Herança inestimável

  • 16 Respostas
  • 3751 Visualizações
Herança inestimável
« Online: 20 Dezembro 2011 às 10:56:56 »
Sábado passado ganhei do meu irmão uma herança inestimável ... três peças que eram do nosso pai e que eu achava que já tinham sido perdidas há muito tempo  ??? ??? ??? a última vez que vi, eu devia ter uns 10 anos de idade ... quarenta e tantos anos atrás  :P :P :P

Trata-se de um cronômetro Suiço, da marca CIRSA (nunca ouvi falar ???) que meu velho comprou para minha mãe que dava aulas de taquigrafia!
Está com o ponteiro do acumulador (12 hs) quebrado ... a parte que se prende no eixo (acho que os gringos chamam de "boss") está no eixo e o resto do ponteiro estava caído dentro do mostrador cujo "vidro" está todo embassado!

Quando acionado, funciona até os 5 s mais ou menos e para ... dando uma chacoalhada funciona mais um tiquinho e para de novo ... e assim por diante. Como ninguém nunca abriu esta peça para limpar e lubrificar há mais de 40 anos, acho que deve estar com óleo todo melado lá dentro ... mas é muito bonito.



Agora o mais bonito é quando se abre a tampa traseira ... tem uma ilustração de um atleta de corrida com obstáculo ... muito bacana!



Com mais detalhe:




O outro é maravilhoso  :o :o :o um Omega cal. 355 automatic bumper ... já tinha ouvido falar mas nunca tinha visto um de perto ... bacana mas achei meio maluco ... o troço fica batendo o tempo todo nos "bumpers" parece que tem alguma coisa quebrada dentro dele ...
Não está funcionando mas acho que dá pra restaurar ... este deve ser mais antigo ainda ... também acho nunca foi revisado na vida .. perguntei meu irmão e a resposta foi ... "precisa revisar?"  :( :( :(
Como o movimento esta bem conservado acho que ainda dá cria ... :D :D :D quem sabe o bom e velho Mestre Adriano não se habilita  ::) ::) ::)  ;D ;D ;D
Aqui vão algumas fotos dele:
O mostrador está meio sujo mas acho que da pra recuperar:



Inscrição dentro da tampa:



E aqui algumas do movimento:









O terceiro então me surpreendeu ... um Tissot de bolso, cal. 40.5, que estava parado há mais de 50 anos ... também nunca teve manutenção ... dei corda e o danado começou a trabalhar  :o :o :o e pra minha surpresa é o relógio de bolso mais preciso que tenho atualmente ... e o mais engraçado de tudo ... fabricado pela OMEGA ... vejam as fotos do mostrador:



e



e aqui 2 do movimento ...



e



Este eu mesmo vou fazer a limpeza ... daí minha pergunta sobre retirar a corda do tambor ... se estou certo, este relógio não recebeu manutenção alguma há mais de 50 anos ... calculo que a corda está, das duas uma ... ou seca ou toda melecada de graxa ... ??? ??? ???
O mostrador dele, apesar de estar bem conservado, esta bem sujo ... aí outra dúvida ... como é que limpo isto?

Bom pessoal, aí está um presente e tanto de natal que ganhei ... espero que tenham gostado e que, se puderem ajudar com minhas dúvidas - sem estress nenhum, viu Alberto  ;) :D - agradecerei de coração! ;)
Abraços a todos,
Lourival
« Última modificação: 20 Dezembro 2011 às 11:37:59 por Lourival »

Re: Herança inestimável
« Resposta #1 Online: 20 Dezembro 2011 às 11:47:10 »
amigo
parabéns pelos relógios. maravilhosos.
são peças como estas que tornam as pessoas imortais. seu pai deve estar feliz que eles foram passados a você, que tanto gosta de relógios.
curta muito sua herança.
sobre os mostradores: não faça nada. eles estão lindíssimos e se você fizer alguma ontervenção vai acabar com o relógio. deixe-os assim.
sobre os movimentos: vale uma revisão por um profissional. mesmo o tisso de bolso, pois se houver algum dano, a brincadeira pode sair mais cara, ou você perder o relógio, que como você disse, está funcionando maravilhosamente bem.
enfim, curta bastante, e passe depois para seus filhos.
grande abraço e mais uma vez parabéns.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Herança inestimável
« Resposta #2 Online: 20 Dezembro 2011 às 12:02:35 »
Maravilhosos relógios caro Lourival, parabéns pelas heranças!!
Pois são muito lindos, e não há valor que os pague, pois são memórias de família!

De acordo com a Omega, o seu C355 com ref.2757, é em aço, e não plaquê

Veja aqui [...]

Já o com plaque, é calibre 353, e ref. 2627.

Veja aqui [...]

Nesse caso, eu acho que seria uma boa, uma "lavadinha" no tambor, e um engraxamento, sim, pois são suíços, mais são antes dos anos 60, então tem que ser lubrificado!!

Abraços,
Cigano!

Re: Herança inestimável
« Resposta #3 Online: 20 Dezembro 2011 às 12:19:28 »
Maravilhosos relógios caro Lourival, parabéns pelas heranças!!
Pois são muito lindos, e não há valor que os pague, pois são memórias de família!

De acordo com a Omega, o seu C355 com ref.2757, é em aço, e não plaquê

Veja aqui [...]

