115 peças de um rolex,..

  • 13 Respostas
  • 5360 Visualizações
115 peças de um rolex,..
« Online: 08 Março 2009 às 11:51:26 »

*

Alberto Ferreira

Re: 115 peças de um rolex,..
« Resposta #1 Online: 08 Março 2009 às 13:18:33 »
Salve!

Legal!...

Sem dúvidas uma "tour de force",...
 :) :D

Mas,...
Uma pergunta para os colegas aqui do fórum que são profissionais.

A "técnica" de desmontagem (embora acelerada no vídeo, é claro) está, por assim dizer,... correta.?
Por exemplo, começar a desmontar sem "descarregar a corda, etc?
 ::)

Eu acho que não.
 ;)

Com a palavra os colegas relojoeiros.

Abraços!

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re: 115 peças de um rolex,..
« Resposta #2 Online: 09 Março 2009 às 12:38:21 »
Ora, não sou relojoeiro prático, mas já desmontei alguns e tenho um monte de livros sobre o assunto. A primeira coisa a se fazer num relógio é, óbvio, descarregar a corda. Já imaginou a corda se destravando e um milhão de peças voando pelos ares e, pior, algo no escapamento quebrando. No way! Tá errado.


Flávio

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: 115 peças de um rolex,..
« Resposta #3 Online: 09 Março 2009 às 12:41:15 »
Também achei uma temeridade, ainda mais tratando-se de um Rolex...
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Alberto Ferreira

Re: 115 peças de um rolex,..
« Resposta #4 Online: 09 Março 2009 às 12:53:45 »
Salve!

Pois é, amigos!
Na verdade, a pergunta aos "universitários" foi uma "provocação" de minha parte.
 ;)

Coisa do tipo,...
Nem tudo o que "dá" na NET (ou no NY Times...  :D) é para se acreditar...

Naquela "desmontagem", como bem disse o Flávio e com a devida "vênia" ao Rimsky-Korsakov,...
..."voaria" muito mais coisas, além do "besouro".
 ;) ;D

Trata-se de um "show off" mesmo.

Abraços!
 8)

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: 115 peças de um rolex,..
« Resposta #5 Online: 10 Março 2009 às 08:01:10 »

   Olá pessoal, claro não sou universitario longe disso, sou um simples hobista eventual .

   Incrivel que pareça o video mostra sim descarregando a corda mas é muito rapido, pode perceber no começo que ele mexe no  "cliquet" e a corda vira rápido em seguida o balanço para. :)

um abraçoa todos, Tomas
abraços Tomas.

*

Alberto Ferreira

Re: 115 peças de um rolex,..
« Resposta #6 Online: 10 Março 2009 às 08:59:48 »
Salve!

Você tem razão, Tomas, ele dá mesmo um toque na "cliquet". Eu nem tinha percebido isso.
Mas o movimento só para de fato quando ele retira a roda de carga, ou seja, ainda havia alguma tensão na corda.

Evidentemente, o vídeo não tem (e nem se propõe a ter) pretensões didáticas de demonstrar o processo seguro de "desmontagem" mas sim mostrar (muito) rapidamente quantas peças tem um relógio desse tipo, seja Rolex ou não.

Valeu pelo seu comentário e eu estou certo que muitos verão o filminho várias vezes para conferir o que falamos.
 ;) :D

Um grande abraço e grato pelo comentário.
 8)

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.548
    • Ver perfil
Re: 115 peças de um rolex,..
« Resposta #7 Online: 10 Março 2009 às 15:23:31 »
No meu ver o relojoeiro fez tudo certo. Ele descarregou a corda primeiro, segurando o clique e soltando a coroa. Nesse caso, ele usou a coroa e tige pois ela estava montada. É mais prático assim. Mas ele poderia ter soltado pelo parafuso da roda de carga caso a coroa não estivesse montada, ou seja, coloca-se uma chave de fenda sobre o parafuso da roda de carga, libera-se o clique e vai girando a roda de carga pela chave de fenda até a corda se desenrolar. Esses são os únicos modos corretos de se fazer isso.

