Menu principal

[Desmonte] Cauny Prima - AS/ST - 1950/51.

Iniciado por Cigano, 27 Março 2012 às 21:10:20

tópico anterior - próximo tópico

Cigano

Olá pessoal, domingo pela manhã comecei um desmonte, só terminei de tarde, pois fiz bem de vagar mesmo, eu estava meio atarefado, mesmo assim prestou ;D.

Mais vamos lá....
Esse AS/ST 1950/51, trata-se de uma movimento do meu Cauny Prima, que ganhei tempos atrás do amigo "sumido" Leon, é um vintage, e gosto muito deste relógio.
Resolvi desmontar para dar uma geral, pois estava adiantando muito mesmo, coisa de 20 minutos por dia, e olhando o movimento com a lupa, dava para ver algumas sujeiras no mecanismo... então pensei porque não desmontar, lavar e lubrificar para ver se melhora...

Dados técnicos do movimento:

Fonte: Ranfft

Então vamos as fotos: [peço desculpas pela má qualidade das fotos]

Vitima, antes do desmonte.

Movimento ainda na caixa.

Movimento já fora da caixa.

Retirando os ponteiros.

Mostrador retirado, e verso do movimento.

Balanço e Âncora retirados.

Roda de carga da corôa, e do tambor de corda, retirados.

Ponte e tambor de corda, retirados.

Ponte e rodas, retirados. Essa roda é presa por baixo onde, e ela roda junto com o Pinhão de Transmissão da Minuteria, então não me arrisquei tira-la daí, fiquei comedo de danificar e matar o movimento, pois creio que seja difícil achar peças para ele.

Agora a parte mais gostosa, a do calendário.  ;D ;D ;D ;D

A ponte que segura o disco e a clique dele retirado.

Sem o disco, roda do calendário e a clique.

Achei interessante a roda que impulsiona o disco do calendário.

Outra coisa interessante, é que Chaussé é presa por uma pequena ponte, que também, segura a roda Intermediária da Minuteria. E a platina principal praticamente limpa.

Vídeo do funcionamento após a montagem.
A qualidade do vídeo está péssima, mais da para ver o bichinho funcionando!!

Quero agradecer os caros colegas que vem me incentivando, como o caros colegas Meneghettie, Wilson, Paulistano e o  Adriano que me passou umas dicas de ouro sobre lubrificação, e também dizer que caso encontrem algum erro, é só dizer, pois criticas e sugestões são muito bem vindas, assim poderei rever o erro e tentar melhorar ou reverter no próximo desmonte.
Agradeço desde já pelas visitas e comentários !
:D

Até a próxima pessoal!! ;)
Abraços,
Cigano!

Sergiaum

eh isso ai, ciganao... creolina e lubrax no bicho! ;D

parabens!

abs.

p.s.: qdo ficar craque n vai poder cobrar, hein... vai ter q continuar fazendo "por amor"...

Cigano

Citação de: Sergiaum online 27 Março 2012 às 22:49:37
eh isso ai, ciganao... creolina e lubrax no bicho! ;D

parabens!

abs.

p.s.: qdo ficar craque n vai poder cobrar, hein... vai ter q continuar fazendo "por amor"...

Opa estamos aí, não usei Lubrax, desta vez usei Mobil 5w30, e para lavar o movimento, usei gasolina poddium, é a mais confiante entre elas.. ;D ;D ;D

Muito obrigado caro Sergiaum, até a próxima!!
Abraços,
Cigano!

Filipeandrade

Hey Cigano gostei muito da sua revisão, minha mãe tem um mondaine guardado com a maquina As/st tambem, até animei da uma geral nele. Abraços e continue assim

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Cigano

Citação de: Filipeandrade online 28 Março 2012 às 01:14:46
Hey Cigano gostei muito da sua revisão, minha mãe tem um mondaine guardado com a maquina As/st tambem, até animei da uma geral nele. Abraços e continue assim

Muito obrigado caro Filipe, pois é ainda sou um aprendiz, pois a cada desmonte um calibre diferente, e só estou aprendendo cada vez mais, mais é bacana ver o "bichinho" voltar a viver, assim que coloca o balaço !!

Opa qualquer coisa tem os caros colegas aqui para lhe auxiliar no seu desmonte!!
Esse Mondaine da srª. sua mãe, saberia qual o calibre exato do AS/ST usado nele!!

Eu fiz um desmonte de um calibre AS/ST69

Está aqui no fórum também, até mais completo que esse aqui!!

Obrigado por postar, até a próxima!! ;)
Abraços,
Cigano!

vinniearques

Cigano apoio o amigo sergiaumm ein, vai ter que fazer por amor rsrsrsrs cliente do forum devia ter 90 por cento de desconto nas suas futuras revisões rsrsrsrs

parabéns mais uma vez, é bem legal ver seus desmontes e cada dia mais profissa ein!

abração

Filipeandrade

Citação de: Cigano online 28 Março 2012 às 01:24:12
Citação de: Filipeandrade online 28 Março 2012 às 01:14:46

Muito obrigado caro Filipe, pois é ainda sou um aprendiz, pois a cada desmonte um calibre diferente, e só estou aprendendo cada vez mais, mais é bacana ver o "bichinho" voltar a viver, assim que coloca o balaço !!

Opa qualquer coisa tem os caros colegas aqui para lhe auxiliar no seu desmonte!!
Esse Mondaine da srª. sua mãe, saberia qual o calibre exato do AS/ST usado nele!!

Eu fiz um desmonte de um calibre AS/ST69
Está aqui no fórum também, até mais completo que esse aqui!!

Obrigado por postar, até a próxima!! ;)

Cal 1800, porem precisa da tige e coroa, vou ver com Sr Camilo.

Abraços

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Cigano

Citação de: vinniearques online 28 Março 2012 às 08:21:47
Cigano apoio o amigo sergiaumm ein, vai ter que fazer por amor rsrsrsrs cliente do forum devia ter 90 por cento de desconto nas suas futuras revisões rsrsrsrs

parabéns mais uma vez, é bem legal ver seus desmontes e cada dia mais profissa ein!

abração

Hehehehe vocês hein!! Nem comecei direito e já querem gratuidade...iuhaiuhahua

Muito obrigado caro Vinnie, um dia eu chego lá.... ou perto de lá!! hehehe

Até a próxima!!

Citação de: Filipeandrade online 28 Março 2012 às 09:16:46

Cal 1800, porem precisa da tige e coroa, vou ver com Sr Camilo.

Abraços

Espero que consiga, para devolver a vida a esse relógio, e creio que sua mãe irá gostar de te-lo no pulso novamente!!
Boa sorte na busca caro Filipe!! ;)
Abraços,
Cigano!

automatic for the people

Cigano

Acho esse relógio muito legal, não merece um "trato" estético? O mostrador tá bem legal, acho que um polimento bem feito e tá beleza!

abs

AFTP

Cigano

Citação de: automatic for the people online 28 Março 2012 às 16:48:55
Cigano

Acho esse relógio muito legal, não merece um "trato" estético? O mostrador tá bem legal, acho que um polimento bem feito e tá beleza!

abs

AFTP

Muito obrigado caro AFTP, pois é, é um relógio muito bonito, porém tenho medo de polir, pois ele é em plaquê, tenho medo de fazer besteira e ficar pior !!

Se algum dos amigos tiver alguma idéia de polimento, eu até fiz, mais só para brilhar!! :P

Obrigado pelo comentário!!
Abraços,
Cigano!

Meneghetti

8) 8) 8) 8) 8) muito bom mesmo caro aluno e amigo  8) 8) 8) 8)
8) 8) 8) como eu sempre digo a voce  8) 8) voce merece os elogios da turma daqui do forum pois voce é uma pessoa muito dedicada e esforçada  8) 8) 8) 8)
8) 8) 8) 8) abraços  8) 8) 8)

Meneghetti  8) 8) 8)

;D ;D ;D ;D e o salario ohhh ;D ;D ;D ;D

Abraços a todos  8) 8) 8)   

Cigano

Citação de: MENEGHETTI online 28 Março 2012 às 18:02:28
8) 8) 8) 8) 8) muito bom mesmo caro aluno e amigo  8) 8) 8) 8)
8) 8) 8) como eu sempre digo a voce  8) 8) voce merece os elogios da turma daqui do forum pois voce é uma pessoa muito dedicada e esforçada  8) 8) 8) 8)
8) 8) 8) 8) abraços  8) 8) 8)

Meneghetti  8) 8) 8)

;D ;D ;D ;D e o salario ohhh ;D ;D ;D ;D

Abraços a todos  8) 8) 8)   

Muito obrigado pela força caro mestre, ainda tenho muito a melhorar, mais um dia chego lá, ou perto... hehehe!!

Salário ?? Cadê, cadê!! hehehehe

Até a próxima!! ;)
Abraços,
Cigano!

vinniearques

Oia só a gente falando de amor a arte e que negocio é esse de papo de salario gente rsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrs

brincadeira Cigano

Cigano

Citação de: vinniearques online 28 Março 2012 às 19:16:04
Oia só a gente falando de amor a arte e que negocio é esse de papo de salario gente rsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrs

brincadeira Cigano

É só brincadeira de nossa parte também, pois não tenho a intenção de se profissionalizar neste belo ofício, mais quem sabe um dia!!

valeu caro Vinnie!! ;)
Abraços,
Cigano!

Meneghetti

;D ;D ;D ;D ;D pois esse cigano  é o meu garoto  ;D ;D ;D ;D ;D

;D ;D ;D ;D é só por isso  ;D ;D ;D ;D :D :D :D ;) ;) ;)

Abraços  8) 8) 8) 8)

Meneghetti  8) 8) 8) :D :D :D ;) ;) ;) ;)

vinniearques

Cigano se profissionalizar, te mando uns pra revisão!! Fecho??  8) 8) 8)

Cigano

Citação de: vinniearques online 28 Março 2012 às 21:56:56
Cigano se profissionalizar, te mando uns pra revisão!! Fecho??  8) 8) 8)

Opa fechado caro Vinnie..hehehe ;D
Quem sabe !! :D
Abraços,
Cigano!