Enquete

É melhor deixar o Relógio totalmente parado, da corda manual eventualmente, ou mantê-lo em um Watch Winder?

Totalmente Parado
6 (13.3%)
Corda Manual Eventual
20 (44.4%)
Usar um Watch Winder Eventualmente
14 (31.1%)
Usar um Watch Winder Contínuo
5 (11.1%)

Votos Totais: 40

Questão do Watch Winder x Relógio parado

  • 42 Respostas
  • 18054 Visualizações
*

Alberto Ferreira

Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #20 Online: 20 Junho 2012 às 22:28:47 »
E não custa um "alerta"...
Verifiquem a blindagem magnética do motor, para que o eventual campo não interfira nos movimentos dos relógios.

*

Offline Neme

  • *****
  • 816
    • Ver perfil
Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #21 Online: 11 Novembro 2012 às 01:43:18 »
Desculpe pela ignorância, mas sempre leio ess negócio de magnetização do relógio! O que é magnetização do relógio?
Abs.
Neme!

Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #22 Online: 11 Novembro 2012 às 14:22:08 »
Dúvidas sobre WW sanadas.

Um dia desses quase comprava um de 2 posições, mas como estou sempre usando os relógios, deixei de gastar esse dinheiro.

Quanto à construção é bem simples mesmo. Acho que o ângulo do motor é em torno de 45º...


Desculpe pela ignorância, mas sempre leio ess negócio de magnetização do relógio! O que é magnetização do relógio?

Isso também é dúvida!

Abraços.
“O mundo intriga-me. Não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro.” ― William Paley

Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #23 Online: 11 Novembro 2012 às 19:23:14 »
tenho alguns relógios a corda e também 1 automatico que estão parados há mais de um ano. O que seria melhor, passar a dar corda a cada dois ou tres meses, ou manda-los revisar por estarem muito tempo parado ???
sic transit gloria mundi

*

Alberto Ferreira

Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #24 Online: 12 Novembro 2012 às 02:53:33 »
Desculpe pela ignorância, mas sempre leio ess negócio de magnetização do relógio! O que é magnetização do relógio?

Salve!
Não há porque se desculpar...
A pergunta é oportuna, pois nem todos conhecem o conceito.

O termo magnetização se refere aqui à característica de alguns materiais (ferro ou ligas ferrosas) se transformarem imãs permanentes (serem, portanto, “imantados”) quando submetidos, mesmo que temporariamente, à ação das linhas de força de um campo magnético de intensidade suficiente.
Este campo magnético, se não for devidamente “blindado” (bloqueado, desviado ou impedido de penetrar no movimento), pode acarretar em danos temporários ou imprecisões no funcionamento do mesmo, podendo eventualmente alterar o comportamento do balanço, que pela dita imantação e alteração temporária das características físicas da espiral, que poderá ter a sua elasticidade modificada (posto que algumas espiras da mola podem, por exemplo, ser aglutinadas, ou como que “coladas” umas às outras) alterando a sua frequência de oscilação.

Abraços,
Alberto

*

Offline jokr82

  • *****
  • 611
    • Ver perfil
Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #25 Online: 12 Novembro 2012 às 11:05:44 »
Bom lendo esse tópico Ontem, Domingo!

Guardei meus relógios na caixa de relógios, e guardei meus watchwinders!

Agora a dúvida!

1- Como eu deixo minhas caixas de relógios guardadas no cofre, tem algum problema de pegar mofo?? Antes que me perguntem deixo gurdada no cofre, para me sentir mais seguro, e para minha empregada não ver´.

Se a resposta for sim, o que eu devo fazer?

Outra pergunta: Então seria melhor deixar meus relógios automáticos, no WW??

2- Então, o que eu fiz, gostaria de deixar todos os automáticos acaberam a corda, pois quase nunca deixei acabar e sim, sempre quando acabava já dava corda, e colocava no WW!

3- E nunca fiz o WW funcionar, anti-horário e sim sempre horário, tem algum problema de ter feito isso?

Pois o que eu aprendi na hora de dar corda nos meus relógios, seria melhor, dar corda no vai-e-vem certo? pois eu só dava corda pra frente, agora estou dando um pouco pra trás e pra frente!

Obrigado

« Última modificação: 12 Novembro 2012 às 11:07:49 por jokr82 »

*

vinniearques

Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #26 Online: 12 Novembro 2012 às 11:14:34 »


Pois o que eu aprendi na hora de dar corda nos meus relógios, seria melhor, dar corda no vai-e-vem certo? pois eu só dava corda pra frente, agora estou dando um pouco pra trás e pra frente!

Obrigado



Johny ao contrario johny, num topico aqui chegou-se a conclusão de que corda só pra FRENTE, é a melhor forma de dar corda!

