Espaço de discussões > Botequim

[OT] Parafuso espanado

(1/5) > >>

igorschutz:
Amigos,

Primeiramente, desculpem o off-topic.
Tentei procurar a resposta para a minha pergunta pela internet inteira, mas não consegui achar nada que se aplique ao meu caso. E como sei que aqui no Fórum tem diversos colegas com bastante habilidade manual, talvez alguém saiba me ajudar.

Meu problema é o seguinte: possuo um notebook no qual o acesso aos slots de algumas placas é feito por uma tampinha na parte inferior do mesmo. Essa tampa é presa apenas por um simples parafuso com fenda tipo philips.

Pois bem, eu precisava acessar um destes slots e, ao tentar soltar este parafuso, eu espanei sua fenda, isto é, a fenda deixou de existir e agora a chave philips gira em falso (não sei exatamente se "espanar" é o termo correto).
Isto aconteceu porque o parafuso havia sido muito bem preso, por meio de uma chave elétrica, utilizada pelo último técnico que desmontou meu computador. Ao tentar abrir com uma chave philips manual, a fenda do parafuso [que é muito mole] cedeu...

Procurei na net alguma receita para tentar abrir parafusos espanados, mas todas requerem que se lubrifique o parafuso de alguma forma (WD40, óleo de cozinha, manteiga, óleo Singer, etc.) ou utilize um alicate.
Infelizmente, nenhuma das duas possibilidades é viável: não é possível jogar óleo no notebook, por motivos óbvios, e a cabeça do parafuso é muito pouco espessa para ser pega por um alicate.

Algum dos amigos saberia algum truque, ou teria alguma dica de como eu poderia retirar este parafuso?
Fiquei pensando: se o parafuso de um relógio espanar, como um relojoeiro faria para retirá-lo? Talvez eu pudesse fazer o mesmo procedimento!

Certa vez vi uma técnica na net, mas é muito complexa e precisa de materiais que não possuo: quando a cabeça de um parafuso quebra e a rosca ainda está parafusada no relógio, faz-se um furo pequeno no cilindro da rosca e, lá dentro, cola-se uma espécie de tige com trava-rosca. Depois de seco, é só torcer a tige, no sentido de desparafusar. Voilà!
Isso é bacana, e certamente serviria pra mim, mas onde é que vou arrumar uma micro-furadeira pra fazer o tal furo?

Bom, é isso aí! Talvez ninguém saiba como ajudar, mas estou atirando pra todo lado, e quem sabe sai alguma coisa boa daqui?

Abraços,

Igor

paulorocha:
Igor, o jeito mais simples é bastante parecido com o que você descreveu, porém mais eficiente. Fazer um furo no centro da cabeça do parafuso "brigão" e usar um saca-parafusos, que é um outro parafuso, só que com rosca à esquerda.

De uma forma ou de outra, você não vai escapar de fazer "um furinho"...

Adriano:
Pois é, coisa complicada. Em relojoaria, existem 2 opções. A primeira, e mais indicada, é perfurar o parafuso e retirar a "casquinha" de rosca que resta. Ela pode sair fácil, durante a própria perfuração, ou pode precisar que se use o auxílio de uma haste ou tige colada na rosca. O segundo método é pouco ortodoxo, mas funciona. É o uso da "cândida", que corroi o parafuso mas não o latão da platina. A única contra indicação é que a platina pode manchar, e se ela for banhada, já era. Se for de latão puro, pode manchar, mas a mancha pode ser removida com polimento. Basta deixar a platina de molho. Tem que se certificar de que não há mais nenhuma peça de aço junto, senão ela vai pro espaço também.

Já existiu um produto próprio para isso, próprio para relojoaria, para dissolver parafusos.

Por fim, uma tentativa, que não se usa na relojoaria, mas pode servir nesse caso, que o parafuso é consideravelmente maior, que é refazer uma fenda comum no resto de cabeça, usando algo bem pontiagudo.

De resto, só posso desejar boa sorte!  ;)

Abraço!

Adriano

igorschutz:
Paulo,

Por mim, não tem problema furar o parafuso. Posso destruí-lo totalmente se for preciso. O negócio é achar quem faz isso!
Eu não consigo, primeiro porque não tenho tal furadeira, e segundo porque minha mão treme mais que vara de marmelo...


Adriano,

Estava escrevendo uma resposta pro Paulo falando exatamente sobre esta sua última alternativa.
Vi algumas dicas no sentido de cavucar uma fenda nova na cabeça do parafuso. Isso é o mais próximo do que consigo e acho que é o que vou tentar.

Abraços e obrigado pela ajuda,

Igor

Alberto Ferreira:
Salve!

Igor,
Muito provavelmente o parafuso é bem pequeno, não?

Bom, meu amigo...
A "solução" do seu problema vai exigir o que você (aparentemente...  ;)) não teve.  ;) :D
Paciência e controle dos movimentos.
 :-\

Ah!
Parafusos com fendas Philips, especialmente os pequenos, não gostam nada de chaves, digamos, improvisadas.  :-\


Bom,...
É o seguinte.
Tente conseguir uma mini furadeira com movimento de rotação reversível e, se possível, controlável. De preferência uma que permita uma boa "pega", aquelas com empunhadura do tipo "caneta" são melhores do que as do tipo "pistola", pelo simples manusear, ok?

Coloque uma broca fina (menor que o diâmetro do parafuso) na furadeira.
Centralize bem e vá acionando a furadeira com cuidado.
Como o giro será contrário ao sentido de corte da broca, há boas chances de que o parafuso saia.

Mas,...
Vá com calma!
 ;)  ;D

PS:
Não tente "cavucar" outra fenda. Isso, provavelmente, só vai agravar o problema.

Um abraço!

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa