Construção de um relógio de madeira passo-a-passo

  • 14 Respostas
  • 41556 Visualizações
*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Construção de um relógio de madeira passo-a-passo
« Online: 12 Março 2009 às 13:27:19 »
Olá amigos



No Forum "Rest in Peace" Now, eu havia postado uma sequência de fotos feitas pelo meu amigo Flávio Machado, sobre a confecção de um relógio de parede inteiramente feito em madeira.

Para quem quiser dar uma conferida, o tutorial pode ser baixado em forma de pdf no endereço: http://rapidshare.com/files/45164762/rel_gio_castelinho_-_tutorial.pdf



Um grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline Lallo

  • *
  • 17
    • Ver perfil
Re: Construção de um relógio de madeira passo-a-passo
« Resposta #1 Online: 12 Março 2009 às 18:25:57 »
Saudações Paulorocha!

                              Foi legal a sua iniciativa de postar aqui no fórum o link para o tutorial do Flavio Machado para a construção deste relógio de madeira castelinho. Acabei de baixar o arquivo o qual tem 68 páginas, sem dúvida o autor dedicou significante parte do tempo dele para compor o tutorial.

Muitas pessoas não valorizam o trabalho manual, o tutorial mostra quanta dedicação é necessária para construir um relógio de madeira como este.

Parabéns pelo presente e

Obrigado.

                             
« Última modificação: 12 Março 2009 às 19:09:00 por Lallo »
Lallo

*

Offline

  • *****
  • 1.255
    • Ver perfil
Re: Construção de um relógio de madeira passo-a-passo
« Resposta #2 Online: 12 Março 2009 às 19:22:32 »
Oi Paulo!

Muito bom o material. Já consegui, inclusive, baixar os moldes.

Só não sei quando, e se, vou poder fazer o relógio...


Grande abraço!
Marcos  Sá

“prefiro a crítica que me corrige ao elogio que me corrompe” -Maquiavel

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Construção de um relógio de madeira passo-a-passo
« Resposta #3 Online: 12 Março 2009 às 20:05:44 »
Realmente, o autor está de parabéns pela dedicação e cuidado na construção do relógio E do tutorial. Um trabalho de primeira!

Este tutorial vale a pena ser visto e apreciado por TODOS os colegas do Fórum, mesmo por aqueles que não têm o menor interesse em fazer um igual, só para que sintam que, não importa quão simples é um relógio, SEMPRE há muita engenharia (e arte) envolvida.

Se me permitem, gostaria de aproveitar a oportunidade para pedir aos amigos que viram o tutorial, que abstraiam todas as facilidades tecnológicas que temos hoje em dia e pensem no imenso trabalho que os mestres do passado (lá por volta de 17xx em diante) tiveram para fazer suas obras de arte... e considerando-se que muitas delas dão um banho nos relógios atuais em termos de cuidado na fabricação e acabamento!

Reitero: vejam o quão trabalhoso é fazer um relógio simples em madeira, agora imaginem fazer tudo isso em metal... imaginem fazer um relógio supercomplicado... imaginem fazer um regulador ultra preciso... imaginem um carpinteiro da roça fazendo tudo isso SOZINHO, sem qualquer treinamento prévio, sem qualquer inspiração prévia, e ainda inventando um monte de coisa para conferir uma precisão espantosa ao seu relógio... :o

Éééééééé, tem muito nego por aí que faz muito menos e é chamado de gênio... ::)

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Construção de um relógio de madeira passo-a-passo
« Resposta #4 Online: 13 Março 2009 às 10:00:51 »
Nem me fale amigo Igor...

Eu dou um valor imenso a tudo que é feito manualmente, e quanto mais complexo for, mais eu aprecio.

Os pioneiros, sem ter nenhuma das facilidades que temos hoje (energia elétrica, fornecedores de materiais, equipamentos sofisticados, etc...), faziam com o pouco que tinham verdadeiros milagres!

Não me canso de ver a sofisticada beleza intrínseca nestas maravilhas mecânicas!




Ainda vou fazer o meu relógio de madeira... E será um Grasshopper, em homenagem ao John Harrison!




Um abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Alberto Ferreira

Re: Construção de um relógio de madeira passo-a-passo
« Resposta #5 Online: 13 Março 2009 às 18:53:05 »
Salve, amigos!

São os chamados "fazedores"!

No caso em questão, a simples elaboração do cuidadoso e detalhado tutorial, nos remete àquela outra coisa.

O prazer não apenas de construir (o tal "fazer") algo com os próprios meios, por vezes com as próprias mãos, já não tem preço para aquele que faz.
 :D

Mas,...
Muitos vão muito além disso.
Compartilham. Ensinam. Investem parte considerável do seu tempo para dar meios a outros, que nem conhecem pessoalmente, para que eles possam fazê-lo também.
 :D  :D

E,...
Há alguns (poucos), que vão muito, mas muito mesmo, mais além.
Eles criam algo inédito, algo que ninguém "enxergou" antes e simplesmente "compartilham" a sua criação com a humanidade.
São os tais gênios, que a História guarda.

Abraços a todos!

Re: Construção de um relógio de madeira passo-a-passo
« Resposta #6 Online: 14 Março 2009 às 09:16:53 »
Paulo,

No fórum antigo eu não tinha visto esse tópico. É muito interessante. Como o amigo Igor falou, é preciso lembrar que a dificuldade de antigamente era muito maior mesmo. O Flávio Machado está de parabéns !

Abs

Daniel
Membro do RedBarBrazil
Siga @Watchfy

Re: Construção de um relógio de madeira passo-a-passo
« Resposta #7 Online: 02 Dezembro 2009 às 09:19:09 »
Olá amigos,

Quero agradecer muito a atitude do Paulo em postar neste forum o meu tutorial e também aos amigos que se pronunciaram com palavras carinhosas sobre meu trabalho.

Sempre tive em mente que devemos dividir o que possuimos principalmente na parte intelectual pois dessa forma podemos construir um mundo melhor e acredito seja o sonho de todos.

Gostaria de convidar os amigos a visitar o meu novo site: www.relogiosdiferentes.com.br , pois fiz algumas melhorias no tutorial do relógio castelinho e acho que está melhor agora.

Além disso, coloquei lá também um tutorial de um relógio de bolinhas e mais um monte de coisas interessantes.

Espero voces lá.

um abração

flávio

viver é a coisa mais rara do mundo. a maioria das pessoas apenas existe.
oscar wilde

*

Alberto Ferreira

Re: Construção de um relógio de madeira passo-a-passo
« Resposta #8 Online: 02 Dezembro 2009 às 09:47:14 »
Olá amigos,

Quero agradecer muito a atitude do Paulo em postar neste forum o meu tutorial e também aos amigos que se pronunciaram com palavras carinhosas sobre meu trabalho.

Sempre tive em mente que devemos dividir o que possuimos principalmente na parte intelectual pois dessa forma podemos construir um mundo melhor e acredito seja o sonho de todos.

Gostaria de convidar os amigos a visitar o meu novo site: www.relogiosdiferentes.com.br , pois fiz algumas melhorias no tutorial do relógio castelinho e acho que está melhor agora.

Além disso, coloquei lá também um tutorial de um relógio de bolinhas e mais um monte de coisas interessantes.

Espero voces lá.

um abração

flávio






Salve!

Seja muito bem vindo, Flávio!

Nós agradecemos a sua atenção e o link.

Sempre que lhe for possível, participe aqui conosco. Será um grande prazer.  8)

Abraços!
Alberto

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Construção de um relógio de madeira passo-a-passo
« Resposta #9 Online: 03 Dezembro 2009 às 08:09:53 »
GRANDE FLÁVIO!!!