*

Offline jokr82

  • *****
  • 611
    • Ver perfil
Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #27 Online: 12 Novembro 2012 às 12:08:57 »


Pois o que eu aprendi na hora de dar corda nos meus relógios, seria melhor, dar corda no vai-e-vem certo? pois eu só dava corda pra frente, agora estou dando um pouco pra trás e pra frente!

Obrigado



Johny ao contrario johny, num topico aqui chegou-se a conclusão de que corda só pra FRENTE, é a melhor forma de dar corda!

Então caro amigo Vinnie, eu dava carda só pra frente, mas ai o Adriano e o amigo Alberto se não me engano, disseram num outro tópico que o melhor jeito é o vai-e-vem, ou eu me confundi todo, outra vez????

Abraços

*

Alberto Ferreira

Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #28 Online: 12 Novembro 2012 às 12:20:54 »
Salve!

Bem,...
Não é bem assim...
E eu não vou falar das cordas de carregamento manual, mas sim especificamente dos "watchwinders"...
O que é uma outra questão, portanto, por favor, não confundam...
Ok?



Lá vai...

Num “watchwinder”, o carregamento vai depender do movimento (do mecanismo) do relógio.

Por isso alguns modelos ou têm uma chave para a "seleção" da direção de giro, ou são "automáticos", ou seja, eles invertem o giro automaticamente.

Cada movimento (se automático) pode carregar num sentido (seja horário ou anti-horário), ou até em ambos...

Há um site (da Órbita) em que pode ser vista uma tabela a este respeito...

E,...
Para os que eventualmente pretendam ver a coisa com um pouco mais mais de "profundidade"...
O artigo deste site aí abaixo é antigo...

http://people.timezone.com/msandler/Articles/ArnsteinWinder/Winder1.html

Mas nele são apresentados alguns conceitos interessantes para o entendimento do funcionamento de um bom "watchwinder".

Abraços!
Alberto

*

Online flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #29 Online: 26 Setembro 2018 às 14:46:13 »
Faz anos esse tópico, mas voltou em um artigo do Fratello, vejam:

https://www.fratellowatches.com/you-asked-us-should-i-keep-my-watches-running/


Os caras perguntados são "medalhões" e dois disseram categoricamente que não faz sentido colocar algo em movimento para não desgastar, e dois disseram que deve-se colocar, mas não por isso, mas porque em relógios complicados, quanto menos o usuário mexer no relógio, menor a probabilidade de quebra. Minha opinião: já usei watchwinders e hoje estão todos parados na gaveta, para mim não faz o mínimo sentido usá-los, melhor "ciclar" os relógios no pulso.


https://www.fratellowatches.com/you-asked-us-should-i-keep-my-watches-running/

Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #30 Online: 26 Setembro 2018 às 17:27:25 »
Acho inclusive q as marcas deviam fornecer bons winders junto de seis modelos ultra complicados como os anuais e perpétuos

Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #31 Online: 30 Outubro 2018 às 13:50:05 »
Tenho 32 relógios , dos quais 8 mecânicos , assim começou a preocupação com os relógios parados na gaveta . Relógios mecânicos possuem uma fina lubrificação, diferente para cada conjunto de movimento, que funcionam por capilaridade , então precisam de movimento para não escorrer e perder sua função.
Esta dificuldade me levou a desenvolver um W.W , estudando os  melhores conceitos das grandes marcas .
Foram 2 anos de desenvolvimento e testes  e ficou tão  bom que resolvi fabricar, mesmo de forma semi industrial.
O1o modelo é para 01 relógio , com caixa em acrilico Cast /motor Mabuchi 3V , alimentado por fonte DC12V/ possui 8 programas (4 direcionais e 4 bidirecionais) acionado  por controle remoto.
Logo terei modelos sofisticados e inusitados , como um modelo quase pronto para 2 relógios que funcionará dentro de um cofre eletrônico.
Abraço á todos.   

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #32 Online: 30 Outubro 2018 às 15:19:20 »
(...) Relógios mecânicos possuem uma fina lubrificação, diferente para cada conjunto de movimento, que funcionam por capilaridade , então precisam de movimento para não escorrer e perder sua função.

Os óleos não são tão finos assim, para "escorrerem" se ficarem parados.

Já debatemos um monte sobre watch-winders por aqui, e a conclusão mais aceita é de que, se o relógio for ficar muito tempo sem uso (e, por muito tempo, leia-se "anos"), então melhor manter o relógio sem lubrificação; se for ficar sem uso por pouco tempo (semanas ou meses), então não há problema algum em mantê-los armazenados em ambientes escuros e secos, como uma gaveta.

Por outro lado, manter um relógio em constante uso, como ele ficaria se armazenado em um watch-winder, também não é saudável para o relógio. O uso constante acarreta desgastes (e leva à necessidade de revisões periódicas) que não acometem relógios que são usados moderadamente, em rodízio.

