A PÁTINA NOS MOSTRADORES...

  • 36 Respostas
  • 10224 Visualizações
*

Offline amadeu

  • ****
  • 429
    • Ver perfil
Re: A PÁTINA NOS MOSTRADORES...
« Resposta #20 Online: 17 Fevereiro 2010 às 19:41:44 »
e os famosos brown? como surgem?
somente luz no mostrador negro?

*

nilomis

Re: A PÁTINA NOS MOSTRADORES...
« Resposta #21 Online: 17 Fevereiro 2010 às 19:59:59 »
e os famosos brown? como surgem?
somente luz no mostrador negro?
Já vi dois desses e, nos dois casos, a uniformidade da cor indica que, se foi por luz, foi com o relógio desmontado.

Há, é claro, a possibilidade da tinta/verniz ter deteriorado mas a uniformidade torna isso complicado.

Abs,

Nilo

*

Offline leon

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: A PÁTINA NOS MOSTRADORES...
« Resposta #22 Online: 17 Fevereiro 2010 às 21:00:25 »
Colegas,

Se a radiação é um dos fatores, o que esperar dos mostradores dos Citizen Eco-Drive ?

São mostradores com material diferente ?

Estou com 04 Eco-Drive, neste momento, expostos à luz solar para dar aquela carga......... ???


 ??? ??? ??? Boa pergunta amigo pois eu também tenho uns poucos ECO-DRIVES ??? ??? ??? ???
MACACO ERRADO SÓ OLHA O RABO DOS OUTROS

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: A PÁTINA NOS MOSTRADORES...
« Resposta #23 Online: 18 Fevereiro 2010 às 12:21:49 »
Leon,

Veja a resposta do Alberto:

Salve!

Amigo Wadley,
Sim, são diferentes.

Neste caso a questão é outra. Os mostradores dos relógios desse tipo não são pintados.

Aliás, muito ao contrário, aquilo é uma fotocélula.

Abraços!
Alberto
Wadley

Re: A PÁTINA NOS MOSTRADORES...
« Resposta #24 Online: 29 Outubro 2013 às 15:20:32 »
E quanto a patina formada nas caixas: aço, ouro e etc?
Elas também existem? Como são formadas?
Abs

João
João

*

Alberto Ferreira

Re: A PÁTINA NOS MOSTRADORES...
« Resposta #25 Online: 29 Outubro 2013 às 16:10:20 »
Ok!

Para dar um "pontapé inicial" eu gostaria de fazer algumas colocações prévias...

- O termo "pátina", como referido aqui neste tópico de refere àquelas manchas, em geral. Correto?

- As peças metálicas, especificamente falando de ouro ou aço inox seriam, de fato, "inoxidáveis?

- Bem,... Nem ouro puro e nem aço (puramente inox, ou de fato inoxidável)...  São todas elas feitas de ligas, certo?
Logo... O que acontece?

Com isto em mente, eu pergunto, o que vocês acham?
 ;)

Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: A PÁTINA NOS MOSTRADORES...
« Resposta #26 Online: 29 Outubro 2013 às 17:24:41 »
Tecnicamente falando, e tratando a pátina da mesma maneira (e não como uma mera mancha), os metais inoxidáveis na verdade oxidam, mas numa camada bem fina sobre a superfície que "sela" o material. Essa camada é chamada de pátina ou camada de passivação e é invisível, ou quase invisível. Tanto no aço, ouro ou no titânio, quando você faz o polimento, você obviamente remove essa camada. Até uma flanelinha polidora pode remover essa camada. A aparência muda ligeiramente. O aço fica mais brilhante, o ouro e o titânio ficam mais claros. Em questão de minutos, expostos à atmosfera, essa camada se refaz. Essa camada de pátina cobre toda a superfície e impede que o oxigênio continue reagindo com o metal abaixo, logo, impedindo o progresso da oxidação. Não custa lembrar que "oxidação" chama-se assim porque é uma reação com o oxigênio. Por mais óbvio que seja, muita gente não associa isso.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: A PÁTINA NOS MOSTRADORES...
« Resposta #27 Online: 29 Outubro 2013 às 17:39:55 »
Perfeito, Adriano!

E eu faço mais uma colocação, com relação especificamente ao ouro.

