relógios de madeira, inclusive o mecanismo

  • 12 Respostas
  • 8035 Visualizações
*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
relógios de madeira, inclusive o mecanismo
« Online: 11 Março 2009 às 17:38:13 »
Um amigo meu disse que teve, há algum tempo atrás, um relógio inteiro de madeira, inclusive o mecanismo.

Alguem sabe algo a respeito?
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Offline Malima

  • *****
  • 815
    • Ver perfil
Re: relógios de madeira, inclusive o mecanismo
« Resposta #1 Online: 11 Março 2009 às 17:46:44 »
Sá ... de pulso ??

Abraços !!


Marcos Lima

*

Arrais

Re: relógios de madeira, inclusive o mecanismo
« Resposta #2 Online: 11 Março 2009 às 17:50:15 »
Já ouvi falar de um tissot de madeira...mas não tenho certeza quanto ao mecanismo dele...Acho complicado.

Vou pesquisar e volto já.

 ???

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: relógios de madeira, inclusive o mecanismo
« Resposta #3 Online: 11 Março 2009 às 18:02:05 »
Sá,

Dependendo do tipo de relógio que estamos falando, mecanismos de madeira são até comuns.

Ao contrário dos países de língua inglesa, que utilizam duas palavras diferentes para designar cada tipo de relógio -- clock para os relógios de parede, coluna e mesa (relógios grandes), e watch para relógios de pulso, bolso e alguns de mesa (relógios pequenos) -- em português tudo é um só, "relógio".

Pois bem, se o relógio do seu amigo for um desses de parede, coluna ou mesa (ou seja, um "clock"), ele não é raro. No MercadoLivre mesmo tem um a venda (e barato).
Agora, se o relógio do seu amigo for de pulso, bolso ou de tamanho pequeno, bem, aí é algo bastante incomum, mas não inédito, claro.

A madeira é um material muito bom para fabricação de relógios de grande porte, pois, se bem tratada, dura muitas décadas (os primeiros relógios de Harrison eram de madeira e possuem quase três séculos!), e algumas possuem propriedades autolubrificantes, significando que o relógio pode ficar anos sem qualquer manutenção. Mas para relógios de pequeno porte, é um material frágil e problemático... é só fazer uma analogia entre o tronco de um carvalho e um palito de dente...

Bom, vamos esperar os amigos completarem com mais informações.

Abraços,

Igor

Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: relógios de madeira, inclusive o mecanismo
« Resposta #4 Online: 11 Março 2009 às 18:03:53 »
Sá ... de pulso ??

Abraços !!

Minha falha!

Não expliquei direito -o relógio que meu amigo teve era de parede.

Acho meio impossivel um relógio de pulso poder ser feito inteiramente de madeira. Ou não?????
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

rlessa

Re: relógios de madeira, inclusive o mecanismo
« Resposta #5 Online: 11 Março 2009 às 18:06:04 »
Tudo de madeira exceto a mola, feito na russia cerca 1900!!!





se funciona  ??? ???

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: relógios de madeira, inclusive o mecanismo
« Resposta #6 Online: 11 Março 2009 às 18:15:34 »
Sá,

Dependendo do tipo de relógio que estamos falando, mecanismos de madeira são até comuns.

Ao contrário dos países de língua inglesa, que utilizam duas palavras diferentes para designar cada tipo de relógio -- clock para os relógios de parede, coluna e mesa (relógios grandes), e watch para relógios de pulso, bolso e alguns de mesa (relógios pequenos) -- em português tudo é um só, "relógio".

Pois bem, se o relógio do seu amigo for um desses de parede, coluna ou mesa (ou seja, um "clock"), ele não é raro. No MercadoLivre mesmo tem um a venda (e barato).
Agora, se o relógio do seu amigo for de pulso, bolso ou de tamanho pequeno, bem, aí é algo bastante incomum, mas não inédito, claro.

A madeira é um material muito bom para fabricação de relógios de grande porte, pois, se bem tratada, dura muitas décadas (os primeiros relógios de Harrison eram de madeira e possuem quase três séculos!), e algumas possuem propriedades autolubrificantes, significando que o relógio pode ficar anos sem qualquer manutenção. Mas para relógios de pequeno porte, é um material frágil e problemático... é só fazer uma analogia entre o tronco de um carvalho e um palito de dente...

