Organização de coleção.

  • 17 Respostas
  • 5068 Visualizações
*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Organização de coleção.
« Online: 20 Abril 2009 às 19:54:36 »
Amigos experientes, como vocês ogranizam suas coleções?
Por marca, preço, tipo de relógio etc?
Possuem alguma preocupação especial com a coleção toda ou com alguns exemplares especificamente?

Dêm suas dicas para os iniciantes.
Um abraço
Fábio

*

Enéias

Re: Organização de coleção.
« Resposta #1 Online: 20 Abril 2009 às 19:56:20 »
Qualquer membro novo do fórum não passará pelo que passei ou muitos passaram. Valerá sempre uma dica aqui e outra ali.

A primeira pergunta? Qual o meu gosto pessoal quanto aos relógios mecânicos?

*

Alberto Ferreira

Re: Organização de coleção.
« Resposta #2 Online: 20 Abril 2009 às 21:29:11 »
Salve!

 ;)
 ;D  ;D  ;D


Essa, se alguém responder mesmo, “na boa”, ...

...Douglas, prepara aí umas "coxas-creme"!
 ;)  ;D


Caro Fábio,
Digamos que,...
...por assim dizer,...
...considerando que,...
...em assim sendo,...
...levando tudo isso em consideração,...
 ::)

A maioria de nós,...

Tchan-tchan-tchan- tchaaan!

..."organiza" pela emoção.
 ;) :D

Mais ou menos como eu costumo dizer,...

O meu hobby não é irracional,...
...mas (em compensação  ;D) eu não vejo porque "racionalizá-lo".

 ;)
 ;D  ;D  ;D

Abraços!
 8)

E como diz o Johnny Walker,...

"Keep walking."
 8)

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Organização de coleção.
« Resposta #3 Online: 20 Abril 2009 às 21:51:52 »
Eu nao sei se entendi a pergunta, mas tenho certeza que nao entendi nenhuma reposta...
Eu entendi a pergunta como o modo fisico que a colecao e guardada...
No meu caso, como nao tenho o costume de usar relogios, nao tenho problemas em guarda-los longe de mim, portanto, basicamente 75% do que tenho fica no meu escritorio, dentro das caixas originais dentro de um cofre. Os 25% restantes (que sempre incluem algum que eu esteja querendo negociar e outro recem integrado) ficam comigo, em casa.
Nao gosto muito de guardar em caixas ou maletas, tudo junto, tenho um impressao muito ruim que fica facil de ser roubado...
Uma preocupacao que tenho e com humidade, utilizo sempre saquinhos com silica, funcionam bem mas nao sao perfeitos. Nunca tive um relogio que sofreu dano devido humidade, mas ja tive caixas que sofreram deste mal (melhor assim).
Quardo toda a documentacao e mantenho uma planilha com informacoes de caracteristicas, numeros de serie, valores, revisoes e datas, apenas para meu controle.
Nada meu fica exposto e tenho uma regra de, nesta planilha, sempre estar marcado se o relogio esta no meu escritorio ou em casa, para nao me perder, e em casa ter apenas 1 relogio fora do local onde eles ficam guardados.
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Alberto Ferreira

Re: Organização de coleção.
« Resposta #4 Online: 20 Abril 2009 às 21:55:24 »
Salve!

Broker,
Antes da sua,...
Eu acho que a minha "resposta" foi no estilo "Velho Guerreiro",...

Desculpem a brincadeira.
 :D

Abraços
« Última modificação: 20 Abril 2009 às 22:15:55 por Alberto Ferreira »

*

Offline Gravina

  • *****
  • 3.022
    • Ver perfil
Re: Organização de coleção.
« Resposta #5 Online: 20 Abril 2009 às 22:10:35 »

Eu entendi a pergunta como o modo fisico que a colecao e guardada...
No meu caso, como nao tenho o costume de usar relogios, nao tenho problemas em guarda-los longe de mim, portanto, basicamente 75% do que tenho fica no meu escritorio, dentro das caixas originais dentro de um cofre. Os 25% restantes (que sempre incluem algum que eu esteja querendo negociar e outro recem integrado) ficam comigo, em casa.
Nao gosto muito de guardar em caixas ou maletas, tudo junto, tenho um impressao muito ruim que fica facil de ser roubado...
Uma preocupacao que tenho e com humidade, utilizo sempre saquinhos com silica, funcionam bem mas nao sao perfeitos. Nunca tive um relogio que sofreu dano devido humidade, mas ja tive caixas que sofreram deste mal (melhor assim).
Quardo toda a documentacao e mantenho uma planilha com informacoes de caracteristicas, numeros de serie, valores, revisoes e datas, apenas para meu controle.
Nada meu fica exposto e tenho uma regra de, nesta planilha, sempre estar marcado se o relogio esta no meu escritorio ou em casa, para nao me perder, e em casa ter apenas 1 relogio fora do local onde eles ficam guardados.

Uma ótima dica mesmo!!!
Um dia me disseram : "nunca deixe todos os ovos da galinha num mesmo cesto!"

e no quesito segurança, uma bela noiva pode ser bem vinda (aqui é brincadeira!!!)



Abs

Gravina


*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Organização de coleção.
« Resposta #6 Online: 20 Abril 2009 às 23:08:33 »
Eu nao sei se entendi a pergunta, mas tenho certeza que nao entendi nenhuma reposta...
Eu entendi a pergunta como o modo fisico que a colecao e guardada...
No meu caso, como nao tenho o costume de usar relogios, nao tenho problemas em guarda-los longe de mim, portanto, basicamente 75% do que tenho fica no meu escritorio, dentro das caixas originais dentro de um cofre. Os 25% restantes (que sempre incluem algum que eu esteja querendo negociar e outro recem integrado) ficam comigo, em casa.
Nao gosto muito de guardar em caixas ou maletas, tudo junto, tenho um impressao muito ruim que fica facil de ser roubado...
Uma preocupacao que tenho e com humidade, utilizo sempre saquinhos com silica, funcionam bem mas nao sao perfeitos. Nunca tive um relogio que sofreu dano devido humidade, mas ja tive caixas que sofreram deste mal (melhor assim).
Quardo toda a documentacao e mantenho uma planilha com informacoes de caracteristicas, numeros de serie, valores, revisoes e datas, apenas para meu controle.
Nada meu fica exposto e tenho uma regra de, nesta planilha, sempre estar marcado se o relogio esta no meu escritorio ou em casa, para nao me perder, e em casa ter apenas 1 relogio fora do local onde eles ficam guardados.

Broker bacana isso da organização em planilhas.
Faço isso com meus DVDs (tenho mais de 500) para não me perder, até porque minha coleção está espalhada pelas casas dos meus familiares, se não anotar no meu software com quem está o DVD acabo me perdendo.

Bom, com relógios não tenho essa preocupação ainda, pois minha coleção ainda não foi iniciada literalmente, mas com uma quantidade grande acho legal essa organização sim, principalmente no que toca a revisão, garantia dos novos etc.

Eu acho que o grande barato de uma coleção é mostrá-la para os amigos, parentes etc, mas concordo que dependendo do valor $$$$ dessa coleção essa prática não é muito aconselhável (é até condenável isso sim).

Sobre os automáticos e manuais, eles ficam parados ou você eventualmente tira todos das caixas para "dar corda"?

Um abraço
Fábio

*

Alberto Ferreira

Re: Organização de coleção.
« Resposta #7 Online: 21 Abril 2009 às 11:46:54 »
Salve, amigos!

A idéia da planilha (ou programa específico *) é ótima mesmo.

Mesmo (e principalmente!) se for um "mero ajuntamento", de qualquer coisa.

Eu faço o mesmo com os meus CD´s e vinhos.
É muito importante saber onde eles estão, suas características, etc.

Para (não poucos) relógios seria mais ou menos a mesma coisa.

Mas, no meu caso houve uma questão fundamental,... ...e ainda não resolvida.
Eu usava uma planilha criada (adaptada - Excel) por mim mesmo. Após algum tempo, eu comecei a achá-la "incompleta" ("esqueci" de campos importantes, etc.),...
Tudo bem, elas podem ser "expandidas", etc.

Aí,...
Eu cogitei passar a usar um programa mais específico (daí o asterístico que eu coloquei lá encima).
E que programa seria este?