Talvez muitos pensem que aquela caixa do chamado "ouro maciço", e não necessariamente plaquê, seja de ouro puro, 100%, o metal.
Pois bem, não é.
É uma liga, na qual há, pelo menos, um outro metal que confere "cor" ao ouro, amarelo, vermelho, etc, dentre outras opções.

Então, aquela medalhinha que você ganhou da sua avó, portuguesa, aquela de "ouro vermelho", adora ficar "manchada" com o tempo, mesmo na gaveta.
E, obviamente, não se trata de falta de qualidade e sim  do efeito que o Adriano mencionou, e a solução é a que ele indicou.

Ah!
E eu aproveito o "embalo" para mais uma...
E o ouro puro, o metal, oxida?
Todos dizem que não, não é?

A aí, o que vocês acham?  ::)

Alberto

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: A PÁTINA NOS MOSTRADORES...
« Resposta #28 Online: 29 Outubro 2013 às 17:54:20 »
Boa tarde,

Na verdade tudo oxida...até nós oxidamos, não?

Eu estou pesquisando e em busca de um relógio ano 1979 (tenho o modelo exato que estou à caça) com uma aparência fiel ao tempo e é incrível como peças aparentemente intocadas apresentam características de deterioração diferentes em função da ação do meio ambiente ao qual o mesmo esteve exposto.
Um relógio que "viveu" em Brasilia não terá a mesma deterioração de um relógio que viveu em Manaus.

Abs



*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: A PÁTINA NOS MOSTRADORES...
« Resposta #29 Online: 29 Outubro 2013 às 18:07:26 »
O vinho oxida! A maçã, oxida!

Uma curiosidade: a camada de passivação do ouro é tão fina e delicada que não chega a se formar plenamente quando a peça (a jóia, o relógio, ou que seja) está em uso, pois o próprio atrito com nossa pele e roupas, remove um pouco dessa camada o tempo todo. No entanto, quando a peça fica guardada por um bom tempo sem ninguém tocar nela, a pátina "engrossa" tanto, digamos assim, que muda de cor e se transforma numa mancha que varia de cor de um rosa até um roxo profundo, quase preto, passando pelo azul. Um simples lustre remove essa camada e consequentemente, a "mancha".

O mesmo com a prata: se manuseada sempre, não chega a escurecer. A camada escura é a pátina. Aliás, meu isqueiro predileto é um Zippo de prata esterlina. Lindo, mas eu não via a hora dele ficar todo preto. Tentei de tudo, até submeter à diversas químicas até me tocar que, sendo uma pátina, só havia uma maneira dela se formar: não usá-lo. Tive que deixá-lo por cerca de um ano sem tocar nele. Mas, consegui o que eu queria: ficou todo "pretejado". Uma beleza. Eu acho, pelo menos.

Voltando ao ouro, isso responde a "charada" do amigo Alberto. Aliás, quanto mais puro o ouro, mais rápido e mais intensa é a formação dessa "mancha", embora ela ocorra bastante no ouro 18K (75% de ouro).

Abraços!

Adriano

Re: A PÁTINA NOS MOSTRADORES...
« Resposta #30 Online: 29 Outubro 2013 às 18:44:38 »
Alberto, Adriano. Obrigado pelas informações.

Adriano, eu tenho uma caneta tinteiro Parker 75, toda em prata e como não uso ela a muito tempo, também ficou pretejado e acho super legal.
E quanto aos relógios de aço inox, também gostaria de manter uma certa patina neles, entretanto, pelo que entendi, quando lavar vai sair. Ou seja, nunca vai ter uma pátina mais densa. É isto mesmo?

João
João

*

Alberto Ferreira

Re: A PÁTINA NOS MOSTRADORES...
« Resposta #31 Online: 29 Outubro 2013 às 18:48:24 »
Falooou, amigo Adriano!

E,...
As "pegadinhas" que eu "salpiquei" lá naquelas minhas perguntas eram mesmo para nós entrarmos, como fez o Adriano, na área das "verdades vs. lendas".

Moral da história...
Jo no creo en "lendas", pero que las hay...  Las hay.

Ainda mais com o halloween por aí.


 ;)

Mas não me tomem por leviano, apesar das brincadeiras, e justamente por isso, o assunto e as respostas são sérios.
 8)

Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: A PÁTINA NOS MOSTRADORES...
« Resposta #32 Online: 29 Outubro 2013 às 19:05:46 »
Pegadinha do Malandro!! Ié ié!!

