Enquete

É melhor deixar o Relógio totalmente parado, da corda manual eventualmente, ou mantê-lo em um Watch Winder?

Totalmente Parado
6 (13.3%)
Corda Manual Eventual
20 (44.4%)
Usar um Watch Winder Eventualmente
14 (31.1%)
Usar um Watch Winder Contínuo
5 (11.1%)

Votos Totais: 40

Questão do Watch Winder x Relógio parado

  • 42 Respostas
  • 18058 Visualizações
Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Online: 09 Junho 2012 às 19:03:13 »
Olá Colegas, sou novo aqui no RM e peço desculpas se disser alguma bobagem, OK? Gostaria de abrir novamente a questão do Watch Winder, mas de uma forma bem ampla. Já fucei todos os Fóruns a respeito e permaneço com a dúvida que segue:

É melhor deixar o Relógio totalmente parado, da corda manual eventualmente, ou mantê-lo em um Watch Winder?

- Já li que a corda manual deve ser usada apenas para partida, na proporção de 10 a 15 voltas e quando o Relógio estiver totalmente parado. E que parado a corda fica toda na posição mais solta e isso poderia prejudicar a reserva futuramente (isso indicaria que o melhor seria o Watch Winder);

- E vi que, em alguns casos, a ideia de menos manutenção que o Relógio parado passa, nem sempre é verdeira (às vezes ele para de vez, perde a precisão e até a reserva, como disse antes), ou seja, numa eventual Revisão haveria trocas e gastos até maiores que em funcionamento contínuo);

- Agora contra o Watch Winder, tem a questão óbvia do uso ininterrupto do Movimento e do tempo de ciclo imposto (alguns falam que deveria servir só para manter a reserva e que o Watch Winder força a corda ao máximo, o que também não seria bom, mas não sei se isso é realmente possível);

- Gostaria de saber até o tempo de ciclo diário ideal e o sentido, pois isso eu realmente não consegui descobrir na maioria dos casos. Uso apenas horário (6min por 30min stop) nos meus: Omega Semaster (Cal. 2500), Baume Riviera (Cal. 7751), Breitling Superocean (Cal. B17) e TAG Carrera (Cal. 16);

- E também contra o Watch Winder, li que alguns podem magnetizar os Relógios, o que seria péssimo (acho improvável). Estranhamente meu Seamaster (Co-axial), parou de funcionar num Wach Winder. Coincidência ou não, estava usando um ciclo pesado (10min horário, 10min anti-horário, 20min stop);

- Meus Relógios são de uso contínuo e revesado, não de Colecionadores. Então, deixá-los sempre em condições para uso é o ideal. Porém, muitas vezes o tempo de troca supera a reserva. Se o Watch Winder for uma solução ideal e o ciclo ainda pesado (que provoque qualquer dano), penso em adicionar um timer e reduzir ao mínimo o tempo de funcionamento diário, mantendo sempre pronto o Relógio (sem necessidade de ajuste).

Sei que foi bem extenso tudo que postei, mas é um apanhado de tudo que já li e gostaria da opinião de quem tem experiência. Muito obrigado.
« Última modificação: 09 Junho 2012 às 19:11:20 por EngFernando »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #1 Online: 09 Junho 2012 às 21:40:49 »
Eu já discuti o assunto diversas vezes aqui então vou tentar resumir. Votei em usar o watchwinder eventualmente.

- Sim, use a corda auxiliar somente quando o relógio estiver parado. Mas manter a corda totalmente relaxada não reduz a reserva de marcha. Nada a ver. O máximo que pode acontecer é deformação da corda se ela ficar anos e anos e anos na mesma posição. Seja qual for.

- Sim, usar demais ou deixar parado demais, ambas as situações são prejudiciais. Uso constante causa desgaste e deterioração dos lubrificantes. Uso de menos preserva o desgaste mas promove deslocamento e deterioração dos lubrificantes.

- não sei responder sobre qual é o ciclo ideal para cada calibre. O fabricante do watchwinder é que deveria fornecer isso.

- acho que um watchwinder tem que ser muito vagabundo para oferecer risco de magnetização ao relógio.

- sobre deixar o relógio sempre em condição de uso, é gosto pessoal. Há quem não se importe, ou até goste de ter que pegar um relógio parado, dar corda, ajustar horas, calendário... eu sou um que não me importo com isso.

Sobre minha opinião, preciso deixar os relógios parados, desde que não por muito tempo. Nada que ultrapasse uns 2 ou 3 meses. Além disso, acho importante deixar a corda desenrolar completamente às vezes. Por fim, deixar um relógio no watchwinder comparo a deixar o carro ligado na garagem: está causando desgaste sem estar usando o relógio.

Por isso recomendo parcimônia no uso do watchwinder. Recomendo o uso dele em prol da praticidade caso vá usar um relógio em breve. Mas não recomendo que se guarde o relógio no watchwinder. Guardar, só parado.

Abraços!

Adriano

*

Offline automatic

  • *****
  • 1.629
    • Ver perfil
Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #2 Online: 10 Junho 2012 às 20:50:11 »
Concordo com o Adriano e eu uso 2 watch winders duplos (total para 4 relógios).
Sempre fico revezando, uso um dia o relógio depois deixo no ww para manter o horário durante alguns dias.

Quanto ao calendário, eu nunca ajusto. Neste ponto ocorre muito desgaste mecânico em puxar a coroa, só acerto o horário.

*

Offline jokr82

  • *****
  • 611
    • Ver perfil
Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #3 Online: 11 Junho 2012 às 12:22:11 »
Já no meu caso eu faço assim.

Eu tenho 2 ww!

total então 4 relógios!

Dou corda nos 4 relógios automáticos que eu tenho.

3 tag heuer, 1 Aquarecer 500m cronógrafo calibre 16, Carrera 1887, Tag link calibre 16.

1-Longines Ceramic Conquest.

Ai então eu nunca paro, o meu ww, quer dizer já desliguei algumas vezes, e os amigos disseram, então pra que voce tem o ww, se vc o mantem desligado  ??? :P

ps: Seja bem vindo.

*

Offline Desotti

  • *****
  • 2.083
  • SAY HELLO TO MY LITTLE FRIEND...
    • Ver perfil
Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #4 Online: 11 Junho 2012 às 15:19:33 »
Johnny, como bem já afirmou o Adriano, deixar um relógio que não se esteja usando no dia-a-dia direto no winder ligado equivale a deixar um carro funcionando guardado na garagem, ou seja, promove a longo prazo um desgaste mecânico e de lubrificantes totalmente desnecessário.

Eu tenho um winder fechado para 4 relógios (mais 6 em nichos estáticos) mas ele é utilizado muito mais como caixa para guardar minhas peças, pois só o aciono eventualmente quando alterno o uso de mais do que duas peças que normalmente uso numa mesma semana, ou seja, sempre alternando os relógios entre aqueles que realmente pretendo utilizar.

Os que não são usados ficam parados, recebendo uma corda completa a cada 3 meses para evitar a dispersão dos lubrificantes, novamente conforme recomendação do Adriano... sugiro que faça o mesmo! ;)

[[]]'s
« Última modificação: 11 Junho 2012 às 15:25:11 por Desotti »

*

Offline hessel

  • *****
  • 649
    • Ver perfil
Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #5 Online: 12 Junho 2012 às 08:32:07 »
Prezado EngFernando:

Seja muito bem-vindo. O Fórum é de todos nós.  :D



Pois eu votei em "Usar um Watch Winder Eventualmente", pelo motivos já, exemplarmente e pedagogicamente, explicados pelo Adriano.  8)

Abraços,
Hessel
;D  Abraços,  ;D
8)  Hessel  8)



*

BigPaul

Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #6 Online: 12 Junho 2012 às 08:59:22 »
Seja bem vindo colega, bom, esta é uma questão que não me estressa, eu uso os meus relogios de forma alternada e nao possuo WW e nem quero gastar dinheiro com isso, eu acho que, como qualquer máquina pois os relógios são máquinas tem o seu desgaste natural por uso, o melhor é desfrutar dos relógios sem ficar preocupado, pois os desgates irão acontecer e use-os e abuse, seja feliz e curta os com saúde

Paul

*

Offline jokr82

  • *****
  • 611
    • Ver perfil
Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #7 Online: 12 Junho 2012 às 13:56:46 »
Obrigado amigo Desotti!

Hoje a noite chegando em casa irei fazer isso!

É que encheu o saco ficar toda hora dando cordas, nos 4 automáticos que eu tenho, quer dizer 5 com o RM3, mas esse faz tempão que não uso e não dou corda!

Bem a questão é, eu uso os 4 automáticos durante 1 semana, intercalando 1x por dia de cada um, portanto por isso que eu deixo os 4 no ww.

Mas já que eu não quero que eles se desgastem irei fazer isso que os Caros Lordes Desotti e Adriano sugeriram.

Abs

 ;D :D

Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #8 Online: 15 Junho 2012 às 15:29:41 »
Seja bem vindo colega, bom, esta é uma questão que não me estressa, eu uso os meus relogios de forma alternada e nao possuo WW e nem quero gastar dinheiro com isso, eu acho que, como qualquer máquina pois os relógios são máquinas tem o seu desgaste natural por uso, o melhor é desfrutar dos relógios sem ficar preocupado, pois os desgates irão acontecer e use-os e abuse, seja feliz e curta os com saúde

Paul

Caro Paul, sua resposta à minha dúvida foi determinante. Sou Engº Mecânico e nesse sentido tenho uma vocação para soluções tecnicistas, por outro lado sou filho de Professores, de onde vem um lado mais psicopedagógico. Então nas minha inquietações, como é o caso, sempre vivo o dilema em conciliar tudo sem me sentir em falta com algum dos lados. Acredito que você tem toda razão, tenho que desfrutar dos Relógios, pois o desgaste e as revisões virão, parados ou em uso contínuo. Ou seja, no meu e, acredito no seu caso, os Relógios são de uso contínuo, não peças de Coleção (dessas que são mesmo preservadas de qualquer uso desnecessário), certo?

Assim, apresento ao Colegas minha solução: Procurei na página da Orbit a quantidade necessária de Revoluções por dia (TPD) para cada Movimento e os sentidos de giro (650-800 TPD em ambos os sentidos para Omega 2500 e Breitling B17; 800 TPD no sentido horário para TAG 16 e Baume Riviera). Voltei aos meus Watch Winder's e descobri que ambos giram muito mais que isso, ou seja, "carregavam". Já li em outros Fóruns que o Watch Winder não deve carregar, mas apenas manter a Reserva do Relógio no caso do uso ininterrupto. Faço uma pausa aqui, antes de continuar, pois gostaria que comentassem essa afirmação sobre carregamento no Watch Winder...

Para reduzir o TPD dos Watch Winder's comprei um simples timer digital (R$40), limitando o tempo de operação dos Aparelhos. Com o timer é possível ajustar como quiser o TPD. Mas fiquei com outras dúvidas, que talvez sejam complementos da questão sobre carregamento acima: a tabela da Orbit mostra os valores que são típicos de manutenção de Reserva ou carregamento (tendo em vista a Orbit ser uma marca de referência)? Ou seja, se aplicar exatamente os ciclos propostos, há carregamento ou manutenção? Pretendia aplicar TPD's menores (500 Omega/Breitling e 700 TAG/Baume), anulando possível carregamento, mas mantendo a Reserva. Que acham? 

Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #9 Online: 15 Junho 2012 às 16:24:20 »
Seja bem vindo colega, bom, esta é uma questão que não me estressa, eu uso os meus relogios de forma alternada e nao possuo WW e nem quero gastar dinheiro com isso, eu acho que, como qualquer máquina pois os relógios são máquinas tem o seu desgaste natural por uso, o melhor é desfrutar dos relógios sem ficar preocupado, pois os desgates irão acontecer e use-os e abuse, seja feliz e curta os com saúde
Paul

concordo integralmente com o Paul.

deixo uma perguntinha: VOCÊS GUARDAM SEUS CARROS LIGADOS NA GARAGEM?..............GENTEM, É A MESMA COISA!

abraços.

*

Offline Cosentino

  • *****
  • 1.318
    • Ver perfil
Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #10 Online: 15 Junho 2012 às 19:07:53 »
Uso todos os meus automáticos dentro do mês. Os mais caros aos finais de semana, e os com um valor nao tão expressivo no dia a dia. Deixo todos  parados, e a cada vez que vou utiliza-los, dou dez ou doze voltas na corda. Abs.

*

Pandolfi

Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #11 Online: 16 Junho 2012 às 11:15:38 »
Meus amigos, só não tenho um WW porque é caro demais...mas eu preciso de um.
É que trabalho com planilhas e o meu braço esquerdo uso para segurar os processos e ir fazendo as planilhas de cálculo, lógico que ele fica muito tempo parado.
Como é o movimento do braço que dá corda nos automáticos, todo dia cedo tenho que acertar o relógio e dar um pouco de corda manual.
Eu uso cada relógio uma semana.
Assim, preciso de um WW ou dar uma boa corda manual na volta do dia.
Na minha opinião, o WW serve para dar corda nos relógios eventual e periodicamente, 1 mes parados acho até muito tempo.
Grande abraço.
Pandolfi
Quem quiser vender um WW bem barato...
 


*

Offline - STR -

  • *****
  • 1.139
    • Ver perfil
Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #12 Online: 18 Junho 2012 às 07:14:47 »
Meus amigos, só não tenho um WW porque é caro demais...mas eu preciso de um.
É que trabalho com planilhas e o meu braço esquerdo uso para segurar os processos e ir fazendo as planilhas de cálculo, lógico que ele fica muito tempo parado.
Como é o movimento do braço que dá corda nos automáticos, todo dia cedo tenho que acertar o relógio e dar um pouco de corda manual.
Eu uso cada relógio uma semana.
Assim, preciso de um WW ou dar uma boa corda manual na volta do dia.
Na minha opinião, o WW serve para dar corda nos relógios eventual e periodicamente, 1 mes parados acho até muito tempo.
Grande abraço.
Pandolfi
Quem quiser vender um WW bem barato...
 



Pandolfi!!!!

Põe o relogio no braço direito!!! Que vc usa pra comer aquele kibe bão demais que tem ai na sua cidade!!!

Problema resolvido!!

Grande abraço!!!
Fique na espreita, talvez eu vá para essas banda no final de semana do dia 30, se eu for, como de costume te aviso!!

Grande abraço

Rodrigo STR

"O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, mas sim por àquelas que permitem a maldade." - Albert Einstein

*

Offline flávio

  • *****
  • 10.241
    • Ver perfil
Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #13 Online: 18 Junho 2012 às 11:42:44 »

*

Offline Adriano

  • *****
  • 6.546
    • Ver perfil
Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #14 Online: 19 Junho 2012 às 17:37:26 »
Ah, respondendo às últimas perguntas:

- sim, o watchwinder deve manter a corda, e não carregar ativamente. Só os aparelhos de testes devem fazer isso.

- não sei dizer que os dados da Orbita são para manutenção da corda, mas creio que sim, visto ser uma empresa especializada.

- o ideal é que o ciclo deixe a corda desenrolar, e não mantenha ela sob tensão máxima ou quase máxima o tempo todo.


Abraços!

Adriano

*

Pandolfi

Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #15 Online: 20 Junho 2012 às 10:48:43 »
Meus amigos, só não tenho um WW porque é caro demais...mas eu preciso de um.
Quem quiser vender um WW bem barato...
Pandolfi!!!!

Põe o relogio no braço direito!!! Que vc usa pra comer aquele kibe bão demais que tem ai na sua cidade!!!
Problema resolvido!!
Grande abraço!!!
Fique na espreita, talvez eu vá para essas banda no final de semana do dia 30, se eu for, como de costume te aviso!!
Grande abraço
Rodrigo STR

Olá, STR, vou tentar me acostumar usando o relógio no braço direito.
Ontem mesmo comi três kibes recheados com Catupiry quentinho, daqueles que o Lessa vidrou no lendário encontro do interior...
Estou te aguardando no final de semana, meu grande amigo...inauguraram um restaurante com rodízio de picanha e carneiro lá em São Joaquim, nota 10...já fui lá domingo passado...
Abração.
Pandolfi

*

Offline rtakami

  • ***
  • 190
  • Bushido
    • Ver perfil
Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #16 Online: 20 Junho 2012 às 14:25:35 »
Pelo pouco que entendi, um ww mantém a corda do automático com uma carga média, e o ciclo é alternando horário, anti-horário e pausa, com regulagem dos tempos, mas qual a velocidade de rotação?
Uma vez vi em um vídeo, e me pareceu coisa do tipo 1/3 de Hz aproximadamente, ou seja mais ou menos 1 ciclo a cada 3 segundos, seria mais ou menos isso,
eu pretendo construir uma.

*

Pandolfi

Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #17 Online: 20 Junho 2012 às 22:03:58 »
rtakami, pretendo construir um WW também, estou procurando o bendito motor de baixa rotação, já tenho um bom marceneiro pra bolar a caixa...
Grande abraço.
Pandolfi

*

Alberto Ferreira

Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #18 Online: 20 Junho 2012 às 22:15:36 »
Salve!

Procurem, em uma oficina de reparos, por motores de fornos de micro-ondas.
E prefiram os que tenham eixos de aço (para maior resistência mecânica).

Abraços,
Alberto

*

Offline rtakami

  • ***
  • 190
  • Bushido
    • Ver perfil
Re: Questão do Watch Winder x Relógio parado
« Resposta #19 Online: 20 Junho 2012 às 22:26:48 »
O motor também se acha muito fácil em ferros velhos,  e já vem com redutor, se possível com motor dc brusheless e rolamentado para durar muito, com relação a rotação ou temporização, pode ser utilizado os temporizadores comercialmente prontos ou mesmo montando um circuito eletrônico usando o simples ci555, pode também regular a velocidade adaptando uma polia ou ainda utilizando um dimmer eletrônico a base de chaveamento com transisto, esse é mais fácil montar a placa eletrônica, acha-se o esquema em revistas de eletrônica, ou para quem entende não deve ser difícil. Eu pretendo montar a minha placa e apenas achar um motor já com redutor, tenho um amigo que tem umas 10 peças desse motor pronto, eu ganhei um motor de limpador de pára brisa e fiz um ball mil ele já vem com redutor, tive apenas que adaptar o corpo, pena que o ball mil que montei gira muito rápido, e além do alto consumo, faz muito barulho, pretendo usar um mais econômico e silencioso.