Embora muitos pratiquem, não é nada recomendável desenrolar a corda retirando a âncora. Há várias contra-indicações.

Quanto ao fato do balanço ter continuado girando, é normal, pois ele não pára imediatamente assim que a corda se esgota; ele permanece vibrando por vários segundos por sua própria inércia, mesmo sem receber impulso da âncora.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: 115 peças de um rolex,..
« Resposta #8 Online: 10 Março 2009 às 15:44:01 »
Salve!

Obrigado, Adriano!
Eu aprendi assim e faço como você comentou. Eu solto a mola e deixo a roda de carga girar, controlando com a chave.
Até, porque eu tenho o hábito de tirar a tige/coroa antes, para retirar o movimento da caixa, etc.

A prática de desmontar âncora é realmente "perigosa" para o movimento.


Bom,...
Eu acho que esses "bate-voltas" estão sendo bem legais, pelo menos para mim!  8)

Por exemplo, neles eu já aprendi (ou lembrei!  :D) que não se deve "menosprezar" os dedos ágeis e bem treinados de um bom profissional.

Eu aproveito então para pedir de público as minha "escusas" ao Joe!  ;)

Abraços a todos!
 8)

*

Offline klaus

  • *****
  • 504
    • Ver perfil
Re: 115 peças de um rolex,..
« Resposta #9 Online: 10 Março 2009 às 16:12:02 »
o video faz parecer facil, ,.......e rapido ;D

mas eu nao teria coragem de fazer isso nem com um seikinho velho, por enquanto

minha ultima  ideia foi desmontar uma camera sony q estava com mal contato. desmontei e montei: resultado, estava com mal contato, agora esta sem nenhum contato. :'(

*

Offline Tomas

  • *****
  • 568
  • Ponteiros que marcão momentos bons da vida.
    • Ver perfil
Re: 115 peças de um rolex,..
« Resposta #10 Online: 10 Março 2009 às 16:56:52 »

   É realmente Alberto eu tb estou adorando o bate e volta neste topico.

   Até aproveito a perguntar para o Adriano ou amigos se descarregar pela retirada da ancora , não só pelo fato que  pode bater os Leves e desprender os rubis qual outra desvantagem desta pratica?

obrigado, abraços, Tomas  :)
abraços Tomas.

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.057
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: 115 peças de um rolex,..
« Resposta #11 Online: 10 Março 2009 às 17:01:34 »
Até aproveito a perguntar para o Adriano ou amigos se descarregar pela retirada da ancora , não só pelo fato que  pode bater os Leves e desprender os rubis qual outra desvantagem desta pratica?

Tomas,

Há um grande risco de você danificar os pivôs das engrenagens, pois ao retirar a âncora eles girarão a toda velocidade. Se tiver alguma sujeira nos pivôs, o negócio virará uma verdadeira serra...

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: 115 peças de um rolex,..
« Resposta #12 Online: 10 Março 2009 às 17:13:20 »
Rapaz... E eu sempre descarreguei a corda retirando a âncora...

Igor e Adriano, expliquem com mais detalhes estes procedimentos corretos, pois não quero danificar os meus velhinhos.

Já de antemão agradeço!



Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.249
    • Ver perfil
Re: 115 peças de um rolex,..
« Resposta #13 Online: 11 Março 2009 às 15:43:14 »
Paulo, pegue um palito, segure a tige, empurre o cliquê. Você agora está segurando toda tensão da mola na tige, com seus dedos, enquanto ainda mantém o palito no local (nada de chaves de fenda como vejo o povo usando aí, isso marca o movimento), vá soltando a corda pela tige até o final. Simples.

Revendo o vídeo, realmente o cara faz isso, só que foi tão rápido no vídeo que eu nem prestei antenção.


Flávio