Bom, vamos esperar os amigos completarem com mais informações.

Abraços,

Igor




Oi Igor!

Achei o relógio no ML. Bem interessante.

Obrigado!



Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: relógios de madeira, inclusive o mecanismo
« Resposta #7 Online: 11 Março 2009 às 18:18:03 »
Tudo de madeira exceto a mola, feito na russia cerca 1900!!!





se funciona  ??? ???

Oi Lessa!

Legais essas fotos, pois mostram o mecanismo do bichinho! Valeu!

Será que alguem tem mais fotos ou esquemas dos mecanismos dos "clocks"?

Abraço a todos!
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: relógios de madeira, inclusive o mecanismo
« Resposta #8 Online: 11 Março 2009 às 18:27:40 »
Será que alguem tem mais fotos ou esquemas dos mecanismos dos "clocks"?

Sá,

Esqueci de mencionar na minha primeira mensagem: nosso amigo paulorocha tem um amigo que fabrica relógios de parede inteiramente de madeira. Acho que ele talvez tenha alguma planta de um relógio.

Procure por vídeos no YouTube também, pois tem muitos projetos.

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: relógios de madeira, inclusive o mecanismo
« Resposta #9 Online: 11 Março 2009 às 19:47:30 »
Salve, amigos!

O relógio postado pelo Lessa existe, funciona, ele foi até capa de uma publicação o "COMPLETE PRICE GUIDE TO WATCHES - 2003 (eu não sei se de outras também, mas este relógio foi um pouco "badalado" lá naqueles idos de 2003/4), mas eu o colocaria mais na categoria das "curiosidades horológicas", do que algo para realmente ser usado com instrumento horológico.
Aliás, houve também uma versão semelhante (de bolso) feita inteiramente eu osso, sim,... Osso!  ;) :D

Por uma dessas coisas do destino  :D, eu tive o prazer de encontrar o amigo Sá hoje.
Valeu o papo, Sá!  8)

Dentre as muitas coisas sobre as quais falamos, surgiu rapidamente o assunto da construção de relógios em madeira, eu comentei que o nosso amigo Paulo Rocha já havia postado (no antigo FN) algo sobre este assunto, a construção artesanal de relógios de parede em madeira, tendo até indicado alguns sites onde plantas e projetos podem ser obtidos.

Paulo, se você puder, por favor dê um "repeteco" no assunto, ok?

Um grande abraço a todos!
« Última modificação: 11 Março 2009 às 19:50:16 por Alberto Ferreira »

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: relógios de madeira, inclusive o mecanismo
« Resposta #10 Online: 11 Março 2009 às 19:50:00 »
Olá amigos


Estes relógios russos tem a sua história! Tem um outro modelo, feito pelo mesmo relojoeiro, só que inteiramente em marfim. Belíssimo.

Quanto aos relógios de parede feitos em madeira, tenho toda a sequência de fabricação, passo-a-passo, em fotografias. Inclusive eu tinha postado elas la no Forum "Rest in Peace" Now.

Se quiserem posso repetir a postagem, só que como a quantidade de fotos é muito grande eu teria que fazer isto no final de semana.



Um grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline Rovel

  • **
  • 65
    • Ver perfil
    • Relógios & Relógios
Re: relógios de madeira, inclusive o mecanismo
« Resposta #11 Online: 11 Março 2009 às 22:24:08 »
Sou testemunha de que eles existem, sim!

Tirei essa foto em 2007, no Museu da Patek, em Genebra:

Abraços,
César Rovel

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: relógios de madeira, inclusive o mecanismo
« Resposta #12 Online: 12 Março 2009 às 00:06:33 »
Amigos, obrigado pelas informações!


Paulo Rocha -seria muito bom se relamente você tivesse condições de postar as fotos!


Rovel -valeu pela foto. Se ele está no museu da Patek, bem que poderia ter sido feito por ela, na sua subsidiária russa!!!!!!


Mestre Alberto -foi realmente um prazer muito grande poder conversar com você hoje, e dispor de 3 horas de um papo agradabilíssimo. E, o mais interessante, é que percebi que, além de ser mestre na arte da horologia, você é também mestre na arte da vida!


Grande abraço a todos!!!!!!
« Última modificação: 12 Março 2009 às 00:27:39 por Sá »
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel