Os fabricantes e o compromisso com a informação correta

  • 13 Respostas
  • 3852 Visualizações
*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Os fabricantes e o compromisso com a informação correta
« Online: 16 Março 2009 às 16:07:26 »
Amigos,

Estive passeando num Shopping e pude ver um Tudor Iconaut, como o abaixo, numa vitrine:


Fonte: Site oficial da Tudor

O relógio é belíssimo e fiquei encantado. Estou pensando seriamente em adquirí-lo. :-*

Bem, mas o tópico não é sobre isso, é sobre a ética dos fabricantes na divulgação de informações corretas sobre seus produtos, então, continuando...

Cheguei em casa sedento por informações sobre o relógio, e fui direto ao site do fabricante. Chegando lá, visitei o mini site do Iconaut, que detalha informações sobre as características e funções do relógio.
Clicando no link "Chrono", eis que leio uma bobagem imperdoável:



A todo momento, o site refere-se ao cronógrafo como cronômetro!

Tudo bem, para um leigo um equivoco deste é totalmente escusável, afinal, penso eu que apenas os iniciados realmente chamam um cronógrafo de cronógrafo, pois para o povão é cronômetro mesmo, no entanto, estamos falando aqui de um site oficial de um fabricante! E não é de uma empresinha fundo-de-quintal...
Eles têm obrigação de usar o termo correto! Fossem aplicáveis as leis brasileiras a este caso, esta obrigação seria até mesmo de cunho legal.

Não sei quantos de vocês costumam visitar sites de fabricantes, mas é normal ver bobagens como esta escritas por aí?

Acho que a Tudor errou feio nesta, MUITO FEIO, ainda mais em se tratando de uma empresa afiliada à Rolex, que sabe melhor que ninguém o significado da palavra "cronômetro"...

Abraços,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Alberto Ferreira

Re: Os fabricantes e o compromisso com a informação correta
« Resposta #1 Online: 16 Março 2009 às 16:39:26 »
Salve!

Sem dúvida, é lamentável.

A meu ver, denota falta de cuidado, atenção e respeito pelo próprio produto e seu público. Pura e simplesmente isso.

O fabricante, de qualquer produto, tem mesmo que, na medida do possível (inclusive comercialmente falando...  ;) :-\), dar informações claras e precisas.
Mas, por vezes, eles não "exageram" muito nisso, não...
Lá isso é verdade.  :-\

Mas um fabricante deste nível trocar "alhos" por "bugalhos" é mesmo inconcebível.
 :-\


Mas, ha casos ainda piores.
Talvez alguém lembre de um fabricante nacional que mencionava como fato, ser um dos seus relógios dotado de um turbilhão.

Bom,...
Questionado que foi, por um colega daqui, houve uma resposta (oficial e escrita) de uma senhora, gerente lá da área técnica do tal fabricante.
Na resposta, em um confuso jogo de palavras, ela tentava "explicar" o inexplicável, ou seja "mostrava" que aquilo que não era, realmente não era, mas era como se fosse...
Afff!
 ;D  ;D  ;D

Tecnicamente um desastre.

Abraços!
 8)

Re: Os fabricantes e o compromisso com a informação correta
« Resposta #2 Online: 16 Março 2009 às 19:34:07 »
Realmente lamentável, mesmo porque a máquina não tem certificado de cronômetro, diferente de seu primo "rico", o Daytona que é os dois: cronógrafo + cronômetro.

Abraços

Weber
“A felicidade de sua vida depende do caráter dos seus pensamentos.” (Marco Aurélio)

*

Offline Lallo

  • *
  • 17
    • Ver perfil
Re: Os fabricantes e o compromisso com a informação correta
« Resposta #3 Online: 16 Março 2009 às 21:17:22 »
Com relação ao que foi exposto pelo Igor, provavelmente vocês podem ter pensado o que eu pensei: uma empresa que divulga uma informação relevante  que não corresponde a verdade; até o momento que apresente o certificado da entidade competente... não prima pela lisura nos negócios dela.

Ninguém em são consciência gostaria de ser enganado, como não o foi.
Lallo

Re: Os fabricantes e o compromisso com a informação correta
« Resposta #4 Online: 17 Março 2009 às 02:01:53 »

Isso também deve ser reflexo dessa mania da terceirização...

A Tudor contrata uma Agência de Publicidade para cuidar do material de divulgação.

Essa empresa contrata uma empresa para fazer o site.

Essa empresa contrata uma empresa para colocar o site no ar.

E por aí a fora....

Nessa volta toda a qualidade da informação vai se diluindo.

E na hora de encontrar o responsável, sempre é o próximo!  ;D

[]'s

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Os fabricantes e o compromisso com a informação correta
« Resposta #5 Online: 17 Março 2009 às 07:56:06 »
Acho que é falta de respeito com o consumidor...  Presume-se que ninguém tem conhecimento...

Wadley
Wadley

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Os fabricantes e o compromisso com a informação correta
« Resposta #6 Online: 17 Março 2009 às 08:28:16 »
Creio que não se trate de má fé ou algo do gênero: eles dão o material para uma empresa fazer o site. O troço passa pela mão do marketing e depois vai para o "carinha do site". Ambos não manjam de relógio, não conhecem termos técnicos, e mandam brasa desse jeito mesmo. Nenhum superior conferiu o trabalho, e ficou assim. É uma falha grosseira, mas não é o caso de metralhar a marca por causa disso.

Abraços!

Adriano

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Os fabricantes e o compromisso com a informação correta
« Resposta #7 Online: 17 Março 2009 às 08:38:34 »
Adriano,

A bem da verdade, minha intenção não era desfazer [muito] da marca, até mesmo porque o que importa são os relógios e, pelo que vi, o padrão de qualidade da Tudor é o mesmo da Rolex. Mas que fiquei de cara ao ver um erro bobo desses, admito que fiquei... ainda mais pelo nível dos relógios e da concorrência.

Minha intenção era convidar os colegas a postarem aqui esse tipo de bobagem que alguns materiais publicitários, como o Alberto fez.

Aliás, Alberto, lembro-me perfeitamente bem desse episódio que relatou: foi a Dumont com sua linha "Turbilhão", que não passava de um "open heart" muito do fuleiro...

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re: Os fabricantes e o compromisso com a informação correta
« Resposta #8 Online: 17 Março 2009 às 08:46:11 »
Aliás, visitei agora o site da Dumont para dar uma conferida, e eles AINDA citam o tal "turbilhão" no relógio (um exemplo)... a definição de turbilhão é ainda melhor: "movimento circulatório", ou seja, turbilhão é aquela matéria que a gente aprende em biologia no colégio! ;D

Um abraço,

Igor
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Wadley

  • *****
  • 1.369
    • Ver perfil
Re: Os fabricantes e o compromisso com a informação correta
« Resposta #9 Online: 17 Março 2009 às 12:13:35 »
Igor,

Tem uma propaganda de máquina de lavar, que usa o termo turbilhonamento ... ;D

Wadley

Re: Os fabricantes e o compromisso com a informação correta
« Resposta #10 Online: 17 Março 2009 às 12:43:47 »
Olá para todos.

Eu também já havia entrado no site da Tudor, mas não tinha reparado nesse detalhe, realmente fica bem estranho, ainda mais sabendo que a empresa pertence à Rolex, que não faz nehuma cerimônia em colocar a inscrição "cronometer" nos mostradores de seus relógios.

Porém eu concordo com os colegas que isso pde ser causado pela terceirização dos seriços da divulgação.

Pra contribuir com o tópico aí vai mais uma então: no site da Breitling alguns modelos como o Superocean e o Avenger Seawolf não são apresentados adequadamente, por assim dizer.

Explico melhor, os dois passaram por reformulações visuais em 2008 (não gostei do que fizeram com nenhum deles), até aí tudo bem, mas o Seawolf não tem mais o link para visão em 360º e o Superocean mostra a versão nova, mas quando se clica na 360º, ai aperece a versão de antes de 2007, ou seja o modelo apresentado está duas versões atrasado (mudou em 2007 e em 2008).

É isso.

Até mais.
César.
"Perdoe os seus inimigos, mas não esqueça seus nomes" John F. Kennedy.

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Os fabricantes e o compromisso com a informação correta
« Resposta #11 Online: 17 Março 2009 às 12:47:44 »
Adriano,

A bem da verdade, minha intenção não era desfazer [muito] da marca, até mesmo porque o que importa são os relógios e, pelo que vi, o padrão de qualidade da Tudor é o mesmo da Rolex. Mas que fiquei de cara ao ver um erro bobo desses, admito que fiquei... ainda mais pelo nível dos relógios e da concorrência.

Minha intenção era convidar os colegas a postarem aqui esse tipo de bobagem que alguns materiais publicitários, como o Alberto fez.

Aliás, Alberto, lembro-me perfeitamente bem desse episódio que relatou: foi a Dumont com sua linha "Turbilhão", que não passava de um "open heart" muito do fuleiro...

Um abraço,

Igor

Igor, te conheço e sei que sua idéia não é metralhar gratuitamente a marca. Dei apenas um toque para que a coisa não descambe para esse lado como já vimos acontecer inúmeras vezes. Para que não comece com uma mensagem assim e de repente as mensagens seguintes vão colocando lenha e a coisa quase termina em xingamento.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Os fabricantes e o compromisso com a informação correta
« Resposta #12 Online: 17 Março 2009 às 14:09:23 »
Igor,

Tem uma propaganda de máquina de lavar, que usa o termo turbilhonamento ... ;D




 ;D ;D ;D
Salve!

Mas aí está certo!
Na verdade, é como elas fazem mesmo. Ou seja, o sistema da máquina cria um turbilhonamento (no líquido onde estão as roupas) para com isso extrair a sujeira.

Eu creio que neste caso os fabricantes que adotam este processo chamam a atenção justamente para evidenciar que é um processo "diferente" dos "tradicionais".

Ou seja, que a máquina não trabalha com aqueles "hélices" verticais (mais comuns) ou com o método de "tombamento" (aquelas que vemos nos filmes de postos de lavagem públicos lá nos States, onde o sujeito abre uma "portinhola" tipo escotilha, enfia as roupas e senta num banquinho para vê-las girando...  ;D)

Afff!
O FRM também é "cultura doméstica"!

Tá louco, Sô!
 ;)

 ;D  ;D  ;D

Re: Os fabricantes e o compromisso com a informação correta
« Resposta #13 Online: 17 Março 2009 às 14:42:22 »
Esse modelo é absolutamente fantástico Igor!  ;) Ultimamente tenho pensado nele....  :D

Mas... a respeito do tópico... tb acho q seja um erro de terceiros!!! Mas mesmo assim é lamentável essa falta de atenção da Tudor!! :(

Cá entre nós... qual a porcentagem de pessoas q sabem a definição correta e a diferença entre chronometer e chronograph? Poucos sabem disso.... por isso o erro tá lá e irá continuar até alguém de dentro notar....

Abraços!
Rafael.