Até que enfim, meu amigo! É muito bom tê-lo aqui conosco.

Pessoal, o Flávio é um verdadeiro mestre na arte dos relógios de madeira. E é um verdadeiro Gentleman. Tenho certeza que todos iremos ganhar muito, tanto em conhecimento quanto em amizade, com a entrada dele em nosso fórum.


Seja Muito Bem Vindo!




Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

Re: Construção de um relógio de madeira passo-a-passo
« Resposta #10 Online: 08 Dezembro 2009 às 11:11:03 »
Olá Paulo,

Demorei, mas apareci.

Sabe, é meio frustrante trabalhar com relógio de madeiras, hoje por exemplo, nenhum deles funcionará por conta da quantiddade de chuva que tem caido em São Paulo.
Todos sabem que a madeira sofre muita influencia do meio ambiente, em tempo de muita umidade no ar, ela espande e não ha meio de fazer o relogio funcionar.
Estou falando dos relógios de pendulo, porque os movidos a motor, esses funcionam. Mas ai perde a graça, não é?
Por conta dessas frustrações, tenho trabalhado mais com relógios em metais.
Estou montando um agora em aluminio, uma versão do Sereno. Mudei o desenho para que a roda das esferas fique mais visivel. Depois de pronto pretendo anodizar, e se ficar bom como espero, vai acabar virando produto de linha.
E sua oficina, ja ficou pronta, vamos montar um relógio "Skeleto"?

Abração

flávio
viver é a coisa mais rara do mundo. a maioria das pessoas apenas existe.
oscar wilde

*

Offline paulorocha

  • *****
  • 1.276
  • Tocando a vida a Golpes de Martelo!
    • Ver perfil
    • Diletante Compulsivo
Re: Construção de um relógio de madeira passo-a-passo
« Resposta #11 Online: 10 Dezembro 2009 às 07:53:04 »
Mestre Flávio



Estou ainda sem oficina, e pelo andar da carruagem ainda vou ficar um bom tempo sem ela... É que voltei aos bancos escolares, estou fazendo uma segunda faculdade. E o tempo que já era pouco agora ficou praticamente zerado.

Que tal postar algumas fotos dos teus relógios? Tenho certeza que o pessoal vai apreciar muito!



Grande abraço
Um grande abraço

Paulo Rocha

*

Offline chip

  • ***
  • 233
  • Grande abraço
    • Ver perfil
Re: Construção de um relógio de madeira passo-a-passo
« Resposta #12 Online: 15 Julho 2010 às 17:50:46 »
Olá amigos

Gostei bastante deste projecto. Verifiquei que alguém postou a dizer que tinha conseguido os moldes.

Eu consegui baixar o arquivo em pdf mas, os moldes não dá para acessar. Será que alguém os tem e queira partilahr?

Ficaria agradecido

Obrigado e cumprimentos.
Aquele abraço

Re: Construção de um relógio de madeira passo-a-passo
« Resposta #13 Online: 31 Outubro 2011 às 11:46:46 »
ola adoro os relogios de madeira e gostaria de saber se eles ficam paraceidos com este que aparece no video http://www.youtube.com/watch?v=fCFv4ScxwL0&feature=related
Sou nova aqui no forum e estou querendo muito construir um destes relógios igual a ao do video!!  ;)

*

Alberto Ferreira

Re: Construção de um relógio de madeira passo-a-passo
« Resposta #14 Online: 31 Outubro 2011 às 16:50:43 »
Salve, Nicole!
Seja bem vinda!

Uma sugestão, visite o site mantido pelo colega Flavio Machado.
Aqui ---->   (http://www.relogiosdiferentes.com.br/novo/site/.

Ou então tente enviar uma MP (mensagem privada) para ele.
Veja aqui --->  (http://forum.relogiosmecanicos.com.br/index.php?action=profile;u=667)

Abraços!
Alberto