O seu relógio é atraído por ímã?

  • 22 Respostas
  • 8367 Visualizações
*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.827
    • Ver perfil
O seu relógio é atraído por ímã?
« Online: 11 Fevereiro 2012 às 16:17:31 »
Olá pessoal, queria tirar aqui uma dúvida, possuo varios relógios que não sofrem a mínima atração por ímãs, porém tenho também um Seiko 5 (comprado em joalheria) que tem uma certa atração (bem fraca mesmo) por ímãs. Gostaria de saber se é o caso dos relógios Seiko de vocês. Valeu!

*

Alberto Ferreira

Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #1 Online: 11 Fevereiro 2012 às 17:11:47 »
Salve!

Caro fbmj,
Eu entendo a sua curiosidade, é claro!
Realmente os relógios podem mesmo sofrer (com) a ação de campos magnéticos.

Por isso, se o amigo me permite, eu colocaria a pergunta de outra maneira...
Algo assim...

O seu relógio é afetado pela ação de um imã (por seu campo magnético)?

E se a pergunta fosse essa, eu diria que sim!
Sim, eles são afetados.

Mas, aí caberia uma outra pergunta.
Os campos magnéticos podem causar danos aos relógios?

Bem,...
Aí, neste caso, a resposta seria um sonoro... Depende!


Os relógios podem ser construídos (e muitos são assim) para evitar tais interferências.

As técnicas para isso podem ser várias.
Elas vão desde a "blindagem" (através da caixa e outros elementos de bloqueio), até a utilização de componentes "antimagnéticos".

Por esta razão, e talvez dentre outras, o simples fato da caixa (ou mesmo do relógio como um todo) ser "atraída" por um imã, não quer dizer (não necessariamente) que o seu movimento possa ser afetado (alterado, danificado, ou ter o seu funcionamento interferido...) pelo campo magnético.
As proteções acima citadas podem, sim, evitar os danos e maiores interferências.

Abraços!
Alberto

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #2 Online: 11 Fevereiro 2012 às 18:21:27 »
Mas eu fiqueo aqui pensando: como o colega chegou a tal constatação? Imagino qie deva ter aproximado seus relógios de um imã. Caso positivo, já detonou os relógios, a não ser que sejam todos modelos Railmaster antigos, Ingenieur ou Milgauss, e olhe lá.

É certo que os relógios estão muito magnetizados nesse momento, provalmente a um ponto em que a desmagnetização do relógio montado nem surta efeito.

Como bem explicado pelo amigo Alberto, o fato dele ser atraído ou não pelo imã não tem nenhuma relação com sua resistência magnética.

Eu não tenho nem idéia se meus relógios são atraídos ou não, pois tomo tanto cuidado com campos magnéticos como tomo com a resistência à água.

Abraços!

Adriano

Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #3 Online: 11 Fevereiro 2012 às 18:43:38 »
Caro amigo;

Como muito bem disse o Adriano, não faça esta experiência em relógios mecânicos, pois sua precisão vai para o espaço.

Ainda mais se estiver usando imãs de alto falante que são de alnico 5, que é dos mais poderosos e acho que nem um rolex milgauss aguenta um campo destes tipos imã.

Mas o fato de ser atraído é provavelmente pela caixa em aço ou pela platina em algo ferromagnético.

Um abraço.   

Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #4 Online: 11 Fevereiro 2012 às 18:50:41 »
fbmj,

Esta atração por imãs está diretamente relacionada com o tipo de material com que a caixa é construída e depende da permeabilidade magnética deste material. Dependendo do material, a própria caixa pode passar a funcionar como um imã, como acontece com ferramentas que são imantadas para, por exemplo, capturar um parafuso.

Esta aproximação, de maneira geral, independente do material da caixa, afeta o funcionamento do mecanismo, de modo que o mesmo passe a trabalhar de maneira irregular.

Abs,  
« Última modificação: 11 Fevereiro 2012 às 18:56:10 por Bernardo »

*

Offline VIP

  • *****
  • 1.576
    • Ver perfil
Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #5 Online: 11 Fevereiro 2012 às 19:44:29 »
Para que saber se o relógio é atraído poi imã? Coloque na panela de pressão pra testar a estanqueidade ... Aí serviço fica completo.  ;D ;D ;D
Instagram : @vip_watch_brasil

https://instagram.com/vip_watch_brasil/

Membro do RedBar Brazil

*

Offline fbmj

  • *****
  • 1.827
    • Ver perfil
Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #6 Online: 11 Fevereiro 2012 às 19:52:50 »
Pessoal, obrigado pelas respostas. Eu na verdade estava falando da pulseira do relógio e usei um îmã fraquinho. Estava questionando a qualidade do aço inox, que onde li os mais resistentes não são atraídos por îmã. Valeu.

*

Alberto Ferreira

Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #7 Online: 11 Fevereiro 2012 às 20:09:10 »
Salve!

Ok, fbmj...
"Fraquinho"?  ...ok.

Mas se você aceita um conselho, não arrisque (mesmo) neste tipo de "testes"...  ;)


Bem,...
O assunto, tecnicamente falando, tem lá as suas bases mais profundas, é claro.

Mas, no popular, na prática...
Algumas dicas...

- O eventual fluxo magnético não deve na verdade é atingir (e "imantar") as partes internas, principalmente a mola do balanço.

- A caixa pode (e de certa forma deve) "blindar", mas ela faz isso conduzindo (desviando) o fluxo, impedindo que este afete as peças internas.

- As platinas, em geral (e quase sem exceção) não são magnetizáveis, elas costumam ser de latão ou outras ligas não magnetizáveis.

- Numa visão mais "superficial", o grande (ou o maior) problema é mesmo a magnetização da mola do balanço.
Se esta mola for magnetizada, algumas das suas espiras podem "colar" umas nas outras, e o resultado é como se houvesse um "encurtamento" da mola.
Neste caso, em geral, o relógio passa a adiantar (acelerar) a marcha.

Dentre as fontes mais prováveis de imantação estão alguns eletros-imãs, nos televisores antigos costumava haver uma bobina que era energizada justamente para "desmagnetizar" o tubo, a cada vez que a TV fosse ligada.
Por isso, deixar um relógio suscetível à magnetização sobre uma TV destas implica sempre em um certo risco.

As magnetizações de que nós estamos falando aqui são temporárias, elas podem ser eliminadas com procedimentos e dispositivos próprios.
Os danos não são permanentes.

Mas, na dúvida, relógios para um lado, e imãs para o outro.  Bem afastados.  ;)  8)

Abraços,
Alberto

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #8 Online: 11 Fevereiro 2012 às 20:35:00 »
Então como passar em portas de bancos sem magnetizar nossos relógios?

Essas maquinas são uns imãs de itu não são?

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #9 Online: 11 Fevereiro 2012 às 20:40:56 »
Lucius; as portas de banco não são bem assim, emboram sejam um imã (sensor indutivo) seu campo magnético não é capaz (forte o suficiente) para causar problema no relógio.

Veja, o maior "imã" (acho que o campo é de 1 gauss) é nosso planeta e nem por isso afeta de forma sensível um relógio

Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #10 Online: 11 Fevereiro 2012 às 20:47:16 »
Em tempo; acho que os equipamentos, que colocam o relógio em risco sob o prisma do magnetismo é a TV (daquelas de tubo como bem disse o Alberto) e o auto-falante sejam de carros, equipamentos de som...

*

Offline lucius

  • *****
  • 1.167
    • Ver perfil
Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #11 Online: 11 Fevereiro 2012 às 21:00:26 »
Valeu Paoliello !!

Se bem que as portas de banco são muito mandrake né, os vigias barram quem eles querem.

Já entrei "armado" (chaves, RM2  ;D, e tudo mais) em agencias e não deu pau, estava de terno. Outras vezes, com "roupa de réu" e a mesma tralha a porta trava.

Lucius
Corruptissima re publica plurimae leges

*

Alberto Ferreira

Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #12 Online: 11 Fevereiro 2012 às 21:44:21 »
 ;D

Salve...  ::)

Putz!
Como é que os bancos ainda não pensaram nisso?