Já o com plaque, é calibre 353, e ref. 2627.

Veja aqui [...]

Cigano, não entendi? O calibre que está cunhado no interior do movimento ( tem uma foto em que ele aparece, ao lado da roda do tambor de corda) é 355 e ele, pelo menos assim me parece é de ouro e não aço. ??? Acho que a única coisa em aço nele é a tampa traseira!

A propósito, desculpe a pergunta tosca e a ignorância ... o que é plaque? ??? ??? ???


*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Herança inestimável
« Resposta #4 Online: 20 Dezembro 2011 às 12:48:08 »

A propósito, desculpe a pergunta tosca e a ignorância ... o que é plaque? ??? ??? ???



Banho de ouro, no dito mais popular!! ;D


Percebeu que na parte de baixo da caixa do relógio, está na cor aço inox ?? Apenas a parte de cima está dourada??
Veja entre as garras, se há alguma inscrição, bem minúscula ??
« Última modificação: 20 Dezembro 2011 às 12:50:21 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

Re: Herança inestimável
« Resposta #5 Online: 20 Dezembro 2011 às 12:58:36 »
Tem razão ... ;)
Vou verificar hoje a noite a tal inscrição entre as garras ...te aviso!
Outra coisa, aquele 2757 você retirou da tampa traseira, né?
Abraço,
Lourival

Re: Herança inestimável
« Resposta #6 Online: 20 Dezembro 2011 às 13:10:47 »
Nossa muito legal!!!

Gostei pra caramba do Tissot!!  ;)

abs!
Rafael.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Herança inestimável
« Resposta #7 Online: 20 Dezembro 2011 às 13:15:47 »
Tem razão ... ;)
Vou verificar hoje a noite a tal inscrição entre as garras ...te aviso!
Outra coisa, aquele 2757 você retirou da tampa traseira, né?
Abraço,
Lourival

Ok caro Lourival !!

Sim o 2757, foi da parte interna da tampa, é a referência, através dela que consultamos a originalidade do calibre, até mesmo da caixa, pois salvo engano tem numeração também!!

Aqui uma fotinha, de um relógio dos meus desmontes, onde eu fotografei o tal dito plaquê !!



Abraços,
Cigano!

*

jokr82

Re: Herança inestimável
« Resposta #8 Online: 20 Dezembro 2011 às 14:50:10 »
Com certeza, herança seja de quem for é realmente, inestimável.

Abs

*

Alberto Ferreira

Re: Herança inestimável
« Resposta #9 Online: 20 Dezembro 2011 às 15:00:40 »
Salve!

Parabéns, caro Lourival!

Belas peças e belíssima a circunstância em que elas lhe chegaram às mãos.

Desnecessário dizer, mas eu digo.  ;)
Cuide delas com muito carinho.

E sempre considere o seguinte...
Elas são parte da sua história e, principalmente, foi para isso é que elas foram feitas, para atravessar gerações.

Este, ao fim e ao cabo, é o grande charme dos “vintages”.  ::)

Abraços!
Alberto

Vintages, só os melhores chegam lá.  8)

Re: Herança inestimável
« Resposta #10 Online: 20 Dezembro 2011 às 16:56:27 »
Lourival

Parabéns!

abs

AFTP

Re: Herança inestimável
« Resposta #11 Online: 20 Dezembro 2011 às 17:51:47 »
Vintages, só os melhores chegam lá.  8)

parafraseando o mestre Alberto: VINTAGES, SÓ OS MELHORES CHEGAM CÁ!

*

Offline Jansen

  • ****
  • 375
    • Ver perfil
Re: Herança inestimável
« Resposta #12 Online: 20 Dezembro 2011 às 18:57:48 »
Parabéns!! lindos relógios e bela História...
recomendo a interveção de um profissional como ja sugerido pelos colegas, não vale a pena arriscar esses vôvozinhos ai não!!!!
abs e curta bastante a todos.
Jansen
" Se todos seus esforços foram vistos com indiferença, não desanime, pois o sol ao nascer dá um espetáculo todo especial e no entanto a maioria da platéia continua dormindo..." Autor Desconhecido

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Herança inestimável
« Resposta #13 Online: 20 Dezembro 2011 às 22:44:12 »
Lourival,

Que agradabilíssima surpresa !!!!!!!!!!!

Parabéns.......

Wadley

*

Offline CHICO

  • ****
  • 350
    • Ver perfil
Re: Herança inestimável
« Resposta #14 Online: 20 Dezembro 2011 às 23:44:58 »
Amigo... Parabéns pela herança!

Chico

*

Pandolfi

Re: Herança inestimável
« Resposta #15 Online: 21 Dezembro 2011 às 11:18:44 »
Aí, Lourival, faça uma boa revisão neles e deixe os mostradores como estão, originais.
Estes são para sempre, amigo...
Abração.
Pandolfi

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Herança inestimável
« Resposta #16 Online: 22 Dezembro 2011 às 00:28:22 »
Caro Lourival, siga a dica do caro Pandolfi... nesse caso, é proibitivo mexer nos mostradores, pois para mim estão perfeitos, e muito conservados... então como no caso dos vintages, o que faz a sua história são as marcas...está bem de história!! ;)
Abraços,
Cigano!