NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?

  • 24 Respostas
  • 5766 Visualizações
*

Alberto Ferreira

NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Online: 05 Abril 2012 às 17:54:31 »
Bem,...

O título, meio "enigmático", eu confesso, é proposital. Para atrair a atenção mesmo.  ;)

Na verdade, eu gostaria de falar da posição (após fechamento) da tampa do fundo...

Este assunto já foi discutido por nós, em tempos "antidiluvianos", no antigo (ancestral) fórum...

O tema me veio à mente, ao ver as fotos de uma recente aquisição do colega Murilo (a quem, aliás, eu aproveito para pedir autorização pelo uso da imagem e dar os devidos parabéns)...

Vejam.



Em tampas assim, há como deixar o "logo" e as "inscrições" alinhados?

Dica, algumas tampas têm roscas (e seus “filetes”) de várias entradas.
Então?   Dá para "alinhar", ou não?  ::)

Abraços a todos!
Alberto


*

vinniearques

Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #1 Online: 05 Abril 2012 às 17:57:58 »
Bom questionamento Alberto, eu mesmo gosto de ser perfeccionista quanto a isso, sempre que abro ou fecho ou levo pra trocar bateria sempre friso pra deixar "reto" rsrsrsrrs 8) 8) 8)

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.058
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #2 Online: 05 Abril 2012 às 18:15:19 »
Que é possível na fase de projeto construir uma rosca que pare sempre na mesma posição, isso eu sei que dá, pois a Leica tem uma lente em que o parasol, de rosca, sempre pára na mesma posição (inclusive eles receberam uma patente por isso).

Agora, se numa rosca normal isso é possível, não sei dizer, mas já que o Alberto está perguntando, e sei que ele gosta de puxar um papo, creio que seja possível...
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Cigano

  • *****
  • 6.216
    • Ver perfil
Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #3 Online: 05 Abril 2012 às 18:35:07 »
Eu sempre tive a mesma dúvida, será que dá para alinhar, pois vejo muitos relógios novos, com a também desalinhada, veja alguns reviews no youtube, no caso, os famosos "unboxing" que dá para crer que o relógio é novo mesmo!! ;)
Abraços,
Cigano!

*

murilolsd

Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #4 Online: 05 Abril 2012 às 19:12:51 »
Utilização da foto autorizada! ;D
Minha opinião: se quando compramos o relógio novo a tampa sempre (será?) vem alinhada e bem vedada, deve ser possível repetir a operação com algum "macete". Mas qual será?

Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #5 Online: 05 Abril 2012 às 21:15:55 »
Acredito que relógios com tampa de rosca não tem o certo alinhamento, pode depender, pois alguns utilizam a borracha de vedação fazendo com que não enrosque até o fim... Todos que tenho de rosca são desalinhados “Observação minha" (Agora os de pressão, tem que estar alinhado, para poder abrir o relógio. Tem um relojoeiro da cidade aqui, que colocou a tampa com a fissura voltada para a coroa, e foi uma luta abrir a tampa sem danificar a caixa do relógio, que no caso era um doxa. Esse relojoeiro pra min está na black list :-X

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

*

Jefferson

Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #6 Online: 05 Abril 2012 às 22:55:14 »
Olá pessoal,

Bom, creio que uma rosca deve por projeto ter um determinado número de voltas para atingir seu aperto adequado. Esse número de voltas poderia ser medido em graus? Imagino que sim.

Caso sim, seria o caso de começar a rosquear numa posição previamente estabelecida. Com o aperto correto, a tampa ficaria com o alinhamento desejado.

Suspeito que seja algo nessa direção. Já utilizei esse macete em apertos de porcas e parafusos, em outras aplicações, e deu certo.

Abraços,

Jefferson

Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #7 Online: 06 Abril 2012 às 00:23:07 »
Que é possível na fase de projeto construir uma rosca que pare sempre na mesma posição, isso eu sei que dá, pois a Leica tem uma lente em que o parasol, de rosca, sempre pára na mesma posição (inclusive eles receberam uma patente por isso).

Agora, se numa rosca normal isso é possível, não sei dizer, mas já que o Alberto está perguntando, e sei que ele gosta de puxar um papo, creio que seja possível...

a tampa da jão lenão da mombrã tb sempre para "casando" com o corpo...

murilo, eu tenho relogio comprado 0km e q nunca foi aberto q a tampa esta "torta"...

esses dias eu levei um bulova do meu avo pro carregalo fechar (achei q o trabalho do relojoeiro q meu vo tinha levado o relogio n tinha ficado bom)... se eu n entendi errado, ele, o carregalo, me disse que estava torto, e q isso era sinal de q o fechamento n estava correto, pois o emblema da bulova no fundo, qdo o fechamento esta certo, fica alinhado certinho c/ a caixa... masssssssss... o fundo desse bulova eh de pressao...

abs.

Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #8 Online: 06 Abril 2012 às 11:49:24 »
Caros amigos;

A questao, de uma análise simplista é simples (ficou até poético).

Bom vamos pensar em um parafuso (a tampa roscada não é nada mais que isto) que se compõe  um "corpo" em que existe a rosca e a sua cabeça.

Quanto a rosca existe uma medida que é o passo da rosca que é ligado a sua forma e ao número de fios. O passo é expresso em fios por polegada (quando medido em pol).
Esta medida diz o quanto o parafuso entra a cada volta que é dada no parafuso.

Assim sendo, basta dividir a distancia percorrida pelo parafuso pelo seu passo e teremos o número de volta que o parafuso dará até a cabeça encostar na porca. Daí para frente é só determinar a primeira entrada (a fase da rosca) e teremos o parafuso parado (mas não apertado) na posição exata. 

(Quanto as diversas entradas apenas multiplica-se o passo pelo número de entradas)

Até aí mais fácil que empurrar bêbado em ladeira de paralelepípedo em dia de chuva!!!

Mas temos de considerar que o "aperto" faz um efeito elástico no corpo que irá refletir no cálculo acima. Ou seja, o parafuso vai literalmente esticar não obedecendo exatamente a regra acima. 

Considere-se, ainda, que o passo tem sua tolerância (é irregular) a menos que rosca seja retificada; existe a folga das roscas, etc.

Desse modo, a questão prescinde de tantas variáveis que se torna hercúleo determinar o local de parada com grande precisão. 

Mas existe uma técnica muito comezinha (em roscas cônicas) que é usada, desculpada a comparação, para colocar torneiras na parede a final de contas não dá para ter uma torneira para cima da parede. rsrsrs

É o famoso veda rosca que descola a "fase de entrada" da rosca e a deixa na posição correta. Talvez nos relógios seja a junta o coringa da questão. 

Bom, é o que imagino.

Um abraço.

Renato

Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #9 Online: 06 Abril 2012 às 11:53:06 »
Boa Renato!

Doce é a vida do operário que se basta a si próprio;
  Vivendo assim, encontraras um tesouro!

Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #10 Online: 06 Abril 2012 às 12:34:32 »
Eu tenho mais em que pensar!!!  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Alberto Ferreira

Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #11 Online: 06 Abril 2012 às 13:47:39 »
Salve!

Boa, amigo Paulo Sergio...
Para ser bem franco... Eu também.
 ;D ;D ;D ;D ;D


Mas como pensar, e tentar escrever de maneira correta, não dói...  ;)

Pelo menos não dói muito... ...em certas cucas, né?  ;)  8)
Amigo Paulo Sergio, a brincadeira é com você, mas o "exemplo" não.  Claro! :D


Mas, como nos disse o amigo Igor, eu gosto de "puxar" uma (boa) conversa...  8)
E há mesmo roscas concebidas para aquela característica.

E então eu vou "cutucar" um pouco mais...
Para que nós (eventualmente  :D) pensemos e debatamos... Esta é uma das funções do FRM, eu creio.
Mas se doer, por favor, parem (imediatamente) de ler...  ::) ;)


Alguns dos comentários e conceitos emitidos pelos colegas me parecem absolutamente (ou na pior das hipóteses, razoavelmente) corretos.

- A "entrada" da chamada "rosca", se for uma dita "rosca simples", está localizada em um ponto físico, na caixa.

- O ponto de início do "filete" da rosca, na tampa, também é "físico".

- O passo da rosca define o "avanço" (a "penetração", no melhor sentido...  ;)) da tampa e, por conseguinte o ângulo (também "físico") entre o ponto de entrada e o do "batente" final (o ponto onde a rosca não pode mais "avançar"). Até aqui parece bem simples, não é?  ::)
Pois é...

E,... Algumas "minhocas", para as "cucas" que estiverem abertas...
E onde é que entra a tal de vedação, um anel elástico concebido para ser deformável (compressível), bla-bla-bla e tal?
Ele vai permitir uma certa "variação" na tal "penetração"?
Pois é... Até quanto?

Pode ser que, como muitas vezes ocorre, haja casos e "casos", precisões de construção e "precisões" (no sentido de ser preciso mais...  :D).

Sabemos que há casos de relógios novos que vêm de fábrica com fundos "desalinhados". Um fato...
Como também há os que vêm dela com lubrificação em excesso, ou “desregulados”, etc...

Então, sendo mais "pragmático", eu perguntaria, especificamente aos colegas profissionais da área.

Existem casos em que uma exigência específica (para o alinhamento final da tampa) seja feita pelos respectivos fabricantes?
Há instruções, recomendações ou procedimentos definidos, neste sentido?
Qual(is)?

Um abraço a todos!
Numa boa...
Afinal...
...porque hoje é sexta... ...e é Santa.  ;) :D
Alberto

Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #12 Online: 06 Abril 2012 às 18:59:46 »
Grande Alberto!!!
Sempre com tiradas de "espírito"!!!  ;) ;) ;)
Veja... será que tem como "acertar" essas tampas?
Não creio que isso seja possível, em temos de que o feitio de cada rosca tem suas características, digamos, ligadas à funcionalidade propriamente dita, e não à posição em que ficarão em relação à caixa...
Assim, deixe para lá!!!  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D 
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #13 Online: 06 Abril 2012 às 19:17:18 »
Sei que o papo é sobre o fundo, mas os srs ja repararam nas coroas da rolex??? Nenhuma delas ao se enroscar completamente ficam alingadas kkkkk a coronet sempre pica deitada.
Rolex ou Rolex.

Fórum Genérico, respostas genéricas.

Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #14 Online: 06 Abril 2012 às 19:34:03 »
"a coronet sempre pica deitada"

Para esse problema, a solução é outra!!! ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Alberto Ferreira

Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #15 Online: 06 Abril 2012 às 20:05:32 »
 ;D ;D ;D ;D ;D

Mas, sendo uma coroa de tal estirpe...
Tudo bem, não é?  ::)

Mas será que o aperto (triplo?) é na "junta"?  ::)
 ;)

Abraços,
Alberto
 ;D

PS:
Eu não disse...
O amigo Paulo Sergio não "perdoa".  :D

Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #16 Online: 06 Abril 2012 às 21:04:46 »
 ;D ;D ;D ;D ;D
Valeu amigo Alberto!!!
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.549
    • Ver perfil
Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #17 Online: 06 Abril 2012 às 22:33:27 »
Normalmente a posição é mesmo aleatória. A posição da rosca na caixa é sempre a mesma, isso não muda, pelo menos em relógios modernos, produzidos por CNC, pois o equipamento faz as coisas sempre do mesmo jeito. Para que se alinhe, basta que as tampas sejam executadas primeiro a sua rosca, montadas em uma matriz com a rosca na mesma posição da caixa, e aí a gravação é feita na tampa na posição desejada (por laser, estampa, ou seja lá como).

Ainda assim, a posição pode variar um pouco de acordo com o aperto que se dê, mas desse modo não ocorre da posição ser totalmente aleatória e parar totalmente torto.

Vale o mesmo para coroas, mas aí depende da montagem do tubo na caixa. Já vi cliente pedir isso, mesmo quando nem de fábrica o relógio vem assim. Quando vem, é sorte. Aí é preciso marcar o tubo em uma posição em que a coroa fique com o emblema na posição certa e montar o tubo na caixa nessa posição. É bem trabalhoso.

Mas os fundos e coroas param sempre na mesma posição. Se forem feitos de um modo, será assim para o resto da vida.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #18 Online: 06 Abril 2012 às 23:07:13 »
Salve!

Grato, Adriano!

Tomando os modernos como exemplo, a posição final (quando apertado da mesma forma) não varia.
Ficou bem claro, pela sua explicação.

Nos mais antigos, sem usinagem por controle numérico (CNC), haverá a variação, aleatória, de um exemplar para outro, a depender da usinagem da rosca.



Mas eu tenho mais duas perguntas.

- Você tem experiência de algum modelo / fabricante (moderno) em que exista a preocupação em deixar a tampa "alinhada"?

- Você tem notícia de alguma rosca com mais de uma entrada?
Na verdade eu nunca vi, mas já ouvi comentários a este respeito. Seria “lenda”?
Por outro lado, eu também não saberia dizer porque seria eventualmente assim...  ::)  :D

Abraços,
Alberto

Re: NO FUNDO, NO FUNDO... ...ESTÁ NA POSIÇÃO CERTA?
« Resposta #19 Online: 07 Abril 2012 às 08:07:31 »
Alberto, desculpe por me intrometer.

As roscas com várias entradas somente servem para dar um aperto rápido (dando poucas voltas). Como nas tampas de garrafa de refrigerante em que se aperta com poucas voltas.

Um abraço.

Renato