Bastava um desses... Lá no teto...  ::)



...e não ficava nada escondido,...
Nada nos bolsos, pastas de executivos, mochilas de moto-boys...  ::)

Subia até a prótese dentária... Aquelas corretivas, de "alinhar a cremalheira"...  ;)
Afff!
 ;D ;D ;D


Amigos,
Desculpem a brincadeira...
Mas eu não resisti.  :-X

Abraços,
Alberto
 ;D ;D ;D

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #13 Online: 11 Fevereiro 2012 às 22:03:16 »
Então como passar em portas de bancos sem magnetizar nossos relógios?...

Pergunta muito pertinente meu amigo, eu sempre me precavi e procuro sair com máquinas quartz quando tenho que ir ao banco, mas gostaria de saber se nossos mecânicos correm algum risco nesta situação.

[[]]'s

*

Alberto Ferreira

Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #14 Online: 11 Fevereiro 2012 às 22:16:55 »
Eu creio que não, Desotti.

Se a coisa estiver devidamente instalada e regulada, a potência (força, densidade,...) do eventual campo não chega nem perto disso.

Um colega nosso (que trabalhava com elementos magnéticos em uma indústria do ramo), falando de relógios e sua possível magnetização, certa vez propôs um teste simples e bastante "expedito" para avaliar se um campo magnético é ou não perigoso para os nossos relógios.

Um clipe pendurado em uma linha, se houver "deflexão (atração do clipe), o campo é "perigoso", caso contrário, não.

Eu creio que há mais riscos em uma sub-estação ou próximo a geradores e motores de grande potência.

Alberto

Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #15 Online: 11 Fevereiro 2012 às 22:18:15 »
Para que saber se o relógio é atraído poi imã? Coloque na panela de pressão pra testar a estanqueidade ... Aí serviço fica completo.  ;D ;D ;D

 essa foi boa vip.imports2010! hehehe

 Pra finalizar, coloque no forno a gás por 30 minutos com 220º... aí a M... fica completa mesmo..hehehe  ;D ;D ;D
« Última modificação: 11 Fevereiro 2012 às 22:50:42 por zandorman »

Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #16 Online: 11 Fevereiro 2012 às 22:22:22 »
Desotti; como respondi para o Lucius não precisa se preocupar com as portas dos bancos.

O campo deste dispositivo é fraquinho e o tempo que você fica nele é mínimo. Faça um teste: caso esteja somente com o relógio de metal coloque as duas mãos cobrindo e verá que nem será detectado.
   

Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #17 Online: 12 Fevereiro 2012 às 09:07:42 »
Veja, o maior "imã" (acho que o campo é de 1 gauss) é nosso planeta e nem por isso afeta de forma sensível um relógio

Ao amigo Rpaoliello,

Eu aprendi que o campo da Terra é de 1 Tesla. O campo B é medido em Tesla no SI, e em Gauss em unidades cgs.

Equipamentos como ressonâncias magnéticas nucleares possem campos maiores. Já laborei em um, no Depto de Química da UFSC, com campo de 1,5 T.

Quanto a aços inox não magnéticos, a que se referiu o OP, penso que ele estava falando dos aços inox austeníticos, e sua propriedade magnética ou não nada tem a ver com resistência, seja mecânica, seja química, certo caro Alberto?

Abraços e bom domingo a todos.
Amplexos do Mário

*

Alberto Ferreira

Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #18 Online: 12 Fevereiro 2012 às 11:12:39 »
Salve!

Sim, Mario, resistência mecânica (e aqui há diferentes critérios e definições das características) e estabilidade (química) das ligas são mesmo outro "papo".
 8)

Abraços!
Alberto

Re: O seu relógio é atraído por ímã?
« Resposta #19 Online: 12 Fevereiro 2012 às 11:27:13 »
Caros amigos;
Obrigado Mário.
Mas com todo respeito do mundo descordo um pouquinho. 

O campo terrestre médio é de 0,5 gauss (variando de 0,3 na região do equador até 0,7 nos polos).

Fator de conversão 1G  (gauss) = 100 μT (tesla). Ou seja, um tesla equivale a 10.000 gauss.

Apenas para ter uma idéia de valores: http://www.coolmagnetman.com/magflux.htm

Veja no site acima que encostar imã destes de alto falante (2000G) pode interferir até mesmo em um Rolex milgauss!!! Portanto, fica o conselho cuidado com relógio perto de alto falante!!!

Bom domingo.

Um abraço.