Um programa, dos muitos existentes, de controle de estoques, por exemplo.
Estes pacotes possuem módulos integrados contendo uma "database" (fichas de dados), planilhas, que podem ser pesquisadas por "assunto" (campos, etc.), estatísticas, etc.

Bom,...
Eu cheguei a essa "conclusão", mas agora me falta vencer a célebre "preguiça"...  :D  :-\

Ou seja, escolher um bom software e pôr mãos à obra,...

Abraços a todos!


PS:
Eu tenho mais CD´s e vinhos, do que relógios,...
 :D


*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Organização de coleção.
« Resposta #8 Online: 21 Abril 2009 às 12:47:10 »
...Sobre os automáticos e manuais, eles ficam parados ou você eventualmente tira todos das caixas para "dar corda"?

Não me preocupo nem um pouco com isto, mas como, devido a preocupação com a humidade, faço uma limpeza semestral em tudo - caixas, relógios e documentação - todos são movimentados (funcionados) pelo menos nesta peridiciocidade.

...Eu cheguei a essa "conclusão", mas agora me falta vencer a célebre "preguiça"...  :D  :-\
Ou seja, escolher um bom software e pôr mãos à obra,...

Existe alguns programas para gerenciar coleções, especificamente para relógios eu conheço este:
http://www.watchware.net/
Mas no meu caso não vale a pena, estou trabalhando para diminuir a coleção, ou seja, está cada vez mais fácil gerenciar...
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!

*

Offline O Cara

  • *****
  • 2.787
  • Sempre em fase de aprendizagem
    • Ver perfil
    • Fábio Dutra
Re: Organização de coleção.
« Resposta #9 Online: 21 Abril 2009 às 13:38:47 »
Bom, no caso dos filmes eu uso o Ant Movie Catalog (http://www.antp.be/software/moviecatalog/) é gratuito e muito funcional, muito mais completo que a planilha de Excel que eu usava antes.

CDs eu tenho poucos, só anoto mesmo os de MP3 em notepads mesmo (uso um processo automatizado por DOS que um amigo me ensinou, depois se quiserem eu posto aqui) pra ficar mais fácil achar uma música específica, os de audio não chegam a 100 então fica fácil procurar.

Sobre os vinhos, só coleciono as rolhas dos vinhos que bebo, os que considerar mais importantes eu coloco a data e o evento em que foi consumido na própria rolha, mas essa coleção não levo muito à sério, é mais por decoração mesmo, acho bonitas as rolhas sendo expostas como um prêmio, só falta um recipiente mais apropriado para colocá-las.

Quanto aos relógios, por enquanto não tenho muito o que anotar, são apenas 4 por enquanto, kkkkkk.
Mas é bom já ir começando a organizar para depois não ficar tão penoso como foi passar os quase 500 DVDs pro software  :o  :o  :o  :o

Pô, tem tanto colecionador aqui, será que mais ninguém vai dizer como organiza suas coleções, vamos lá pessoal, dicas são sempre bem vindas.
Um abraço
Fábio

Re: Organização de coleção.
« Resposta #10 Online: 21 Abril 2009 às 13:46:15 »
Amigos acho o seguinte, uma coleção de relógios deve sim ficar bem guardado, longe do alcance das outras pessoas, pelo fato de relógios mecânicos serem frágeis, afinal o que mais tem é curioso.
Agora, humidade é um veneno, de 15 em 15 dias tiro meus relógios das gavetas de uma escrivaninha feita especialmente pra eles, dou corda e deixo eles funcionando entre 1 hora a 2 horas em um ambiente muito iluminado.
Uma solução bem simples que resolve esse problema.

Abraços

Weber
“A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos.” (Marco Aurélio)

*

Alberto Ferreira

Re: Organização de coleção.
« Resposta #11 Online: 21 Abril 2009 às 14:26:36 »
Salve!
 8)

Quanto aos vinhos,...
Eu também não recomendo "colecioná-los", não!

Mas sim, de preferência, bebê-los (se possível, como diria o Miguel, em boa companhia).
 ;)  8)

Só que,...
Para fazê-lo com mais "propriedade" e, quiçá, com menor "custo" (no sentido amplo  ::)), uma solução é (man)ter uma "adega".