Resumindo: a não ser que você tenha um relógio mecânico com calendário perpétuo que seja difícil de ajustar, é melhor guardar um relógio na gaveta do que em um watch-winder.
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

Offline Dicbetts

  • *****
  • 2.030
    • Ver perfil
Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #33 Online: 30 Outubro 2018 às 16:50:09 »
Tenho 32 relógios , dos quais 8 mecânicos , assim começou a preocupação com os relógios parados na gaveta . Relógios mecânicos possuem uma fina lubrificação, diferente para cada conjunto de movimento, que funcionam por capilaridade , então precisam de movimento para não escorrer e perder sua função.
Esta dificuldade me levou a desenvolver um W.W , estudando os  melhores conceitos das grandes marcas .
Foram 2 anos de desenvolvimento e testes  e ficou tão  bom que resolvi fabricar, mesmo de forma semi industrial.
O1o modelo é para 01 relógio , com caixa em acrilico Cast /motor Mabuchi 3V , alimentado por fonte DC12V/ possui 8 programas (4 direcionais e 4 bidirecionais) acionado  por controle remoto.
Logo terei modelos sofisticados e inusitados , como um modelo quase pronto para 2 relógios que funcionará dentro de um cofre eletrônico.
Abraço á todos.

Entendi errado ou você está usando este espaço para vender seu WW?

Dic

*

Enéias

Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #34 Online: 30 Outubro 2018 às 21:20:01 »
Eu tinha dois, comprados do Alberto. Simples e eficientes. Eu os doei. Não fazem a menor diferença para mim.

Outro dia observei algo curioso (não é a primeira vez): o relógio estava adiantando quase cinco minutos por dia. No dia seguinte caiu para três e (...). Estou testando há 48 horas. Está preciso. Ele esteve engavetado por quase um ano.

Já aconteceu algo parecido antes ou várias vezes.

*

Offline zE_

  • *****
  • 1.932
    • Ver perfil
Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #35 Online: 30 Outubro 2018 às 22:14:33 »

Outro dia observei algo curioso (não é a primeira vez): o relógio estava adiantando quase cinco minutos por dia. No dia seguinte caiu para três e (...). Estou testando há 48 horas. Está preciso. Ele esteve engavetado por quase um ano.


Já aconteceu comigo tambem.

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.318
    • Ver perfil
Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #36 Online: 31 Outubro 2018 às 10:41:21 »
Sempre dou quinze voltas na corda ao iniciar o uso de um relógio parado, e uso em média cada relógio a cada 15 ou 20 dias. Caso não use o relógio em um período de 30 dias, coloco no WW por uma noite.
Normalmente uso todos os relógios por dois dias cada, e giro a coleção em torno de 30 dias. Só troco a data se o relógio for câmbio rápido, ou se o dia estiver próximo.
Abs

*

GuilhermeAzeredo

Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #37 Online: 31 Outubro 2018 às 15:15:10 »
Ok, pessoal... A pergunta é meio besta, mas o que seria o uso severo do relógio? 2 meses no pulso? 5? Um ano? Meu pai fica com o mesmo por vários meses!! Até esquece dos demais..

Abraços!

*

Offline igorschutz

  • *****
  • 8.053
  • Santo Anjo do Senhor de piroquinha
    • Ver perfil
    • http://igorschutz.blogspot.com/
Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #38 Online: 31 Outubro 2018 às 16:13:51 »
Uso severo do relógio é utilizá-lo como martelo para bater prego.

Fora isso, não existe "uso severo" (e ninguém utilizou essa terminologia aqui), o que existe é uso constante.
Todo relógio é feito para ser usado constantemente, como se fosse o único relógio do dono. Relógio não precisa de descanso.

Porém, obviamente, um relógio usado constantemente sofre desgastes que relógios menos usados não sofrem. O movimento de um relógio é como qualquer outra máquina, que, se colocada a funcionar ininterruptamente, precisará passar por manutenções (preventivas ou corretivas) com mais frequência do que a máquina daquele relógio que é menos utilizado.

Então, falando assim de forma "leiga", um relógio utilizado todo santo dia, o dia inteiro, deveria receber manutenções preventivas a cada X anos; já um relógio que é utilizado só algumas poucas semanas por ano, pode conviver bem com revisões efetuadas no dobro desse tempo, e por assim vai...
Opinião é como bunda: todos têm a sua. Você dá se quiser.
Opinião é como bunda: você dá a sua e eu meto o pau.

NÃO ACREDITE NO QUE 'FALAM' AQUI, ESTUDE BEM E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES

*

GuilhermeAzeredo

Re:Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #39 Online: 31 Outubro 2018 às 20:52:48 »
Obrigado pelos esclarecimentos, Igor!

Abraços!