Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?

  • 41 Respostas
  • 12069 Visualizações
Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Online: 01 Janeiro 2012 às 23:40:29 »
Olá pessoal feliz 2012.

Estive observando no catálogo da Breguet (comprei por curiosidade e admiração pela
história da manufatura - no momento não posso pagar U$ 30 mil por um exemplar  ;D ;D),
e então, na tabela de inovações da marca, observei que em 1810 (diz a wikipedia 1814?) a Breguet,
considero até o momento, 'produziu' o primeiro relógio de Pulso ao pedido de Carolina Murat, irmã de
Napoleão, e Rainha de Nápoles (Queen of Naples segundo o catálogo).

Então pensei o seguinte:
Como exposto sobre o invento, foi a pedido, então....não sabendo o teor da carta, podemos dizer
que a Rainha de Nápoles, Carolina, como 'relojoeira' foi uma das mais importantes visionárias?

Questão para pesquisa e entretenimento  ;)



*

vinniearques

Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #1 Online: 02 Janeiro 2012 às 11:29:03 »
Uma vez li nao me lembro aonde ao certo, mais acho que numa pulso, algo sobre a cartier ter criado o relogio de pulso para o santos dummond, mais só lembro disso

Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #2 Online: 02 Janeiro 2012 às 11:53:32 »
Uma vez li nao me lembro aonde ao certo, mais acho que numa pulso, algo sobre a cartier ter criado o relogio de pulso para o santos dummond, mais só lembro disso

isso é fato, mas a cartier introduziu o relogio de pulso para os homens, ja o primeiro mesmo eu não sei :)

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #3 Online: 02 Janeiro 2012 às 11:58:50 »
The wrist watch was invented by the Swiss watch maker, Patek Phillippe in the late 1800s; though at first only women wore them.
The man's wristwatch was invented by Louis Cartier in the early 1900s for Mr. Alberto Santos-Dumont. Dumont was working on the development of aircraft and found a pocket watch inconvenient to look at while in the aircraft. He asked his friend Cartier to design a watch for him.

Thomas Jefferson was the one to invent the American wrist watch, which was later worn by Abraham Lincoln.

Leia mais aqui

Fonte da matéria

Tenham uma ótima semana pessoal!! ;)
Abraços,
Cigano!

Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #4 Online: 02 Janeiro 2012 às 12:20:06 »
A Cartier não inventou nada, já em 1880 se utilizava os famosos 'Trench-Watches' que se usava no pulso
para fins militares. Basta ir no Ebay para ver Remontoirs (que bem sabidos foram feitos entre 1880 a 1905)
com terminais originais para uso no pulso (não são adaptações), são prova física.

Aqui tem uma matéria e a Girard Perregaux produziu os mesmos para a Marinha Alemã.

http://en.wikipedia.org/wiki/Trench_watch


Essa história do S. Dumont é que nem dizer que os Irmãos Wright inventaram o avião...discussão interminável.
Agora para mim invenção de 'relógio de pulso para homens', parece irrelevante, relógio de pulso é relógio...mesmo
por esse critério os trench watches vieram antes do 'invento' da Cartier (que para é só ma forma de se arrogar um mérito
para fins comerciais, mas sem fundamento).

Wikipedia mas da para confirmar posteriormente:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gio_de_pulso



*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #5 Online: 02 Janeiro 2012 às 13:55:32 »
Sim, relógios militares de pulso vieram antes do relógio Cartier. Eram relógios de bolso adaptados para o pulso.

A única diferença do relógio de Cartier é que ele foi um relógio projetado/desenhado do zero para ser usado no pulso, para homens, ao invés de uma adaptação ou contração de um relógio de bolso e sem ser uma jóia ou bracelete adaptado com um relógio. Dizem...

Abraços!

Adriano

*

Offline Atalo

  • *****
  • 913
  • Aqui é Galo!!!
    • Ver perfil
Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #6 Online: 02 Janeiro 2012 às 15:01:57 »
Amigos,
Só para ilustrar essa conversa, consta no catálogo da Patek e em outras publicações correlatas, que foi de lá, da Patek, que saiu o primeiro relógio suisso de pulso, feito para uma condessa húngara, em 1836.
Abraços
Átalo

*

Offline CHICO

  • ****
  • 350
    • Ver perfil
Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #7 Online: 02 Janeiro 2012 às 16:42:03 »
Caso me perguntassem isso na rua, diria que tinha sido Cartier, mas agora... tô curioso.
Esse tópico promete ser legal!

Abraço!
Chico

Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #8 Online: 02 Janeiro 2012 às 20:39:01 »
O Ponto do tópico não era bem esse, mas.....olha só o catálogo da Breguet!




Como bem verificado o relógio de pulso 'was ordered' foi pedido pela Rainha de Nápoles,
será que essa palavra define?..afinal o primeiro relógio de pulso FOI UMA IDÉIA da Rainha de Nápoles?
Breguet somente executou o pedido....legalmente a 'propriedade intelectual' sobre o invento era da Rainha..

Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #9 Online: 02 Janeiro 2012 às 21:10:43 »
Desculpe só complementando mas também há a palavra 'developed', Breguet teve sua participação
para tornar possível...

*

Pandolfi

Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #10 Online: 03 Janeiro 2012 às 11:05:49 »
Sim, relógios militares de pulso vieram antes do relógio Cartier. Eram relógios de bolso adaptados para o pulso.
A única diferença do relógio de Cartier é que ele foi um relógio projetado/desenhado do zero para ser usado no pulso, para homens, ao invés de uma adaptação ou contração de um relógio de bolso e sem ser uma jóia ou bracelete adaptado com um relógio. Dizem...
Abraços!
Adriano
Adaptação não vale. Vale o que o Adriano escreveu, a Cartier DESENHOU e PROJETOU um de pulso do ZERO, e sobre uma ideia e um pedido do Santos Dumont sim...
Abração a todos.
Pandolfi


Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #11 Online: 03 Janeiro 2012 às 11:20:17 »
Sim, relógios militares de pulso vieram antes do relógio Cartier. Eram relógios de bolso adaptados para o pulso.
A única diferença do relógio de Cartier é que ele foi um relógio projetado/desenhado do zero para ser usado no pulso, para homens, ao invés de uma adaptação ou contração de um relógio de bolso e sem ser uma jóia ou bracelete adaptado com um relógio. Dizem...
Abraços!
Adriano
Adaptação não vale. Vale o que o Adriano escreveu, a Cartier DESENHOU e PROJETOU um de pulso do ZERO, e sobre uma ideia e um pedido do Santos Dumont sim...
Abração a todos.
Pandolfi




Mesmo adpatação no meu ver eu considero, embora seja um desenho primário, que realmente foi o primeiro relógio de pulso.
Agora parece que o relógio de 1810 também foi projetado de forma a ser um bracelete, do zero, igualmente.
Não vejo o mérito da Cartier de forma clara.
Adaptado no pulso.... mas é relógio de pulso.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #12 Online: 03 Janeiro 2012 às 12:44:39 »
Essa é uma discussão que não tem fim. Ninguém até hoje chegou à uma convenção sobre isso. Aliás, sobre isso e sobre um milhão de outras coisas na relojoaria. Todo mundo fala que foi o primeiro. Muitos simplesmente mentem. Por exemplo, uns dois fabricantes suíços se dizem os primeiros a fazerem relógio de titânio, lá pelo começo da década de 1980. Quanto todo mundo sabe ou já viu os Seiko Tuna de 1975 com caixa toda em titânio.

Haverá apenas as opiniões pessoais e isso depende também demais da interpretação do que é um relógio de pulso.

Eu particularmente nunca busquei desvendar isso pois honestamente não vejo importância em determinar com exatidão quem foi o primeiro.

Abraços!

Adriano

Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #13 Online: 03 Janeiro 2012 às 12:45:33 »
Amigos, eu cresci ouvindo a historia de santos dumon(acredito que outros amigos tambem). Hoje eu ainda acho muito controversa, porque quanto mais se pesquisa mais se descobre um ponto a favor desta ou daquela marca, como apresentado aqui pelos amigos. Acredito que isto tudo acaba como a historia do avião, acredita-se que foi santos dumont assim com quem afirma que foram os irmãos Wright.
abraços!!

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #14 Online: 03 Janeiro 2012 às 12:51:05 »
Amigos, eu cresci ouvindo a historia de santos dumon(acredito que outros amigos tambem). Hoje eu ainda acho muito controversa, porque quanto mais se pesquisa mais se descobre um ponto a favor desta ou daquela marca, como apresentado aqui pelos amigos. Acredito que isto tudo acaba como a historia do avião, acredita-se que foi santos dumont assim com quem afirma que foram os irmãos Wright.
abraços!!

+1  :D!!
Abraços,
Cigano!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #15 Online: 03 Janeiro 2012 às 12:58:28 »
Mas sobre relógio, a única certeza é de que o Santos Dumont definitivamente não inventou o relógio de pulso. Sua relação com o relógio de pulso é que, na época dele, relógio de pulso era coisa de viado, para falar o portugues bem claro. Mas pela necessidade, Dumont começou a usar assim no pulso, e aparecia em público com ele. Como ele era uma espécie de playboyzão da época, e visto como um camarada "referência", o povo começou a pensar que, se ele usava, era porque não era "viadesco" e poderia na verdade ser elegante, sinal de vanguardismo, de "cabeça para frente", um ar de modernidade. Tipo um cara usando um tablet hoje, no meio da rua. O "sr. moderninho".

Aí os caras da época, querendo "pagar de Santos Dumont", começaram até a achar bacana homem usando relógio de pulso.

Abraços!

Adriano

*

Offline Rafael

  • ***
  • 149
    • Ver perfil
Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #16 Online: 03 Janeiro 2012 às 13:05:17 »
Ótima explicação Adriano, achei sensacional!!! ;D

*

Alberto Ferreira

Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #17 Online: 03 Janeiro 2012 às 13:33:36 »
;D ;D ;D

Também achei que você esclareceu bem a coisa, Adriano,...

Sem, obviamente, querer dizer com isso que usar "tablet" pelas ruas chegue a ser algo (muito) "viadesco"...  Né? ::)

Digamos que é apenas, “modernoso” e um tanto "chegado" demais (para o meu gosto...  8))
 ;)
 ;D

Abraços!
Alberto


PS:
Essas discussões, "históricas" nunca levam(aram) a muita coisa mesmo, não.
E sempre dão "panos para mangas"...
...de coletes.  ;)

Sem querer desvirtuar a "discussão", que naquela época era importante, sobre o "tipo de pessoa" usaria um adereço (então tido como feminino) no punho, etc.
Mas, hoje, em 2012, antes que nós comprovemos que os Maias estavam mesmo certos e as nossas interpretações erradas...  ;)

Pergunto, guardadas as devidas "distâncias"...
Nós não fazemos mais ou menos o mesmo com os relógios ditos "bling-bling" e afins?
O mesmo tipo de "discussão", seja velada ou não?

Pois é...
Os "cabras" que usam, estão por aí... Nas "paradas"... Com as "minas"... E tal,... :)
Formando "opiniões".  :D

Só mudou o endereço (agora na NET)...
 ;D

Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #18 Online: 03 Janeiro 2012 às 13:56:44 »
Mas sobre relógio, a única certeza é de que o Santos Dumont definitivamente não inventou o relógio de pulso. Sua relação com o relógio de pulso é que, na época dele, relógio de pulso era coisa de viado, para falar o portugues bem claro. Mas pela necessidade, Dumont começou a usar assim no pulso, e aparecia em público com ele. Como ele era uma espécie de playboyzão da época, e visto como um camarada "referência", o povo começou a pensar que, se ele usava, era porque não era "viadesco" e poderia na verdade ser elegante, sinal de vanguardismo, de "cabeça para frente", um ar de modernidade. Tipo um cara usando um tablet hoje, no meio da rua. O "sr. moderninho".

Aí os caras da época, querendo "pagar de Santos Dumont", começaram até a achar bacana homem usando relógio de pulso.

Abraços!

Adriano


Não lembro em qual livro li acho que foi no História politicamente incorreta do Brasil posso pesquisar melhor e depois falar com mais certeza mais Santos Dumont era gay (segundo esse livro) vai ver isso o ajudou na ideia.

Grande abraço a todos

Julio Celes

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Relógio de Pulso....quem inventou????? Alguém sabe detalhes?
« Resposta #19 Online: 03 Janeiro 2012 às 14:13:35 »
Santos Dumont era gay (segundo esse livro) vai ver isso o ajudou na ideia.

Grande abraço a todos

Julio Celes

Vixe vamos transformar nossos relógios, em relógios de bolso !!
 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Abraços,
Cigano!