prezados amigos
como diria a minha mãe: VOU JOGAR ÁGUA NA FERVURA........
mestre, quem me conhece sabe que eu sou "encardido", que não desisto fácil quando quero algo...
durante um tempo procurei arrumar uma alternativa viável para recuperar mostradores de porcelana, a fim de restaurar um mostrador de um relógio (muito simples por sinal) que pertenceu ao avô da minha mulher...IMPOSSÍVEL.
a restauração de pequenos trincados ou lascas não pode ser feita por esmaltamento, usando o processo que vc falou (depósito de pó e aquecimento)..para vc ter uma idéia, procurei diversos protéticos para que eles avaliassem a possibilidade de restaurar o mostrador com técnicas de proteses....definitivamente não ficou bom...na verdade ficou horrível, e em alguns mostradores que arranjei com o Alexandre da Sarica, a porcelana descolou do resto, após ser aquecida para a fusão do pó.
mas não desisti....procurei entender o processo de fabricação de um mostrador de porcelana....conversei muito com o Alexandre e com o pai dele, Emanoel.....eles sabem quase tudo sobre a fabricação, mas tem algum segredo, que ninguém revela, que faz com que a "mágica" não dê certo.
para que você tenha uma idéia, o avô do Alexandre gastou uma verdadeira fortuna tentando produzir mostradores de procelana....e não conseguiu.
o próprio Emanoel foi até a suissa para aprender...teve curso na fábrica da PP(se não me engano)...tudo maravilhoso.....dava certo certo quando o professor fazia, mas quando os alunos tentavam reproduzir a "mágica", dava errado...os princípios ficaram, o resultado não.
o Alexandre me explicou que a diferença está na textura final da porcelana. Eles procuraram, até, a Ágata, que produz esmaltados há anos,, mas a porcelana utilizada por eles é muito grosseira perto das utilizadas em mostradores, e se você olhar na lupa vai ver uma verdadeira casca de laranja nos mostradores feitos com a técnica dos esmaltados comuns.
a verdade é que o processo não é conhecido....ou pelo menos não divulgado...o Alexandre me falou que numa das fábricas visitadas na suissa pelo pai dele, quem era responsável pela fabricação de mostradores era uma senhora, que conhecia o segredo e não revelava a ninguém....deve ser tipo uma bruxa, que dá uma cusparada em cada ostrador antes de metê-lo no forno.
enfim, acabei restaurando o mostrador do vovô com tinta acrílica, num branco bastante parecido com o da porcelana. passei milhares de camadas, até preencher os buraquinhos...trabalho de chinês.
por fim, a questão da "maldita massinha" que era utilizada para restauração de mostradores, ela tem uma vantagem e um grande inconveniente: a vantagem é que ela é de um branco espetacular...muito parecido com a porcelana...a desvantagem é que vc não consegue refazer letras e números em cina dela, pois ela é razoavelmente mole....é na verdade uma eca.
bem, desculpe, mas a questão é complexa, e as notícias não são boas. a solução definitiva ainda não foi encontrada, e todas as demais resvalam na famosa "gambiarra".
grande abraço a todos.