O titânio é onde melhor conseguimos ver isso. Quando se faz o polimento ele fica bem clarinho. Basta pegar na mão ou botar na água e secar, que volta para a cor do titânio em segundos. Se deixar ao ar livre, em uns 5 minutos no máximo.

João, isso nunca vai acontecer com o aço. A pátina do aço inox (do tipo usado nos relógios) é eternamente invisível.

É diferente do aço estrutural, para construção civil, por exemplo, em que alguns, que são resistentes à corrosão (mas nunca chamados de "inoxidáveis"), formam uma verdadeira camada de ferrugem sobre toda a superfície. A impressão que se tem é que o troço está apodrecendo, mas não: aquela ferrugem superficial é justamente a pátina que vai "selar" a superfície, impedindo o contato com a atmosfera e impedindo que a oxidação/corrosão progrida. E até onde me lembro, dos tempos em que eu era arquiteto, esse tipo de aço deve ser usados sem nenhum acabamento. Se você pintar ou envernizar esse tipo de aço, você interrompe ou prejudica a formação plena da pátina e fragiliza os pontos que eventualmente ficam expostos pelo destacamento (cedo ou tarde) da pintura, e ali, ocorre uma corrosão de verdade.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: A PÁTINA NOS MOSTRADORES...
« Resposta #33 Online: 29 Outubro 2013 às 19:39:22 »
Pois é...
Se me permitem ilustrar com uma "curiosidade",...
Digamos, apenas um breve momento cultural, da Engenharia de Materiais...
Pim-plim!  ;)


Voltando aos aços.
Há o COS-AR-COR 500, como aquelas vigas andaram sumindo, ou"sumindo", lá no Rio, eu creio que era este o material.

Como diria o João Bosco...
Sumiam...    ...as vigas como viadutos,...
 ;)


Mas,...
Como disse o Adriano, aquela camada de "ferrugem" está lá para selar, para interromper o processo de corrosão...

E,...
Há um exemplo que testemunha muito bem o que é a "santa ignorância" dos nossos administradores políticos

Na entrada da cidade de Santos há um monumento, no formato estilizado de um peixe...
Pois bem,...
Os cabras pintaram em uma reforma.  :P
E quem pagou a tinta foi o povão.


Quem não está ligando o nome ao material, em Sampa há um belo exemplo.
A estação Santo Amaro da CPTM.

Mas,...
Do jeito que as coisas vão, qualquer hora os "blacks" pixam e os "home" mandam pintar.

Alberto

*

Offline FPiccinin

  • *****
  • 1.633
    • Ver perfil
Re: A PÁTINA NOS MOSTRADORES...
« Resposta #34 Online: 29 Outubro 2013 às 20:23:26 »
Boa Noite

Esse tipo aço é classificado como aço patinável...No caso do COS-AR-COR ele tem na composição o cobre e alguns outros metais que contribuem para a formação da patina avermelhada.

Ficha técnica Cos-Ar-Cor http://www2.seccional.com.br/downloads/cos_a_cor.pdf

Abraço
« Última modificação: 29 Outubro 2013 às 20:25:12 por FPiccinin »

Re: A PÁTINA NOS MOSTRADORES...
« Resposta #35 Online: 31 Outubro 2013 às 13:19:53 »
...
Como disse o Adriano, aquela camada de "ferrugem" está lá para selar, para interromper o processo de corrosão...

E,...
Há um exemplo que testemunha muito bem o que é a "santa ignorância" dos nossos administradores políticos

Na entrada da cidade de Santos há um monumento, no formato estilizado de um peixe...
Pois bem,...
Os cabras pintaram em uma reforma.  :P
E quem pagou a tinta foi o povão.
...


Quando o Adriano citou sobre o aço de construção, pensei no mesmo exemplo. Aqui na minha cidade teve muitas críticas a essa reforma, mas fizeram e pintaram mesmo o monumento, porque estava feio por causa da ferrugem! Vai entender! ::)
« Última modificação: 31 Outubro 2013 às 14:28:39 por EdBorda »

Re: A PÁTINA NOS MOSTRADORES...
« Resposta #36 Online: 31 Outubro 2013 às 20:00:12 »

O Gravina é que tem um Breitling (acho que era...) patinado, bege, maravilhooouso.

Abs gabo  :)