Mas, muito importante, "adega" essa de tamanho, localização e grau de sofisticação, adequado$ ao seu bol$o.
 ;)  :D

Abraços!

*

Alberto Ferreira

Re: Organização de coleção.
« Resposta #12 Online: 21 Abril 2009 às 14:36:19 »
...
...só coleciono as rolhas dos vinhos que bebo, os que considerar mais importantes eu coloco a data e o evento em que foi consumido na própria rolha, mas essa coleção não levo muito à sério, é mais por decoração mesmo, acho bonitas as rolhas sendo expostas como um prêmio, só falta um recipiente mais apropriado para colocá-las.
...


Salve, Fábio,

O meu filho faz isso. O meu irmão também fazia.
Coloca as rolhas em um grande recipiente de vidro transparente, que fica como decoração lá no seu bar.

No princípio, o recipiente usado era um aquário (daqueles redondos), depois, eles passaram para uns garrafões (daqueles usados em decoração mesmo).

Eu tenho um amigo que "monta" as rolhas em um "painel", tipo um quadro,...

Abraços!

Re: Organização de coleção.
« Resposta #13 Online: 01 Fevereiro 2012 às 20:12:36 »
Tinha pensado justamente num quadro.

Eu coleciono long neck de cervejas. Todas devidamente ingeridas em cima de uma mesa que tenho n meu quarto. Não são muitas, mas tem algumas de edição especial já =D
Arthur Sunhog Orsi
Graduando em Medicina Veterinária
Universidade Federal de Lavras

*

Offline amadeu

  • ****
  • 429
    • Ver perfil
Re: Organização de coleção.
« Resposta #14 Online: 01 Fevereiro 2012 às 22:52:08 »
juro
jah tentei de todo jeito
por marca
por estilo
os com pulseira de aço
os com pulseira de couro
os grandes
os pequenos
em caixas separados um a um
no estojo
no pano
ahi descobri que o mais facil
eh nao organizar
rsssssssssssssssssssssss
e como disse o gravina
nao por todos os ovos numa cesta soh
como fico somente com dois ou tres em casa. nem dah mais para organizar.
abs.
amadeu.

Re: Organização de coleção.
« Resposta #15 Online: 02 Fevereiro 2012 às 13:33:19 »
Quanto aos relógios não uso nenhum controle, são poucos, apenas 15.

Mas no meu outro hobby (ferreomodelismo) faço um controle detalhado, para evitar perder algum vagão novo que apareça no mercado, nem me preocupo de comprar repetidos, pois posso negociá-los depois, mas sem o controle fico perdido, de cabeça nem me lembro quantos eu já tenho, acho que mais de 200.

Rômulofc

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Organização de coleção.
« Resposta #16 Online: 02 Fevereiro 2012 às 20:56:02 »
Guardo em caixas destas que vendem no ML.
Sempre descarto as caixas originais por falta de espaço.
Guardo em uma pasta todos documentos.
Guardo em um pote daqueles de sorvete todos os elos sobressalentes em saquinhos com devidas identificações e em outro pote as pulseiras nato, silicone e couro reservas.
Tenho uma planilha com todos os dados (data de compra, calibre, serial, preço que paguei, etc..) e anoto quando faço as revisões.
Em todas as caixas coloco saquinhos de silica gel e troco a cada 3 meses em média.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Organização de coleção.
« Resposta #17 Online: 02 Fevereiro 2012 às 21:33:23 »
Guardo em caixas destas que vendem no ML.
Sempre descarto as caixas originais por falta de espaço.
Guardo em uma pasta todos documentos.
Guardo em um pote daqueles de sorvete todos os elos sobressalentes em saquinhos com devidas identificações e em outro pote as pulseiras nato, silicone e couro reservas.
Tenho uma planilha com todos os dados (data de compra, calibre, serial, preço que paguei, etc..) e anoto quando faço as revisões.
Em todas as caixas coloco saquinhos de silica gel e troco a cada 3 meses em média.


Isso que é organização, acho que nem a mesa da Dilma, deve ser tão organizada, quanto a organização dos seus relógios!!
Parabéns!! ;)
Abraços,
Cigano!