Bronze x Latão

  • 44 Respostas
  • 22851 Visualizações
*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Bronze x Latão
« Online: 02 Abril 2012 às 17:02:57 »
Recentemente acompanhei um caso curioso, que foi muito divulgado nos fóruns mundo a fora. Algumas boutiques foram surpreendidas quando seus clientes testaram seus relógios de bronze (Cu8Sn) e descobriram que na verdade eles não eram feitos desta liga. Alguns eram de latão, como é o caso dos Magrette. Gostaria de saber qual a diferença entre as duas ligas. Resistência a corrosão, resistência mecânica....  Resumindo qual é melhor e porquê?

Conto com a ajuda dos amigos.

Re: Bronze x Latão
« Resposta #1 Online: 02 Abril 2012 às 17:38:33 »
Pra mim, a coisa é simples... Bronze é nobre. Latão não. Simples !!

Latão é mole demais. Bronze é dificil de se trabalhar, mas pelo menos não vai marcar e arranhar em 5 minutos... Se me vendem um relogio em bronze e que eu descubro que é latão, eu peço simplesmente reembolso completo.

1 abraço,

Bruno

Recentemente acompanhei um caso curioso, que foi muito divulgado nos fóruns mundo a fora. Algumas boutiques foram surpreendidas quando seus clientes testaram seus relógios de bronze (Cu8Sn) e descobriram que na verdade eles não eram feitos desta liga. Alguns eram de latão, como é o caso dos Magrette. Gostaria de saber qual a diferença entre as duas ligas. Resistência a corrosão, resistência mecânica....  Resumindo qual é melhor e porquê?

Conto com a ajuda dos amigos.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Bronze x Latão
« Resposta #2 Online: 02 Abril 2012 às 17:54:23 »
Latão

Latão é uma liga de cobre e zinco, no qual as proporções de zinco e cobre produzem uma variada gama de tipos de latão com diferentes propriedades.

Latão é uma liga utilizada para decoração por sua aparência brilhante ouro-como, baixo atrito em aplicações onde é necessário, como fechaduras, engrenagens, rolamentos, munições, e válvulas, canalizações eléctricas e aplicações de requisições anti-oxidantes.

Latão é de conhecimento e emprego dos seres humanos desde a pré-história, produzido inicialmente pela fusão de cobre com Calamine, um minério de zinco. Durante o processo de fusão, o zinco é extraído do Calamine e misturado com o cobre. O zinco, por outro lado, também tem um baixo ponto de fusão tendo sido produzido por antigas técnicas de metalurgia .

Continue lendo...



Cobre

O cobre é um elemento químico de símbolo Cu (do latim cuprum), número atômico 29 (29 prótons e 29 elétrons) e de massa atómica 63,6 uma. À temperatura ambiente o cobre encontra-se no estado sólido.

Classificado como metal de transição, pertence ao grupo 11 (1B) da Classificação Periódica dos Elementos. É um dos metais mais importantes industrialmente, de coloração avermelhada, dúctil, maleável e bom condutor de eletricidade.

Conhecido desde a antiguidade, o cobre é utilizado atualmente, para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos ), e em ligas metálicas como latão e bronze.

Continue lendo...

OBS: Os links da continuidade, são os créditos dos textos a cima!! ;)
Abraços,
Cigano!

Re: Bronze x Latão
« Resposta #3 Online: 02 Abril 2012 às 19:45:37 »
Latão é uma liga mais frágil, dependendo da composição, pode sofrer oxidação, coisa inaceitável em caixa de relógios.

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Re: Bronze x Latão
« Resposta #4 Online: 02 Abril 2012 às 19:48:24 »
com certeza bronze!!!!!!!!!!!!!!!!!

 :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o :o

Re: Bronze x Latão
« Resposta #5 Online: 02 Abril 2012 às 19:55:04 »
Esse modéstia parte é lindo em? Abraços

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Re: Bronze x Latão
« Resposta #6 Online: 02 Abril 2012 às 20:05:04 »
Esse negócio não fica verde no braço?
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: Bronze x Latão
« Resposta #7 Online: 02 Abril 2012 às 20:09:54 »
tambem fiquei com duvida...

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Bronze x Latão
« Resposta #8 Online: 02 Abril 2012 às 20:38:15 »
Eu estou querendo comprar um relógio de bronze, mas devido a estes problemas fiquei meio cabreiro.

A Magrette informa no site dela que o relógio é de latão (ela retificou na verdade, pois vendeu alguns como bronze), e é nele que to interessado. O preço não achei muito ruim. Mas agora to na dúvida.


fonte: http://philippinewatchclub.org/forum/viewtopic.php?f=26&t=8781&p=174432

Acham que sendo de latão vale a pena?

« Última modificação: 02 Abril 2012 às 20:40:11 por JotaA »

Re: Bronze x Latão
« Resposta #9 Online: 02 Abril 2012 às 21:22:19 »
eu não gosto.
para mim nada substitui o aço inox.
fora que a oxidação é impiedosa. os relógios de plaquê dão oxidação no latão, e o revestimento vai para o brejo.
imagina ele de latão...deve ficar um horror.
alguém se lembra daquelas pulseiras anti estresse? ficavam nojentas.
enfim, gosto é gosto.
abraços.

Re: Bronze x Latão
« Resposta #10 Online: 02 Abril 2012 às 21:28:22 »
Paulistano, to com você, acho a mesma coisa, eu gostei da cor e do tom vintage, mais se for analisar, o inox ta anos luz na frente com certeza, tenho um Omega 265 80 microns, com o plaque soltando da caixa cara.. afff eu nem olho pra ele... ta verde nas berada... Agora os de inox puro, não acabam por nada.

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Re: Bronze x Latão
« Resposta #11 Online: 02 Abril 2012 às 21:32:34 »
pois é amigo
e mesmo assim não foram poucas vezes que vi relógios de aço inox com pontos de oxidação (ferrugem).
já discutimos isso em algum putro tópico, sobre oxidação de caixas inox.
enfim, tem tanto relógio bom por aí, poque gastar dinheiro com esse tipo de coisa.
abraços.

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Bronze x Latão
« Resposta #12 Online: 02 Abril 2012 às 22:08:29 »
Amigos eu coloquei cobre na comparação, e na verdade o Bronze que está em questão!! Agora estou com medo, e acho que tenho que diminuir a bebida...hehehehe


Consertando... :P

Bronze

O bronze é uma liga de cobre com um metalóide chamado arsênio ou de cobre com o metal estanho. A adição de arsênio ou de estanho no cobre aumentou dramaticamente sua dureza, produzindo armas e armaduras excelentes. O conhecimento da metalurgia do bronze permitiu aos reis superar seus inimigos e causou tal revolução que marcou o fim da Idade da Pedra e o começo da Idade do Bronze. Entretanto, passaram-se milênios até que o bronze pudesse ser usado por soldados comuns e por cidadãos, tendo sido, por muito tempo, artigo de luxo da nobreza.

Os primeiros bronzes de cobre/arsênio foram usados por muito tempo até serem substituídos pelos bronzes modernos de cobre/estanho por volta de 1500 a.C. Não se sabe ao certo se os ferreiros que produziam bronze de cobre/arsênio adicionavam conscientemente minérios de arsênio ou se exploravam minas de cobre que afortunadamente continham arsênio como contaminante.

Continue lendo...
« Última modificação: 02 Abril 2012 às 22:42:03 por Cigano »
Abraços,
Cigano!

*

Offline JotaA

  • *****
  • 2.429
    • Ver perfil
Re: Bronze x Latão
« Resposta #13 Online: 02 Abril 2012 às 22:19:12 »
É inegável que o aço inox é muito mais apropriado para este fim. Se for para escolher entre titânio e aço prefiro o aço.

Mas não é este o caso. Mas to querendo algo diferente, acho legal esta pátina que forma na caixa. Vi que o bronze é mais resistente. ]Minha dúvida agora recai sobre o latão será que uma caixa feita com esta liga pode vir apresentar uma oxidação excessiva que comprometa a mesma? Ou apenas uma pátina igual ao bronze.

Re: Bronze x Latão
« Resposta #14 Online: 02 Abril 2012 às 22:23:09 »
Amigos eu coloquei cobre na comparação, e na verdade o Bronze que está em questão!! Agora estou comedo, e acho que tenho que diminuir a bebida...hehehehe


 Agora estou comedo
hehehehe Gostei da pesquisa Cigano
Abraços

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Bronze x Latão
« Resposta #15 Online: 02 Abril 2012 às 22:43:06 »
Hiuahiuhaiuha... estou dizendo os indícios voltam a se repetir!!
 ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Obrigado caro Filipe, eu nem tinha visto, passou batido!! ;)
Abraços,
Cigano!

*

Jefferson

Re: Bronze x Latão
« Resposta #16 Online: 02 Abril 2012 às 22:53:45 »
Olá pessoal,

Acho que não compraria um relógio feito em Bronze, pois o metal exige certa manutenção, limpeza constante, escovinha de aço para remover a oxidação, etc (lembro de um modelo de relógio que vinha com a tal escovinha, para o proprietário efetuar a limpeza da caixa).

Mas certamente, se tivesse as ferramentas adequadas, faria uma caixa com tal metal, e instalaria uma máquina Seiko, ou suíça, algo no estilo vintage diver.

Tem muita relação com coisas marítimas, lembra os equipamentos de mergulho antigos, escafandros, etc.

Um bloco de bronze, um torno e umas limas. Tentaria fazer algo nesse estilo.


Fonte: Germano Watches.

Abraços,

Jefferson

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: Bronze x Latão
« Resposta #17 Online: 02 Abril 2012 às 23:01:03 »
Puxa caro Jefferson, com certeza iria ficar bacana, e na minha opinião, ficaria mais bacana com a aparência de cobre envelhecido, iria dar um ar de vintage a peça!! ;)

Abraços,
Cigano!

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Bronze x Latão
« Resposta #18 Online: 03 Abril 2012 às 16:35:03 »
A AP lançou, acho que em 2011, um ROO Scuba modelo "Bartorelli", com bezel em bronze. Os clientes que compraram, teoricamente, foram devidamente avisados que o bezel mudaria de cor e oxidaria em questão de dias, ao ponto até de ficar totalmente escuro e com manchas verdes.

Mas, claro, mesmo com esse aviso, alguns empolgados e endinheirados não entenderam ou não deram ouvidos. Deve ter havido reclamações. A AP lançou um bezel "idêntico" para reposição (com custo, obviamente, já que não era um defeito), em ouro rosa.

Abraços!

Adriano

*

Offline FALCO

  • *****
  • 2.478
    • Ver perfil
Re: Bronze x Latão
« Resposta #19 Online: 03 Abril 2012 às 16:49:33 »
FRM: contra argumentos, não há fatos !!!