi a força, pois ainda tenho nitro reservado...rsrsrs !! ;D

Tenha um ótimo final de semana!! ;)
Abraços,
Cigano!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: A diferença de calendário 46941/46943 ..
« Resposta #3 Online: 10 Dezembro 2011 às 14:41:35 »
Nos 46941 ainda mais antigos, o dedo de arraste era de metal também. Não é uma solução boa para esse caso, pois com todas as peças de metal, caso o calendário seja forçado pelo ajuste rápido na fase de mudança, sai detonando tudo: o dedo, a roda, os revoir e principalmente a roda canon, que é de latão.

A adoção do dedo de arraste de plástico já melhora as coisas. Mas a solução com toda a roda e o dedo de plástico é a melhor solução. Além das propriedades autolubrificantes, em caso de ser forçado, apenas uma peça é sacrificada. E ao contrário do que os leigos vão pensar, não é uma questão de custos não: aquela roda ali do 46943 toda de plástico é bem mais complicada e possivelmente mais cara de se produzir do que a simples roda de metal.

Notem também que não apenas a roda do calendário e seu dedo são de plástico (provavelmente Delrin ou Hytrel) como a revoir também.

Uma das coisas que me impressionam na maioria das máquinas japonesas dessa época, e isso se deve em boa parte à Seiko, de onde esse projeto da Orient é derivado, é a maneira como as peças são projetadas para facilitar a manutenção, com molas integradas, parafusos o mais padronizados possível, e etc. Os mecanismo suíços da mesma época eram normalmente bem mais complicados, cheio de "molas voadoras", e outras dificuldades. Parace que levou quase uma década para os suíços começarem a pensar nisso. Mas, quando isso ocorreu, a crise do quartzo chegou e tudo que dizia respeito a relógios mecânicos ficou em stand-by por mais uma década.

Na década de 1980 a indústria suíça de mecânicos foi sobrevivendo com mecanismos antigos. Uma das primeiras "modernidades" que me recordo é o F. Piguet 1180, adotando uma construção, para não dizer filosofia, realmente moderna com a facilidade de manutenção em mente, e já era final da década de 1980. Os cara só começaram a levar a questão do "gargalo da manutenção" a sério no meio da década de 1990, quando perceberam que estavam inundando o mercado de mecanismos mecânicos, ano a ano, e que dali uma década aquilo voltaria tudo para manutenção. Lá para os anos 2000 é que começamos a ver o resultado com calibres realmente inteligentes como o Rolex 4130, Breitling B01 e outros.

Vixe, fugi do assunto? Acho que não muito, se pensar bem.

Abraços!

Adriano

*

Offline leon

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: A diferença de calendário 46941/46943 ..
« Resposta #4 Online: 10 Dezembro 2011 às 15:10:37 »
Muito obrigado MESTRE MENEGHETTI .....ganhei o dia com este post.....um forte abraço para si e claro para o meu companheiro de caminhada Cigano...... bem hajam aos dois....Leon
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS