Inverter o relógio para ser utilizado no pulso direito, é possível?

  • 7 Respostas
  • 5135 Visualizações
Prezados,

Sou canhoto e tenho o hábito de utilizar o relógio no pulso direito, pois acredito que dessa forma ele estará menos sujeito a impactos, além de ficar um pouco mais escondido quando estou dirigindo o carro. Posso estar errado, mas sempre imaginei que o motivo da "convenção de se utilizar o relógio no pulso esquerdo é porque 90% dos seres humanos são destros.

A única desvantagem que vejo em usar o relógio no braço direito é que o lado mais bonito do relógio, o que tem a coroa, fica escondida pela manga da camisa e/ou pelo paletó. Fiquei pensando se seria possível inverter o relógio, de forma que a coroa fique apontando para a mão. A parte fácil seria inverter a pulseira, e o bezel só precisaria ser girado para alinhar com o novo topo. Mas e o mostrador, seria possível? A janela de data funcionaria normalmente? No caso de um Rolex Sub, seria possível inverter o vidro, para o Cyclops alinhar com a nova posição da data?

Os relógios que gostaria de ver invertidos seriam:

1 - Rolex Sub
2 - Helson Shark Diver 42mm
3 - Vostok Amphibia Scuba Dude
4 - Seiko Black Monster (este acho que ficaria estranho com a coroa em 10h)

Bom, na verdade a pergunta é mais teórica que prática, pois não sei se teria coragem de submeter algum deles a uma intervenção cirúrgica, mas gostaria de saber a viabilidade da operação. Desde já agradeço.

Valeu pessoal, abraços!





*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Inverter o relógio para ser utilizado no pulso direito, é possível?
« Resposta #1 Online: 09 Maio 2012 às 09:21:01 »
Tem que mudar o mostrador e o disco de calendário. Se os pinos do mostrador não forem simétricos, tem que quebrar os pinos e ressoldar na posição para que o mostrador fique de cabeça para baixo. O disco de calendário precisa ser reformado para ser repintado de modo que a data centralize na janela. E no caso do ciclope, demonta-se o vidro e monta ele na nova posição.

O antigo Seamaster Ploprof é um exemplo, ele permite que seja montado com coroa às 9 ou às 3h. Não por estética, mas porque a coroa é protuberante demais para ficar contra o verso da mão. Logo, usa-se coroa na posição de 9 horas para usar no pulso esquerdo e coroa às 3h para usar no pulso dirento. O mostrador é o mesmo, basta virar ele de posição pois seus pés são simétricos. Na verdade isso é virtude do calibre 1002 e não do mostrador exatamente. Porém os discos de calendário são diferentes, pois ele não se alinha automaticamente nas posições de 3h e 9h. O que bate certo nas 3h não bate nas 9h e vice-versa.

Ou seja, tecnicamente viável é. Economicamente, não sei. Se é boa idéia ou não, não sei. Pois acho que ser fizer isso em qualquer um desses relógios, não vai conseguir vender eles nunca mais.

Abraços!

Adriano

*

Alberto Ferreira

Re: Inverter o relógio para ser utilizado no pulso direito, é possível?
« Resposta #2 Online: 09 Maio 2012 às 09:28:00 »
Salve!

Ok.
Falando em tese...  ;) :D

Na maioria dos casos, se o segundeiro for central, a resposta é sim.
Mas pode necessitar (em quase todos os casos) um repocionamento dos pinos de fixação do mostrador, que ficam por baixo do mesmo.

Ou seja, vai depender de alguns detalhes construtivos do modelo específico...
Como citado aí acima, os chamados "pezinhos" (os pinos que prendem o mostrador à platina, em geral não estão em posições diametralmente opostas (justamente para permitir a montagem correta em apenas uma posição).

Abraços,
Alberto

PS:
Oops! Respndemos quase juntos...  ;)  8)


Re: Inverter o relógio para ser utilizado no pulso direito, é possível?
« Resposta #3 Online: 09 Maio 2012 às 09:35:22 »
complementando:

a alteração dos pinos, com o mostrador pintado, é um tremendo risco, pois a "colagem" se faz por solda "elétrica, e geralmente danifica a tinta ou revestimento do mostrador. seria necessário reformá-lo, que por óbvio, dependendo do relógio, é um "crime inafiançável.

quanto aos discos de calendários, esses dificilmente podem ser refeitos, pois segundo o próprio dono da Sarica, o posicionamento dos dizeres nunca fica perfeito, podendo dar diferença nas respectivas janelas do mostrados.

enfim, acho que o melhor, dependendo do relógio, é mantê-lo assim, ou se tornar bi-destro (acho que se escreve assim)...não vejo mal nenhum em forçar o cérebro a pensar diferente.

bem amigo, conselho: não mexa nos seus relógios, e da próxima vez que for comprar, procure modêlos para canhotos.

um grande abraço

Re: Inverter o relógio para ser utilizado no pulso direito, é possível?
« Resposta #4 Online: 09 Maio 2012 às 09:45:51 »
Kroiden, meu caro,

Sou canhoto, uso os relógios no pulso direito, tenho Monster, e gostaria de comentar contigo que nunca considerei que o lado mais bonito do relógio, o que possui a coroa, fica escondido.

Claro que o visual é diferente, mas eu jamais nem sequer cogitei nessa mudança que sugeres. Simplesmente coloco o relógio no pulso e o uso com saúde (kkk).

Até porque, quando guio, a coroa fica virada para os meus olhos e curto muito justamente o fato de poder vê-la.

Vou colocar o Monster de ponta cabeça para ver se concordo contigo. ;D

Abraços do Mário
Amplexos do Mário

Re: Inverter o relógio para ser utilizado no pulso direito, é possível?
« Resposta #5 Online: 09 Maio 2012 às 19:43:11 »
Bem...
Como gosto não se discute, vou no popular:  ::) ::) ::)
Amigo, se tiver R$R$R$, faça todas essas mudanças já mencionadas, que são a pura verdade em dicas para solucionar o que apresentas...
Agora, se tens o intento de revender suas peças, esqueça, e use-as como são!!! ;) ;) ;)
Abraço
Paulo Sergio
Abraço
Paulo Sergio

Re: Inverter o relógio para ser utilizado no pulso direito, é possível?
« Resposta #6 Online: 09 Maio 2012 às 19:46:39 »
Kroiden,

Coloquei o Monster de ponta cabeça e, sinceramente, não sei se já estou acostumado ou simplesmente não gostei, mas prefiro E MUITO ver a coroa no pulso do que uma lateral lisa do relógio, mormente quando a coroa é assinada.

Abraços do Mário
Amplexos do Mário

Re: Inverter o relógio para ser utilizado no pulso direito, é possível?
« Resposta #7 Online: 09 Maio 2012 às 21:13:36 »
Obrigado a todos pelas informações. Como falei, é uma curiosidade técnica, prometo que não vou por em prática!

Abraços!